As lendárias e poderosas empreiteiras

Todas são. É impressionante: duram para sempre. Vivem de obras dos governos, se dão bem com todos. Dizem: “empreiteiras não têm ideologia e sim projeto, aprovação e custo”. (Com a indispensável “concordância”).

Há 30 anos ou mais, estão todas aí, o que as transforma de lendárias em legendárias.

Outro fato comum a todas: já sofreram acusações gravíssimas de superfaturamento, de ligações espúrias com prefeitos, governadores e presidentes, todos se relacionando de forma rotineira no capitalismo. E todos ficam satisfeitos, a intimidade é cada vez mais promissora, enriquecedora, animadora.

Só que a Odebrecth, não é nem mais nem menos prestigiosa do que as outras, resolveu inovar em três pontos. 1 – Vai fazer DE GRAÇA, o estádio do Corintians, só porque o ainda presidente Lula pediu. 2 – Confessou, “esse estádio custará MUITO MAIS BARATO, do que as obras que costuma fazer para governos”. 3 – Confessou: “Será inteiramente DE GRAÇA”. Ha!Ha!Ha!

***

PS – Há muito tempo, (tanto que esqueci até o nome da empreiteira), o empresário dormia tranquilo. Às duas da madrugada, tocou o celular. Seu engenheiro responsável, comunicava: “Desculpe acordar a essa hora, mas três operários morreram SOTERRADOS”.

PS2 – O empreiteiro tranquilo mas com veemência: “SOTERRADOS, NÃO, morreram EMPEDRADOS”. É que fazia movimentação de TERRA, mas cobrava de PEDRA, muito mais caro.

PS3 – Essas empreiteiras, TODAS, têm tanto prestígio e força, que José Sarney, (como presidente da República) negociou com um governo do Oriente, para salvar Murilo Mendes. Fez obras lá longe, quando ia receber, mudou o governo, ficou em pânico. Apelou para o presidente da República, recebeu tudo

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *