Atenção! Dias Toffoli fica na presidência do Supremo até o final desta semana

Resultado de imagem para dias toffoli

Toffoli só assumirá definitivamente em setembro

José Carlos Werneck

O ministro Dias Toffoli, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, assumiu interinamente nesta segunda-feira a presidência da corte. Até o fim desta semana, ele responderá pelo plantão judiciário, decidindo pedidos mais urgentes que lá chegarem.

Ele substitui a ministra Cármen Lúcia, enquanto ela estiver exercendo a Presidência da República, durante as viagens do presidente Michel Temer, e dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado Federal, Eunício Oliveira .

NOVO MANDATO – Em setembro, o ministro Dias Toffoli assumirá a presidência do Supremo oficialmente, quando termina o mandato de dois anos da ministra Cármen Lúcia. Toffoli é o mais antigo integrante do tribunal que ainda não exerceu a função.

Caberá a ele administrar a pauta de julgamentos, marcando data daqueles processos que considerar mais relevantes e urgentes, quando concluídos para irem a plenário.

AMIGO DE LULA – Toffoli passou a integrar o STF em 2009 por indicação do então presidente Lula e tem sido um dos mais severos críticos da atuação do Ministério Público Federal na Operação Lava Jato.

Em uma de suas últimas decisões, ele propôs e conseguiu maioria dos votos dos demais integrantes da Segunda Turma do STF para obter a liberdade plena do ex-ministro José Dirceu, que cumpria pena por já ter sido condenado em Segunda Instância.

10 thoughts on “Atenção! Dias Toffoli fica na presidência do Supremo até o final desta semana

  1. Em que outro pais do mundo, um reprovado no concurso de juiz substituto, chegou a ministro da suprema corte e ainda de lambuja, se tornou seu presidente?
    Nem nas obras de ficção dos grandes escritores, isso aconteceu.
    Porém em certa república tropical, isto se tornou realidade, onde um semi alfabetizado nomeou um bacharel mal formado em autoridade máxima do judiciário nacional.
    Agora é esperar que ele não de vazão aos seus mais primitivos instintos petistas, e faça aquilo que todos temem, tornar o molusco presidente.
    Ao “chefe” Zé Dirceu, ele já disse a que veio, e esperamos que fique por ai mesmo.
    A partir de setembro, serão dois anos de sobressaltos.

    • Paulo2,

      Acessei o site do STF e verifiquei o seguinte na ação MI6971 sobre esse caso.

      Consta uma mensagem de ontem dizendo:
      Certifico que o expediente “Mensagem nº 51/2018”, de 16 de julho de 2018, expedido em 18 de julho de 2018, foi elaborado indevidamente, já que o Excelentíssimo Senhor Presidente da República não consta da autuação como impetrado no processo em epígrafe. Certifico, ainda, que a Advocacia-Geral da União, em contato com a Seção de Atendimento Presencial desta Corte, foi informada de que a referida comunicação (solicitação de informações) deve ser desconsiderada.

      Ou seja, o próprio presidente da República não teria sido registrado pelo STF como um dos impetrados nessa ação.
      Mas, ontem mesmo, aparece também uma petição do advogado João Amaury Belem, comentarista deste blog, informando que acrescentou à petição inicial essa informação (sobre ser o presidente da República também um dos impetrados) no mesmo dia em que deu entrada na ação. Realmente, e ele fez isso dentro do prazo para aditar a petição inicial. Logo, esse pedido consta expressamente nos autos do processo. Bastaria aos funcionários do STF responsáveis lerem o que está escrito.

      Isso só mostra que há muita incompetência também por parte de diversos funcionários do STF, assessores da presidência daquele tribunal.

      Não podemos nos esquecer da ministra Cármen Lúcia, fraquíssima, que só sabe produzir frases de efeito, tipo : ”Cala boca já morreu!” – proferida na sua manifestação num caso.
      Só que, na hora em que tem que agir com firmeza, ela é hesitante e omissa, como está ocorrendo no presente caso.

  2. O luiz inácio está preso por força da lei, e vai permanecer com ou sem toffoli, porque se ele solta o amigo a coisa vai ficar preta para ele.

    Amigos, amigos, negócios à parte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *