As hienas do “agro é pop” gargalham, enquanto milhões de brasileiros estão passando fome

O Agro produz, o Agro destrói

Charge do Angeli (Folha)

José Renato Nalini
Estadão

O país de Pollyanas vê tudo cor de rosa! Que fantástica a situação brasileira! Vale a pena aumentar os Fundos Partidário e Eleitoral, para que o governo continue a atender às necessidades da população. Afinal, partidos políticos são muito mais importantes do que o resto. O resto é o povo.

Um povo muito exigente. Quer comer todos os dias. Pouco importa que praticamente um Chile inteiro – vinte milhões de corpos famélicos – passem mais de vinte e quatro horas sem ter o que comer. Além disso, quase vinte e cinco milhões não sabem como se alimentarão a cada dia. Outros quase setenta e cinco milhões têm a convicção de que estarão, em breve, em situação idêntica.

INSEGURANÇA ALIMENTAR – A Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional apurou que mais da metade dos brasileiros padeciam de insegurança alimentar em dezembro de 2020. Alguém se arriscaria a dizer que as coisas melhoraram desde então? Quem é que costuma frequentar supermercado, padaria ou qualquer outro tipo de comércio?

Este país que destrói a sua natureza, que quer construir usinas de carvão, na contramão do mundo civilizado, que multiplica os partidos políticos, que só pensa em eleição e em reeleição, tem uma Escala Brasileira de Segurança Alimentar, que é utilizada pelo IBGE para complementar a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – Pnad e Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF. Isso se fez antes do ressurgimento do fantasma da inflação, que penaliza principal e primeiramente a pobreza e a miséria.

Os brasileiros comem pouco e comem mal. Consomem o que é mais barato. Consideram pés de galinha uma iguaria e disputam ossos aos sopapos.

INFLAÇÃO ALTA – Entre 2014 e setembro de 2021, a inflação subiu quase cinquenta por cento. Mais exatamente, 47,5%. O valor do dólar mais do que dobrou, favorecendo os exportadores de produtos agrícolas. Isso faz com que toda a cadeia de nutrição se altere para piorar a situação dos desvalidos.

Será que o “agro é pop” tem notícias disso? O “milagre brasileiro”, a “salvação da lavoura”, não teria um projeto-piloto de emergência, para impedir que as crianças brasileiras passem fome?

Não há condições de se instituir um “bom prato” em todas as cidades, com as principais lideranças do agronegócio assumindo o compromisso de dar de comer a quem tem fome? É vergonhoso saber que nos “vales verdes e férteis”, onde jorra a produção potencializada com a informatização da lavoura, seres humanos não tenham o mínimo existencial em termos de sobrevivência.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
– Parece um artigo escrito por comunista, mas não é. José Renato Nalini é apenas um humanista, reitor da Uniregistral, docente da pós-graduação da Uninove e presidente da Academia Paulista de Letras. Amanhã publicaremos o complemento do artigo.

SOB BOLSONARO, O PAÍS CADA VEZ MAIS DISTANTE
DE SE TORNAR UMA SOCIEDADE JUSTA E FRATERNA

12 thoughts on “As hienas do “agro é pop” gargalham, enquanto milhões de brasileiros estão passando fome

  1. Até o preço da carne de frango que era uma das mais baratas em relação a carne bovina está com os preços nas alturas,
    Pelo que eu saiba o frango e as galinhas não comem dólares….
    O peito do frango na casa dos 18,00 contos
    A coxa e sobre na casa dos 13,00 contos.

    Mais o Banqueiro Pirata, Paulinho Pirata diz que a economia está bombando em V.
    O que deve está bombando é a conta Pirata que o Paulino tem nas Ilhas Piratas de Tucanayamans.
    O Paraíso dos banqueiros piratas, petralhas, tucanalhas e demais canalhas.

    • Outro “alimento” que “bombava” nas feiras era o famoso Pastel, até outro dia estava em torno de 2,50 a 3,00 reais dependendo da feira
      Hoje está na casa dos 7,00 contos pra cima.
      Será que o Paulinho Pirata come Pastel de Feira.??
      Nem vou citar o caldo de cana que faz parte do cardápio pastel-caldo de cana.
      Foi mais uma paulada de aumentos..

  2. SOB BOLSONARO, O PAÍS CADA VEZ MAIS DISTANTE
    DE SE TORNAR UMA SOCIEDADE JUSTA E FRATERNA.

    Perfeito!!!
    O Bolsocorleone e sua Famiglia perderam a grande chance.

  3. Nunca um Presidente teve uma oportunidade como este boçal teve.
    Povo do lado, um Ministro da Justiça com idéias nobres para enjaular os gatunos do dinheiro do Povo,
    mas … preferiu jogar tudo no ralo com sua ignorância.
    Se tivésse feito a coisa certa, nem ligaríamos de ter um Presidente tão despreparado para o cargo.
    Enfim ….

  4. O Geno tá desmoralizado mesmo!

    Foi querer alfinetar os artistas e tomou uma invertida da Anitta.

    O imbecil deve ter ficado sem rumo.

    Tomar uma invertida da Anitta que nem sabia o Hino do Brasil, é uma paulada e tanto!

    É melhor o Geno parar de dar entrevistas na Jovem Pano, deve estar custando os olhos da cara pra manter essa chapa branca, mas só se dá mal nas entrevistas.

    O idiota já não pode nem mais abrir a boca. Ninguém mais aguenta!!

    OH, DELÍCIA!!!
    KKKKK!!!
    JL

    https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.oantagonista.com/brasil/anitta-rebate-bolsonaro-apos-indireta-ta-fazendo-o-que/amp/&ved=2ahUKEwiExY600u3zAhWuHLkGHTOpDGAQlO8DKAB6BAg-EAE&usg=AOvVaw1w4NDDHF0Q82vLnX2q2pfI

  5. Que seja comunista, fascista, ultra direita, pai de santo, padre, bispo evangélico, apóstolo de Deus ou do demônio, o escambau…
    Só sei que a excelente análise do J.R. Nalini, foi de uma precisão cirúrgica, sobre a política alimentar e a podridão com que tantos cretinos mal intencionados, vagabundos e caras de pau, tratam o assunto, neste País arrasado por tantos desmandos.
    Isto, sim, seria uma baita vergonha, se estes ratos de esgoto, soubessem o que é vergonha…
    Credo !

  6. Stalin determinou o sequestro de todo alimento produzido na Ucrânia, com isso provocou a morte de milhares de ucranianos, esse evento ficou conhecido como Holodomor, a morte pela fome.
    Bolsonaro se inspirou em Stalin e pretende matar de fome milhões de brasileiros, ele, Paulo Guedes e o Agronegócio estão fechadinhos nessa tacada de mestre.
    Quanto ao autor do artigo ficou público e notório que ele é um conservador extremista que teve a coragem de denunciar essa matança pela fome.
    O Holodomor de Bolsonaro.
    Para evitar essa comilança de pés de galinhas e ossos, é preciso que o presidente chinês ensinem aos brasileiros a comer cachorros, gatos, morcegos e gafanhotos, João Batista, o primo de Jesus, a voz que clamava no deserto vivia e sobrevivia comendo gafanhotos, é rico em proteínas. Em vista disso e de outras narrativas a filha de Herodes ganhou a cabeça dele decapitada numa bandeja.

  7. Está na hora do agro é pop se recolher, pois já conseguiram o que queriam; ou seja: Desmontaram os sistemas de controle ambiental, estão desmatando a rodo e mandando tudo que produzem para o exterior. Mas, assim como o petróleo sendo nosso o $ é deles, o Brasil e suas riquezas sendo nosso, do povo brasileiro, o $$$$ é deles e o povo ‘que se exploda”.

  8. O agronegócio gera divisas ao país. Isso é bom, mas também aumenta nossa dívida interna. Além do mais, há subsídios e perdão de dívidas. Ganham os exportadores, perde a maioria dos brasileiros Os alimentos são cotados em dólar, tanto para exportação, quanto ao abastecimento interno.
    A agricultura familiar, aquela que verdadeiramente abastece as mesas dos brasileiros e gera muitos empregos, merecia muito mais incentivos, mas infelizmente, parece que essa parte é esquecida.
    Essa matéria relaciona a dívida pública interna e o agronegócio. Vale a pena ler.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *