Bolsonaro discursará em São Paulo e Brasília, para agravar a crise e justificar a intervenção

Charge do Nani (nanihumor.com)

Merval Pereira
O Globo

O presidente Bolsonaro “ameaça” discursar no dia 7 de setembro e, como é descontrolado, vai botar fogo nessa crise. Com uma multidão pedindo a saída de ministros do Supremo, voto impresso, e outras coisas, não terá palavras sóbrias; não vai dar certo.

Bolsonaro vai querer mostrar que o povo está do lado dele e será difícil se controlar. A ação da Polícia Federal contra Sergio Reis e Ottoni de Paula é uma demonstração clara de que não dá para brincar.

TOTAL INCONSEQUÊNCIA – Não é possível incentivar revolução, invasão do Supremo e quebra-quebra no Congresso e ficar por isso mesmo. Mas grave mesmo é quando o presidente da República toma essa atitude, demonstrando total inconsequência, sem avaliar o que pode acontecer a partir daí. Ou até avalia, mas acredita que a arruaça vai favorecê-lo. Esse é o perigo, quando o presidente da República chega a esse ponto.

No meio da confusão, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, está tendo um papel importante nesse momento conturbado da política. Com seu jeito mineiro, marca posição e procura acalmar a situação.

Mas pode entrar na lista de adversários de Bolsonaro, já que seu nome foi lançado à corrida presidencial pelo ex-ministro Gilberto Kassab. Assim, cada passo que ele der poderá ser tomado como atitude contrária ao presidente.

TERCEIRA VIA – Está se colocando como político sensato, habilidoso, que quer o diálogo, o que é uma opção importante para quem quer se viabilizar como terceira via.  Na discussão política partidária, o Senado está tomando posições importantes, como ficar contra as coligações. Acredito que não haverá espaço por lá para votar a reforma eleitoral já aprovada na Câmara. Não tem sentido fazer mudança numa reforma já feita em 2017 e que precisa ser aprovada rapidamente, sem o debate necessário. 

2022 será a primeira experiência da reforma de 2017 em eleições para o Congresso. Não tem sentido mudar mais uma vez antes de ela acontecer.

7 thoughts on “Bolsonaro discursará em São Paulo e Brasília, para agravar a crise e justificar a intervenção

  1. Ingenuidade, estupidez ou mau caratismo foi votar num notório criminoso com histórico de violência de mais de 30 anos e esperar algo diferente do que ora temos.
    .
    BROXAnaro sempre foi ENRUSTIDO, mal resolvido que sobrevive do que há de mais trevoso na psique humana.
    .
    Diferente do pré 1964 a crise atual não é motivada por questões ideológicas. Há sim, um CRIMINOSO miliciano que ante a possibilidade dele e toda a sua familícia perder fórum privilegiado e perderem todas as regalias oriundas do Crime. Por isso esses gestos aparentemente tresloucados:

    Pra familícia é uma questão de SOBREVIVÊNCIA a desestruturação completa do Estado.

    É à margem do Estado de Direito que as milícias atuam.

    • Voltando às vacas magras, meu amigo Celso, você não seguiu meus conselhos e não se tratou do seu trauma Brasília e continua obcecado.
      Dou-lhe uma ideia, por que não sugerir uma PEC que determine a mudança da capital para Rio das Pedras.

  2. O mangue, no Rio, aquela área próxima da Praça XI onde havia mulheres que faziam favores e tem um rio de esgoto, seria um local muito apropriado para sediar a capital. Se fosse na gestão atual, as moças nem necessitariam de novo cafetão : poderiam empregar o Jairzão, amigo do Nelson Trovão e do cantor dos peões. E ainda levariam de quebra o Messias!

  3. Essa loucura desse pessoal da globonews, da ditadura midiática, querendo impor na marra, ou na forçação de barra, a terceira via que lhes convém, com os seus “políticos” de estimação, está pegando muito mal, fedendo à má-fé, um “atentado” contra a “democracia”, que só outros outros cometem, ele$ não. DEMOCRACIA DIRETA JÁ, COM MERITOCRACIA, aberta à participação de todos e todas, independentes de partidos, a custo zero para o conjunto da população. Tenho sido um crítico feroz contra aquilo que acredito ser erros do presidente e do sistema errante como um todo, creio que a democracia partidária tornou-se inviável face ao seu alto custo cada vez mais intolerável e a sua ineficiência desastrosa face à relação custo-benefício que põe o Brasil de cócoras diante das grandes potências na corrida das nações, creio que não deveria existir fundo partidário nenhum, muito menos fundão eleitoral bilionário, creio que as pessoas não podem ser obrigadas a votar, que as pessoas não podem ser obrigadas a ter políticos e nem bandidos de estimação, que Democracia e monopólio eleitoral não podem ser propriedades de partidos, muito menos de donos de partidos, menos ainda de reputações condenáveis ou até condenadas, assim como Deus não pode ser propriedade de igreja nenhuma, creio que já está mais do que na hora D o poder ser entregue ao povo, diretamente, porque urge reinventarmos a política, o país e a Democracia, tornando-a Direta, com Meritocracia, aberta à participação de todos e todas, a custo zero para o conjunto a população, independentes de partidos, como propõe a RPL-PNBC-DD-ME, o megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, a Terceira Via de Verdade, extraordinária, a Nova Política de Verdade, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, porque evoluir é preciso. Isto posto, parabenizo o presidente, Jair Bolsonaro, pela sua coragem de vetar o famigerado “Fundão Eleitoral” que, a meu ver, “dava venia”, é coisa de bandidos e não de representantes do povo. O problema do Bolsonaro é que, na política, sob o aspecto político, afeiçoa-se à coisa mais porra-louca que até está parte da história já ocupou a presidência da república, ele quer ocupar todas as posições e chutar para todos os lados, tudo ao mesmo tempo, não tem nada de revolucionário, pelo contrário, trata-se de um reacionário, ao que parece, está mais para “Velho do Restelo” do que para Leão, não obstante ser um profundo admirador do Leão, como foi admirador do Dr. Enéas, ao que parece, ao ponto até de se fosse possível se apropriaria do personagem. Todavia, tivesse Bolsonaro alguma vocação para Leão, a hora da transformação do Brasil seria agora. https://www.facebook.com/ad.alvarodias/photos/a.497477496976170/4600605826663296

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *