Bispos católicos consideram corrupção como “um mal sem fim”

Deu no Correio Braziliense

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota com comentários sobre o atual momento político vivido pelo país. Em um texto de sete parágrafos, a entidade considera que “a corrupção na Petrobras reforça a sensação de que é um mal que não tem fim”.

A CNBB também enfatizou que a campanha eleitoral, que culminou com a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), mostrou a submissão dos políticos aos “poder econômico financiador das campanhas”.

Confira a íntegra da nota da CNBB:

Brasil pós-eleições: compromissos e desafios

“O Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunido em Brasília nos dias 18 e 19 de novembro de 2014, saúda a nação brasileira pela democracia e cidadania vivenciadas nas eleições de outubro deste ano. Cumprimenta a todos que participaram do processo eleitoral e os eleitos. Recorda-lhes a responsabilidade colocada sobre seus ombros de não frustrar as expectativas de quem os elegeu e seu compromisso com a ética, a verdade e a transparência no exercício de seu mandato, bem como o dever de servir a todo o povo brasileiro.

A campanha eleitoral deste ano ratificou o processo democrático brasileiro no qual partidos, candidatos e eleitores puderam debater suas ideias e projetos. Tornou mais visíveis, no entanto, graves fragilidades de nosso sistema político: sua submissão ao poder econômico financiador das campanhas; o descompromisso de partidos e candidatos com programas, favorecendo debates com ataques pessoais; a prevalência da imagem dos candidatos produzida pelos marqueteiros; o desrespeito, em alguns casos, às leis que combatem a corrupção eleitoral.

Passadas as eleições, urge ao País recompor sua unidade no respeito às diferenças e à pluralidade, próprias da democracia. Nada justifica a disseminação de uma divisão ou de ódio que depõe contra a busca do bem comum, finalidade principal da Política. O bem de todos coloca a pessoa humana e sua dignidade acima de ideologias e partidos.

A construção do bem comum desafia, especialmente, os eleitos em outubro deste ano. A corrupção na Petrobras reforça a sensação de que é um mal que não tem fim. Vemos aqui, claramente, as consequências do financiamento de campanhas por empresas, porta e janela de entrada da corrupção. Nenhum país prospera com corrupção que, no caso do Brasil, lamentavelmente já vem de muitos anos e não se limita à Petrobras.

A reforma política é outra urgência inadiável. Convicta disso, a CNBB se empenhará ainda mais na coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular proposto pela Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. À reforma política, entretanto, é necessário unir outras reformas igualmente urgentes como a tributária e a agrária. O Brasil não pode mais conviver com tanta omissão em relação a estas e outras matérias que lhe são vitais.

“A política, tão desacreditada, é uma sublime vocação, é uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum” (Papa Francisco. Evangelii Gaudium, n.205). Nesse espírito, a CNBB reafirma que a sua participação na vida Política é tão importante quanto necessária para ajudar na construção de uma sociedade justa e fraterna. Afinal, “ninguém pode exigir-nos que releguemos a religião para a intimidade secreta das pessoas, sem qualquer influência na vida social e nacional, sem nos preocupar com a saúde das instituições da sociedade civil, sem nos pronunciar sobre os acontecimentos que interessam aos cidadãos. Uma fé autêntica – que nunca é cômoda nem individualista – comporta sempre um profundo desejo de mudar o mundo, transmitir valores, deixar a terra um pouco melhor depois da nossa passagem por ela” (Papa Francisco. Evangelii Gaudium, n.183).

Nossa Senhora Aparecida abençoe o Brasil e os que foram eleitos a fim de que sejam fieis ao seu compromisso com o bem comum.”

10 thoughts on “Bispos católicos consideram corrupção como “um mal sem fim”

    • Walter,

      CNBB (entidade ilegal), uma usina de comunismo.Fato.

      Agora,você “aliviar” para o papa Francisco,não dá.

      O papa Francisco,por ser jesuíta,está executando junta a maçonaria mundial, as metas da insana e satânica Nova Ordem Mundial.

      PS-Os jesuítas (que não são flor que se cheire) e a Maçonaria sempre estiveram em guerra.
      Nas últimas décadas,resolveram se unirem.E deu no que deu.

      O vaticano está dominado pela Maçonaria.

      • Caro Carlo Germani … saudações!

        1 – “Estendeu uma espécie de mão, e me agarrou pelos cachos dos cabelos. O espírito levantou-me entre o céu e a terra, e me levou a Jerusalém, em visões divinas, à entrada da porta interior que olha para o norte, lá onde se erige o ídolo que provoca o ciúme (do Senhor)”. (Ez 8,3)

        2 – “E ele me disse: filho do homem, ergue os olhos para o norte. Levantei os olhos para o norte, e vi ao norte da porta do altar, à entrada, o ídolo que provoca o ciúme (do Senhor)”. (Ez 8,5)
        … … …
        Como o senhor percebe … é um ídolo sem nome o que provoca ciúme em Papá!!! ou seja: ATEÍSMO!!!

        • Caro Lionço Ferreira,

          Poucos se dão conta do verdadeiro “papel” do papa Francisco.
          Francisco está a serviço dos jesuítas,da maçonaria,da fé-Bahá’i e da Nova Ordem Mundial.

          Quanto ao Bahaismo (a religião única do anticristo) já está,paulatinamente,sendo introduzida no Vaticano.

          Francisco está seguindo o Kitáb-I-Aquas ( o livro das leis) escrito pelo psicopata
          e satanista Bahá’u’llhá.

          Toda a inversão de valores morais,culturais,tradicionais e espirituais são a meta dessa obra insana.
          (…)

          Abraço.

  1. Um mal sem fim é o de ter ido da extrema-direita à extrema-esquerda!!!

    A Igreja é comparada a um Templo … e toda construção vai da extremidade esquerda à sua extremidade direita – coisa mais que natural!!!

    Antes do Concílio Vaticano II, a Igreja compunha com a nobreza … e o povo era a 3ª classe social.

    O CV II fez o aggiornamento; pois Nobreza e Clero só ainda no Reino Unido (Câmara dos Lordes) – como nos lembrou o Bortolotto.

    O problema da Igreja é que alguns (uns 40) bispos (em 2540) não satisfeitos com os Documentos Oficiais … fazem um Pacto das Catacumbas (de uma Igreja Serva e Pobre) … como se a Igreja até então (e até o CVII, fosse Opressora e Rica)!!! !!! !!!

    E a Muralha da Cidade de Deus ficou com uma brecha … por onde entraria A FUMAÇA DE SATANÁS.

  2. O antigo PT foi gerado/gestado nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica, pena que chegando ao poder/poderes esqueceu-se da bela mensagem social de Cristo, transformadora internamente e externamente, e foi se compor/governar com as elites. Nas eleições faz um teatrozinho, impressiona o povão e faturou mais uma presidência para não mudar nada… ou vcs acham que vem mais alguma mudança substancial por aí ?

    • Antonio Rocha,

      O PT/Lula/Dilma et caterva foram produzidos na estufa da ditadura militar.
      Lula,cria do “mago negro” Gen.Golbery,para impedir Brizola de chegar à presidência da República.

      Os militares,ao permitirem que os comunistas dos anos 60 executassem com perfeição a revolução Gramsciana (tomada do poder por dentro do estado e da sociedade),
      cometeram um crime lesa-pátria.

      O PT nunca teve,não tem e nunca terá um verdadeiro projeto de nação.
      O PT/Lula/Dilma et caterva,tem um mega projeto: a implantação de um governo ditatorial e totalitário (uma espécie de URSS e Cuba do século 21.Vide Foro de São Paulo).

      A nulidade humana e política Dilma,tem obsessão doentia para o golpe ditatorial.
      A permanência dessa farsante no poder,é a certeza do caos generalizado e a inviabilidade irreversível do Brasil como nação.

      Dilma deve sofrer o impeachment por todos os crimes que cometeu e comete contra o Brasil.

  3. Caro CN … Bom dia!!! !!! !!!

    Não vou fugir … não, senhor!!!

    Esquentou muito!!!

    Do jeito que chegamais gosta!!!

    Comecemos por lembrar:
    1 – http://folha-online.jusbrasil.com.br/noticias/1925184/cnbb-defende-indicacao-de-toffoli-para-o-stf
    2 – http://www1.folha.uol.com.br/poder/2009/09/630895-cnbb-defende-indicacao-de-toffoli-para-o-stf.shtml
    3 – http://noticias.cancaonova.com/cnbb-esclarece-que-nao-emitiu-nota-de-apoio-a-candidatos-ao-stf/

    A CNBB está a serviço de QUEM??? ??? ???

  4. (http://www.rainhamaria.com.br/Pagina/17128/Provas-definitivas-que-Francisco-e-um-Antipapa-que-quebra-dogmas-verdades-de-fe-contidas-na-Sagrada-Escritura-e-na-Tradicao-da-Igreja)

    Há os que contestam Francisco Pedro!!!

    Peço que o respeitem … mesmo não aceitando alguma mentira que venha por meio dele!!!

    Se Satanás entrou em Judas o levando até o suicídio … entrou também em Simão Pedro (quando este queria convencer Jesus de não morrer na CRUZ) … e Jesus ordenou: VADE RETRO, SATÃ … todo Papa tem assistência especial da oração de Jesus … … … só o Papa tem esta oração!!! !!! !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *