Assassinatos, crime organizado, crise com a Petrobras, subida de preços e salários congelados

Charge do Galhardo (umbrasil.com)

Pedro do Coutto

Os assassinatos do jornalista inglês Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira chocaram o país e alcançaram uma repercussão internacional enorme na proporção do crime praticado e de suas motivações. Está evidente que, ao contrário do que a Polícia Federal deixou antever na manhã desta sexta-feira, a execução foi encomendada por correntes muito fortes, entre as quais as dos traficantes de drogas e garimpeiros ilegais.

Paralelamente a esse imenso problema, devastador para o governo, surgiu uma crise singular colocando em confronto o presidente Jair Bolsonaro e a atual administração da Petrobras, que ele inclusive pretende afastar rapidamente. A Petrobras, com base em decisão do seu Conselho, aumentou os preços do diesel, da gasolina e do gás.

SEM SOLUÇÃO – O Planalto tentou influir, mas não conseguiu, o que enfureceu Bolsonaro. Até o momento em que escrevia no meio da tarde de ontem, não havia uma solução concreta para o impasse administrativo que se criou. Não bastasse isso, os preços, inclusive dos alimentos, estão disparando e os salários estacionando; com isso, caindo o poder de compra da população, como as pesquisas apontam.

Elas assinalam que a fome já está atingindo 37 milhões de brasileiros e brasileiras. Além disso, na esfera do governo surgiu um movimento do Centrão para substituir o general Braga Netto pela deputada Tereza Cristina ou pela ex-ministra Damares Alves, como vice-presidente na chapa da reeleição. A tempestade, portanto, está varrendo o convés do governo, com obstáculos em série, diminuindo a possibilidade da reeleição do atual chefe do Executivo. O Palácio do Planalto está fortemente afetado pela situação que se torna evidente no país.

O episódio colocando em confronto o Planalto e a Petrobras levou o governo até a recorrer ao ministro André Mendonça, do STF, em busca de uma medida qualquer capaz de sustar o aumento dos combustíveis até pelo menos a aprovação final pelo Congresso do projeto que reduz o ICMS incidente sobre a gasolina, o diesel e o gás.

GOLPE MILITAR – Têm sido muitos os pronunciamentos focalizando as dificuldades relativas à qualquer investida de golpe militar contra o desfecho das urnas de outubro, contra a democracia e a liberdade, um retrocesso que levaria a dezembro de 1968, com a decretação do Ato Institucional nº5.

Na edição de quinta-feira, em artigo na Folha de S. Paulo, Ruy Castro colocou mais um obstáculo: o fato do incentivo ao armamento da população pelo presidente da República, uma forma de criar uma milícia política para a eventualidade de uma crise institucional violenta. Mas, o jornalista assinalou que essa ação se chocaria com as correntes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, impossibilitadas de se integrar a um movimento fundamental.

Lembro o exemplo que ocorreu na Alemanha de Hitler com as forças ditatoriais paralelas chefiadas por Herbert Rohmer que acabou sendo morto pelas próprias forças militares nazistas. Forças desse tipo não podem conviver em situação alguma com as forças militares regulares empenhadas no caso brasileiro, segundo a lei, que garantia a ordem, a Constituição e os direitos individuais. Como se vê, a semana que termina só trouxe mais resultados negativos para o governo com reflexos eleitorais inevitáveis.

16 thoughts on “Assassinatos, crime organizado, crise com a Petrobras, subida de preços e salários congelados

  1. Por que o Adv do PCC esta tão caladinho? O sherife valentão não vai se manifestar diante de tamanha evidência? Os lagostas vermelhos nada farão? Que tal dar 5 dias para o Ladrão, aliado do narcotráfico explicar essa relação? Afinal de contas, o lulinha trabalha no mesmo endereço que o contador, lavador de dinheiro, do PCC.

    Urgente – Filho de LULA trabalha junto com advogado que lava dinheiro do PCC
    https://www.youtube.com/watch?v=cHaR44DnZdg

  2. Assassinatos sob encomenta são muito comuns em nossa Republiqueta Candanga.

    A diferença é que uns a grande midia adota, sempre por interesses políticos ou financeiros.

    Por exemplo, um caso pior que esse e que foi abafado pela grande midia é o de Celso Daniel, pois além dele, ex-prefeito de Santo André, assassinado em janeiro de 2002, sete homens ligados ao caso morreram.

    E isso não foi na mata amazônica …

  3. É ou não é bandido? Estão esperando o que para prender esse vagabundo? Esse indivíduo, aliado de terroristas, narcotraficantes e PCCs da vida, é uma ameaça ao Brasil. E o e$$eTeEfe compactua com tudo isso.

    Lula revela que procurou Calheiros e FHC para libertar sequestradores de Abílio Diniz
    Petista deu declarações nesta sexta-feira
    https://pleno.news/brasil/politica-nacional/lula-revela-que-procurou-calheiros-e-fhc-para-libertar-sequestradores-de-abilio-diniz.html

  4. 11 milhões de desempregado.

    Mais de 33 milhões passando fome.
    .
    Metade da população brasileira vive com menos de 160,00 reais.

    _______________________________________

    Kassio Nunes, do STF, foi à final da champions e a Roland Garros em jatinho pago por advogados com ações na corte.

    Esse é o retrato do Brasil varonil!!

  5. Coisa$ de uma sociedade levada à loucura por um sistema pra lá de doidivana$. Nem, nem, nem. Nem vem que não tem… Nem venham de garfo$ porque agora é tempo de sopa. Basta. Chega dos me$mo$. Fora todo$. Democracia Direta Já, com Meritocracia, porque liberdade não é utopia e, sobretudo, porque evoluir é preciso. Na Política, top line, enquanto carro-chefe do conjunto da sociedade, o que mais uma sociedade civilizada pode desejar senão ser representada nos parlamentos e nos governos pelas suas melhores cabeças, escolhidas em eleições gerais livres e abertas à participação de todos e todas, independentes de partidos, a custo zero para o erário, para exercer mandatos de no máximo 5 anos, sem reeleição, e, por conseguinte, banir de nossas vidas a praga maldita dos populistas, personalistas, egoístas, egocêntricos, narcisistas, demagogos, déspotas, oportunistas e aproveitadores, obcecados pelo poder, em constante estado de guerra tribal, primitiva, permanente e insana por dinheiro, poder, vantagens e privilégios, sem limite$, que operam à moda todos os bônus para ele$ e o resto que se dane com os ônus e que só prestam para impedir o necessário bom convívio social e infernizar as nossas vidas em sociedade ? https://www.cartacapital.com.br/politica/no-parana-bolsonaro-aparece-com-17-pontos-de-vantagem-sobre-lula/?fbclid=IwAR0v2–f_zJ-tqML5a-O-e4lZLsQrVy6Md-rbSZGUKhW9true_4tLogUg7Q

  6. Uma pergunta aos hipócritas da fé.
    Um governo que incentiva a degradação do meio ambiente, que apoia o extermínio de seres humanos e tambem de outros, que não possui a menor empatia em relação a dor alheia, que usa seus conceitos racistas, xenofobicos, retrógrados e rasteiros para causar discórdia, violência e outros distúrbios sociais, que por seu desprezo ao outro, contribuiu para a morte de centenas de milhares de brasileiro, enquanto o povo chorava a perda de seus entes queridos, dava um tapa na cara da sociedade com deboches e promovendo eventos com objetivos de se promover.
    Pergunto: Esta coisa é cristã?
    Aliás, por apoiarem os atos insano desta coisa, podem se julgar cristãos?
    Cristo era isto? Dados históricos dizem que não.
    Embora não seja cristão,acredito estar muito mais próximo dele, do que aqueles que andando com uma Bíblia debaixo dos braços e frequentado Templos frios, bravatam falsamente seu nome.
    Aliás, o que seria de Jesus em suas mãos, pobre dele, certamente, seria mais uma vítima.

    • Quando através do voto este desgoverno for deposto e com isso, os Órgãos de investigação não estiverem mais sob seu domínio, o Brasil saberá através das investigações, todos os ilícitos cometidos por este desgoverno. Mesmo estando no Poder, varios já vieram à tona, imaginem depois?
      Queiroz, Adriano da Nóbrega,Ronnie Lessa, Elcio Queiroz serão apenas uma gota, perante o mar de lama que será descoberto.

  7. Acontece que quando o FHC mandou vender 49% das ações da Petrobras, o fez na bolsa de Nova Iorque.
    Os compradores em sua maioria foram os americanos.
    Desde de o processo do “petrolão”, estes acionistas descobriram o caminho das pedras. Ameaçaram a entrar com ações na justiça americana, na qual a Petrobras sabia que seria fragorosamente derrotada.
    Então partiu para fazer “acordos”, e pagou uma fortuna para estes acionista.
    Agora, eles, os acionistas estrangeiros, já sabem como funciona a coisa.
    A Petrobras acompanha os preços internacionais, ou eles, os tais acionistas, acionam a justiça americana. A Petrobras já sabe onde isto acaba.
    Nós os brasileiros ficamos refém da empresa, que também é refém dos tais acionistas.
    A Petrobras deve ser a única empresa do mundo que tem monopólio e acionistas privados.
    A correção da situação, passa pela privatização total, com a consequente quebra do monopólio, ou fica como esta, mas sem o monopólio.
    A justiça americana pode fazer muito contra empresa, mas não pode obrigar o Brasil a manter o monopólio.
    Bolsonaro esta no mato sem cachorro, vai ter “brigar” com a justiça americana, e consequentemente com a justiça brasileira, já o que irá fazer, será contestado pela Rede ou Psol, no supremo, e lá já se sabe quem vence.
    Estamos entre a cruz e a espada. Vejam o que os “desmandos” da era petista, faz com os brasileiros até hoje.

  8. Eu confesso que está difícil.

    Se pudesse voltar no tempo deixava outro espermatozoide seguir na frente.

    Tenho inveja daqueles que conseguem viver tão bem nesse estado desorganizado das coisas.

    Talvez uma mudança radical de vida, mudando para o mato, sem conexão com o mundo seja uma melhor saída, mas falta a corajosa de largar tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.