Boff diz que não fez críticas, apenas republicou um artigo que critica Lula e o PT

Resultado de imagem para leonardo boff

Leonardo Boff agora diz que não foi bem assim…

Leonardo Boff 

Correm pelas redes sociais críticas queeu  teria feito a Lula. Elas são falsas. Pessoalmente não fiz nenhuma crítica. O que fiz foi publicar no meu blog (leonardoboff.wordpress.com) um artigo de Carla Jiménez no jornal espanhol El Pais que leva como o título:”Uma elite amoral e mesquinha se revela nas delações da Odebrecht”. Considerei o artigo bem informado sobre a corrupção que tomou conta das empreiteiras. Estas corromperam e beneficiaram a quase todos os grandes partidos com caixa 2 ou com propinas. Um olhar de fora é sempre instrutivo, pois quando alguém escreve algo semelhante, aqui dentro do país, frequentemente é desqualificado como partidista, oportunista e mesmo falso.

No referido artigo Carla Jiménez, no final, faz críticas ao Lula o que considero, dentro da democracia, legítimo, embora não concorde. https://leonardoboff.wordpress.com/2017/04/24/nao-fiz-as-criticas-a-lula-que-falsamente-me-atribuem/

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O que o teólogo escreveu e foi republicado na Tribuna da Internet foi o seguinte texto: “Seguramente a grande maioria concorda com o conteúdo e os termos desta catilinária contra corruptos e corruptores que tem caracterizado nos últimos tempos o Brasil. Formou-se entre nós, praticamente, uma sociedade de ladrões e de bandidos que assaltaram o país, deixando milhões de vítimas, gente humilde de povo, sem saúde, sem escola, sem casa, sem trabalho e sem espaços de encontro e lazer. E o pior, sem esperança de que esse rumo possa facilmente ser mudado. Mas tem que mudar e vai mudar. É crime demasiado. Nenhuma sociedade minimamente humana e honesta pode sobreviver com semelhante câncer que vai corroendo as forças vitais de um nação”. Acrescenta que se enganaram os que partiram da ideia de que ele fosse um defensor do PT. “Enganam-se aqueles que eu, pelo fato de defender as políticas sociais que beneficiaram milhões de excluidos, realizadas pelos dois governos anteriores, do PT e de seus aliados, tenha defendido o partido. A mim não interessa o partido mas a causa dos empobrecidos que constituem o eixo fundamental da Teologia da Libertação,  a opção pelos pobres contra a pobreza e pela justiça social, causa essa tão decididamente assumida pelo Papa Francisco”. Bem, se o teólogo Boff não estava se referindo a Lula e ao PT neste texto, deveria ter colocado um aviso, em letras garrafais: “ISSO NÃO VALE EM RELAÇÃO A LULA E AO PT”. (C.N.)

24 thoughts on “Boff diz que não fez críticas, apenas republicou um artigo que critica Lula e o PT

  1. O Norte Coreia pronto pra realizar um teste nuclear, parece que desta vez na testa de alguém, o presidente chino suplicando ao Trompa para se conter, as mídias sociais e whatsapp enviando vídeos e fotos de movimentação de submarinos americanos, destróier de 4 bilhões de dólares…
    MUITA fumaça e a bomba ainda não explodiu.
    Se explodir….

    A mesma coisa o Le Boff, sarapatel pra lá, buchada pra cá, e o Lula ainda não caiu….
    Só acredito que caiu quando estiver minguado no xadrez….
    MUITA fumaça e a bomba ainda não explodiu…
    Vai explodir?

  2. Leonardo Boff sempre foi defensor do PT e ponto final. Eu até pensei que tinha se desencantado com o partido, mas a crítica dele às elites corruptas são as mesmas que o PT sempre fez. Só que o PT se uniu e se corrompeu com estas mesmas elites. Com disse o comentarista Jared, ele perdeu uma grande chance de se consagrar, pois a ideologia petista continua a mesma.

  3. Esse frei, destituído de suas funções sacerdotais pelo Vaticano ,está se saindo um desleal e covarde, e também um grande mentiroso.

    Que asco!

  4. Defendeu politicas sociais executadas pelos dois governos do PT. Na verdade deu aos mais pobres uma mixaria, um cala boca, enquanto os banqueiros e grandes empresas, ganhavam o que queriam, além de no mínimo ser omisso a corrução, começada em seu primeiro governo, que se alastrou por todo o país, o que levou o país a essa crise, nunca vista antes em nossa história e sendo justamente os pobres, os mais prejudicados.. Defender os governos petistas, não é defender os pobres e trabalhadores..

