
Protógenes Queiroz foi perseguido por ter prendido Daniel Dantas
Deu no Correio Braziliense
(Agência Estado)
PSL articula na Câmara a aprovação de um projeto de lei que concede anistia ao ex-deputado e ex-delegado Protógenes Queiroz, responsável pela Operação Satiagraha, devolvendo seus direitos políticos e sua função na Polícia Federal. Apresentado pelo deputado federal Coronel Tadeu (PSL-SP), o texto tem a assinatura do deputado Eduardo Bolsonaro, também do PSL de São Paulo.
Além do PSL, vários partidos (PRB, MDB, PP, PT, PCdoB, Podemos e Cidadania) endossaram a proposta de anistia. Na prática, a concessão do benefício anularia uma decisão do Supremo Tribunal Federal de 2014, que cassou os direitos políticos de Protógenes e a função de delegado por quebra de sigilo funcional, ou seja, vazamento ilegal de informações.
ASILO NA SUÍÇA – Em 2015, o governo demitiu o então delegado por “transgressões disciplinares”. Em 2016, Protógenes pediu asilo na Suíça, alegando que sua vida “corria risco”.
Empenhado em dar agilidade ao projeto “em uma Câmara renovada de parlamentares”, Coronel Tadeu diz já ter recolhido 149 assinaturas (das 171 necessárias) para o requerimento de urgência. Aprovada, a solicitação acelera a tramitação da matéria, que assim não precisa passar pelas comissões e segue direto para o plenário, onde precisa de 257 votos para ser aprovada.
“O Congresso se renovou em 50% e muitos dos que foram investigados na Operação Satiagraha não estão mais ocupando mandatos ou cargos públicos. O que quero dizer é que hoje temos menos bandidos (na Câmara) que antes, e isso nos dá mais chance para aprovar esse projeto”, diz Tadeu, parlamentar de primeiro mandato.
CRIMINALIZAÇÃO – Em geral, os discursos dos deputados que assinaram o documento miram em outros personagens. Para a deputada do Podemos Renata Abreu (SP), ou se criam regras para criminalizar “todos” ou “não (se) pune ninguém”. “Se ele é criminoso, tem de criminalizar o (Sérgio) Moro (atual ministro da Justiça) também. Ou pune todo mundo ou não pune ninguém. Não podemos ter uma regra só para alguns. Não podemos deixar fatos acontecendo de forma rotineira no País sem ninguém criticar enquanto uma pessoa perdeu seus direitos por ter feito a mesma coisa”, disse.
O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), mesmo partido pelo qual Protógenes foi deputado, também argumenta que a condenação dele é seletiva. “Defendo a anistia de Protógenes porque só ele foi condenado por práticas que são rotina de agentes públicos. Quem observa as decisões judiciais no Brasil percebe que a condenação é seletiva.”
OUTRO TEXTO – Apesar de ter assinado o projeto, o deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA) disse que o Congresso pode ter de rever o documento para não abrir precedente para outros casos. “Se for o caso, a gente pode refletir e fazer uma proposta legislativa que evite abrir procedente. Podemos editar um novo texto que seja mais adequado e impeça que essa legislação se estenda a outras pessoas.”
Para o autor da proposta, não haveria necessidade disso. “Não abre precedente, cada anistia é uma luta, se eu entender que existe algum outro caso semelhante ao dele, vou investir no trabalho de anistiar essa pessoa. Anistia é para aquela pessoa”, diz Coronel Tadeu. O deputado diz ter avisado o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), da intenção de colocar o projeto para votação no plenário. A aliados, Maia diz ter resistência ao texto.
Por anular decisão do Supremo, a proposta pode ser considerada uma afronta do Congresso à corte máxima. Procurados, Eduardo Bolsonaro e Protógenes Queiroz não quiseram comentar.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A anistia para Protógenes Queiroz é justa. Ele foi tratado como um criminoso de alta periculosidade, sua punição foi grotesca e depõe contra a democracia à brasileira. (C.N.)
Ver um funcionário público correr riscos para punir corruptos é alvissareiro, mas vê-lo usar corruptos, ou possíveis corruptos, e o cargo como trampolim para alçar cargos político-partidário-eleitorais é horrível, até porque expressa o nefasto aparelhamento partidários-eleitoral das instituições. Até hoje, não vi ninguém, entre os que perseguiram possíveis corruptos, ganharam notoriedade na mídia, e ato contínuo pularam para a política-partidária, apresentar nenhum projeto novo e alternativo a tudo isso que aí está há 129 anos, não obstante a podridão sistema face à qual acabam se promovendo.
“A anistia para Protógenes Queiroz é justa. ”
-Quer dizer que a Supremo Corte cometeu uma injustiça tal qual a liberdade dada ao Dirceu?
Na minha opinião, amigo Francisco Vieira, com toda certeza o STF errou.
Abs.
CN
Ele foi punido por um crime que ninguem é condenado com reclusão e ainda levou pena máxima, ser considerarem os bons antecedentes que ele tinha… não sou fã do Protogenes, mas sua sentença sou grotesca!
1) Quem diria, o PSL anistiando o deputado Protógenes (PCdoB) e reintegrando-o delegado aos quadros da PF.
2) Medida certa, tem o meu apoio.
Sim, a anistia parece justa porque sua condenação se deu por divulgar que o Daniel Dantas (aquele “bandidão” do Oportunitty e dos escândalos da Brasil Telecom tentava corrompê-lo para parar a investigação.
É só ver o histórico do caso (link abaixo), o desbloqueio de $4,5 BI após anulação da Operação Satiagraha por suposto “grampo ilegal”, etc. Dantas,que enriqueceu com as privatizaçoes do FHC, continuou na bandalheira com o PT, e sua irmã Verônica e sócia, filha de Serra, estão por trás de tudo.
https://economia.uol.com.br/noticias/bloomberg/2017/06/14/sempre-polemico-daniel-dantas-fica-bilionario-com-pecuaria.htm
Boa memória Silvio. Infelizmente, a tucanalha é inimputável. Veja que os três mosqueteiros do stf foram advogados do PCC, PSDB e PT. Que nível rasteiro o país chegou.
A condenação do Protógenes foi uma aberração, foi um absurdo, uma perseguição a quem pegou um banqueiro bandido. Provavelmente armada por Gilmar Mendes que deu dois HC para Daniel Dantas. Seria uma grande reparação, pena que o deputado é comunista.
Na época em que ele foi processado não tinha advogados no Brasil é por essa razão que o coitadinho do Queiroz (que nome) foi perseguido e condenado. Ele voltando vai escolher uma de suas carissímas casas para morar em Canoinhas. Turcão um de seus amigos do peito lamentavelmente morreu. É um pobresito merece peninha do povo brasileiro.
Digo: Camboinhas.