Júlia de Aquino
Instagram literário @juentreestantes
“Um único ato poderia definir uma pessoa para sempre?”
Imagine que sua esposa/marido tenha lhe escrito uma carta para ser aberta apenas depois que ela/ele morresse. Imagine também que essa carta revela o pior e o mais profundo segredo dela/dele — algo com o potencial de destruir não apenas a vida que vocês construíram juntos, mas também a de outras pessoas. Imagine, então, que você esbarra nessa carta enquanto seu marido ainda está bem vivo…
Assim começa a sinopse de “O segredo do meu marido”, de Liane Moriarty. Antes de iniciar, tinha o palpite de que seria bom. Mas não imaginei que seria o espetáculo que foi! Se você, assim como eu, adora livros repletos de reviravoltas e acontecimentos impensáveis, vale a pena dar uma olhada nessas considerações:
A HISTÓRIA – Cecilia Fitzpatrick tem tudo. É bem-sucedida no trabalho, uma esposa e mãe devotada. Sua vida é tão organizada e imaculada quanto sua casa. Mas, quando Cecilia lê uma carta que seu marido deixou “para ser lida quando ele morrer”, tudo muda.
E ainda que Rachel e Tess, outras duas moradoras da mesma cidade, mal conheçam Cecilia – e vice-versa -, elas também estão prestes a sentir as repercussões do segredo do marido dela. E a vida das três está mais conectada do que elas imaginam…
A CARTA – Apesar de a sinopse falar muito da carta que Cecília encontra, não é esse elemento que guia os acontecimentos desde o início. Tanto é que, quando li, achei que ela apareceria nas primeiras páginas, mas não. E isso faz total diferença!
Primeiro a autora “prepara” o leitor; então, quando a carta aparece já estamos transformados — e muito impactados — com tudo. Inclusive, os acontecimentos superam nossas expectativas em relação ao enredo. Quem lê pensa X, mas o que acontece é Y multiplicado por 10000.
PERSONAGENS – A construção dos personagens é incrível. O leitor vai se envolvendo tanto com todos eles que nas primeiras páginas a leitura já deixa aquela impressão de “Quantas sensações estou sentindo! E olha que não está nem na metade do livro”.
A Cecilia é uma personagem muito real: facilmente nos identificamos com ela, sejamos homens ou mulheres. Além da rotina milimetricamente organizada, seu jeito focado e o envolvimento com as atividades dos filhos são marcantes. Ademais, a autora descreve alguns de seus pensamentos, elementos que deixam as situações bem divertidas.
LIANE MORIARTY – Esse foi meu primeiro contato com a autora australiana, mas ela ganhou uma fã. Depois que li esse, conheci muitos outros leitores apaixonados por seus livros, e com certeza já quero ler outros.
Se fosse possível, gostaria de poder apagar da memória toda a trama, só para ter o prazer de ler novamente e sentir tudo de novo: surpresa, nervosismo, choque, ansiedade (boa), curiosidade… Sem falar no final surpreendente!
RELAÇÃO COM A REALIDADE – “O segredo do meu marido” é um livro que nos convida a refletir até que ponto conhecemos nossos companheiros — e, em última instância, a nós mesmos. Afinal, o que segura um casamento? E até que ponto o amor e o companheirismo aguentam tudo? O que é capaz de desestabilizar uma união longa?
Além de todas essas questões, é inevitável terminar a leitura sem ter o seguinte pensamento: “e se fosse comigo?”.
Livro: O segredo do meu marido
Autora: Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
Páginas: 368
TRECHOS MARCANTES
• “Continuava repassando lembranças de seu casamento, à luz do que sabia agora”.
• “Sua bondade tinha limites. Poderia ter passado a vida inteira sem conhecê-los, mas agora sabia exatamente quais eram”.
• “Nenhum de nós conhece todos os possíveis cursos que nossas vidas poderiam ter tomado. E é melhor assim. Alguns segredos devem ficar guardados para sempre”.
Parabéns!!
Muito bom
Muito obrigada, Jose! Esse livro vale muuuito a pena! =D
Júlia de Aquino, mais uma vez de parabéns. CN também de parabéns . Enfim todos de estamos de parabéns pelo excelente texto.
Ricardo, muito obrigada pelo retorno e carinho de sempre.
Boas leituras!!! E ótimo final de semana!
Forte abraço!
Prezada Autora Srta. JÚLIA DE AQUINO,
Excelente dica de Leitura, muito bem resenhada por JÚLIA DE AQUINO sobre o Livro ” O Segredo do meu Marido – LIANE MORIARTY .
O Tema é fascinante, uma Carta do Marido, escrita quando tiveram a primeira para Filha, para ser lida só depois da morte do Marido.
Segredo, suspense, psicologia, alguma Filosofia, reviravoltas….
Excelente Tema o do Livro, para se passar uns dois dias lendo.
Muito Obrigado Srta. JÚLIA DE AQUINO.
Oi, Flavio! Muito bem colocado! O livro certamente envolve todas essas questões. Psicologia, Suspense, até Filosofia…
É aquele livro que você só para quando termina. Maravilhoso! Vale muito a pena!
Bom final de semana =)
….., escrita quando tiveram a primeira Filha,…
beleza =)
A minha admiração pelos escritores é pela capacidade de imaginação que possuem:
Fértil, criativa, transitando por entre os segredos da mente, da vida, convidando-nos para compartilhar uma história, uma ficção que, muitas vezes, se confunde com a realidade.
Pelo entusiasmo da Júlia, o livro deve ser bom mesmo.
Outro detalhe:
Escrito por uma mulher, que tem profundos e amplos conhecimentos da espécie humana, onde tal qualidade se expressa muito bem em enredos e tramas.
Na verdade estamos diante de uma obra que mais “sacode” as mulheres que os homens.
Elas se identificam com a escritora porque o livro revela um segredo de um marido, que só deveria ser descoberto quando ele morresse, conforme a carta que deixou.
E qual é a mulher que não tem uma ponta de dúvida sobre o seu esposo, companheiro, amante …?
Que imagina o homem sempre com um segredo guardado a sete chaves?
Imagino as mulheres lendo o livro e esfregando as mãos porque mais uma vez o homem foi flagrado no mistério que tentou não ser revelado antes de sua morte.
Indiscutivelmente, muitas “elas” se identificam nesse roteiro, daí o sucesso da obra.
Boa sugestão, Júlia, que deste para os homens terem mais cuidados, hehehehehehe.
Excelente fim de semana.