Artistas e intelectuais brasileiros lançam manifesto contra o impeachment

Resultado de imagem para wagner moura

Wagner Moura encabeça o manifesto para denunciar o golpe

Deu na Folha

Neste domingo (28), artistas e intelectuais brasileiros lançaram uma carta contra o impeachment de Dilma Rousseff (PT). Pontuada por citação do ator Wagner Moura, a manifestação descreve “um dos momentos mais dramáticos” da história do Brasil e cita carta de artistas e intelectuais estrangeiros também contra o afastamento da petista, publicada na semana passada.

“Os políticos corruptos que lideram a articulação para depor Dilma têm de saber que há um holofote internacional iluminando suas ações”, afirma Moura. “Se eles derem continuidade ao seu plano”, acrescenta o ator, “serão lembrados pela história como os responsáveis pelo mais sinistro ataque à democracia desde o Golpe de 1964”.

Em português e em inglês, o texto é subscrito por nomes como os cantores Caetano Veloso e Chico Buarque, as atrizes Camila Pitanga, Dira Paes e Marieta Severo, a poeta Alice Rui e os professores Jurandir Freire Costa e Marco Luchesi.

LEIA A ÍNTEGRA – “Artistas e Intelectuais brasileiros pedem que senadores respeitem o resultado das eleições de 2014.

O Brasil vive um dos momentos mais dramáticos de sua história, com a proximidade da votação final sobre o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

O mundo assiste com preocupação a essa ameaça à democracia, como no caso de nossos colegas do Reino Unido, Estados Unidos, Canada e Índia, que publicaram uma declaração alertando que o impeachment representaria “um ataque as instituições democráticas”, que levaria ao retrocesso econômico e social.

Os senadores que defendem o impeachment ficarão marcados na história por protagonizar o ataque mais cruel à nossa democracia desde o golpe militar de 1964. A história cobrará explicações, já que não existe base legal para justificar o impeachment.

De acordo com o Ministério Público Federal, a presidenta Dilma Rousseff não cometeu crime. Por isso, seu afastamento é claramente uma manobra política para tomada de poder sem a aprovação das urnas.

Esse ataque aos processos democráticos representa uma ameaça aos direitos humanos e levará o Brasil a uma situação de maior instabilidade política e desigualdade social e econômica.

O ator Wagner Moura afirmou: “Estamos profundamente agradecidos por essas importantes palavras de apoio de nossos colegas na Grã-Bretanha, Estados Unidos, Canada e Índia. Os políticos corruptos que lideram a articulação para depor Dilma têm de saber que há um holofote internacional iluminando suas ações. Se eles derem continuidade ao seu plano, serão lembrados pela história como os responsáveis pelo mais sinistro ataque à democracia desde o Golpe de 1964”.

ADESÕES – A manifestação de Wagner Moura contra o impedimento de Dilma recebeu as seguintes adesões, entre outras:

Adair Rocha, professor; Aderbal Freire Filho, diretor teatral; Alice Ruiz, poeta; André Lázaro, professor; Augusto Sampaio, professor; Bete Mendes, atriz; Biel Rocha, militante de direitos humanos; Caetano Veloso, compositor e cantor; Camila Pitanga, atriz; Carla Marins, atriz; Cecília Boal, psicanalista; Cesar Kuzma, teólogo e professor; Célia Costa, historiadora e documentarista;  Charles Fricks, ator; Chico Buarque, compositor e cantor; Clarisse Sette Troisgros, produtora; Cristina Pereira, atriz; Dira Paes, atriz;  Dulce Pandolfi, cientista política; Eleny Guimarães Teixeira, médica; Generosa de Oliveira Silva, socióloga; Gilberto Miranda, ator; Gaudêncio Frigotto, escritor e professor; Isaac Bernat, ator;  José Sérgio Leite Lopes, antropólogo; Julia Barreto, produtora; Jurandir Freire Costa, psicanalista e professor; Leonardo Vieira, ator; Leticia Sabatella, atriz; Luis Carlos Barreto, cineasta e produtor; Luiz Fernando Lobo, diretor artístico; Marco Luchesi, poeta e professor; Maria Luisa Mendonça, atriz; Marieta Severo, atriz; Paulo Betti, ator; Ricardo Rezende Figueira, padre e professor; Roberto Amaral, escritor; Sílvia Buarque, atriz; Tuca Moraes, atriz e produtora; Virginia Dirami Berriel, jornalista; e Xico Teixeira, jornalista.

41 thoughts on “Artistas e intelectuais brasileiros lançam manifesto contra o impeachment

  1. A lista dos boçais que defendem Dilma está aí! Onde está a lista de intelectuais de verdade? Kkkkkkkkkkkk!! Temer golpista, tá tirando a minha boquinha pra dar pra outro! !!!!! Golpista aaaaaaaaa! Gugu da dá! !!!!! Aquelas licitacoezinhas fraudulentas que engordavam meu salário o golpista vai dar pra outrooo! !!! Buaaaaaaaáá!!!!!!

    • ESTÁ RUINDO A PONTE PARA O FUTURO…..

      São Paulo.

      Apoio do presidente interino Michel Temer:
      – Levaria a escolher esse candidato com certeza – 7%
      – Talvez faça votar nesse candidato – 23%
      – Não votaria de jeito nenhum nesse candidato – 65%
      – Outras respostas – 2%
      – Não sabe – 3%
      —–
      Rio.

