Bolsonaro compartilha vídeo convocando a população para ato contra o Congresso e o STF

Atos foram marcados por apoiadores em defesa do governo

Thais Arbex, Juliana Dal Piva e Marlen Couto
O Globo

O presidente Jair Bolsonaro compartilhou por WhatsApp vídeo convocando a população para atos anti-Congresso no dia 15 de março. Amigo do presidente, o ex-deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) confirmou a informação ao O Globo.

O próprio Fraga disse ter recebido o vídeo de Bolsonaro. Os atos foram marcados por apoiadores do presidente em defesa do governo, dos militares e contra o Congresso. A mobilização ganhou força na semana passada, após o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, ter atacado parlamentares, acusando-os de fazer “chantagem”.

PROTESTOS – No filme de um minuto e meio compartilhado pelo presidente não há menção ao Congresso ou ao Supremo Tribunal Federal (STF). São exibidas imagens de protestos em Brasília na época do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Com o Hino Nacional ao fundo, um narrador pergunta logo no início: “Por que esperar pelo futuro se não tomarmos de volta o nosso Brasil?”. Procurada, a Secretaria de Comunicação da Presidência informou que não vai se manifestar.

“RESGATE” – A narração segue com imagens da posse de Bolsonaro, do momento da facada, durante a campanha eleitoral, em Juiz de Fora (MG), e de suas passagens pelo hospital. “Basta”, diz o narrador em outro trecho. “O Brasil só pode contar com você. O que você pode fazer pelo Brasil? O poder emana do povo. Vamos resgatar o nosso poder. Vamos resgatar o Brasil.”

Embora não haja referência ao Congresso ou ao STF no vídeo, a peça deixa explícita a chamada para os atos do dia 15 que têm sido convocados também como protesto contra as duas instituições. “Dia 15 de março mostre que você é patriota”, conclui o vídeo.

VÍDEO ENCAMINHADO – A divulgação do vídeo pelo presidente foi noticiada no início da noite de ontem pelo jornal “O Estado de S.Paulo”. O ex-deputado federal Alberto Fraga confirmou ao O Globo que Bolsonaro “encaminhou o vídeo”, mas disse que o presidente não está convocando a população para a manifestação.

“O Bolsonaro sabe que não é conveniente fazer isso, mas ele não tem como evitar que as pessoas façam”, disse. À noite, o presidente postou em suas redes sociais uma imagem assistindo a um filme de faroeste com o ator Clint Eastwood. “Uma boa noite a todos! Clint na tela!”, escreveu.

“CHANTAGEM” – Na semana passada, O Globo revelou que, em solenidade na frente do Palácio da Alvorada, o ministro-chefe do GSI reclamou do Congresso e disse que o Executivo não poderia aceitar “chantagem” no processo de negociação para aprovação do Orçamento da União.

Em áudio captado em transmissão ao vivo da Presidência pela internet no dia 19, Heleno avaliou que o Executivo não pode aceitar “chantagens” do Parlamento o tempo todo. “Nós não podemos aceitar esses caras chantagearem a gente o tempo todo. Foda-se”, disse Heleno, na presença de ministros.

INCÔMODO – Na reunião do Conselho do Governo, no Palácio da Alvorada, o ministro do GSI expôs novamente o incômodo do presidente em permitir que o Congresso derrube seus vetos e controle R$ 30 bilhões no Orçamento de 2020. A preocupação de Bolsonaro, segundo aliados, é de que começará a governar em um sistema de parlamentarismo.

Durante o evento com ministros, Heleno deu voz à irritação do presidente, afirmou que o governo não pode ficar “acuado” às pressões do Congresso e que, se preciso, o povo deve ir às ruas se manifestar. A Câmara dos Deputados e o Senado chegaram a discutir na última semana a possibilidade de chamar o general Heleno para explicar suas declarações.

REAÇÃO – Anteontem, o general Carlos Alberto dos Santos Cruz, ex-ministro da Secretaria de Governo do governo Bolsonaro, se manifestou sobre o uso de imagens de militares nas postagens que convocam para o ato anti-Congresso, no dia 15. Santos Cruz considerou a montagem irresponsável. Em sua conta no Twitter, o general escreveu que o Exército é uma “instituição de Estado”.

“Irresponsabilidade. Exército Brasileiro – instituição de Estado, defesa da pátria e garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem. Confundir o Exército com alguns assuntos temporários de governo, partidos políticos e pessoas é usar de má-fé, mentir, enganar a população”, escreveu Santos Cruz.

CRISE – Parlamentares e lideranças políticas de diversos partidos reagiram ontem com críticas a Bolsonaro. O ex-presidente Fernando Henrique classificou o episódio como “uma crise institucional de consequências gravíssimas”. “Calar seria concordar. Melhor gritar enquanto se tem voz”, publicou em seu perfil no Twitter.

O ex-presidenciável e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) ressaltou que é “criminoso” incitar a população com “mentiras contras as instituições democráticas” e pediu reação do Congresso. O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), disse que é “extremamente grave” que altas autoridades civis e militares estejam apoiando atos políticos contra os Poderes Legislativo e Judiciário.

67 thoughts on “Bolsonaro compartilha vídeo convocando a população para ato contra o Congresso e o STF

    • O cara é mais demente, mais mentiroso, mais falso, mais malandro, mais camaleônico e mais dissimulado do que se imaginava, dá nó até em pingo d’água, Lula é pinto comparado a ele.

  1. Com a mudança da capital para Brasília passamos a viver em um pais no qual o poder governante se encontra distante do povo.

    Brasília foi construída para isso, para ser a capital mundial da corrupção e da impunidade.

    Nada a estranhar, pois a briga dos agentes públicos, de todos os poderes, é sempre para pegar parte maior no butim.

  2. O nefasto plano de “governo” sempre foi este. Golpistas! Serão massacrados pela população! Canalhas que desrespeitam o mandato que ganharam nas urnas. Corja de farsantes. O povo estará pronto para repudiar mais esta patifaria de Bolsonaro e companhia.

  3. A nossa boa e velha fake imprensa sempre distorcendo os fatos. Naturalmente para dar um golpe e colocar no lugar do presidente que o povo elegeu aquele que faz compadrio com ela, o que quer dizer: dar o nosso dinheiro para sustentá-la.

    Na verdade o presidente pediu apenas para pressionar os congressistas para que atenda o que todo o Brasil quer: ordem e progresso.

    • A imprensa chapa-branca, mercenária, velhaca, realmente não vale nada, trocada por merda é cara demais, mas a imprensa fiscalizadora dos atos administrativos, enquanto olhos e ouvidos da população, e que, sem medo, denuncia os malfeitos da direita, da esquerda e do centro, essa vale ouro, e deveria até ser premiada por conta de cada denúncia apurada contra os malfeitos e julgada procedente.

  4. Gostamos de flaar mal de nosso pais e de afirmar de que aqui nada funciona.

    Que crueldade!!!!

    Em pouco mais de uma semana, com o pais d verdade parado por causa do santo carnaval, conseguimos produzir quase tudo ao mesmo tempo:

    Um livro de Garcia Marques:

    ” Todo mundo responde ao General”

    Sobre as declarações do general Heleno

    Uma ópera bufa:

    “Cosi fan tutte”

    o Centrão avançando mais uma vez sobre os orçamento

    Um filme sobre o submundo:

    ” Operação França (ops Espanha) ”

    Sobre nosso sargento no mundo internacional do pó

    Um musica :

    “Ideologia” Cazuza

    Sobre o dilema do que fazer angustiando a esquerda

    ” O Espectro

    Sobre como Chavez tomou o poder e liquidou o pais (para aqueles que sempre tentar voltar)

    e agora:

    A Marcha sobre Roma ( ops Brasilia)

    Bolsonaro anda lendo história e tendo idéias??

  5. Primeiramente acho ridículo o FHC comentar alguma coisa. Logo ele que privatizou a Vale, e quase privatizou a Petrobrás, inclusive tentou mudar o nome da empresa para Petrobrax (eu estava embarcado na época quando recebemos as documentações de rotina com a nova logo marca). Ele que fez uma “parceria” com o congresso em prol da reeleição. Esse senhor deveria esquecer o país que ele quase acabou e ficar lá no seu apartamento em Paris.
    Com relação a atitude de nosso presidente, não sei se de fato é verdade, mas se for, está mais do que correto em chamar o povo para fazer pressão contra as velhas raposas do congresso, pois lá a grande maioria é de tem abutre.
    O povo tem que se impôr sim, pois se é para ter um executivo de fantoche, é melhor tirar o Capitão de lá.
    O problema é que os congressistas sabem que o presidente não coloca “galho dentro” e a ala militar já está inconformada com as corjas de congressistas que temos.
    Entra ano e sai ano e continuamos na mesma, e para piorar, este ano o país começará a andar na prróxima segunda (ano novo no Brasil é após o carnaval) e vai parar em junho para as campanhas eleitorais.
    Costumo dizer que somos país de 3º mundo, porque não existe décimo, senão estaríamos lá.
    É isso aí Capitão, vamos pra frente das raposas.
    Conte conosco.

      • Mário, ele não é meu patrão.
        Sou de empresa privada e paguei na carne com todas as medidas tomadas pelos governos que tivemos.
        Trabalho embarcado e quando comecei nos idos de 93, nossa classe “offshore” tinha o direito de se aposentar com 25 anos de trabalho (por trabalharmos em regime de periculosidade), mas graças a DESGRAÇA do FHC, nosso direito foi tirado por esse medíocre ex-presidente, que chamou de vagabundo todos que se aposentam com 50 anos, mas o “exemplar” ex-presidente se aposentou com 37 anos (como professor).
        Sem contar que ele ainda recebe duas aposentadorias como ex-presidente.
        Acho que antes de criticarmos aqui e ali, devemos dar tempo ao tempo.
        Acho que o congresso atrapalha e muito a gestão do executivo.
        A ti, nobre Mário, estimo saúde.
        Forte abraço,
        Vanderson Tavares

  6. Para quem possui pelo menos dois neurônios com capacidade de raciocínio, sabia em janeiro de 2019 que a mera eleição não tinha o condão de fazer nenhuma alteração na necessária mudança que o país precisa sofrer.
    Por óbvio que nos últimos trinta e dois anos o Brasil foi dominado por esses impatriótas, todos represetantes de famílias que por séculos, desde Cabral, se apoderaram dos Estados e dominam como se ainda capitanias hereditárias fossem.
    Agora só se houve falar em instituições democráticas, em defesa da democracia. O povo aquele que acorda de madrugada que carrega esse país nas costas, tem alguma contrapartida nessa democracia? São simplesmente massa de manobra desses políticos corruptos, abutres, safados, desonestos, hipocritas.
    Não se muda essas tão defendidas instituições democráticas através do voto. Impossível. Eles não permitiram jamais. Manipulam as eleições, têm dinheiro, têm a máquina nas mãos.
    Do modo como o Brasil hoje está estruturado é impossível fazer as mudanças de que precisa para que a população tenha um mínimo de educação, saúde, segurança, laser, felicidade, paz, orgulho de ser brasileiro.
    É inviável uma Constituição com 250 artigos, com 94 ADCTs, com mais de uma centena de emendas. É inviável ter 81 senadores, 513 deputados que passam só dois dias na capital federal. É inviável ter eleições de dois em dois anos. É inviável ter um STF com juízes de merda. É inviável ter um condenado em terceira instância pelo maior assalto ao país andando solto insultando o presidente e tendo o apoio de uma imprensa bandida. Chega, vai chegar, chegou.

    • Ora essa, esperar mais o quê, esse malandro que já cooptou o militarismo, o crentismo, milicianismo e afins, fechar o STF e o congresso, que não são piores do que ele, para não ter mais nada e mais ninguém para impedi-lo de fazer as suas cagadas financeiras e mercenárias. Fala sério, uma vez mercenário, mercenário até morrer. Não foi à toa que o exército se livrou dele aos 33 anos de idade, odiado até pelos generais da ditadura. Ademais, essa estória de “_Patriotas” e “Conservadores”, é conversa fiada pra boi bandido continuar dormindo na sombra.

  7. Não é aquele blog que vivia as custa de verbas federais?Mais fake impossível, quem leva essa “gente” a sério, merece camisa de força, sossega leão, choque na cabeça e internação sem previsão de alta.

  8. Pergunto aos comentaristas da TI, o que seria mais grave?
    O apoio de Bolsonaro às críticas contra Legislativo e Judiciário – verdade incontestável – ou os males que esses dois poderes vêm causando ao povo e país??!!

    O legislativo reclama de quê?
    Corrupto, incompetente, perdulário, irresponsável, vagabundo, ladrão …
    Existe, por acaso, qualquer resquício de utilidade no congresso?

    Os parlamentares fecharam as portas do antro de venais no dia 20, pela manhã, e só retornam no dia 3 de março, após 12 dias para “pularem” o carnaval!
    Receberão seus proventos milionários integralmente, e ainda vão cobrar as despesas que tiveram com a “festa popular”.

    Quem concorda com esse banditismo que fazem conosco, com o povo, pobres e miseráveis, desempregados e analfabetos, lamento.
    Agora, diante desse quadro de ditadura do legislativo, de legislar em causa própria, de jamais defender os interesses do povo, REPITO:
    QUE FECHEM ESSA PODRIDÃO, ESSA GAIOLA DOURADA DE GENTE INÚTIL E SEMPRE MAL INTENCIONADA!

    • Prezado Francisco Bendl,
      DEZ para esse teu Comentário.
      Percebo que de todos os teus Comentários que gosto nenhum deles é postado no Mural (é assim que se diz?) como Artigo, por que será?

      • Caro João da Bahia,

        Os critérios de Newton são rígidos para postagens que ocasionariam polêmicas.

        Se gostaste do que escrevi – muito obrigado! -, colegas nossos poderiam detestá-lo.

        Que haja o debate na TI, porém longe das encrencas, ofensas e agressões.
        É o que penso, João da Bahia.

        Por outro lado, alegro-me que tenho contigo apoio quanto à necessidade que temos de mudar o legislativo, que assim não vai mais poder continuar.

        Salários que são legítimas fortunas recebidos mensalmente, enquanto o povo cada vez se torna mais pobre, miserável, desempregado e sem dinheiro para se manter, precisamos reagir imediatamente!

        Abração.
        Saúde.

  9. Eu avisei, o bicho vai pegar, e logo logo. Tá aí, chegou a hora, não tem mais volta. Vou fazer pipoca e assistir o filme passar de camarote. O apoio da população é só pra referendar a intervenção, a decisão já foi tomada, apenas aguardando o momento propício. Temos que ver agora como vão fazer, não será fácil, não vão aceitar de bom grado (rsrs), vai ter muito chorôrô. Tenho fé que daqui em diante esse país, chamado Brasil, vai deslanchar. Aguardemos o desenrolar dos acontecimentos. Fica o registro.

  10. Os chantagistas tomarão ciência, enfim, dia 15 em diante, que TODO O PODER EMANA DO POVO, e este elegeu o Presidente Bolsonaro para fazer a assepsia necessária para livrar o Brasil das garras do atraso.
    Artigo 142, Já!

  11. Não preciso me defender por estar clamando pelo fechamento TEMPORÁRIO do legislativo, e mudanças na escolha de ministros para os tribunais superiores, não preciso, mesmo!

    Mas, vale a pena eu postar que não sou antidemocrático, pois são as castas citadas que impedem que tenhamos uma democracia melhor e mais legítima!

    De modo que eu não me alongue, resumo:

    Impunidade;
    Legislação em causa própria;
    Leis que mais ainda impedem o parlamentar responder pelos seus crimes;
    salários incompatíveis com a realidade econômica brasileira;
    total liberdade de ausência em plenário;
    expediente de terça a quinta-feira;
    feriados mais que prolongados, simplesmente um deboche para o trabalhador;
    planos de saúde e dentário que jamais o povo, que sustenta tais regalias, terá algo semelhante;
    indenizações de despesas, mesmo sendo estacionamento em shoppings ou um picolé;
    diárias que valem mais que o dobro do salário mínimo;
    Foro privilegiado;
    aposentadorias especiais;
    franqueada a troca de partidos;
    venda ou troca de votos por diretorias, secretarias, ministérios;
    incompetência e irresponsabilidade no trato da coisa pública;
    indenizações pagas sem qualquer comprovante;
    a cota de 6.000,00 mensais para combustíveis é o maior escárnio existente. Legitimamente uma quantia para o corrupto parlamentar embolsar. Considerando um litro de gasolina a 4,30 o deputado ou senador compra 1.396 litros. Caso o veículo fizer apenas 9km p/l, o vadio do parlamentar rodará 12.564 km durante os 8 dias que trabalha, ou seja, mesmo em expediente e presente no antro de venais, estará rodando 1.570km POR DIA!

    Temos um poder que apodreceu, só dá despesas, rouba, explora e manipula, e queremos ainda dizer que o congresso é um dos alicerces da democracia?!
    Alguém está brincando com esta declaração!

      • João da Bahia,

        Obrigado, mais uma vez.

        Certamente estou tendo o teu apoio porque as minhas postagens são verdadeiras.
        Nada é inventado, exagerado, advém de mentiras e de manipulações.

        Posso errar, claro, mas a minha intenção será sempre ser legítimo, real, incontestável.

        E, uma dessas minhas razões, diz respeito ao legislativo, hoje o franco inimigo do povo e país pelas diferenças absurdas e injustificáveis que se concedeu, em relação à condição do povo!

        Outro abraço.

  12. Bolsonaro não tem a mínima condição de ser presidente do Brasil.
    Isso era certo e sabido.
    Muitos que nele votaram disseram e dizem que o voto era para combater a corrupção, mas ele falou explicitamente que sonegava impostos e ainda falava que não poderia abrir mão das verbas destinadas aos parlamentares. Ainda tinha um histórico nada recomendável atuando como parlamentar.

    Apesar disso tudo, foi eleito por quatro anos. Então, esperemos que nessa jornada só hajam tropeços e não quedas fatais.

    A nossa democracia precisa de melhorias, sem dúvidas. Mas ela é preferível a qualquer outro regime. Lembro sempre da frase: a gente sabe quando começa uma ditadura, mas não sabe quando e como terminará.

    Quanto ao apoio do povo, a grande maioria nunca se manifesta. Somente uma pequena parcela da população faz protestos.

    • E Haddad tinha condições de ser?

      Te digo com 100% de certeza e não com 99.99%, de que, os eleitores de Bolsonaro que pensam, sabem muito bem que ele não está fazendo mais pelo Brasil não é por falta de vontade e nem por incompetência, MAS sim, devido a Esquerda com seus nefastos aliados o estarem emperrando seu governo.
      Devido toda a dita Imprensa Tradicional está conspirando contra seu governo.
      Devido o Congresso Nacional e o Supremo estar boicotando o seu governo.
      Devido o Bolsonaro não comprar parlamentares com Mensalão, cargos nas Estatais e nos Ministérios.
      Devido o Bolsonaro não estar agradando com gordas verbas de Estatais a dita Mídia Tradicional, os “intelectuais” de fundo de quintal e os “artistas” parasitas.

      • João da Bahia, no primeiro turno havia várias opções.
        Acho, diferentemente da tua opinião, que está havendo uma péssima condução da economia. Diria até que em poucas áreas do governo há uma boa gestão.
        Não sei a quem te referes por esquerda que estariam emperrando o governo. Poderias elucidar o teu comentário?

  13. Meu caro amigo Vidal,

    “A nossa democracia precisa de melhorias, sem dúvidas. Mas ela é preferível a qualquer outro regime.”

    Perdão, conterrâneo, mas esta nossa democracia não é melhor que qualquer outro regime, ELA É IGUAL!

    O povo não tem saúde, educação, segurança, saneamento; encontra-se desempregado, pobre, miserável e endividado.
    Mas que porcaria de regime bom é este??!!

    Enquanto 200 milhões de seres humanos vivem na penúria no Brasil, as castas, elites e banqueiros, se concederam direitos de viver como paxás??!!

    Não vejo diferença do comunismo soviético, onde os chefes do partido viviam nababescamente, enquanto o povo morria de fome e frio.
    Caso surgisse algum dissidente, havia os gulags, na Sibéria.

    Pois eu te pergunto:
    E os nossos gulags?
    Presídios imundos, podres, esgoto a céu aberto, incontroláveis nas guerras entre as facções … somos ou não somos iguais ao comunismo quando implantado à força na União Soviética?

    Agora, a justificativa que o nosso regime é democrata porque podemos eleger quem quisermos, trata-se de uma importante manipulação que fazem conosco.
    Se somos obrigados a votar, aonde a democracia?

    Pior:
    Desde quando que o povo tem voz ativa no governo?
    Nunca.
    Nossos “representantes” são apenas e desgraçadamente políticos, então as suas funções são exatamente nos enganar, mentir, iludir.

    Aliás, as provas são explícitas e consistentes:
    enquanto temos miséria e pobreza em níveis chocantes, nossas castas se lambuzam e se engasgam com tanto dinheiro que recebem de nós, a ralé, a plebe ignara.

    Abração.
    Saúde.

    • Caro Bendl,

      opiniões são opiniões, nada mais que isso. Cada qual as emite conforme o conhecimento e entendimento que detém. Eu tenho, tu tens.

      Por exemplo, na saúde temos o SUS que não é perfeito, mas para muita gente, principalmente as que tem menos posses esse sistema é a única forma de sobreviver em caso de alguma doença ou acidente. E é universal, eu e muitos conhecidos já usufruíram desse benefício.

      Preferir algum tipo de ditadura poderá piorar as coisas para quem mais precisa. Tomo como exemplo a reforma da Previdência que foi amenizada pelos legisladores, caso contrário seria terrível às camadas mais baixas.

      Na educação temos que melhorar a parte básica. Mas ela está a cargo dos estados e municípios que estão com os recursos à míngua.

      Saneamento e segurança também precisam melhorar e muito.

      Todos sabemos dessas coisas: o que fazer. O como é a dificuldade.

      O Brasil precisa de recursos e a única forma de consegui-los seria haver um crescimento econômico sustentável e consistente. Ao contrário, nada feito.

      Quando a gente percebe todas essas mazelas, somos tentados a pensar em soluções mágicas que resolveriam tudo num piscar de olhos.

      Eu não acho que isso possa ser resolvido sem termos um plano de longo prazo e com as nossas instituições preservadas. Entretanto, posso estar enganado, haja vista meu conhecimento limitado.

      Abraço, saúde e vida longa.

  14. No vídeo acima, de Bolsonaro, o Hino Nacional Brasileiro é tocado em
    ritmo de Marcha Fúnebre. Como brasileiro eu protesto quanto a tocar
    nosso Hino Nacional em compasso de Marcha Fúnebre.

    Mesmo que seja uma premonição de Bolsonaro quanto à sua morte física
    ou política, não justifica nem o autoriza (não autoriza a ninguém)
    executar nosso Excelso Hino como Marcha Fúnebre,

    Nosso Hino é belo e alegre, e por licença poética, só é legítima a
    criação musical de Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional
    Brasileiro de Gottschalk pela pianista membro da Academia Brasileira
    de Música Eudóxia de Barros. e quando Gottschalk  compôs a GRANDE FANTASIA TRIUNFAL SOBRE O HINO NACIONAL BRASILEIRO , variações belas e alegres, celebra a vida, e não a morte, como este vilipêndio ao Hino escolhido por Bolsonaro, deitado em UTI no que aparenta estar em estágio terminal de
    sua vida.

    HINO NACIONAL BRASILEIRO, QUE CELEBRA A VIDA – 6 PIANISTAS

    https://www.youtube.com/watch?v=wcYK4XvAyXU&feature=youtu.be

    GRANDE FANTASIA TRIUNFAL SOBRE O HINO NACIONAL BRASILEIRO

    https://www.youtube.com/watch?v=OEa0kAGLcE8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *