Bolsonaro avisou claramente que não cumprirá ordem do Supremo nem do TSE

Bolsonaro assina 7 medidas de desburocratização para celebrar 300 ...

Bolsonaro afirma que usará as Forças Armadas se for condenado

Carlos Newton

As cartas estão na mesa. O presidente Jair Bolsonaro teve de abrir o jogo, em nota conjunta do  com o vice Hamilton Mourão e o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, que foram convocados a participar da resposta do Planalto à decisão do ministro Luiz Fux sobre o papel da Forças Armadas, em ação que contesta a legalidade de golpe militar baseado no suposto “poder moderador” das Forças Armadas.

No documento, o presidente, o vice e o ministro afirmam que as Forças Armadas “não cumprem ordens absurdas, como p. ex. a tomada de Poder”, mas ressalvam que “também não aceitam tentativas de tomada de Poder por outro Poder da República, ao arrepio das Leis, ou por conta de julgamentos políticos”.

TRADUÇÃO SIMULTÂNEA – A nota dos três militares da reserva nem precisa de tradução simultânea, porque é bastante explícita. Trata-se de uma ameaça direta ao Supremo e ao Tribunal Superior Eleitoral, ao se referir explicitamente a “tentativas de tomada de Poder por outro Poder da República”, que podem se concretizar de duas maneiras: “ao arrepio das Leis, ou por conta de julgamentos políticos”.

A nota é uma desesperada tentativa de “falar em nome das Forças Armadas”, sem ter procuração para tal, e tenta fazer crer que a autoridade do presidente da República sobre as Forças Armadas é absoluta e incontestável, a ponto de o chefe do governo ter direito de não aceitar uma decisão do Supremo ou do TSE, caso conclua que se trate de “um julgamento político”.

É isso que estão escrito na nota do capitão, que chamou os dois generais a assinarem. Não se pode acreditar que Mourão e Azevedo estejam apoiando essa demonstração ditatorial do atual governante. Certamente aceitaram assinar a nota devido à possibilidade de cassação da chapa pelo TSE, o que agravaria muito a crise.

INSULTO AO JUDICIÁRIO – A nota tripartite é um insulto ao Supremo e ao TSE, ao aventar a hipótese de que os tribunais possam vir a fazer “julgamentos políticos” que condenem Bolsonaro ou que não estejam fundamentos na forma da lei.

Nesta hipótese, a nota prevê claramente que, caso o presidente Jair Bolsonaro seja condenado, mesmo na forma da lei, teria ele o direito de declarar que seu julgamento foi político, convocar as Forças Armadas, das quais é comandante-em-chefe, e determinar que intervenham no Poder Judiciário, a pretexto de manter a ordem, que no caso é ele próprio, o presidente, que a está perturbando de forma ditatorial.

Vamos agora esperar o segundo capítulo da série House of Cards à brasileira. O Supremo vai se curvar ao aprendiz de ditador? Só o futuro nos dirá.

###
P.S. – Está chegando a hora da verdade. O próprio presidente está dando motivos abundantes para seu impeachment, que a cada dia se torna mais necessário, para que o governo não fique travado e tente solucionar os graves problemas nacionais. (C.N.)

53 thoughts on “Bolsonaro avisou claramente que não cumprirá ordem do Supremo nem do TSE

    • Pelo princípio da ISONOMIA, essa prerrogativa de Desobediência Civil deve ser estendido a todos os compatrícios, inclusive, aos brasileiríssimos ladrões de galinha!
      Eu também quero!

  1. Meus caros amigos da Tribuna da Internet,

    Muito obrigado pela “torcida” em meu favor, pelo fato de eu ter ficado hospitalizado cinco dias, três deles na UTI.
    Dei alta essa manhã, e “voei” para casa, onde abri o micro para me informar sobre as postagens da Tribuna da Internet, e me comunicar com vocês.

    Se alguma vez deixei dúvida quanto à minha afinidade com o blog, ao seu Editor, Carlos Newton, seus extraordinários articulistas, mas, principalmente, aos meus amigos neste espaço, quero afirmar que os votos que recebi de plena recuperação justificam eu continuar afirmando que a TI me deu mais um sentido à vida dez anos atrás!

    O blog me possibilitou ser amigo de várias pessoas, mesmo que eu não as conheça pessoalmente, então uma amizade sincera, desinteressada, com base unicamente na forma como pensamos e entendemos o nosso país e mundo atualmente.

    Não bastam, entretanto, palavras de agradecimento, pois preciso demonstrar a vocês os porquês de tê-los nessa condição, de minhas amizades. E, a meu ver, existe apenas um jeito:
    Sendo o que sou;
    Escrevendo as minhas verdades, que posso mudá-las quando me corrigem eventualmente;
    Postando meus pensamentos;
    Registrando as minhas impressões;
    E, permanentemente, afirmar como me sinto bem na companhia de todos!

    Nos dois artigos de minha autoria, que o Newton publicou, enquanto eu estava ausente, agradeço os elogios às minhas ideias, e desejos que eu me saísse bem do hospital, que me emocionaram profundamente.
    Resumo da ópera:
    A minha situação é delicada, pois tenho de entender que o meu “prazo de validade” se esgotou.

    Houve até um consenso, em nome da qualidade de vida, que eu voltasse para casa.

    Portanto, meus caros amigos, colegas desse blog, parceiros de jornadas diárias, ainda fico um pouco mais.
    Não tenho a menor ideia até quando. Sei que não será por muito tempo.
    Os médicos me pediram que eu pegasse “leve” nos meus comentários, e deixasse de lado as provocações (os médicos sempre nos pedem o impossível).

    Enfim, de volta ao “trabalho”!

    Se o coração, rins e o câncer, dominarão o que resta da minha vida, retornar à TI me deixou alegre, animado, por eu saber que posso ter desavenças políticas com um ou outro comentarista mas, a maneira como a maioria se dirigiu a mim pedindo que eu voltasse melhor, ratifica o que sempre eu disse da TI:
    Trata-se de um blog incomparável!

    O meu reconhecimento e reverência aos votos de – “arriba, Chicão”! – mas, em especial, e que resume os demais e do quanto me deixaram pensando e me sentindo bem pela estima que me tratam, foi escrito pelo Luiz Felipe, um anônimo:
    – “ … sem rabo preso com direita, esquerda e centro, mas comprometido isto sim com a descoberta da verdade, como Ela realmente é. Te cuida Chicão, e volte logo para o convívio diário dos amigos que te estimam. Sucesso nas suas cirurgias. Deus contigo, irmão.”

    Complemento:
    Que Deus esteja sempre conosco, junto às nossas famílias, e protegendo a quem amamos!

    Um forte abraço, fraterno, caloroso, do Chicão Bendl, que os têm, gurizada, em profunda amizade, respeito e admiração.

    Newton, obrigado.
    Copelli, grato.

    OB: Quero deixar minhas profundas condolências pelo falecimento ontem, em Brasília, daquele que foi o meu primeiro comandante na extinta 6ª Cia de Pol do Ex, à época, 52 anos atrás, capitão PIERO LUDOVICO GOBBATO, que nos deixou ontem no posto de General de Divisão (um dos maiores enigmas do Exército foi o fato não tê-lo promovido a General de Exército. Certamente pela sua impetuosidade e firmeza de suas posições foram esses obstáculos).

    Uma das pessoas mais distintas, corretas, justas, de caráter ilibado, que tive a honra de conviver por um ano, colaborando decisivamente para elaborar o trajeto de muitas vidas no futuro, ainda mais depois que dessem baixa do Exército, que foi o meu caso.
    Médici, quando convocado para ser o presidente do Brasil após a morte de Costa e Silva, levou consigo para a capital o “Gobbatão”, um italiano de 1,90m e seu colega Ivo Pachally, capitão e comandante da Cia de Guardas, em Porto Alegre, como seus assessores especiais.
    No ano de 2.000, tive de viajar à minha Brasília depois de 33 anos de ausência, e me encontrei com o general Gobbato, então um dos diretores do hospital Sara Hubitschek, e nos divertimos muito nos lembrando de um tempo importante na História do Brasil, onde fomos seus protagonistas!
    Minha solidariedade à família enlutada, e minha consternação.

