/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/A/7/xwu3xaT1Ka0m1DQXquoQ/000-1ji7n0.jpg)
Sem argumentos, Bolsonaro tenta convencer de que é o “menos pior”
Mateus Rodrigues e Roniara Castilhos
G1 / TV Globo
O presidente Jair Bolsonaro chamou de “esquerdalha” nesta quinta-feira, dia 8, durante transmissão em rede social, o governo do presidente da Argentina, Alberto Fernández. Após criticar a gestão do país vizinho, disse que isso é o que o povo argentino “merece”.
Bolsonaro se referiu à Argentina para rebater críticas que vem sofrendo dos próprios apoiadores, nas redes sociais, por decisões recentes do governo. Segundo ele, o mesmo aconteceu com o ex-presidente da Argentina Mauricio Macri, de tendência liberal, que não se reelegeu em 2019.
DISCURSO SEMELHANTE – “O Macri se elegeu na Argentina há cinco anos, discurso parecido com o meu. Um dos primeiros países que conseguiram se ver livres da turminha do Foro de São Paulo. Era a turminha da Cristina Kirchner, da Dilma. [Macri] Não conseguiu fazer tudo que queria, tinha problemas. Que que o pessoal fez com o Macri? Porrada nele o dia todo, inclusive chamando de abortista”, disse Bolsonaro.
“O que aconteceu? Voltou a ‘esquerdalha’ da Cristina Kirchner. Tome conhecimento o que está acontecendo na Argentina. E detalhe: vi na imprensa hoje que o presidente vai legalizar o aborto na Argentina. Tá aí, povo argentino, lamento, é o que vocês merecem”, prosseguiu. Cristina Kirchner, citada por Bolsonaro, foi primeira-dama da Argentina entre 2003 e 2007, presidente entre 2007 e 2015 e é atual vice-presidente do país.
FALSAS INFORMAÇÕES – Além de desferir ataques ao governo da Argentina, Bolsonaro divulgou informações falsas sobre a gestão de Fernández. O presidente não anunciou nenhuma medida ligada ao aborto nas últimas semanas. A proposta de legalizar e regulamentar a interrupção da gravidez, de fato, consta entre as promessas de campanha de Fernández. Em março, o presidente da Argentina chegou a anunciar que enviaria um projeto sobre o tema ao Congresso.
Dias depois, com o início da pandemia do novo coronavírus, o assunto ficou paralisado. No fim de setembro, grupos de defesa dos direitos das mulheres protestaram em Buenos Aires para cobrar o envio do projeto de lei. No último dia 30, segundo divulgou o jornal “Clarín”, a ministra de Mulheres, Gênero e Diversidade da Argentina, Elizabeth Gómez Alcorta, afirmou em entrevista que “não está descartado” o envio do projeto ainda em 2020.
DECISÃO FINAL – O projeto de lei, segundo ela, está pronto desde a declaração presidencial em março, e a decisão final caberá ao parlamento argentino – que, assim como o brasileiro, teve a rotina alterada pela Covid-19. Em 2018, ainda no governo Macri, uma proposta de legalização foi aprovada pela Câmara da Argentina, mas rejeitada no Senado.
“A penalização do aborto fracassou como política. Mulheres morrem por abortos clandestinos, e outras ficam com graves sequelas de saúde”, disse Fernández em declaração no fim de setembro, também divulgada pelo “Clárin”. Na Argentina, cerca de 400 mil abortos clandestinos são realizados todos os anos, de acordo com organizações de direitos das mulheres.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A estratégia de Bolsonaro, esvaziada pelo bom debate ou por sólidos argumentos, se pauta na sucessiva criação de factoides e a política do “menos pior”. O presidente tupiniquim não mostra que pode eventualmente ser bom, mas ratifica a cada discurso que, no máximo, seria menos pior tendo em vista supostos cenários inexistentes ou comparativos com outras gestões, cujas variantes não eram as mesmas das atuais. Sem maquiagem, Bolsonaro é, afinal, mais do mesmo. (Marcelo Copelli)
Novas evidências implicam ataque da CIA em 1971 a Cuba com o vírus da peste suína africana
https://twitter.com/wikileaks/status/1313474408900681734
Já fiz várias postagem aqui acerca disso!
Depois os vira-latas norte-americanos vem aqui querer nos convencer que o Titio Sam é “tão bonzinho”!
Bolsonaro virou Tchutchuca. Bolsotrouxas piram! 🙂
Presidente abobalhado…
Infantil…
Incompetente…
Louco…
Inconsequente e muito burro !
Credo !
Como um merda deste ocupa um cargo desta envergadura?
Pobre País lindo…
O Presidente BOLSONARO (66) se fez, e cresceu, na Política Interna brigando contra segundo chama: a “Esquerdalha, principalmente PT, e defendendo os bons Governos NACIONALISTAS/CONSERVADORES da Rev. Civil-Militar 64, quando ninguém tinha coragem de fazê-lo”.
Agora que chegou a Presidência da República contra tudo e contra todos, deve entender que no Plano Internacional não pode seguir a mesma estratégia.
Se continuar a nível Internacional “bater nos Líderes do que chama Esquerdalha”, como o Presidente ALBERTO FERNANDES (61) da Argentina, não somente não ganha nada, como os Interesses do Brasil, especialmente na Área Comercial, tendem a ser prejudicados.
A Política Internacional é completamente diferente da Política Nacional.
Países não tem AMIGOS, tem INTERESSES.
Bem real a sua colocação Flávio.
Se pelo menos este idiota ouvisse as pessoas certas…
Mas não ouve ninguém e nem sabe nada de nada…
Como disse o Millôr : “Os governantes que se cercam de assessores mais inteligente que ele, é mais inteligente que eles”
Mas como um presidente abobalhado deste iria conseguir ler Millôr Fernandes?
Acho que deve apenas saber colorir algumas paisagens…
E nós, povo, sofrendo com tanta imbecilidade neste país de incompetentes.
Se é que Bolsonaro foi “capetão”, tem obrigação de saber melhor do que eu e muitos outros brasileiros: Argentina perdeu a guerra das Malvinas para os ingleses, graças à mãozinha da OTAN e à traição do Chile.
https://www.google.com/amp/s/www.infobae.com/opinion/2020/05/05/malvinas-como-funciono-el-pacto-entre-chile-y-el-reino-unido-durante-la-guerra/%3foutputType=amp-type
O papelão do Chile foi mais grave: ditaduras militares de “dos naciones hermanas”, signatárias do TIAR-Tratado Interamericano de Ajuda Recíproca. Em um dos Artigos deste Acordo, está previsto que: Qualquer agressão externa a um dos paises-membros será prontamente rechaçada pelos demais!
Nosso presidente deve lembrar que brasileiro tem fama de “amarelão”, no mundo inteiro, e que argentino tem garra e amor a farda. Hoje a nação portenha está com o seu arsenal sucateado; seus caças Super Etendard e mísseis Exocet, ambos de fabricação francesa, já não produzem o mesmo terror que levaram aos britânicos. Mas argentino é sempre mais argentino!
TIAR: Tratado Interamericano de Assistência Recíproca!
Bolsonaro despreza a política exterior de seus antecessores de maneira incompatível com o cargo que ocupa:
à base de declarações mal educadas, agressivas, cujo cunho ideológico fede à distância!
Se o povo argentino merece o governo que tem, o brasileiro não merecia esse presidente idiota e imbecil, arrogante e prepotente, incompetente e corrupto, que foi eleito desgraçadamente!
Bolsonaro se mostra fora de suas faculdades mentais, um descontrolado, que tem incontinência verbal grave.
Lá pelas tantas, os generais que o acompanham e ainda o defendem, se rebaixaram ao posto de capitão, pois estão no mesmo nível intelectual do subordinado, se estivessem na caserna.
Se havia dois oficiais generais de Exército fracos, sem personalidade, sem cultura, sem conhecimentos a respeito de relações diplomáticas, Bolsonaro os catou a dedo furado, que tem sido as suas escolhas para composição do seu staff!
Quem diria que um ex-militar iria destruir o conceito que os militares tinham com o povo de honestidade, competência e seriedade.
Bolsonaro conseguiu colocar os poderes e instituições no mesmo balaio de gatos, e acha que faz uma boa administração porque um insano!
Bolsonaro parece um presidente tupiniquim em uma Republiqueta Tabajara.
Marcelo você acha possível Fernandinho Beira Mar ter alguma boa atitude.
Dizer que o cara é um imbecil é chover no molhado. Dizer que o cara perdeu tempo chutando cachorro morto também é, mas vou ser repetitivo, o cara é somente uma besta, adora arrumar bronca e quantos mais melhor.
Argentinos que se danem.
Queriam almoço grátis, vão comer o pão que o diabo amassou.
Pô, Henrique, mas o teu comentário é uma preciosidade como empatia ao povo argentino, meus vizinhos aqui, no RS!
Pergunto:
eles se danando vão nos ajudar em quê?
eles falindo vão contribuir para o nosso desenvolvimento em quê?
eles sofrendo o Mercosul vai melhorar?
Lembro que a Argentina compra muitos produtos brasileiros, e vamos compensar a falência de “los hermanos” com quem?
Conheces pessoalmente algum argentino?
Tenho amigos em Buenos Aires e em Santo Tomé, província de Corrientes!
Che, pessoas educadas, cultas, com outro tipo de educação, modos e costumes muito diferentes dos nossos.
Uma pena que, ASSIM COMO OS BRASILEIROS, se deixaram iludir pela política, então a rica e belíssima Argentina se encontra na sua maior crise da sua história!
Para quem conhece a Argentina, e viajei prá lá algumas vezes, inclusive à Patagônia, onde estive na cidade que tem como cartaz, “aqui é o fim do mundo”, Ishuaia, a viagem é inesquecível pela natureza exuberante dos campos, montanhas cobertas de neve, as retas sem fim, os lagos, rios, um espetáculo incomparável!
A título de informação – claro, isso no meu modo de entender a geopolítica atual -, o Brasil é cobiçado pelo solo e água na Amazônia, madeira, e riquezas na fauna e flora.
A Argentina está de fora dos comentários estrangeiros porque é reservada como último baluarte para se viver sem poluição no planeta!
O Cone Sul é a parte mais importante da Terra nesse momento, a menina dos olhos das grandes potências, a cereja do bolo, o gás da Coca-Cola.
Russos, americanos e chineses se controlam recíproca e mutuamente para que um deles não ouse nos invadir.
Por que Trump se manteve quieto com relação à Venezuela, não a invadindo como queria?
Russos e chineses disseram não mesmo!
Esses dois países aceitaram a ocupação americana em bases militares na Colômbia em razão do tráfico, mal que prejudica as demais nações do Globo.
Agora, com o intuito de controlar, jamais irão aceitar que um deles tenha esse domínio sem dividi-lo com a China, Rússia e Estados Unidos.
Que declaração antipática, Henrique, e sou honesto contigo.
Tu não tens ideia do que é perder tudo que tinhas, e ser pobre ou miserável de uma hora para outra!
Ver teus filhos pedindo esmolas, e seus pais implorando por um pedaço de pão!
Aliás, o Brasil não está muito diferente da Argentina, não!