Biden passa à frente na apuração em Michigan e Wisconsin, mas Trump já se proclama vencedor

Nesta terça-feira, americanos foram às urnas decidir quem ocupará a Casa Branca pelos próximos dois anos: Joe Biden ou Donald Trump Foto: Arte O GloboDeu em O Globo

A manhã desta quarta-feira foi marcada pela virada de Joe Biden nos estados-chave de Michigan e Wisconsin, fundamentais para determinar quem será o novo presidente dos Estados Unidos. Ainda assim, faltam milhões de votos para serem contados, que impossibilitam a confirmação do vencedor nos seis estados-chave que determinarão quem será o novo líder dos EUA.

De momento, Biden tem 238 votos no Colégio Eleitoral, e Trump, 213. Para vencer, é necessário que cheguem a ao menos 270 de um total de 538 votos no órgão, que elege indiretamente o líder dos EUA. Além de Michigan e Pensilvânia, a disputa continua aberta na Geórgia, na Carolina do Norte, Pensilvânia e Nevada.

CRISE INSTITUCIONAL – A primeira noite da apuração terminou em risco de crise institucional depois que o presidente Donald Trump fez um pronunciamento pouco depois das 4h em que se proclamou vencedor e disse que vai à Suprema Corte para parar a contagem dos votos enviados pelo correio, sugerindo que as pessoas estariam votando depois do prazo, o que não é verdade.

A campanha de Biden chamou a atitude do presidente de “ultrajante”. Pouco antes das 3h, o ex-vice-presidente havia feito um pronunciamento em que disse que estava no caminho da vitória e que era preciso esperar a contagem de todos os  votos.

Ao mesmo tempo, Trump afirmou no Twitter que estavam “tentando roubar” a eleição, referindo-se, aparentemente, aos votos postais que, segundo a legislação de vários estados, serão contados mesmo se chegarem às autoridades eleitorais depois desta terça-feira 3 de novembro, quando a eleição foi encerrada nos postos.

5 thoughts on “Biden passa à frente na apuração em Michigan e Wisconsin, mas Trump já se proclama vencedor

  1. Só falta a OEA declarar que há fraude na eleição e o Trump pedir asilo no México.

    Não demora muito e o Guaidó se declara presidente dos States.

    Tem quem diga que o sistema eleitoral norte americano é muito semelhante ao cubano.

  2. ” Trump ganhou na Flórida, no Texas, no Palácio do Planalto, em Santa Catarina, na Barra da Tijuca, mais precisamente no Vivendas da Barra, se acaso houver contestações pelo Trump a parada vai pro STJD a briga vai para para o Márcio Bitencourt que irá representar. No final o Sport se declara Campeão Brasileiro de 2020″

  3. Impressionante ter um presidente tão imbecil, energúmeno, sem noção, um verdadeiro presidente de um país, deve ficar neutro, mas este que a maioria do povo idiota escolheu, é um tremendo puxa saco, baba ovo, tenho vergonha de ser brasileiro, um presidente que exalta um outro país e menospreza o seu, deveria ser banido da política, mas ainda temos gente com cérebro de camarão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.