Biden telefona, mas Angela Merkel mantém Alemanha fora da guerra fria contra China

Merkelmania' aponta o êxito da chanceler cientista durante a pandemia | Internacional | EL PAÍS Brasil

Merkel mantém independente a diplomacia da Alemanha

Nelson de Sá
Folha

Após ligar para os governantes de Canadá, México, Reino Unido e França e antes de falar com o da Rússia, Joe Biden telefonou para Angela Merkel (abaixo, em vídeo da agência DPA). Em seguida, a líder alemã falou ao Fórum Econômico Mundial. Os principais jornais dos EUA não noticiaram, mas o site Politico chamou para “Merkel fica do lado de Xi Jinping contra blocos de Guerra Fria”.

“Eu gostaria muito de evitar a construção de blocos. Dizer ‘estes são os EUA e ali está a China e estamos nos agrupando em torno de um ou outro’. Não é o meu entendimento de como as coisas devem ser”, disse Merkel.

GASODUTO RUSSO – A ligação telefônica e o discurso foram manchete na Alemanha, com o Süddeutsche Zeitung, por exemplo, sublinhando as diferenças relativas ao gasoduto Nord Stream 2, quase pronto para levar gás russo à União Europeia. Biden é contra.

O governo Trump, no final, com apoio democrata, impôs sanções ao gasoduto.

Merkel e a UE não se abalaram e, um dia antes de Biden ligar, as obras foram retomadas, segundo o financeiro Handelsblatt.

VACINA EM DEBATE – Primeiro, a americana Pfizer reduziu a entrega de sua vacina à União Europeia, mas não aos EUA. Depois a britânica AstraZeneca avisou que reduziria também, mas não ao Reino Unido. E jornais alemães, como Süddeutsche e Frankfurter Allgemeine Zeitung, manchetaram na terça (26) a “grave suspeita”, que “envenena relações”, de ser obra do primeiro-ministro Boris Johnson.

O editor-chefe do chinês Global Times/Huanqiu, Hu Xijing, comentou, sobre Pfizer, AstraZeneca e UE, que “vacinas produzidas nos EUA têm que ser distribuídas de acordo com os interesses nacionais dos EUA”. E que “o Reino Unido apoia e coordena com os EUA ao fazer isso”.

D10 FAZ ÁGUA – O Wall Street Journal cobriu e destacou o discurso de Xi Jinping no Forum Econômico, antes de Merkel. Enfatizou que ele se declarou contra “erguer pequenos círculos” para uma nova Guerra Fria, referência ao esforço de Biden de juntar aliados contra Pequim.

Esforço que foi delegado a Boris Johnson, que vem tentando tornar a reunião do G7, em junho, o esboço de um D10, juntando dez democracias contra a China, inclusive a Índia supremacista. Mas Bloomberg, Handelsblatt e outros noticiam que a maior parte do G7, inclusive Japão e Alemanha, não quer.

Também não ajuda Johnson o fato de o Reino Unido ter o pior desempenho econômico do G7, com o brexit somado à pandemia, segundo o WSJ. E de ter alcançado “taxa de mortalidade por milhão maior do que qualquer outro país”, segundo o Times.

NO MAIOR MERCADO – O WSJ publicou vídeo na home (acima) mostrando como a chinesa “Comac busca rivalizar com Boeing e Airbus no maior mercado do mundo” para aviões, a China. E o financeiro japonês Nikkei reportou que as três maiores companhias aéreas chinesas suspenderam mais de cem encomendas feitas à Boeing e à Airbus em 2020, mas mantiveram todas aquelas feitas à Comac.

O financeiro chinês Caixin levou à manchete que o aeroporto de Guangzhou, no sul do país, superou Atlanta, no sul dos EUA, como o mais movimentado do mundo.

11 thoughts on “Biden telefona, mas Angela Merkel mantém Alemanha fora da guerra fria contra China

  1. Alguns dias atrás o Prefeito Comunista de Belo Horizonte disse a famosa frase. “Que Páis é esse.??
    E agora Sr, Prefeito. o que diz a respeito desta notícia….

    Kalil tem salário mais alto entre prefeitos de capitais no país..

    https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2021/01/26/kalil-tem-salario-mais-alto-entre-prefeitos-de-capitais-no-pais.ghtml

    “Pimenta no dos outros é refesco.””..
    Caiu como uma ratazana na ratoeira….

    Que Páis é esse.?

    eh!eh!eh

    • Esse é o seu Páis Sr. Prefeito, das mamatas, maracutaias, trambiques, pilantragem, impunidade, dos altos salários para os verminhos sanguessugas, enquanto a povo vive na miséria, nénão, Sr, Prefeito…
      Segundo os especialistas de plantão, mais da metade da população brasileira – 105 milhões, sobrevive com 15,00 contos por dia., e o seu sálarinho chega á 32.000,00 mil contos….fora o bafo….

  2. Bom exemplo este da China, Como tem um mercado forte da aviões de longo curso, passou a fazer dentro de suas fronteiras dando trabalhos aos “idiotas” chineses.
    Nós, com somos “muitos expertos”, vamos vendendo e fechando as empresas brasileiras ou entregando a preço de banana!
    No momento em que se volta a fabricar FNM, ninguém fala, ou faz gracinha!….esperemos que não façam tanto barulho com antigamente!….
    Esta na hora de voltar a olhar pra frente e esquecer esses políticos carreiristas que só pensam no próprio salario ou nas benesses do pudê!

  3. Antes, era o desmiolado do Trump, agora é o Biden, e aí!
    Uma coisa é certa, os interesses americanos têm que ser preservados, só muda o método.

    Com ou mais lubrificante..

  4. Basta. Chega dos me$mo$. Fora todo$. Venham comigo, eu tenho projeto para resolver o Brasil para os próximos 500 anos, com paz, estabilidade e prosperidade, com redução da carga tributária em talvez até 50% disso tudo que ai está, e que com a turma que ai está ou esteve, a tendência e aumentar. A HORA E A VEZ DO LORIAGA LEÃO, o Super Biden brasuca à disposição da população para resolver o nosso Brasilzão. Com Luiza Erundina e Ivan Valente até o fim, por questão de dignidade e coerência na política. O fato é que o povo brasileiro está pedindo a Deus, de joelhos, um Biden brasuca, mas, na verdade, o Brasil, do jeito que se encontra mais enrolado do que novelo de linha, está necessitando mesmo é de um Super Biden, brasuca, com projeto próprio, novo e alternativo de política e de nação, capaz de tirar o Brasil da loucura e do atoleiro em que se encontra, e que faça do Brasil o novo farol político do mundo. E a boa notícia é que o Super Biden brasuca existe, é nosso, é prato da casa, e atende pelo nome LORIAGA LEÃO, do qual os presidenciáveis da velha política estão fugindo igual o diabo foge da cruz. Basta citar o nome, LORIAGA LEÃO, e os charlatões da politicalha brasuca fogem de montão, de fazer coador na camisa de tanto que correm de medo do Leão, e se a população não ajudar o Leão a peitar a ditadura partidária e o sistema político podrão o Brasil não tem solução. https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2020/08/17/governo-brasileiro-acena-a-biden?fbclid=IwAR0xSzin9Ju5wpCc_ReqidJ_a_fZZWUdhtskahQbLL4SjIO0NujCH3bQoC8

  5. Inveja é uma desgraça que nasceu no individual (Caim) e se generalizou por todas faixas etárias, castas, credos, cúpulas, povos…… A China, nestes dias, vem provando das agruras de que invejosos e sabotadores são capazes de perpetrar.
    -Quem sabe essa não será a ponte que vai unir Biden s Bolsonaro?

  6. A chanceler alemã está certíssima, os EUA sempre pensaram no pirão para eles em primeiro lugar. Saiu aquele palhaço do Trump e este velhote senil continua na mesma batida, América First, a coisa não vai ser muito diferente do que era até um mês atrás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *