Se os partidos da terceira via não apoiarem Ciro Gomes, podem dar adeus às ilusões

Ficha Técnica Eleições 2018: Ciro Gomes - TriCurioso

Ciro Gomes, único candidato capaz de quebrar a polarização

Carlos Newton

O último governo decente que o Brasil teve e deixou saudades foi o de Itamar Franco. Era vice-presidente, o país atravessava uma crise sem fim, iniciada no governo de Ernesto Geisel, com a súbita alta de preços pelo cartel dos produtores de petróleo. As dificuldades atravessaram as gestões seguintes, de João Figueiredo, José Sarney e Fernando Collor.

Quando houve o impeachment, Itamar Franco deu um ultimato ao Congresso. Disse que somente ficaria no governo se houvesse uma união nacional. Caso contrário, renunciaria. E o milagre aconteceu. Até o PCdoB apoiou Itamar, e somente o PT permaneceu na sua postura negativista, seguindo o lema atribuído ao anarquismo mexicano – “Se hay gobierno, soy contra”.

BONS TEMPOS – Itamar Franco fez uma gestão espetacular, que culminou com o Plano Real, lançado em junho de 1994 pelo então ministro da Fazenda, embaixador Rubens Ricúpero, substituído em setembro por Ciro Gomes, que abandonou o governo do Ceará com aprovação recorde nacional (74%), segurou na Fazenda o tranco da mudança da moeda e ficou até o final da gestão de Itamar.

Parece que foi ontem, mas está fazendo 30 anos que isso aconteceu. Foi um governo sem corrupção, podem acreditar. Quando surgiram rumores atingindo o chefe da Casa Civil, Henrique Hargreaves, o presidente Itamar demitiu imediatamente o velho amigo e lhe disse: “Saia, prove sua inocência e depois volte para o mesmo cargo, pois vou mandar estender um tapete vermelho para recebê-lo”.

Foi exatamente o que aconteceu. Hargreaves provou ser inocente e reassumiu. Bons tempos. Éramos felizes, mas não sabíamos.

NAÇÃO CORROMPIDA – Trinta anos depois, tempos uma nação corrompida, que vai às urnas para escolher entre o presidente atual, um paramilitar enriquecido ilicitamente com rachadinhas e negócios imobiliários em dinheiro vivo, práticas que se tornaram tradição familiar, e um sindicalista também enriquecido ilicitamente, que comandou o maior esquema de corrupção da História e criou um cargo público de alta remuneração e mordomias exclusivamente para satisfazer a amante.

Esta é a chamada escolha de Sofia que o eleitor brasileiro terá de fazer, caso os partidos da chamada terceira via desprezem o exemplo de Itamar Franco e continuem sem apresentar uma chapa capaz de conduzir um governo de união nacional.

No momento, o óbvio ululante de Nelson Rodrigues nos indica que a candidatura alternativa mais viável é de Ciro Gomes, que conseguiu 12,47% dos votos em 2018 e tem condições reais de quebrar a polarização, especialmente se liderar uma chapa com Simone Tebet ou Eduardo Leite de vice.

###
P.S.
Os brasileiros de boa vontade, que compõem a chamada maioria silenciosa, aguardam a definição da terceira via. Se o nome escolhido não for o de Ciro Gomes, o único que mostra ter alguma chance, será uma burrice colossal ou uma conspiração para eleger Lula ou Bolsonaro, dois políticos que já provaram não ter o menor merecimento. E vida que segue, diria João Saldanha. (C.N.)

42 thoughts on “Se os partidos da terceira via não apoiarem Ciro Gomes, podem dar adeus às ilusões

  1. Dizem que a união faz a força. Eu acredito que sim. Esse país de povo tão sofrido não aguenta mais um desgoverno. Ou o povo sai às rua para dizer que não quer esses heróis de pijama e nem esse sistema corrupto. Ou vamos pagar ainda mais pelo nosso silêncio.

  2. Análise corretíssima. Endosso tudo o que você disse. Provavelmente o povo vai errar feio e escolher umas dessas duas tranqueiras que estão na frente das pesquisas. Paciência , a nossa vida é feita de altos e baixos , idas e vindas , avanços e recuos.

  3. Que inferno esse da turma da “terceira via”. De “moristas” a “cangaciristas”, quanto mais se afunda no narco-socialismo, mais aproxima do ladrão chefe do partido dos traficantes (pt). O próximo passo desse pessoal é se inscrever na “caravana da rebeldia” e comprar e vestir a camiseta regata do “Boy from Sobral”. 🙂

  4. Dá-lhe Paulinho Pirata, tú és um gênio da Economia…

    Em alguns postos de gasolinha o diesel fica 0,50 abaixo da gasolina…

    Do jeito que vai os aumentos, ultrapassa o valor da gasolina..

    Como diz o Iluministro da Economia, “o dólar tá baixinho”..

    Que o diga as Contas Piratas nos Bancos Piratas nas Ilhas Piratas de Tucanayamans….

    Com aumento do diesel, autônomos vendem caminhões e abandonam a boleia…

    https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/05/03/com-aumento-do-diesel-autonomos-vendem-caminhoes-e-abandonam-a-boleia.htm?cmpid=copiaecola

  5. O Ciro com o apoio do Lula e do Bolsonaro não faria 30% dos votos. Ele, a Marina Melancia e o Chuchu do PSDB, agora PSB não têm carisma para uma eleição presidencial. Pura perda de tempo pois as suas candidaturas acabam afastando aquelas que poderiam, realmente, ter apoio popular. E, a direita sabe que num segundo turno entre Lula e Bolsonaro o Ciro apoiaria o Lula.

    • Carisma mesmo só tem os marginais. Se houver mesmo um 2° turno entre Bozo e Lullarapio estará provado que o povo não tem cerebro, tem no máximo 2 neuronios o tico e o teco, o tico representando o Bozo e o teco representando o Lullarápio. Aí mais do que nunca caberá o ditado, cada povo tem o governo que merece. Espero, na base da pura esperança mesmo, que este quadro dantesco e distópico não se confirme.
      Temos alguns bons sinais, estas manifestações de 1º maio provaram que nem Bozo nem o Lullarápio estão com esta bola toda, o que pode dizer alguma coisa ou então simplesmente está mostrando que o que está vencendo mesmo é a apatia. Ainda há tempo para uma virada e a única opção viável disponivel é o Ciro Gomes.

  6. Ainda faltam 5 meses para ás eleições, é muito tempo, considerando o dinamismo da política.
    Creio que faltando mais ou menos dois meses para às eleições e Ciro Gomes estiver na frente nas pesquisas, o que é provável, Simone Tebet, João Dória. Eduardo Leite, vão se unir ao Ciro Gomes.
    Eleições são em dois turnos, para que os eleitores possam no primeiro turno escolher o melhor candidato e no segundo turno escolher o melhor entre o dois melhores.
    Triste é ser obrigado no segundo turno escolher o menos nocivo, o menos ruim. A maioria dos eleitores não merece.

  7. Já afirmei, várias vezes, neste ilustre veículo de comunicação, que meu candidato é o CIRO GOMES. Meu medo é que o povo não seja suficientemente esclarecido para escolher corretamente. Se houver um segundo turno e eu tiver que escolher entre o Boçal e o Lula, serei forçado a votar no MENOS PIOR. Assim sendo, votarei no Lula porque JAMAIS vi, em toda a história do Brasil, alguém pior que o Boçalnato.

    • Caro Antônio,
      Concordo com você.
      Em 2018 votei nulo no segundo turno, mas nessas próximas eleições, no segundo turno votarei em qualquer um contra Bolsonaro.
      Não pode existir político pior que Bolsonaro, suas atitudes beiram a loucura.

      • Prezado Nélio

        Votamos no Bolsonaro para tirar Lula/petismo.
        Agora, ameaçam votar em Lula para tirar Bolsonaro!
        Por favor, me explique a lógica deste jogo maluco?

        Quando os honestos agem como os tolos, quem ganha é o dono do cassino!

        Fallavena

  8. Caro Newton,

    Informações importantes para a nova geração.
    Itamar foi um Presidente honesto.
    Itamar, como gestor, era um trapalhão. Trocava de Ministro da Fazenda a cada dois meses.
    Depois de vária tentativas, finalmente Itamar convidou FHC para comandar a Economia. Foi aí que nasceu o Plano Real. Com todos os seus defeitos ( âncora cambial, juros estratosféricos, aumento exponencial da dívida pública), o pai do Plano Real foi FHC e não Itamar.

    • Victor
      A história não é bem assim! FHC só assumiu por acordos políticos. Dos que ocuparam a fazenda de Itamar, político era só o FHC – preparam para eleições de 1994.

      Trocar ministros não é ruim. O ruim é trocar errando! Veja os casos do governo Bolsonaro, na saúde e educação. Cada troca foi pior!

      Fallavena

      • A história não é essa, é só pesquisar

        O próprio Itamar Franco há desmentiu a Rainha da Corrupção, Dona Fernandetta Henriquetta CArdosiana II. – A Pitonisa de Pari$

        Entre Itamar Franco e o FHCorrupto, fico com o Itamar, (e nem votei nele pra nenhum cargo).

      • Prezado Fallavena;
        Qual a razão de Itamat ter chamado FHC para assumir a Economia?
        Porque Krause, Eliseu Resende, Jamil Haddad, Yeda Crusius, não deram conta de vencer a inflação.
        FHC salvou o curriculum de Itamar

        • Prezado Victor
          FHC sabia nada de economia! A equipe que foi montada é que sabia muito!
          Itamar precisou cercar-se de partidos e de políticos, mas sem corromper o governo. Era início dos anos 90. FHC hábil nas palavras e nas mesuras, também contou com um povo muito diferente do de hoje!

          Até pode ter salvo o governo de Itamar, mas analise o que ele fez no dele! FHC perdeu a a oportunidade que teve, em 8 anos, cometeu equívocos terríveis e puxou a política para baixo.
          Quem conhece política por dentro/fora, sabe: FHC inchou o PT com seu erros e malfeitos. É no governo dele que o centrão se forma, a reeleição é comprada e a política partidária apodrece.
          Muitas das ações de FHC foram corretas e tantas outras estão aqui, ampliadas depois pelos governos que se seguiram.

          FHC não teve capacidade e nem vontade de produzir as mudanças que precisávamos.
          O PSDB de hoje é o resultado daquele período.

          Enquanto endeusarmos políticos, não teremos um projeto de nação!

          É pena que, a maioria da sociedade, não saiba o que seja “plano de país” e continue apostando em projetos de pessoas!

          Fallavena

          • Enquanto endeusarmos políticos, não teremos um projeto de nação!

            Perfeito, Fallavena,

            Acertou na mosca….

          • Caro Fallavena;
            Concordo com você. FHC usou toda a força que tinha (com o sucesso do Plano Real) para mudar a Constituição a seu favor ( reeleição). O resto….. ficou pra depois.

          • FHC não teve capacidade e nem vontade de produzir as mudanças que precisávamos.
            O PSDB de hoje é o resultado daquele período

            Fallavena, e o FHcorrupto prometeu muitas mudanças na campanha, lembra disso??

            Reforma Tributária
            Reforma Política

            E foi a mesma coisa de sempre, muitas mentiras e muita corrupção….

            O resto está ai, é só pesquisar….

  9. “”E vida que segue, diria João Saldanha..””

    E vai seguir igual a minha passagem para a velhice, cheia de turbulência., sobressalto, patadas, agressões gratuitas…

    E vamos que vamos, como se dizia antigamente..

  10. O texto mostra a VERDADE. E a verdade, para muitos, cai como uma pedra na cabeça. E a VERDADE é única! A VERDADE estas nos fatos, nos resultados. É só enxergá-los e entendê-los.

    O melhor ato, que um brasileiro honesto pode praticar é anular, mantido o quadro trágico e vergonho atual, é praticar o voto nulo.

    Votar nulo, em quantidade grande, significará/ representará um voto de protesto contra o lixo de democracia que permitiram sobreviver!

    Quem votou em Bolsonaro, para tirar Lula/petralhas/corruptos, foi traído. Bem sei, tem gente que não se importa com isto: não tem amor próprio e não valor a palavra empenha!

    Votar em Lula é virar às costas para a VERDADE e continuar apoiando a corrupção da esquerda. Votar em Bolsonaro será “dar um tapa na própria cara”, mostrar que não dá valor ao seu voto.

    Anular o voto é demonstrar indignação e se respeitar.

    Votar não é apertar teclas; carregar bandeira do Brasil de quando em quando; combater o mal escolhendo outro mal.

    Muitos de nós, colocarão em risco o pais e as gerações mais novas, não nosso futuro. O nosso, daqueles que estão acima de 60 anos, já não tem a luz que nos prometeram.

    Temos de aprender com os erros que, nossos pais e nós próprios, cometemos!

    Fallavena

    • Sr Fallavena, na verdade verdadeira, quem votou em Bolsonaro para tirar os petralhas, não pode sentir-se traído, já que os petralhas foram derrotados.

      • Vander
        Se traído é ser enganado! Antes de assumir, Bolsonaro já rasgava seus compromissos.
        Não votei, e milhões também não, para eleger um mito! Votamos para tirar o PT e nos compromissos de campanha.

        Sim, me sinto traído por Bolsonaro. O que ele prometeu e não cumpriu me autoriza a dizer e escrever sobre o tema.

        Não votei só para tirar os petralhas!

        Fallavena

    • Tens razão!
      E como Lula e Bolsonaro tem tantos apoios? Tu sabes?
      Dá uma analisada, mas bem funda, nos apoiadores de um e de outro!
      Mas coloca uma máscara bem bagual! O cheiro não é legal!
      Fallavena

      • O Ciro é um político burro, mas tem piores que ele. Alckimin, Doria e Moro são burros D+ da conta. Com esses caras na disputa, Bolsonaro não perde de jeito nenhum.

  11. Cláudio Humberto informou hoje:

    “Lulistas no MDB

    O senador Eduardo Braga (MDB), que presta obediência a Renan, além Romero Jucá (RR), que o detesta, e Eunício Oliveira (CE), apoiam Lula.”

    A “elite” política de Brasília.

    No grupo ficou faltando os que estão nos presídios usufruindo mordomias.

  12. Conferindo, só é bem ‘neronizado’, prenhe de neurônios, os que vão votar contra Lula e Bolsonaro.
    Entonces eu que voto no Bolsonaro sou uma besta quadrada, a partir dessa análise concluo que ela foi parida, gestada, por um elo perdido do Darwin, aquele homo imbecilicus que foi uma degenerescência genética que redundou nesse mutante imbecilizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.