      Apoio de Michel Temer:
      – levaria você a escolher esse candidato com certeza: 5%
      – talvez faça você votar nesse candidato: 22%
      – você não votaria de jeito nenhum em um candidato apoiado: 68%
      – Outras respostas: 2%
      – Não sabe: 3%

      —-
      Recife.
      Não votaria de jeito nenhum no candidato com:
      – Apoio de Lula: 52%
      – Apoio de Michel Temer: 73%
      – Apoio de Paulo Câmara: 50%

      • Orientou mais de 100 teses e dissertações e participou em mais de 250 bancas de teses, dissertações e de concursos públicos. Publicou sessenta e um artigos completos em periódicos nacionais e internacionais, é autor ou coautor de mais de 20 livros e publicou 70 capítulos de livros. Sócio fundador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós graduação em Educação (ANPED). Foi membro representante do Brasil no Conselho Latino Americano de Ciências Sociais (CLACSO), com sede em Buenos Aires e fundador e coordenador do G T Trabalho e Exclusão Social do mesmo Conselho. Atualmente é membro do Comitê Acadêmico do Instituto de Pensamiento y Cultura de America Latina (IPECAL) com sede na cidade do México. Membro do Comitê Científico de duas revistas internacionais e oito nacionais. Foi eleito como personalidade educacional no Estado do Rio de Janeiro no ano de 2011, uma iniciativa da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Jornal Folha Dirigida e Associação Brasileira de Educação (ABE). Agraciado com o Prêmio CORA CORALINA pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação na 36ª Reunião Anual conferido em 01.10.2013 pela contribuição dada à inclusão educacional. Agraciado com o prêmio “Luta pela Terra – 30 anos do MST , ” pelo Movimento dos Trabalhadores Sem terra em 25.01.2015. O leitor que queira ter uma visão sobe a vida, trajetória e ênfases na produção acadêmica ver o Livro organizado por Maria Ciavatta ? Gaudencio Frigotto ? um intelectual crítico nos pequenos e nos grandes embates. Belo Horizonte, Editora Autêntica, 2012

      • Rápida pesquisa na internet, e achei esse texto: http://www.mst.org.br/2015/09/15/a-educacao-tem-se-tornado-um-dos-servicos-mercantis-mais-lucrativos-afirma-professor-da-uerj.html

        Honestamente, se ele orientou muitos alunos com esse modelo retardado de educação descrito por ele mesmo, é mais demérito do que mérito.

        Qual sistema de educação “pautado na luta de classes” deu certo? Resposta: nenhum, comunismo só da certo em aula de sociologia caça níquel da universidade brasileira.

  2. kkkkkkk e Wagner Moura vai concorrer, com apoio de Roberto Freire, à Prefeitura de Cubatão pelo
    PMDB, sendo seu vice do PPS, Roberto Freire me respondeu que não sabe que ele – Wagner Moura – é petralha.
    Num guento!

  3. Faltou o intelectuartista Bozó que nao teve tempo de ir assinar o manifesto.
    Tinha que comparecer ao senado hoje para se defender…
    Vestiu uma peruca amarelo suave e utilizou o codinome artístico Dilma, a búlgara…

    Segunda feira ainda….
    A jato, Lava Jato !!!!!!
    É chegada a hora da re-educação…
    Foi-se o tempo em que o establishment da TV ( e seus marionetes artisti-comerciais) comandava o zeitgeist brasileiro.

  4. A Dilma confessou que não tem condições de tirar o Brasil do buraco, que ela colocou, quando em resposta a um senador, que perguntou se ela voltasse ao poder como resolveria a crise. Ela respondeu:: vou convocar um plebiscito para que haja eleições, isto é, largar a bomba de efeito retardado que ela deixou, nas mãos de outro..

      • E foi o ‘notório comunista ‘ Olavo de Carvalho ? kkkkkaaass
        Não pago mais nem os R$ 260,00 que o desconto do Carta Reilnalde Platinum me dá…kkkkaaas
        Agora ele vai vender pastel para o Dória…kkkaaas

          • O Yakissoba de R$ 290,00 não deu certo ! kkaaas

            Momento Antagonista: movimentos querem entrar na política
            Brasil 29.08.16 19:46
            Claudio Dantas entrevista Kim Kataguiri e Fernando Holiday, líderes do MBL que resolveram trocar as ruas pela política partidária após o impeachment. Holiday é um dos 40 candidatos que o grupo lança nas eleições de outubro.

            Eles garantem a O Antagonista que não terão o mesmo destino de Lindbergh Farias.

            É o que esperamos.

    • Virgilio , não fala assim do nobre corrupto, ops, nobre Senador da República, agora ele também faz parte dos Guardiões da Ética da Moral e dos Bons Costumes, tudo na legalidade……
      Pelo menos não atacou Trens Pagadores e Bancos com metralhadoras na mãos…….
      eh!eh!eh

      • A pororoca de mais uma reserva moral…kkkaaas

        ” O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) já chegou ao Senado, dia 11 de janeiro último, com a imagem comprometida. Dias antes, no decorrer da chamada Operação Pororoca, ele foi preso pela Polícia Federal com mais 29 políticos, empresários e servidores públicos, acusados de integrar uma quadrilha envolvida em fraudes em licitações públicas.

  5. Só queria entender de uma vez o que leva os PTistas a julgarem que quem é a favor do impeachment é aliado de Temer, Aécio e afins.

    Se faço uma crítica ao governo do PT, o que me faz aliado do PMDB, PSDB? qual a lógica disso?

    Quero todos os corruptos punidos, seja de que partido for. Ficar indicando Senadores de oposição favoráveis ao impeachment com ficha suja não significa nada. Tem o mesmo efeito que mostrar que Senadores aliados a Dilma também respondem por crimes. É simples demais pra ter que explicar, talvez precise desenhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.