    • É muuito difícil derrubar não um homem do seu peso (o que um lutador de sumô faz), mas da sua estatura ética e moral!

      Chico, continue lutando a boa guerra (é, estamos nela) por esta terra brasilis. Acredite, fazes a diferença.

      Segura a onda gauchão!

      • Ricardo Miguel, meu caro,

        Fico me imaginando com aquele fio dental dos lutadores de sumô, e o sucesso que eu não faria na praia, hehehehehehehehehehe.

        Certamente poderás contar comigo por mais um tempo nesse combate por um país melhor.
        Pouco tempo, mas um tempo, ora bolas!

        Obrigado pelo comentário de boas-vindas.
        Senti falta da TI e dos meus amigos, até mesmo do teclado, onde lhe taco dos dedos com vontade!

        Abração, meu amigo.
        Te cuida.
        Saúde e paz.

    • Que bom Bendl! Vc voltou! Fez falta! Mas entendi o motivo….
      Se vale a intromissão…todos nós temos o nosso tempo de ir embora da terra e o seu ainda nao terminou…então…vida que segue ….
      Menos fight….rsss….para termos vc conosco por mais tempo….vai dar tudo certo!
      Abraços
      Suely

      • Minha querida Suely,

        Muito obrigado pelas boas-vindas!

        Posso te assegurar que a TI e vocês, em consequência, me fizerem muito mais falta que o contrário!

        E comentei muito sobre o blog no hospital.
        Uma pena eu não ter um Laptop, mas um micro comum, onde eu mostraria o melhor blog que existe no país!
        Como também era proibido o uso do celular … tive de explicar muito bem a importância deste espaço.

        Grato pela tua acolhida, Suely.
        Manifestações como esta tua, espontânea, é que me impulsionam a continuar, apesar de eu ter sido orientado enfaticamente a permanecer o mais quieto possível, e sem maiores emoções.

        Não dá!

        O meu mundo não é assim tão frio e calculista ou sem sentimentos e sensações, que nos permeiam a vida.

        A TI, conviver com amigos, discutir com alguns comentaristas, passar horas em frente ao micro, porém deixando as minhas impressões e opiniões, conclusões e posições, tornaram-se parte do meu dia, do meu cotidiano, te confesso.

        Aliás, minha cara, repito o que escrevi tempos atrás:
        O blog me deixou viciado em frequentá-lo!

        No hospital, seis dias afastado do teclado, tive uma espécie de síndrome de abstinência, guardadas as devidas proporções dos males de alguém dependente químico, claro.

        Abração, menina.
        Te cuida, por favor!
        Saúde e paz.

      • Meu caro amigo, Newton,

        A minha ausência da TI me faz muito mal, sinto falta de suas postagens, debates, de escrever ou me esforçar para tanto, logo, se tem alguém prejudicado sou eu!

        Obrigado pela recepção.

        Não sei ainda por quanto tempo continuarei registrando o que penso, mas vou adiante até onde der, te garanto.

        Um grande abraço, caríssimo.
        Te cuida, meu!
        Saúde e paz.
        Conta sempre comigo, em qualquer dia e hora.

      • Leão da Montanha,

        Ainda bem que somos amigos.
        Reconheço que és o Rei da Selva, e assim vamos compartilhando espaços, ainda mais como esse, incomparável, que é a TI.

        Abração.
        Te cuida, fera!
        Saúde e paz.

  2. O comentarista Fernando Luiz de Albuquerque Lima, com propriedade e clareza registrou:

    “Não será a interpretação de um juiz da pocilga, stf, que permitirá a cassação da chapa eleita.
    Está aí uma situação que quero ver se estes crápulas daquela pocilga terão coragem de firmar jurisprudência.”

    É exatamente isso que estou esperando, a demonstração de coragem daqueles ministros nomeados por notórios políticos marcados pela mídia e pelos cidadãos como corruptos.

  3. Prezado Albuquerque Lima,

    Obrigado pelas boas-vindas.
    Conheceste o gen Gobbato ou o senhor teu pai?

    Um militar da mais alta estirpe, que tive a honra de conviver por um ano, na condição de comandante da extinta 6ª Cia de Pol do Ex!

    Eu não poderias deixar de lhe prestar as minhas homenagens, mesmo mais há meio século que servimos juntos a Pátria.

    Abração.
    Te cuida!
    Saúde, muita saúde, e paz.

  4. O biroliro não tem competência nem pra ser um lixeiro, imagina almejar ser um ditador.
    Mas, será possível?
    Pô! Tamo mal das pernas mesmo!
    Só arranjamos esse mequetrefe meia boca. rsrs
    Uma verdadeira gambiarra!
    Vai ser o ditador de la república de los cocos. kkk
    Afff!!!
    Temos que nos render mesmo e dar a mão à palmatória.
    Definitivamente somos um país de incompetentes. Não fazemos nada direito. rsrs
    Me desculpem os robôs raiz, mas daqui pra frente, só levando na sacanagem mesmo.
    Simples assim.
    Atenciosamente.

  5. Meu amigo e conterrâneo, Souza,

    Che, obrigado pela recepção.
    Acredito que eu esteja perto de conhecer o Patrão do Universo, e espiar como será o seu CTG!

    Caso tiver vanerão vou sair dançando como potro xucro, ou seja, ninguém vai me segurar.
    Agora, se eu tiver de descer, olha meu, tô indo de bolhadeiras e rebenque para enfrentar o danado.

    Abração.
    Te cuida, meu!
    Saúde e paz.

  6. Renato, meu jovem,

    Obrigado.

    Retornar à TI, mesmo descumprindo ordens, me faz muito bem e traz melhoras à minha saúde.

    Abração, parceiro.
    Te cuida!
    Saúde e paz.

  7. Caro Bendl, é com grande satisfação que podemos comemorar sua volta
    Aqui está tudo como dantes: confuso, mas a sorte nossa´é que Deus é brasileiro.
    Se bem que pra segurar essa bagaça, só colocando Deus no gol.
    Um abraço e muita saúde pra todos os teus.

    • Meu caro Jared,

      A minha satisfação é imensa porque estou de volta “à minha casa” política!

      Brigamos, nos desentendemos, discutimos, batemos boca, volta e meia nos agredimos, nos atacamos, nos insultamos, mas é onde colocamos para fora as nossas impressões e interpretações do que nos envolve diariamente, e que afetam a nossas vidas.

      Muito obrigado pela tua acolhida, meu amigo.

      Abração.
      Te cuida, meu!
      Saúde e paz.

  8. Carlos Newton, estou ficando com um certo receio do que pode acontecer com o nosso Brasil.
    Já nao basta enfrentarmos esta pandemia, que nos atinge fisica e emocionalmente, ainda vem “Este”, que brinca de ser Presidente….preocupado com suas mazelas pessoais…nao entendeu o papel dele no comando da Nação.
    Será mesmo que corremos o risco de um golpe…em pleno 2020?
    Será possivel? Ou estou conjecturando demais…viajando, fantasiando….
    Confesso que estou cansada de todos os dias me deparar com os shows do Presidente…atitudes que fico com vergonha , e me pergunto será que nao vai acabar nunca esta postura egoísta e infantil…. está ficando enfadonho até.
    Percebo que além dos filhos, e a reeleição a preocupaçao dele é só a Economia, nada de saúde e educação…cada dia um Conflito novo…e nenhuma soluçao…projetos futuros…
    Estou muito desanimada.
    Mas deve ser efeito da pandemia…
    Abraços
    Suely

    • Não, esse rapaz não se preocupa com a economia, sue ele terceirizou totalmente para o Paulo Guedes.
      Pois sabe sue o preço de sua lanutenção no poder é a venda do Brasil.
      E nisso também ele não quer assumir a responsabilidade .

  9. Amigo Chicão, como o Carlos Newton disse: você faz muita falta aqui na TI.

    Tenho certeza de que você vai viver muito ainda.

    Tenha sempre Deus no comando.

    Abração

    • César – Fortaleza, meu irmão nordestino,

      Grato pela acolhida, cearense, cabra dos bons!

      Se vou viver muito ainda não sei, confesso.
      Mas não quero ir embora sem concordar com a minha partida, né?

      Se eu ficar diariamente escrevendo neste blog incomparável, quem sabe não engano quem deve me chamar?
      O cara deve pensar que estou deitado, me queixando do fim da vida, lamuriando o que não fiz, remoendo as lembranças mas, no entanto, encontro-me na TI, dê-lhe que te dê-lhe, como se diz no RS, postando o que acho que devo.

      Abração, mano nordestino.
      Lamento pela perda de vidas humanas no teu Estado, digo, no NOSSO Estado, causadas pela pandemia.

      Te cuida, meu!
      Saúde e paz.

  10. Saudades da Presidenta Dilma (hein?)

    – Ouvia e discutia sem dar as costas à Imprensa (na grande parte das vezes)
    – Deixou claro não ter apego ao cargo e ao Poder quando deixou o Planalto

  11. Vidal, meu amigo e conterrâneo,

    Grato pela acolhida.
    Nós, do Sul, gostamos de ditados em castelhano.
    Esse é um deles porque a vida é mesmo ampla. Curta, mas pode se expandir pelos lados, e aumentar o seu raio de ação, mesmo que a luz não atinja muito longe o seu facho.

    Não deixa de ter o seu cunho filosófico, então a sua utilidade e bem lembrado da tua parte.

    Um forte abraço.
    Te cuida, meu!
    Saúde e paz.

  12. Hoje é um Dia Feliz, porque nosso ilustre Colega Sr. FRANCISCO BENDL, Escritor veterano, ( + de 10 Anos) de Tribuna da Internet onLine, passou por grave cirurgia em Porto Alegre-RS, 3 dias de UTI, tempo de recuperação no Hospital, e hoje volta para Casa e novamente está escrevendo no nosso Jornal Virtual.

    Abração.

  13. Mestre Bortolotto,

    Mestre Bortolotto, meu caro amigo, meu guru, obrigado pela acolhida.

    Não tens ideia da falta que senti desse espaço, desse blog incomparável, e onde conheci pessoas do teu nível, do teu gabarito, do teu quilate, e exemplo de pessoa digna, honrada, que tanto respeitamos e admiramos.

    Grato pela recepção.
    Participar da TI e ser tão bem recebido após curta ausência, o meu coração diz que é melhor que qualquer cirurgia, que me sinto ótimo, que estou à vontade porque rodeado de amigos verdadeiros, legítimos, pessoas valorosas!

    Mestre, minha reverência à tua pessoa, ao que significas para este blog, ao que és como ser humano.
    Certamente, no dia que São Pedro me receber, e informar do meu destino eterno, se eu avisá-lo:
    – Pedrão, ô Pedrão péra aí. Fui amigo do mestre Bortolotto, vê lá!
    O Guardião das Chaves do bem e do mal levará em conta essa nossa amizade!

    Um forte e fraterno abraço.
    Te cuida, por favor, mestre.
    Saúde e paz, extensivo aos teus amados!

  14. Prezado Carlos Newton

    Parece que voce está no
    mundo da lua, em outro paneta ou noutro pais.

    Será que não vê (ou não quer ver?) que os últimos julgamentos e as atitudes dos STF e decisões monocráticas de seus juízes tem sido políticas?????

  15. Caro Bendl;
    A minha avó, velhinha mas lúcida, recebia visitas de amigos e parentes, especialmente nos Natais.
    Ela agradecia assim;
    ” Muito obrigado pela visita meus queridos, este será o meu último Natal”.
    Os parentes e amigos iam morrendo, e ela continuava firme com este mesmo agradecimento até quase os seus cem anos de idade.
    Quem bom que você está de volta!!

    • Meu amigo Victor Marins,

      A senhora tua avó estava com razão!
      Aliás, os avós são os depósitos de lembranças das famílias;
      exemplos de carinho e afeto pelos netos;
      modelos de amor de seres humanos pelos que criaram e trouxeram para este mundo;
      casos permanentes de bondade, dedicação;
      esteios de jovens e de adultos que necessitam de conselhos, um largo abraço, e sorriso encantador.

      Comento dessa maneira porque eu e a minha mulher somos avós, Victor, de cinco netos, dois guris e três meninas.
      O estágio que os netos possibilitam aos avós é de aproximação com o Criador, de saberem um pouco sobre os segredos do mundo, e terem o dom de levar a paz, a alegria, a permissão, o colo quente da vovó, e o abraço poderoso do vovô.
      E de somente existir uma palavra no vocabulário dos avós:
      SIM!

      Sábia vovó!
      Certamente está orientando as pessoas onde ela se encontra.

      No mínimo, meu caro amigo, fazendo uma de suas receitas mágicas de refeições ou bolos ou tortas ou doces.
      Ah, essas avós, seres angelicais!

      Abração.
      Muito obrigado pela calorosa recepção.
      Te cuida, meu!
      Saúde e paz.

  16. A julgar pela atitudes sérias e firmes do Fux, melhor não ficar bancando o machão com ele. É querer brincar com o fogo e com um faixa-preta-quinto grau de karatê! Pelo que sei, o Bolsonaro só usa a língua presa para ofender os adversários.

  17. Prezado …Chicão dos pampas… estamos juntos aqui na tribuna desde de 2008(09)…lá se vai muitos anos … fico feliz por sua recuperação e retorno nos escritos expondo suas idéias e réplicas …Espero que o amigo viva o tempo que o ALTISSIMO lhe der em saúde e paz …Sei que esse momento é seu e único..que é a sua saúde …meu prezado.. Que YAH lhe conceda o que ele achar que seja o melhor para vc ..meu nobre …amigo do vento minuano… (já estamos no inverno não é mesmo …? )..

    YAH SEJA LOUVADO SEMPRE …

    • Meu caro Jesus,

      Muito obrigado pela acolhida.

      Temos tido um que outro quiprocó político na TI, mas sabes perfeitamente bem que se refere às nossas posições nesse sentido, que jamais irão solapar esse bom convívio que temos no blog.

      De fato, encontro-me nas mãos de Deus. Aliás, Jesus, desde que o Criador me designou para este mundo, certamente uma das tantas moradas que Ele afirmou que haveria no Universo, a minha vida sempre esteve sob o seu domínio.

      E, serei sincero contigo:
      nada a reclamar de minha parte, pelo contrário, muito agradeço a vida que fui contemplado!

      Quanto ao inverno, na minha cidade, agora, faz 8 graus Celsius. Frio para a nossa amada Bahia e demais Estados que não pertencem à Região Sul, mas muito agradável para os gaúchos, que possuem vestimentas adequadas para suportá-lo, afora a maioria das casas no interior ter fogão a lenha, que esquenta muito bem o ambiente.

      A título de exemplificação, eu diria que a TI seria o meu fogão a lenha, ou seja, é deste espaço democrático que carrego as minhas baterias diárias, e são os diálogos mantidos com meus amigos e colegas que deixam as horas agradáveis, úteis e prazerosas.

      Abração, Jesus.
      Te cuida, meu!
      Saúde e paz, meu caro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *