Até os aliados mais fiéis acreditam que Bolsonaro já esticou demais a corda do poder

Bolsonaro conseguiu se tornar uma incógnita até para seus aliados

Deu na Coluna do Estadão

Há grande tensão no meio político, inclusive entre apoiadores de Jair Bolsonaro, quanto à próxima rodada das pesquisas de avaliação do governo. É consenso que o presidente esticou a corda da opinião pública com declarações, no mínimo, polêmicas sobre temas sensíveis: direitos trabalhistas, relações familiares, costumes, guerra cultural, diferenças regionais e desigualdade. Como na política impera o oportunismo, alguns aliados já escolheram manter distância regulamentar de Bolsonaro e outros vão esperar as pesquisas para decidir os rumos.

Na mais recente pesquisa de avaliação CNI/Ibope, sua reprovação saiu de 40% para 47%.

MUITA POLÊMICA – Se era consenso que Bolsonaro consolidava seus apoios na centro-direita com a defesa de suas bandeiras, a avaliação agora é de que o presidente pode ter cruzado a linha amarela ao abordar temas que não são unânimes nem mesmo no eleitorado conservador.

Para um aliado de primeira hora, Bolsonaro mantém unida a direita quando ataca as causas históricas da esquerda, mas abre flancos ao insistir em beneficiar os filhos, negar a fome e entrar em bolas divididas com a populosa região Nordeste do País.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A aprovação do governo Bolsonaro ainda não desabou nas pesquisas, porque o sentimento antiLula é muito forte. Grande parte dos eleitores, especialmente da classe média, aceita qualquer governo, menos do PT. Somente quando esse sentimento estiver menos intenso é que Bolsonaro vai beijar a lona, como se diz na gíria do box. O fato mais impressionante é que o próprio Bolsonaro toma a iniciativa de criar frentes de lutas desnecessárias. Como acredita ser um enviado de Deus, certamente vai continuar se comportando assim, e trilhando o caminho para o hospital psiquiátrico mais próximo. Como se diz na Química, o atual presidente é autocarburante, pega fogo sozinho. Sua derrocada é só questão de tempo.
(C.N.)  

46 thoughts on “Até os aliados mais fiéis acreditam que Bolsonaro já esticou demais a corda do poder

  1. MÉRITO X PODER ECONÔMICO. É esse o bom combate, a LUTA que vale a pena lutar, para o bem do Brasil, do planeta e da humanidade. O pior de tudo, é que as tais esquerdas, rendidas ao sistema político podre das direitas, todas exauridas, preferiram entregar o poder de volta às mãos sujas dos proprietários originais do dito-cujo a entregá-lo ao Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação, como propôs e propõe a RPL-PNBC-DD-ME, o novo caminho para o novo Brasil de Verdade, porque evoluir é preciso. No mérito, indivíduos iguais a Bolsonaro, Lula e CIA, personalistas, populistas e afins, não chegariam nem mesmo à vereança, com certeza, posto que teriam o município inteiro competindo com eles, e apenas os mais qualificados, as melhores cabeças, seriam eleitas para gerir os destinos do município, estado e união, com a política nivelada por cima, enquanto carro-chefe do conjunto da sociedade. https://www.brasil247.com/blog/a-penuria-das-esquerdas

  2. Acho que não foi só a classe média que derrotou o PT. No Brasil não há classe média suficiente para isso, exceto talvez se se considerar a classe “C” inflacionada das fantasias lulistas. O que há hoje é uma enorme população que não compartilha, ao menos de modo integral, dos ideais propagandeados pelo PT e seus coligados. O caso mais notório é dos evangélicos, muitos dos quais são pobres, e que são de longa data ignorados e estigmatizados pela intelectualidade bem-pensante, mas que vem desempenhando um papel crescente na política. Foram eles que repetidas vezes ajudaram a derrotar na Zona Norte do Rio o Freixo, o bem amado da Zona Sul.

    • Falta ao Dilmo um mínimo de liderança. Um pai que é liderado pelos filhos. Um carro na frente dos bois. O gangster do Lula, tem liderança para dar, vender emprestar e distribuir.

      O Brasil pode ser comparado a um favelado que ganhou um prêmio acumulado da Mega Sena. Ao chegar á Caixa para recebe-lo, acordou no meio de um tiroteio entre gangs. Um país de 362 dias de sofrimentos e 3 de carnaval.

  3. “É a Economia, Estúpido!!!”..
    Assim que o Brasil começar a apresentar indices de recuperação da Economia, ninguem mais Vai ouvir falar em pt, lulas, dilmas e outras tranqueiras.
    A não ser, claro, essa meia duzia de fanaticos e de rabo preso.
    Questao de tempo…

  4. O bagual firula até partiu pra ignorância de juntar 20 macacos de auditório amestrados pra fazer coro!
    -“têm nordestino aí?
    – SIM!!!!
    -voces se sentiram ofendidos?
    – NÃO!!!!!”

    O Recruta Zero acha que o Brasil é idiota como ele!

    Terrivelmente Bunda Mole….

    • Se você mesmo quiser, pode pesquisar aqui mesmo na TI um monte de motivos para não se ter votado no Haddad ou qualquer outro fantoche do lulismo em 2018.
      Olha, sei que você não faz uma pergunta séria, mas não dava para votar no Haddad. Porquê? Porque o Bolsonaro é tão abominável? E o que teríamos em troca? Todo o desmonte da Lava Jato, sem a palhaçada acintosa do intercept? Porque todos estamos superpreocupados com correção política, laicismo e microagressões, devemos ser lenientes com tudo de errado que o PT fez esses anos todos? Como já lembrei algumas algumas vezes aqui, o Ciro Gomes disse que Bolsonaro foi um monstro criado pelo PT. Foi Ciro quem transformou Bolsonaro em liderança política, ao rotular todo crítico de seu governo como racista, machista, homofóbico, odiador de pobres. E Bolsonaro teve sucesso eleitoral porque desafiou esses rótulos, em vez de lutar pelas regras ditadas pelos adversários. Os petistas fabricaram um espantalho pensando que o eleitorado ficaria assustado o suficiente para se manter dócil, e no fim o espantalho o derrotou.

      • Seu Pedro Meira,logo senhor, pessoa sensata,equilibrada disser que Dr°.Ciro Gomes, é culpado disso e daquilo, só pode ser brincadeira.

        Bolsonaro,foi eleito por várias circunstância que o favoreceu.

        Justamente,ele verbalizava,contra homossexuais, ladrões, drogas,gesto de tiro- matar Alá miliciano.
        Porém esqueceu de olhar pro seu quintal..
        Sem falar da facada,todos nós imaginamos,se não fosse Adelino, Bolsonaro seria massacrado nos debates.

        Em relação ao Dr° Ciro Gomes,seu pecado,foi fazer média com ala moderada do PT.

        Lula, não gostou e atacou pe$ado contra o Ciro Gomes.

        Taí o Álvaro Dias, Meirelles,etc..para confirmar..

        Culpado do sucesso do Bolsonaro,foi o PT,tratou de esvaziar outros candidatos,ele PT,(Lula),ficar com o monopólio da oposição…

        Filme é o mesmo,PMDB, não queria a volta dos asilados, principalmente BRIZOLA.

        Mais, graças ao João Figueiredo,e o nosso Nelson Markezan. BRIZOLA conseguiu retornar..
        Mas,isso é outra conversa.

        Quem não gosta do Ciro Gomes, é os entreguistas,banqueiros,as oligarquias,e os pré pagos,ou palpiteira vaidosos.

        Peço escusas ao senhor,por divergir da sua opinião..
        Mus, respeito admiração pelo seu talento de escrever..
        Abraço..

      • Bolsonaro teve sucesso por outro motivo.
        Somos uma sociedade moldada no entretenimento da mentira televisiva, da máquina que hipnotiza a manada a favor do Capital.

        Só no Brasil o cara vai trabalhar numa obra sem poder comer um salgado no break pois tiraria o feijão do filho na mesa da casa dele.
        Chega o jantar a TV ligada com o ‘sonho’, a Maria da Paz gostosona, a mansão, o copo de whisky, e lá vai o cara dormir sonhado que bebe do whisky, come ‘o bolo’ da Maria da Paz numa mansão, ou num iate…
        E dia seguinte tá disposto, pronto pra pendurar no andaime mais uma vez sem direito a um salgado sequer no break….

        É nesse ‘mundelho’, de gente ignorante, sem direito á cultura, sem consciência política, onde todos engolem a ‘conversa fiada’ da facada e compadecem com o ‘cachorro morto’…
        Nesse mundo, onde a mídia e seus parasitas mantém o Brasil na merda.

        Liga o Youtube, assista a um episódio do “Programa do Gordo” de 1987, verá o Jô Soares fazendo pirraça dos MESMOS problemas que temos hoje! Exatamente os mesmos, passados mais de 30 anos…!

        Bozolado governa assim, utilizando-se de um personagem que ele criou de si mesmo na mídia.
        Que na política era, é e sempre será um ZERO a Esquerda
        O papel que encobre a verdade desse Jefe de milícia…

        O outro lá falou certo:
        “Conhecimento é saber que o tomate é fruta.
        Sabedoria é não colocar o tomate numa salada de fruta”…

        Todos tinham o conhecimento de que se tratava desse traste que está aí, o próprio bagual já se ‘entregava’ antes mesmo de concorrer ao cargo.

        A desculpa que era o Haddad não tem cabimento. Tivessem votado contra os dois, já no primeiro turno…
        Ou que nao votassem, como defendi o tempo todo…
        Não e sábio atirar no próprio pé.
        Quem votou nesse firula dos infernos fez justamente isso.

        E veja em que pé estamos, acabou a Lava Jato, o Moro virou Rolo, o Jefe não passa mesmo de um vigarista psicótico,

        E, como nao existe projeto NENHUM de governo, o povo idiota vai fazer como quer o Paulo Goebbels, exatamente como disse o cara lá, pegar o FGTS para pagar dividas aos banqueiros, girar as mercadorias por um tempo e, ano que vem e capaz desse débil mental não estar mais dirigindo o Brasil, e terá levado pro saco todo mundo junto.

        Os gringos compram tudo a preço de banana, e mais uma vez o Brasil continua na miséria, talvez o cidadão tenha mesmo que sair vendendo o rim para sobreviver…..

        QUANDO ASSISTIMOS anestesiados a uma ESTORINHA DE MENTIRA NA TV esquecemos de nossas próprias estórias.

        NÓS SOMOS A REALIDADE! NÃO A TV!
        PARECE O QUE? NINGUÉM FAZ NADA!
        TODOS ESPERANDO AS PRÓXIMAS NOTICIAS, PRÓXIMO CAPITULO!

        E JUSTAMENTE O TEMPO QUE ESSES LULAS, TEMER, BOZOLNALDIO PRECISAM, PRA FAZER O RAPA…

        E os militares, pelo jeito, de rabo preso com o meliante….

        • correção: * “em favor do Capital”.

          E é isso! Bozolado se sustenta porque faz-se de bobo da corte, o palhaço entretendo a todos os trouxas, enquanto o Capital mete a mão, e devassa de vez com o Brasil….

          Fôssemos um povo serio estaríamos nas ruas pedindo a cabeça dele, já no terceiro mês de mandato….

          Mas quem disse que o Capital e a Mídia vão deixar?

          Que o Queiroz ou a verdade sobre a facada irao aparecer?
          Nao e esse o script que faz com que os donos da bagaca ganhem o jogo de arrasar com o Brasil….

          Assistiu aos caras tirando ouro no Tapajós?
          Aos índios encurralados pelo fogo e maquinas?
          Passou no Fantástico, tá no youtube.

          Esses somos nós amanhã!
          Atolados na lama e o fogo nos cercando por todos os lados…

      • O ALTISSIMO SEJA LOUVADO …SEMPRE …

        Prezado Plebeu … teu comentário só revela uma ótica odiosa visando só um lado … existem e sempre existiu ótimos politicos no PT …(vide a Sra..Maria Helena …etc.. ) que se o Sr. Luis Inácio não se tivesse bandeado para o lado de mamon e não fosse o REI deste partido ..a história politica do PT …nas duas gestões seria um marco no nosso desenvolvimento SOCIAL E NOSSA SOBERANIA TOTAL .de nossa nação .
        O povo pobre que deu seu voto ao Sr. Jair e seu sistema maligno que agora está destruindo a unidade nacional e o que resta de nossa parca união federativa … é o mesmo povo pobre e covarde que deu seu voto para o Srs. Fernando Collor e Fernando . O povo pobre e covarde sempre foi motivo de nosso atraso social e politico ..digo covarde pois sempre optaram por elementos podres na politica e sabendo que estes podres foram os traidores e fomentadores do seu sempre atraso social …quais motivos de se votar neste que agora está no poder…? Nem de longe a classe média manda ( politicamente falando ) em alguma cousa neste país …quem manda e decide é a maioria dos pobres (95% da população) exploradores e espoliados social e economicamente desde da nossa exploração colonial passando pelo império e fechando a tampa do caixão com a “republica”.
        o Sr. Haddad .. era dos demais candidatos o mais preparado para ser nosso presidente pois tinha um projeto politico com uma visão social e soberana para nossa nação e sem a banda mamon do PT que já estava enquadrada… A aversão ao seu nome se deu da mesma forma pelos ratos dominadores do sistema nacional que vomitou suas mazelas e mentiras contra a pessoa dele
        da mesma forma que fizeram no passado com o nosso lendário Brizola ao tentar ser presidente de nossa nação . ( mas isso já é outra história ) . O povo pobre não votou em Haddad ..foi por que quis votar e preferiu as mentiras do que dar um voto para a verdade..o resultado está ai em tela e foco presente a destruição total destes pobres covardes de forma irretratável , sem dó e piedade.

        O ALTISSIMO SEJA LOUVADO ….sempre ..

  5. “Como se diz na Química, o atual presidente é autocarburante, pega fogo sozinho. Sua derrocada é só questão de tempo. (C.N.) ”

    Bolsonaro é a ponte! É preciso entender. No momento, não tenho tempo para escrever sobre isto. assim que tiver, explico.

    A avaliação do amigo e mestre CN está correta. Só tomo a liberdade de relembrar (já escrevi sobre isto), que temos tido vices-presidentes melhores do que os presidentes.

    Da redemocratização para cá, todos os vices foram melhores que os presidentes.
    Mesmo Temer com seus problemas passados e presentes,era muito melhor do que Dilma.

    Assim, se Bolsonaro cair, o General Mourão assume, mesmo que os petistas, com a síndrome do “golpismo” resolvam pedir novas eleições!

    Bolsonaro é a ponte que nos levará a nova democracia.

    Fallavena

    • Bom comentário.
      Na matriz USA, também é comum que os vices sejam melhores que os presidentes. Lá, muitas vezes o vice é o verdadeiro cérebro da chapa, como foi o caso de Dick Cheney.

  6. O que se vê aqui por parte de muitos são nítidos sintomas de transtornos de personalidade devido á derrota de seu candidato malddad ou o cangaciro.

    Esses transtornados não conseguem disfarçar sua ojeriza pela democracia, pela alternância de poder.

    Eu aqui não defendo Bolsonaro, mas ainda não perdi o bom senso de atacá-lo sem antes dar um prazo razoável a ele, ou a qualquer governante como sempre fiz com Lula e Dilma, , de um a dois anos no exercício do cargo, para então poder avaliar seu governo através de suas ações concretas e não de suas palavras que muitas fogem daquilo que se queria ouvir.
    Contudo, ele , ao contrário dos governantes anteriores, mostrou humildade e teve a dignidade de confessar que errou em algumas vezes e voltar atras.

    Enfim, aqui é Brasil e brasileiro dá muita importância a palavras, a fofocas em vez de se ater a fatos.

      • Seu caso é de medicamento.

        Os EUA hoje, com Trump, tem os menores índices de desemprego dos últimos 50 anos.

        Para birutas como vc o emprego daqueles que precisam não significa nada.

        Conheço tipos como vc: são ególatras

    • Prezado plebeu…quem tem transtorno aqui seu desmiolado ? Vc prefere esse degenerado de merda que agora está ai destruindo nossa nação ou um projeto novo com a valorização de nossa sociedade (mercado interno) e nossa soberania economica total ? ..Vc preferiu o degenerado que agora está no governo fazendo a nossa destruição total e perseguindo universidades comunistas, dando emprego de embaixador para o filho tão degenerado como ele ..etc..etc.. .. e outras palhaçadas que estão levando o Brasil PARA O SACO … E tudo por culpa de seu voto seu traira.

      ” O ALTISSIMO SEJA LOUVADO ….sempre .. “

        • ” O ALTISSIMO SEJA LOUVADO …SEMPRE … ”

          E seu caso é ir comer merda seu degenerado idiota … Tá no blog ..para escrever e falar bobagem …mais um eleitor (traira do Brasil ) deste que agora mete a faca até naqueles que o ajudaram a chegar ao poder… E vc é responsável bacana …o idiota desmerece um governador do Estado do Maranhão ..e o culpado é vc tb que o ajudou…seu idiota .. e vem mais do seu “presidente idiota” por ai…tudo por causa do seu voto seu bobo …
          E agora …tu vai fazer o que mais para defender esse degenerado..? Vai apenas fazer o que sabe ..por a culpa no LULA …KKKKKK..idiota ..mesmo .
          “O ALTISSIMO SEJA LOUVADO …sempre …”

  7. Em resposta aos longos comentários de AndreBR e Carlo de Jeseus, digo apenas que o sistema político estava todo desmoralizado por culpa de suas lideranças. E onde estavam os bons políticos do PT quando seus chefes fizeram mensalão, petrolão, etc.
    Não tenho obrigação nenhuma de gostar de nenhum partido. E nem de fingir que o lulismo não estigmatizou qualquer discordância como coisa de gente má. Basta ver o teor de qualquer blog pró-PT.
    Olha, votei no Lula e no PT até 2002, e deixei porque eles traíram o que pregaram.

  8. Gustavo Nogy, num artigo publicado na Gazeta do Povo, antes do primeiro turno de 2018, explicou muito bem os fatores que levaram à ascensão de Bolsonaro, e a responsabilidade por isso por parte daqueles de certos segmentos ditos progressistas:

    “O pior da direita (isto é, a versão menos civilizada da direita) aparece quando a esquerda, predominante no establishment, não aceita a existência de nenhuma direita. (A recíproca é verdadeira.) Sufocar o debate ideológico tende a servir de empuxo para o contra-ataque de um adversário que também não admitirá debate quando chegar a sua vez na vitória eleitoral ou na tomada de poder.

    Do que se lê em boa parte da imprensa, parece não haver direita, ponto, sem adjetivo. Tudo o que não é esquerda é sempre extrema-direita, como se qualquer ideia que não fosse de esquerda fosse, ipso facto, extremamente ruim.

    O resultado dessa interdição às ideias políticas que não sejam de esquerda, da esquerda-Projac, da esquerda-manifesto, é a incapacidade de compreender que, para além das ideias, aspirações e sentimentos de uma elite grã-fina e bronzeada, há outras ideias, aspirações e sentimentos que não podem ser sufocados.

    Há ideias, aspirações e sentimentos que não se encontram nas calçadas ideológicas por onde costumam passear Chico Buarque, Letícia Sabatella ou Jojo Todynho. Há todo um país para além da Vila Madalena e do Leblon, mas eles não sabem. Há toda uma revolta que não se reduz ao beicinho da Bruna Linzmeyer, e padrões morais que vão além daqueles que despencam em cada entrevista da Deborah Secco.

    Por isso, se existe ou vier a existir um presidente que realmente leve o pior do ideário da direita ao extremo, em parte a culpa recairá sobre todos aqueles que desprezam ou desprezaram a troca de ideias com quem, sendo de direita, nunca foi às vias de fato com a democracia.

    Noutras palavras: para quem durante anos tachou os recalcitrantes candidatos de centro-esquerda do PSDB como sendo de direita, a maldição vinda dos céus é ter agora de lidar com Jair Bolsonaro, que está de fato muito mais à direita do que a soma de todos os candidatos do PSDB e do MDB juntos.

    Junte-se a isso a incapacidade para a autocrítica e a dificuldade de entender que a corrupção sistêmica é tão nociva à democracia quanto as bravatas de um candidato. Rosnados preconceituosos não são democráticos, concordo, mas fazer do Estado um puxadinho do partido é o que, mesmo?”
    Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/colunistas/gustavo-nogy/por-que-o-ele-nao-pode-acabar-se-transformando-num-ora-por-que-nao/?utm_source=gazeta-do-povo&utm_medium=recomendacao&utm_campaign=eleicoes-2018&utm_content=recomendacao-7#cxrecs_s
    Copyright © 2018, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *