Assaltado por hordas de corruptos, o ensino público virou uma “fábrica de analfabetos”

Ilustração reproduzida do Arquivo Google

J.R. Guzzo
Estadão

É uma tragédia; o Brasil está produzindo analfabetos, quando necessita desesperadamente fazer o exato contrário – dar à população ensino de melhor qualidade

A educação pública no Brasil vive possivelmente os piores momentos que já teve em muitos anos; está entre as mais infames do mundo e, além disso, como se vê agora, é assaltada por quadrilhas de corruptos. A polícia investiga a exigência e o pagamento de propinas, numa operação de tráfico de influência na distribuição de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para as escolas municipais.

O ex-ministro Milton Ribeiro foi preso, por suspeitas de envolvimento no esquema. Treze mandados judiciais de busca e apreensão estão sendo cumpridos, em quatro Estados. Pastores evangélicos são denunciados por sua participação no roubo. É um fundo de poço – se fosse possível saber se este poço tem fundo.

MAIS ANALFABETOS – Tudo o que o Brasil não precisa neste momento é exatamente isso que está acontecendo. Com as escolas fechadas durante dois anos, por conta dos “lockdown” anticovid, o número de crianças de seis e sete anos de idade que não sabem ler nem escrever aumentou de 1,4 milhão, em 2019, para 2,4 milhões em 2021. É uma tragédia.

O Brasil está produzindo analfabetos, quando necessita desesperadamente fazer o exato contrário: dar à população ensino de melhor qualidade, com a transmissão dos conhecimentos hoje indispensáveis para que os jovens possam aspirar à uma vida profissional mais digna e contribuir com o bem-estar da sociedade. O país está imensamente atrasado nessa área – fica, a cada pesquisa internacional sobre situação do ensino, entre os piores do planeta.

SEM FUTURO – Que esperança de progresso real se pode ter, em pleno século XXI, quando o número de analfabetos aumenta? Não se trata, aí, dos casos já perdidos – adultos que não aprenderam o suficiente e agora não tem condições de recuperar o conhecimento perdido.

Trata-se, isto sim, de fabricar crianças analfabetas, uma garantia de que nunca estarão qualificadas para a execução dos trabalhos melhor remunerados, menos primitivos e mais promissores profissionalmente. É uma agressão direta à cidadania – e uma das atitudes mais eficazes que uma sociedade poderia tomar para aumentar a concentração de renda, agravar as desigualdades e produzir pobreza.

O Brasil já tem as escolas fechadas por conta da covid – dois anos de pura perda, que não pode mais ser “reposta”. Tem professores sem capacidade para ensinar. Tem uma distribuição insana dos recursos públicos destinados à educação, com bilhões de reais desviados para um ensino superior de péssima qualidade, aparelhado por professores, políticos e funcionários, e inútil na transmissão de conhecimentos capazes de ajudar a uma sociedade moderna. Em cima disso tudo, agora, vem a corrupção. É uma situação de xeque-mate. Não há como dar certo.

22 thoughts on “Assaltado por hordas de corruptos, o ensino público virou uma “fábrica de analfabetos”

  1. Retrato em preto e branco do país.
    nos

    Aliás, em 1956 JK preferiu investir na construção de uma cidade , Brasília, em vez de investir em educação.

    A China, que estava em muito pior situação investiu em educação.

    O Brasil, hoje, importa tecnologia da China, que se transformou em uma das maiores potências mundiais.

    E Brasília .. bem, é o que sai no noticiário: o maior centro mundial de corrupção impune.

    • Verdade inconteste: “A China, que estava em muito pior situação investiu em educação”.
      Tenho provas disso: um professor de meu pai visitou laboratórios escolares na China por volta de 1970 e constatou que eram muito inferiores aos de nossas boas faculdades. Hoje, coitado de nós…
      Por isso é preciso bem escolher os nossos dirigentes, especialmente os burros e os que se especializam em só roubar a gente.

  2. Voce sabe quem é a encarregada desse emburrecimento e transferência do que era responsabilidade e propriedade do ESTADO, paea sí, abocanhando-o gulosamente?

  3. Realmente o ensino básico está ruim. Não só nas escolas públicas, mas nas privadas também. A tecnologia das comunicações ajuda, porém os efeitos colaterais atrapalham muito o aprendizado dos alunos (não á toa a China limitou em três horas semanais os jogos online para menores de 18 anos. Isso controlado pelas operadoras).

    Há exceções, como nas escolas do Ceará e que muitos outros estados estão seguindo.

    • Teu parça bem que poderia mostrar-se de fato um cara pelo menos desprendido e coerente, e botar a boca no trombone em favor da Revolução Pacífica do Leão, que ele sabe, ou deveria saber face aos seus trocentos anos na política brasuca, caso não seja apenas mais um Bolsonaro que não aprendeu nada evolutivo nos seus 28 anos de congresso, porque a RPL-PNBC-DD-ME é a melhor, mais evoluída e mais alvissareira Solução que poderia acontecer no Brasil para os próximos 500 anos.

  4. CHUVA DE HONESTIDADE, olho no olho, Mega-Solução, via Evolução, Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação, alicerçado na boa-fé, na verdade, na coragem, na justiça, na paz e no amor, é disso que o Brasil está necessitando com urgência urgentíssima, há trocentos anos. O FATO é que nunca, jamais, em tempo nenhum, ninguém pensou e projetou o Nordeste e o Brasil como um todo, como fez a Revolução Pacífica do Leão, a Nova Via Extraordinária, o megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, confederativo, com democracia direta e meritocracia, a Nova Europa Brasuca, com respeito total às riquíssimas diversidades brasileiras, a Nova Política de Verdade, porque liberdade não é utopia e, sobretudo, porque evoluir é preciso, a projeção do Brasil na vanguarda democrática do novo mundo civilizado, em linha direta com o conjunto da população do Brasil e do mundo, em prol do avanço da Humanidade, há mais de 20 anos na estrada, não obstante cercada, cancelada e excluída pela mídia e os partidos do sistema podre. E é por isso que em verdade eu lhes digo que Lula e Bolsonaro são dose pra Leão, porque o resto são puxadinhos dos me$mo$ encalhados no velho blá-blá-blá, gogó e trololó que nada apresentam de borogodó, ou seja, nadica de nada, neca de pitibiribas de Solução, via Evolução, pela redenção da política, do país e da população. https://www.youtube.com/watch?v=T_G6BvB3ZAg

    • A LUTA continua. Democracia Direta com Meritocracia (a custo zero para o erário) versus plutocracia putrefata com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia (a custo impagável pelo contribuinte sem ser extorquido via tributos), até porque, esta, em vigor no Brasil, há 132 anos, revelou-se uma espécie de molho infinitamente mais caro do que o frango.

  5. Mas o autor esquece
    Que muitos alunos avançam de série sem ter conhecimento em matemática ou português
    Ou SEJA

    No ensino fundamental
    De 9 série ou anos
    O aluno não pode ser reprovado em 5 série

  6. O GuzzoBozo , quem diria , fez um belo artigo. Muito bom. Não tenho a menor duvida em afirmar que , se o Brizola tivesse ganho as eleições em 89 , estaríamos nos ombreando com a China nos dias de hoje.

  7. Não adianta chorar, temos que participar, formar opinião, impedir que estúpidos candidatos se tornam dirigentes da nação. Temos atualmente um inconsequente que reage como um jumento e um semi-analfabeto sem princípio e formação.
    A continuar assim seremos sempre governados por burros e nos tornaremos parte da récua.

  8. Por que me ufano deste pais!!!!!!!

    O Brasil e um pais tão surreal, tão inusitado que passamos a discutir um artigo sem fazer duas ou três perguntas básicas:

    Guzzo não é praticamente (junto com Jovem Pan e Alexandre Garcia) um porta voz do governo Bolsonaro, um chapa branca vergonhoso apesar de escrever bem??

    Bolsonaro não é o presidente da república desde 2019???

    O Bolsonarismo não tomou de assalto com unhas e dentes, com a faca nos dentes rilhados todo o sistema de educação no pais usando para isso seus quadros mais valiosos como o pacifico weintraubb, goebbels tropicais, enviados diretos de jesus cristo e por ai afora???

    Não foi o governo Bolsonaro que cortou verbas, destruir sistemas, desviou verbas para outros setores, não apresentou qualquer plano que não seja ressuscitar o combate ao Kit Gay??

    Por que então, estamos dando importância e discutindo um artigo que apesar de retratar uma situação tenebrosa da educação, não faz uma virgula de crítica ao seus Deus, que impera no brasil desde 2019??

    Pelo que estou deduzindo, o Brasil é tão surreal que tudo aqui precisa do dobro de esforço para se fazer algo.

    Ou seja, admitimos todos que um governo é eleito e não tem obrigação de fazer nada e nem ser cobrado por nada no primeiro mandato, pois ele só fara alguma coisa se lhe dermos um segundo mandato.

    Aí sim a maquina pode ( veja pode , por que os inimigos do mito são incontáveis, o comunismo continua a ronda e impede o minto de executar seus planos celestiais) começar a fazer algo.

    Então a vida de um brasileiro médio não é de 74 anos mas de 37 por que os primeiros apenas preparam o caminho para o segundo
    O brasileiro , seus governantes e seus arautos reais soa como pneus de borracharia de vilas pobres, “meia vida” dá para rodar mas não dá para fazer muito senão não tem estrutura para aguentar

    • Não; não aconteceu isto.

      A teta publica esquerdista não deixou mexer em nada na educação; atrapalhou até derrubar o ministro.

      Sem falar, que a teta publica esquerdista, manteve as escolas fechadas, e ficou em casa recebendo em dia.

  9. Meu neto tem hoje 14 anos. Hoje ele esta aqui no Brasil em férias. Ele mora em Eskilstuna.
    Estuda em escola pública. Fala inglês, francês ( mais o sueco e o português).
    O povo sueco aceita que existam pessoas mais ricas que as outras, mas não aceitam que o filho do rico tenha uma escola melhor.

    • Isso não é verdade.
      Os suecos não permitem que ninguém sejam mais ricos que eles.
      Eles controlam a onu, a união europeia, e o comercio mundial.

      Se seu neto estuda lá; com certeza, você não vai contar, como recebeu “este beneficio”.

      Esquerdistas nunca divulgam seus benefícios.

  10. Guzzo perdeu a oportunidade de incluir nessa tragédia do ENSINO (palavra certa,em vez de educação) no Brasil,ao nada questionar e denunciar sobre a fraude da alfabetização criada pelo embusteiro Paulo Freire,de viés explicitamente esquerdista-comunista.

    Outro ponto é a substituição do ensino específico pela doutrinação esquerdista-comunista.

    Professores(as) estão totalmente corrompidos(as) pela ideologia esquerdista. Essa sim,é uma via sem volta.

    PS-Algum tempo,parlamentares se dedicaram ao projeto (equivocado) de “escolas sem partido”.
    Na verdade,o certo,é ” ESCOLAS SEM ESQUERDISMO-COMUNISMO”.

    PS2-Mas a massa de professores(as) que fazem da mentira (ideologia comunista) o seu meio de vida,para desmontar essa fraude levará muito tempo,porque o sistema foi programado para aplicar esse engodo de forma radical e sem retorno e em todos os níveis,desde a creche até a universidade.

    PS3-Enquanto esse programa não for desmontado,esqueçam qualquer formação de alto nível seja cultural,intelectual e espiritual .

    PS4-E as universidades,há décadas tomadas pela Revolução Gramsciana (a tomada do poder por dentro do Estado e da sociedade), verdadeira usina de esquerdismo ideológico que produz jumentos iletrados e analfabetos funcionais.

    Tudo uma imensa tragédia.

  11. Mas isso faz parte de um projeto para atrasar o Brasil!

    Muitos grupos estão envolvidos nisso:

    Mídia
    Partidos (independente da ideologia)
    Instituições
    ONGs

    A lista é grande!

  12. Segundo relatório da OCDE de 2018 o Brasil gasta acima da média dos países desta organização. Tal relatório recomendava que se gastasse menos com o ensino superior e mais com a pré-escola, o ensino fundamental e o médio. O que vemos hoje é aquele loucura enfiada lá atrás da tal “progressão continuada”, nenhum aluno poderia ser reprovado, para não “traumatizar” o reprovado. Dias atrás li que uma avó, escandalizada dizia na porta de uma escola pública da Cidade Maravilhosa que a neta de 11 anos, na quarta série não sabia nem ler nem escrever, infelizmente acredito que não seja um caso isolado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.