  5. O meu amigo Nélio Jacob pinçou com precisão um ponto crucial na política de Lula, que se jacta de preocupar-se com o social, quando basta um pequeno detalhe para ruir os argumentos de quem o defende e protege, como no caso de Leonardo Boff.

    Jacob lembra muito bem que foram nos mandatos de Lula e Dilma que os banqueiros mais lucraram na sua história!

    Nunca antes os bancos brasileiros acusaram ganhar tanto dinheiro quanto nos dezesseis anos que o povo ficou submetido pela quadrilha petista às suas vontades e determinações, distribuindo aos pobres migalhas, restos, lixo!

    Os bilhões do Itaú, Bradesco e Santander quando publicavam seus balanços nos jornais eram vergonhosos pela fortuna que arrecadavam semestralmente!

    Quanto ao pobre, este recebia PARA NÃO TRABALHAR E ESTUDAR, perto de R$ 200,00 mensais, sem qualquer contrapartida exigida pelo Bolsa Família, o maior engodo dos petistas sobre projetos sociais, pois no lugar de devolver ao cidadão carente a sua dignidade e orgulho próprio, que seriam o trabalho e estudo, nada havia como contrapartida, principalmente e de forma criminosa, a ausência de um Planejamento familiar para que a Maria e o João parassem de ter filhos em escala industrial!

    Pelo contrário! Quanto mais filhos os “pais” irresponsáveis trouxessem para este mundo, mais “aumentavam” os seus ganhos, haja vista que para incultos e incautos quaisquer tostões a mais na esmola recebida viria muito bem, mesmo que a custo de uma vida condenada à miséria, o filho que nasceria deste casal idiotizado e imbecilizado!

    Hoje, o povo está na sua pior fase desde a Proclamação da República!
    Desemprego, inadimplência, recessão econômica, juros extorsivos, quadrilhas de ladrões travestidas em partidos políticos como o PT, corrupção e desonestidade como características do Congresso e Planalto.

    Os bancos?
    Cada vez melhores, cobrando juros impagáveis do cheque especial e cartões de crédito, e dominando a Folha de Pagamento dos Servidores Públicos através dos empréstimos consignados, aqueles onde o ladrão desgraçado do Paulo Bernardo, ministro do Planejamento do PT, marido da não menos corrupta e desonesta senadora petista Gleisi Hoffmann, ROUBAVA de cada necessitado que recorria a esse método para conseguir uma taxa de juros menor, R$ 1,00 para cada prestação paga!!!

    O ladrão desgraçado do “Paulinho”, indivíduo abjeto e venal, repassou à sua cônjuge, ladra também, uma fortuna para ser eleita senadora pelo PR, enganando os paranaenses como fizeram com milhões de brasileiros!

    Portanto, a política social do PT teve um alvo que não foi o pobre, conforme alegado criminosamente, mas os bancos, justamente os maiores patrocinadores dos petistas, que se somam às construtoras pertencentes a empresários ladrões, sonegadores, exatamente do mesmo nível dos banqueiros e dos petistas em termos de mau caratismo e más intenções!

    Boff e sua turma jamais comentaram esses benefícios da política econômica de Lula favorecendo a elite mais perniciosa que temos, os bancos, pois sem o apoio financeiro dessas poderosas organizações o PT não ficaria o governo um mês, quanto mais dezesseis malfadados anos!

    E esta é a chance de o PT não retornar ao poder, justamente quem o cedeu ao Lula desta vez renunciar como agente, em face do envolvimento do chefe da quadrilha em golpes contra o povo e país, estatais e fundos de pensão!!!

    E, bem ou mal, os bancos se ressentem desta recessão e inadimplência, e que o povo poderia até ser mais rígido e não pagar mais um centavo para os banqueiros de dívidas que possuem com as entidades financeiras, nenhum tostão!

    Se querem preservar o nome desses órgãos restritivos de crédito, essa máfia que controla quem compra e quem não pode, pois inexiste um SPC ou Serasa que indiquem o comerciante ou industrial que esteja com seus impostos em dia, depositem as quantias em Juízo, assim os bancos não podem lançar mãos desses valores porque acostados a processos revisionais de juros escorchantes e exorbitantes, extorsivos e ilegais!!!

    Um abraço, Jacob.
    Saúde e paz.

      • Isis,

        As injustiças jamais deixarão de acontecer tanto no Brasil quanto no resto do mundo!

        O ser humano é injusto porque egoísta, imperfeito, pensa mais em si, nos seus interesses e conveniências que no próximo, inclusive e inacreditavelmente que seus próprios familiares muitas vezes!

        No caso brasileiro, temos um país gigantesco com altos índices de analfabetismo absoluto e funcional, que somados à corrupção e desonestidade do Congresso e governantes, logicamente que essas injustiças sociais e econômicas se agravarão, aponto de estarmos neste caos atual e sem perspectivas de melhoras, salvo aquelas publicadas a pedido do governo em troca de publicidade que acenam com a economia dando sinais de recuperação, mentiras deslavadas, pois como acreditar nessa baboseira com estes índices de desempregados e inadimplentes, juros extorsivos e recessão econômica?!

        Enfim, o brasileiro se acostumou a ser injustiçado, menosprezado, abandonado, deixado à mercê dos acontecimentos.

        O próprio Lula e seu movimento ideológico criminoso, levado a efeito pela sua quadrilha de ladrões, condenou a maior parte do povo à miséria e, mesmo assim, o crápula ainda trem seus admiradores!

        Agora, a razão de mutos pobres seguirem Lula não é porque foram tirados da sua condição de pobreza, mas porque o bandido empurrou as classes C e D para baixo, aproximando essas categorias das mais inferiores pelo fato da insuportável carga tributária, que obriga o trabalhador a sacrificar quase meio ano do que recebe de salários para sustentar a corja de criminosos que comanda o País!

        Afora as injustiças protagonizadas pelo governo, ainda temos de conviver com as clamorosas diferenças de tratamento ocasionadas pela “Justiça”, quando prende um ladrão comum – no que está certa -, porém deixa solto os ladrões do povo e do Brasil – no que está flagrantemente errada!

        Assim, de injustiça em injustiça não creio que conseguiremos um dia ser um país desenvolvido e com oportunidades para a população progredir, pelo contrário, a situação se torna cada dia mais difícil e intrincada, a começar que o parlamento e governantes não possuem autoridade moral, credibilidade, confiança do povo e, justamente por saberem disso, os canalhas agem somente em benefício próprio, e jamais com a intenção de melhorar a vida do cidadão porque não lhes interessa!

        A verdade é dura, mas é esta, lamentavelmente.

        Um abraço.
        Saúde e paz.

    • Tudo bem Francisco?

      O mais revoltante em seu comentário é que nada está sendo feito para mudar esta situação. Li hoje que os bancos estão voltando a aumentar os lucros que só neste primeiro trimestre devem alcançar 15 bilhões e o povo cada vez pior, isso sem contar a violência crescente.

      • Borges,

        Sabemos que o lucro é fundamental para que as empresas cresçam e aumentem a oferta de empregos.

        No entanto, com os bancos se dá o contrário, quanto mais lucram, mais diminuem as vagas de trabalho, em face de automação de seus caixas eletrônicos e as facilidades que temos para pagar as contas pela Internet.

        Os bancos servem apenas para se retirar dinheiro das contas, negociar empréstimos, financiamentos e dívidas, e esses detalhes são feitos com gerentes.

        Olha as filas nos caixas da entidades financeiras e constataremos a queda na qualidade do serviço.

        E, na razão inversamente proporcional ao desemprego e inadimplência, os lucros bancários, justamente pelos juros extorsivos cobrados do povo, taxas, pacotes, tarifas … que são meios de explorar e extorquir o bolso do trabalhador, evidentemente com a permissão CRIMINOSA do BC ou do bestial Meirelles, o coveiro do Brasil (inventei agora esse aposto ao adorador de dinheiro)!

        Um abraço, Hipólito Borges.
        Saúde e paz.

  6. Fui metalurgico em Sao jose dos Campos onde trabalhei na General Motors e participei diretamente como ativista nao somente dos movimentos Diretas Já , como tambem para o crescimento do PT , minha participacao ativa nestes fatos se deram nao por ser sectario do Lula , pois mesmo na quela epoca este Sr. nao me inspirava simpatia , mas por acreditar na base e em outras liderancas do partido , pura ilusao , que arrependimento , nao me perdoo.

  7. Qual é a importância de Boff, afinal? É alguma espécie de formador de opinião? Quem não gosta de lula e/ou do pt vai se dar ao trabalho de saber a opinião dele? Acho até que mesmo os apoiadores do pt não ligam para o que ele diz, portanto é muito óoauêaíô sem nenhum motivo.

  8. Como disse quando dá publicação do artigo original que interpretar o texto de Boff como uma crítica a Lula ou PT era um pouco demais.

  9. Caro Francisco Bendl,
    A sua concordância, com que escrevi, aumenta mais a minha certeza de que estou certo.
    Os banqueiros desde a ditadura vem num processo para aumentar seus lucros. Os bancos abriam, se não me falha a memória as 8,00 horas e fechava as 17,30 horas, dava emprego a duas turmas,de funcionários. Durante a ditadura os banqueiros começaram a diminuir o horário de atendimento ao público, que culminou com horário das 10,00 horas.as 16,00 horas, com isso, passaram a dar emprego apenas a uma turma de funcionários, fazendo uma economia de 50% na folha de pagamento, aumentando seu lucro com o desemprego de 50% dos seus funcionários.
    Há conversas de que vão acabar com os caixas atendentes, ficando a penas os funcionários da cúpula, o cliente terá apenas o caixa eletrônico.
    No meu tempo os bancos tinham gerentes, que decidiam. Algumas vezes, numa semana mais apertada (peão de obra geralmente recebe.por semana), eu ia ao banco BANERJ, com um cheque de uma empresa ou de particular, falava com o gerente e ele me autorizava a sacar 50% do valor do cheque, sem saber se tinha fundos.
    Hoje, o gerente é o computador, quem vai decidir.
    Banco, deveria ser de utilidade pública, para atender o mercado e a população, , e não para ter lucro, bastava um fundo de reserva forte.
    Um forte abraço, saúde e paz.

  10. ALVO PREFERIDO DA MÍDIA – A separação que tenho feito encontra amparo aí: As cúpulas que controlam o PT (apegadas ao poder) devem ser analisadas à parte da legenda petista em sentido mais amplo (base social). Outro detalhe que chamo atenção, quando Rui Pimenta fala de um encontro da Frente Brasil Popular (movimento que vem desde os anos 1980 se contrapondo ao PDT de Leonel Brizola), num debate sobre o que fazer, se chega à questão das Diretas Já e ele recorda que Lula mesmo ameaçado de prisão foi bem recebido na posse da ministra Cármen Lúcia na Presidência do STF. Assim não vai mesmo, aquele era momento de centrar todas as forças sobre o Supremo exigindo a anulação do ‘golpeachment’ ainda pendente de julgamento. Eu sinto que boa parte da esquerda não faça autocrítica das décadas perdidas, entre 1982 e 2002, em que abriu mão do enfrentamento para escalar o poder desembocando na edição de governos neoliberais e adoção de políticas compensatórias, consentidas pelo sistema financeiro para no fundo amenizar problemas que de alguma forma ajudou a aprofundar travando avanços em 20 anos de fala mansa com a direita, que ganhou corpo e avançou pra fazer o que está fazendo. http://www.youtube.com/watch?v=ipkPVroSO18&feature=share

  11. O PT é um partido que se afundou na corrupção, além de ser autoritário, quiça totalitário, porque apoia incondicionalmente o regime cubano e tem ligações com todos os inimigos dos Estados Unidos, muitos governadores por ditadores. É um partido que gosta de dinheiro, mas é profundamente anti-capitalista. Faz críticas profundas e avassaladoras à classe média, que foi decisiva para a primeira eleição de Lula em 2002. A política econômica é expansionista e apenas quer endividar ainda mais as famílias e as empresas. O endividamento excessivo e os juros estratosféricos é a origem da crise recessiva em que vivemos e vai durar muitos anos. Lula disse hoje no site brasil247.com que vai controlar a mídia, o que é o mesmo que censurar, como já tentou quando o PT estava no poder. Um novo governo do PT não terá mais complacência com os seus opositores, basta ver o que acontece na Venezuela de hoje. As eleições de 2018 serão muito mais radicalizadas do que foram as de 2014.

  12. Acho que o pessoal de esquerda não entendeu até agora é que pra roubar qualquer um podia, menos a esquerda que foi lançada ao poder para moralizar o puteiro e melhorar o pais como um todo, igualando os brasileiros pela media e não por baixo, e prender os corruptos que saqueavam nosso futuro, ao invés de assumir o comando do saque.
    A ESQUERDA SE EMBEBEDOU DO PODER E SE TRAIU JUNTO COM A PTZADA E PIOR FOI ALEM DE CORRUPTA FOI INCOMPETENTE E SOBERBA ACHANDO QUE PRA QUEM É MIGALHAS BASTAM.

    NÃO ADIANTA FINGIR DE SANTO AGORA E DIZER QUE NÃO VIU O QUE ACONTECIA ERA NÍTIDO QUALQUER UM COM BOM SENSO ENXERGAVA, VAIDADE INCOMPETÊNCIA SOBERBA E GANANCIA ENTRE OUTROS PECADOS TERÃO DE SER EXPURGADOS EM PRAÇA PUBLICA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *