Bolsonaro dá o exemplo, as pessoas começam a abandonar o uso de máscaras e a covid se fortalece

Sem máscara de proteção: Ibaneis vai multar Bolsonaro? - Poder no quadrado

Jair Bolsonaro sai do palácio com a filha. sem usar máscara

Carlos Newton

Em todo o país, a Justiça Eleitoral recomenda que os candidatos façam campanha sem promover aglomerações e existe uma preocupação muito grande com o processo de votação, que costuma causar longas filas e concentração de pessoas em ambientes fechados, como escolas e outros locais onde são instaladas as urnas.

Essas recomendações são superválidas, porque só existe uma maneira de dominar a covid-19, que é mantendo o isolamento, evitando o máximo de contato entre as pessoas, seguindo os hábitos de higiene e usando permanentemente a máscara.

REGRAS UNIVERSAIS – As regras para controle da pandemia são universais, precisam ser seguidas em todos os países. Mas aqui no Brasil, temos um presidente da República que simplesmente não aceita essas normas e até desdenha delas sempre que há oportunidade.

Desde o início, Bolsonaro incentivou que se formassem aglomerações em torno de si, fazendo questão de não usar a máscara e cumprimentando as pessoas como se não existisse pandemia. Ou seja, não dá a menor importância à necessidade de uso da máscara, comprovadamente capaz de reduzir a contaminação e salvar vidas.

Na semana passada, Bolsonaro passou todos os limites, ao ironizar as autoridades dos três poderes que recentemente se contaminaram.

DISSE O PRESIDENTE – Nessa quinta-feira, dia 24, declarou o presidente da República: “Fico vendo Brasília. A alta cúpula do poder em Brasília, alguns do Executivo, do Judiciário bastante, do Legislativo também. Máscaras 24 horas. Dormiam com máscaras, cumprimentam assim” — disse, simulando um toque com o cotovelo. E prosseguiu:

“Pegaram o vírus agora, não adianta. O que eu ficava falando lá atrás: toma cuidado quem tem comorbidades, esperando vacina, um remédio comprovado cientificamente, mas não adianta, vai acabar pegando. E ficando em casa, não resolve nada. Um dia vai ter que sair da toca, sair de casa e vai acabar pegando o vírus”.

BOLSONARO VENCEU – Foram meses e meses de insistência titânica, mas agora podemos reconhecer que o presidente venceu mais essa batalha.

Neste sábado, eu saí às ruas com minha mulher, para encher o tanque do carro, fazer compras no supermercado. na farmácia e na padaria. Ficamos impressionados. Em nossos cálculos, entre 30% e 40% das pessoas nas ruas já não usam máscaras ou ficam com o nariz a descoberto.  E os bares cheios, em clima de confraternização. Mas o pior foi notar que não somente as pessoas entravam nas lojas sem máscaras, mas em alguns estabelecimentos eram atendidas por vendedores que também não as usavam.

Bolsonaro venceu. Seu exemplo deu frutos. O Rio de Janeiro, Manaus e outras cidades brasileiras já estão enfrentando nova onda de contaminações, enquanto a China, apesar de já ter controlado a situação há dois meses, continua determinando que as regras sejam seguidas, e lá ninguém deixa de usar máscara.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGNa França, na Inglaterra e em outros países que relaxaram as normas, a covid-19 não dá trégua, mas na Itália, que mantém o rigor preventivo, o número de contaminações tende a diminuir. Enquanto isso, aqui na Terra de Santa Cruz, la nave va, cada vez mais fellinianamente, em direção ao iceberg da pandemia. (C.N.)  

12 thoughts on “Bolsonaro dá o exemplo, as pessoas começam a abandonar o uso de máscaras e a covid se fortalece

  1. Não haveria como impedir que Bolsonaro continuasse na presidência por gestão temerária?
    O comportamento desse indivíduo está sendo criminoso!

    O que este boçal tem na cabeça?
    Tá pensando que é quem e o quê?
    Que desrespeito é esse pela vida alheia?
    Que desprezo é esse pelo povo?
    Que exemplo ele pensa que vai dar para a população agindo dessa forma?

    Vejo sintomas claros de insanidade de Bolsonaro.
    Se continuar desse jeito, ele está arriscando o país e povo de maneira ignóbil, perigosa, certamente porque deve se achar enviado de Deus, e nada lhe acontecerá.

    Mas, e conosco?
    Depois de tantos apelos pelo uso de máscara, o presidente não só as desconsidera como anda sem ela no meio do povo?!

    Bolsonaro não está legal, encontra-se instável emocionalmente, e se comporta como alguém que não sabe o que faz, pois inconsequente, infantil, teimoso e despreparado para ocasiões graves como esta, de pandemia.

  2. A prevenção sempre é o melhor caminho. Em todos os setores. No caso desta pandemia essa estratégia é ainda mais verdadeira.
    .
    O uso de máscaras, principalmente em lugares fechados, o distanciamento social são, hoje, as medidas que comprovadamente funcionam.

    O governo deveria dar o exemplo, incentivando a população a adotar essas medidas simples, ressaltando sempre a gravidade dessa doença que permanece entre nós e que para a economia e a vida em geral continuar melhorando, as novas contaminações devem continuar caindo.

    Mas parece que para ações corretas e óbvias, as mentes de certas pessoas não se abrem.

  3. Tenha medo da covid não. Faça como seu colega Alexandre Garcia, previna-se e tome os remédios indicados pelo governo. Eles funcionam e muito. Esta bosta é uma gripe, nada mais. até os portugueses já sacaram isso. Parem de fazer ladainha com esquerda covarde e burra. Vão aturar o Bolsonaro até 2026. Chora esquerda canalha e corrupta.

    • Luiz,

      Prá ti deveria existir uma vacina específica, que seria contra a estupidez!

      Quer dizer que mais de 141 mil brasileiros que foram a óbito eram de esquerda, então mereciam a morte?

      Mas que cabeça de porongo, che?!
      Se querias bajular Bolsonaro fosses mais discreto, mas dessa forma?
      Não pensaste – não, claro que não, pois robô não pensa – que enalteces o ódio entre as pessoas com essa tua idiotice?
      Queres agradar a quem, tolo?

      Que função mais deplorável essa tua, deletéria, maldosa, inescrupulosa, que faz bem o gênero de Bolsonaro!

      Vai pro raio que te parta, bobalhão!

  4. O Brasil tem o presidente que merece, um boçal, irresponsável e acima de tudo arrogante. Reclama que a suprema corte além de ser a guardiã da Constituição também legisla e administra o país, e ele o que faz? Vive para desrespeitar as normas, para dar péssimos exemplos e afrontar tudo e a todos, mas parece que o povo gosta deste estilo, “estou nem aí para nada”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *