Bolsonaro defende “GLO do campo” para ser utilizada em reintegrações de posse em áreas rurais

Bolsonaro diz que governadores protelam cumprimento de decisões

Gustavo Uribe
Folha

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira, dia 25, que irá editar um projeto de lei que autoriza o emprego de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) pelo governo federal para reintegração de posse em propriedades rurais.

As GLOs são operações de segurança autorizadas pelo Poder Executivo que podem ter duração de meses. Elas incluem a participação de agentes de segurança civis e militares, como das Forças Armadas e da Polícia Federal.

FUNÇÃO ESTADUAL – Hoje, é papel das gestões estaduais acionarem forças de segurança para fazer cumprir decisões judiciais de reintegração de posse. Para o presidente, no entanto, há governadores que têm protelado a retirada de invasores.

“Quando marginais invadem propriedades rurais, e o juiz determina a reintegração de posse, como é quase como regra que governadores protelam, poderia, pelo nosso projeto, ter uma GLO do campo para chegar e tirar o cara”, disse.

BRECHA – Na entrada do Palácio do Alvorada, onde cumprimentou um grupo de eleitores, o presidente ponderou que, apesar da medida abrir brecha para uma atuação federal em uma questão estadual, a ideia é que a iniciativa seja tratada previamente com o governador do estado afetado.

“Há alguns estados que, mesmo que a Justiça determine a reintegração de posse, isso é protelado”, afirmou. “Tem de ser algo urgente. E, você dando uma resposta urgente, inibe outros de fazerem isso”, acrescentou.

CARAJÁS – Em 1996, uma operação de reintegração de posse no Pará deixou 19 mortos, o que ficou conhecido como o massacre de Eldorado dos Carajás. Desde então, governos estaduais têm adotado postura de cautela no cumprimento de decisões judiciais para evitar uma nova tragédia.

Bolsonaro disse que a criação de uma GLO para propriedades rurais deve ter o apoio integral da chamada bancada ruralista, hoje formada por 247 dos 513 deputados federais. A frente parlamentar também conta com 38 dos 81 senadores.

“SEM IMPOSIÇÃO” – “Deixo bem claro que isso passa pelo Parlamento. Não é nenhuma medida impositiva da minha parte. Se o Parlamento achar que assim deve ser tratada a propriedade privada, aprova. Se achar que a propriedade privada não vale nada, aí não aprova”, afirmou.

Na última semana, o presidente enviou ao Poder Legislativo outro projeto de lei que garante o excludente de ilicitude a agentes de segurança pública durante operações de GLO.

O excludente de ilicitude é um dispositivo que abranda penas para agentes que cometerem excessos “sob escusável medo, surpresa ou violenta emoção”. A inciativa enfrenta forte resistência na Câmara dos Deputados.

“BAGUNÇA” – “O GLO não é uma ação social, chegar com flores na mão, é chegar preparado para acabar com a bagunça. Mas se não querem, não estou ameaçando ninguém não, não tem problema. A caneta Compactor é minha. Não tem GLO. Ponto final”, disse.

19 thoughts on “Bolsonaro defende “GLO do campo” para ser utilizada em reintegrações de posse em áreas rurais

  1. Conheço uma família no Piauí que teve uma fazenda próspera e produtiva invadida pelos canalhas do MST. Até hoje nunca receberam as terras de volta e nem a menor indenização por parte do governo. Vai ver que o safado é do PT.

    • Por que nao receberam do governo a extração dos invasores?
      Será que botaram os invasores lá pra ganhar mais dinheiro via indenização?

      Que acontece o mesmo com a coisa quarta instância juridica no campo, quem tem poder recebe indenizações bilionarias do governo sem ter que mexer uma pedra…

    • o Piauí é governado pelo pt: José Wellington Barroso de Araújo Dias (Oeiras, 5 de março de 1962) é um bancário, escritor e político brasileiro filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Cumpre seu quarto mandato como Governador do Estado do Piauí, eleito em 2014 e reeleito em 2018, depois de ter exercido o cargo entre 2003 e 2010.

    • O ALTISSIMO SEJA LOUVADO…SEMPRE ..

      Sr. Eliel … é lamentável sua opinião envolvendo o uso das armas … Onde se devia usar a lei.
      E lembre-se Sr. Eliel ..quem tem 38,22,45,50, etc …do lado de cá…NUNCA deve esquecer que o lado de lá TAMBÉM pode ter …as mesmissima cousas…a velha história…quem mata também morre…É isso mesmo que o nobre Cidadão Brasileiro quer para o nosso campo? Eu creio que o nobre plebeu ..tem um cérebro no lugar e vai dar a resposta correta .
      Só tem uma cousa nobre plebeu …concidadão … A PRIMAZIA DA LEI …essa de ficar plantando armas onde deve imperar a LEI …é cousa de bandido miliciano…e miliciano é criminoso então aplica-se a lei. Quem invade fazenda ..ou quaisquer propriedade que não LHE pertença …é criminoso então APLICA-SE A LEI . Entendeu meu caro plebeu ? PRIMAZIA DA LEI…Somente. Isso se chama PAZ NO CAMPO.

      PAZ DO ALTISSIMO ..A TODOS ..
      SALMO 103

  2. O cheiro do ralo, explicito!

    Se é terra produtiva, por que não houve remoção dos delinquentes e prisão em flagrante?

    Afinal, quentinha e servico de lavanderia dá mais grana que rachadinha….
    O Doriana sabe disso, nao perderá a chance de construir mais 1000 presidios e controlar esse mercado.
    Bozocraudio? Esse só quer mesmo é estourar espoleta.

  3. Pimenta no dos outros é refresco e assim fica fácil para quem pensa assim, do conforto de suas boas casas e apartamentos, criticar aqueles que correm risco de perder a vida por não ter uma mínima chance de se defenderem de criminosos.

    Será que têm essa posição por ingenuidade ou por serem adeptos da nefasta ideologia socialista, que incentiva crimes, com a farsa da salvação dos pobres?

    • Ps. Não adianta ter inveja dos EUA, porque são o são e o são porque lá prevalece a lógica que qualquer criança entende: crime é crime e ponto final.

    • Execrável terraplanista, se o socialismo bater à sua porta, refugie-se no seu cofrinho da Delfim enrolado num cobertor Parahiba, disque 190 mas nao morda o celular por nao ser o 911.
      Na falta de atendimento ligue 707 Tele Barney e aguente firme, um dia voce mete essa esquerdinha no lugar que ela merece.

      • PS: Estão abertas vagas para subir no forro de gesso da mansão em Orlando do Gugu.
        Requisitos: ser gordo, estar embriagado e pisar só com a direita.

        Grande chance de finalmente livrar-se do trauma e ouvir a chamada para o 911 sem inveja nenhuma, nem que seja durante o último suspiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *