Bolsonaro é o preferido por ser o único candidato contra o sistema político

Resultado de imagem para bolsonaro charges

Charge do Duke (dukechargista.com.br)

Merval Pereira
O Globo

O maior problema para o PT não é não ter conseguido formar a tal “frente democrática”, pode até ser que consiga, mas o tempo está curto e os fatos estão atropelando a estratégia. O maior problema é não entender que, mesmo se Fernando Henrique, Ciro Gomes, Marina, Joaquim Barbosa, e outros que tais cerrassem fileiras em torno de Haddad, provavelmente nada aconteceria, pois os eleitores já foram para onde queriam ir, independente da cúpula de seus partidos.

Gestos dramáticos como uma união suprapartidária, ou os eternos abaixo-assinados com milhares de assinaturas de intelectuais, juízes, artistas, professores, simplesmente atingem os convertidos, não mudam o voto de ninguém. E se juntarem todos esses, é capaz de prejudicar mais ainda a candidatura de Haddad, seria música para os ouvidos de Bolsonaro.

DO MESMO SACO… – Bolsonaro dirá que são todos farinha do mesmo saco, que a social-democracia levou o país para o buraco, que PT e PSDB sempre estiveram juntos, mesmo quando brigavam. É isso que a grande maioria de seus eleitores pensa, e a união de todos esses contra Bolsonaro só confirmará que é ele o candidato antisistema, que a maioria dos eleitores quer desmontar, mesmo que o que seja colocado no lugar seja uma incógnita, com altos riscos.

Preferem um possível erro novo que insistir no erro velho, que detectaram muito antes das pesquisas eleitorais. Assim aconteceu com Lula em 2002. Desde 2013, esse sentimento estava latente nas classes média e alta, e se espalhou para as classes populares devido à eclosão da violência e da falta de serviços públicos que atendam razoavelmente às necessidades do dia a dia do cidadão comum. E à controvérsia de valores morais, identificada por muitos como uma marca esquerdista.

FORAM SOTERRADOS – Os políticos tradicionais que foram soterrados pela avalanche de votos que está elegendo Bolsonaro não entenderam nada, e insistiram, como insistem, na velha campanha política que foi atropelada pelas novas mídias, pela difusão de fake news, e também de notícias verdadeiras nos grupos de whattsapp, no contato direto do candidato com os eleitores através dos lives no facebook, das fotos e mensagens no instagram.

Os que decretaram a morte da televisão na campanha eleitoral estão tendo uma surpresa com os programas dos dois candidatos no horário eleitoral gratuito. Ambos levam para as telinhas o ambiente polêmico da internet, ganhando uma nova dimensão de noticiário. Os partidos que, como o PSDB e o PT, se mantiveram no velho esquema político de apelar para teses abstratas em vez de cuidar dos problemas que afligem o cotidiano do cidadão, perderam tempo e dinheiro.

UMA BOA BASE – O PT ainda se salvou no primeiro turno e deve sair com um contingente de cerca de 40% do eleitorado, o que é uma boa base para recomeçar na oposição. Mas tem que se lembrar de que nas últimas quatro eleições o PSDB também saiu da disputa presidencial com cerca de 40% de votos, mais ainda em 2014, e não soube aproveitar essa base para alavancar uma necessária atualização de métodos e hábitos políticos arraigados nos partidos.

É por isso que o PT não deve ter forças para reverter o resultado do segundo turno – em política nunca se sabe, mas tudo indica que a fatura está liquidada. O PT neste segundo turno manteve-se fiel a suas práticas antigas, acreditando que a “luta política” se resolveria nas velhas alianças e nas “frentes democráticas”. Teve uma sobrevida melhor que os outros partidos devido à presença de Lula no imaginário popular, mas essa narrativa épica parece estar chegando ao fim, só combina com um verdadeiro preso político, não com um político preso por corrupção e lavagem de dinheiro.

NÃO HÁ OPÇÃO – Lula não é Mandela, embora muitos, no Brasil e, principalmente, no exterior, alimentem essa lenda, por desconhecimento ou má-fé política. Ingenuidade, talvez. A possibilidade cada vez maior de que um candidato como Bolsonaro chegue ao poder não é razão para que votar no candidato do PT vire uma obrigação moral, mesmo porque o PT não representa uma opção moral superior.

À alternativa de escolher o “menos ruim”, há a opção de anular o voto, votar em branco, ou simplesmente se abster, para os que consideram ambos indignos de seu voto. Decisão política tão expressiva e respeitável quanto outra qualquer.   

64 thoughts on “Bolsonaro é o preferido por ser o único candidato contra o sistema político

  1. Taí um texto de que me envergonharia: À alternativa de escolher o “menos ruim”, há a opção de anular o voto, votar em branco ….
    ===
    Anular o voto… E o seu Merval Pereira não pode alegar ser ignorante. Nos dias de hoje, em que a Ciència e Tecnologia são celebridades, ser membro da ACM não é muito significativo, mas já é alguma coisa.
    Vamos combinar, seu Meval: o senhor anula o seu voto. Estou certo que o Haddad vai lamentar com a sua decisão significativa.

    • Muamar Kadafi, o ex-ditador que doou para a campanha petralha com provas robustas fornecidas por Antonio Palocci.

      Dever-se-ia escrever um artigo sobre a obrigatoriedade da justiça em cassar o Partido dos Trambiques imediatamente !!!

  2. Sem internet, o PT e a mídia militante fariam com os jovens no futuro igual fizeram com os jovens da década de 90. Contam dezenas de mentiras sobre o passado, escondendo a origem das guerrilhas comunistas com o apoio da URSS e Cuba, que acabaram resultando no regime militar.

    Sem a internet no futuro, diriam que Dilma Roussef foi mulher guerreira (realmente foi na sua juventude) e que foi retirada ilegitimamente. Assim como fazem dom João Goulart.

  3. Compartilhando texto da Leila Mansur. Perfeito!!!
    “E o pior para mim … é a juventude – representada pela figura de Manuela D´Ávila…
    Juventude da classe média ou média alta, que foi educada nos melhores colégios particulares, que moram em casas confortáveis, desfrutam de comida de qualidade na mesa, possuem celulares tops, que aos 18 anos ganham um carro dos pais, que já foram para a Disney várias ou algumas vezes, que, aos 14 anos, já têm em seus currículos viagens para a Europa e outros países, que cresceram no banco traseiro do carro dos pais, sem nunca passarem o aperto de um ônibus lotado, que fizeram natação, ballet, judô, inglês, hipismo, violão, bateria e muitas outras coisas mais… Que viveram nas casas de seus pais, fortalecidos pelos direitos que sempre reivindicaram… Que fazem a unha em salão, que escolheram entre viagem e festa a comemoração de quinze anos… mas que agitam a bandeira do comunismo de Marx…
    Seres extremamente capitalistas que afrontam nossa geração agitando a bandeira do comunismo…
    Então, é para vocês que falo, com a autoridade e o respeito de mãe de vocês todos – jovens de 2018.
    Foram nas escolas públicas de qualidade, onde hasteávamos a bandeira nacional, cantávamos o nosso hino, onde reinava o respeito, onde todos pertenciam ao mesmo grupo, que nos criamos… Nunca soubemos o que era negro, branco, mestiço, homo, hétero… Éramos todos da mesma turma, do mesmo grupo, da mesma escola… Éramos vizinhos do mesmo bairro…
    Fomos NÓS com o nosso mundo simples, com a nossa forma natural de encarar as diferenças, com as nossas dificuldades, com a nossa falta de luxo, QUE PARIMOS VOCÊS, que lhes proporcionamos os celulares da Apple, as escolas particulares, as viagens para Disney, as aulas de esportes, música e idiomas… Fomos nós que levamos vocês de carro ou que contratamos transporte escolar para que não corressem nenhum risco… Fomos nós que, através de muuuuito estudo e trabalho, pudemos galgar um passo acima de nossa origem … Não foi o socialismo que deu a vida burguesa de cada um de vocês… com festas, faculdades, piscinas, viagens, roupas de marca, comida e bebida boas… Foi o capitalismo, que de dentro de suas casas confortáveis ou passando as férias em sua casa de praia, que fez de vocês os socialistas de boutique que hoje são…
    Onde erramos ? Podem nos responder ?
    Demos o exemplo de que lutando, estudando, trabalhando – através do mérito individual, da amizade, da tolerância, alcançamos um lugar nesse país e no mundo. E hoje vocês flertam com o socialismo de Lula , com direito a aceitação do roubo, da mentira, da negação de que, enquanto ele fazia acordos de poder e riqueza, brasileiros morriam nas filas de hospitais…enquanto ele e seus amigos fiéis afundavam a Petrobrás e ganhavam triplex, sítios, milhões, as universidades que vocês queriam estudar caíam aos pedaços…
    Que causa vocês defendem? Vocês se tornaram tudo aquilo que vocês mesmos combatem: radicais, intolerantes e preconceituosos… Vocês viraram FAKE NEWS de si próprios… Hipnotizados por uma causa da qual não fazem parte e que, na prática, nunca fizeram. Vocês e aquilo que pregam são como água e óleo: não se misturam!!
    Me digam, onde foi que erramos?”

  4. Após quatro mandatos de lula e dilma o país se encontra quebrado.
    Mesmo o cego lá do nordeste consegue perceber a calamidade deixada pelos petistas e comparsas.
    Nenhum cidadão, por mais idiota que seja, deixaria de perceber que o tsunami petista arrasou os fundos de pensões, a petrobras, os bancos, as estatais além de acolher mais de cem mil sindicalistas e apaniguados na folhas de pagamentos do Estado Brasileiro.
    Acabou a festa petelândia. Agora nós, cidadãos do bem, vamos pagar a conta e reconstruir a Nação Brasileira.

      • Ué, não se pode mais questionar?

        Desde quando questionar o Bolsonaro é ser partidário do presidiário?

        É por causa de raciocínios boçais como esse que dizem que alguns eleitores do Bolsonaro são muito parecidos com petistas que pensam combater.

        Simples assim!

        Atenciosamente

        • Esses bolsonarianos estão parecendo muito piores do que os petistas. Grande parte do povo está sendo embarcada no maior 171 eleitoral da história do Brasil.

    • Alex Bolsonaro Cardoso, e o medo de arrumar emprego lhe permite mentir descaradamente, aqui na Tribuna? Esta é mais uma mentira plantada pelo famigerada quadrilha petista para tentar não morrer. Já foi desmentida. Chegaste muito tarde. Vota no Bolsonaro, que dói menos.

    • …E do #mensalinhodotwitter, já esqueceu? Não me lembro de nenhum corruPTo ter pedido anulação da eleição por causa golpe da Follow que elegeu alguns comparsas no piauí.

  5. Preferem um possível erro novo que insistir no erro velho, que detectaram muito antes das pesquisas eleitorais

    Pois é… Só que as tais pesquisas detectaram…

  6. “TSE libera “Lula tá preso, babaca” para campanha de Bolsonaro”

    Esses malandros também querem censurar o Whatsapp pensando que somos a China Comunista.

    Nossa bandeira nunca será vermelha bando de corruptos canalhas e safados.

    • Bandeira do Brasil vermelha só na tua cabeça doente, e na daquela intelectual bolsonariana que confundiu a bandeira no Japão com uma tal nova bandeira do Brasil que só existe na cabeça dela.

  7. O PT realmente esta jogando a toalha. Agora querem cassar a chapa do Bolsonaro.
    Inventaram umas “mutretas”, que estão sendo denunciadas, por ninguém menos que a folha de São Paulo.
    O Alex Cardoso já esta denunciando que o caixa 2 do capitão esta bombando no mundo.
    E eu que pensava que eleição no Brasil, só votava brasileiro.
    O petismo esta atônito, não sabem mais o que fazer, agora é partir para a “ignorância”, e é o que estão fazendo.
    Será que a justiça brasileira teria a coragem de tirar o Bolsonaro da disputa, ou é só delírio do petismo?

  8. -Esses argumentos contra e a favor, todo o santo dia, já passarsm dos limites da paciência normal. Só enche o saco e a memória do celular.

    -As leis precisam mudar para que o segundo turno das eleições seja, no máximo, dois dias dias após a apuração do primeiro.

    Se em quatro anos alguém não soube escolher para onde é preciso ir, esperar, mais “um mês inteiro” não fará diferença alguma!

  9. “Petralha Fake News” passa uma noite com Lula na cadeia e chama a “Justiça de Maduro” para cuidar da internet brasileira e frear a vontade espontânea de mudar de brasileiros do bem e fores tão macho ! Essa palhaçada de trending topics vai encher só a cabecinha de fezes dos lulopetralhas , não há crime nenhum o resto é choradeira de “ladrão perdedor”, aguarda em casa chorando, vai ser uma lapada de desmantelar essa canalha de bandidos, se quiser passa uma noite abraçado com Dilma em BH ela tá precisando vendo a sombra de um xadrez chegando na porta dela e o bafo da solitária passeando no seu guarda roupa. Aproveita e vai chorar nas ruas junto com os outros petralhas, e um recado definitivo, não adianta guerra jurídica criminosa, a “troika monocrática plausível infringente” já sabe o que espera caso mudem o curso da democracia para sustentar a continuidade dessa bandalha lulopetralha !!!!! Aceita que dói menos !!!!

  10. As ações de FAKE-ÓDIO do PT:

    ESCLARECIDA A AUTORIA DAS PICHAÇÕES DE SUÁSTICA DE NOVA FRIBURGO
    O Presidente da FIERJ, o advogado Ary Bergher, informou que, após investigação conduzida pelo Delegado Titular Adriano Marcelo, foi esclarecida a autoria das pichações de suásticas de Nova Friburgo. Segue abaixo nota oficial da Polícia Civil:

    “Após ter notícias de fatos trazidos por um funcionário da igreja católica São Pedro da Serra, localizada no distrito de São Pedro da Serra, município de Nova Friburgo, de que no dia 14/10/2018 (domingo), por volta das 6h, havia tomado conhecimento que a parede frontal e lateral da paróquia havia sido pichada com símbolos da suástica nazista, policiais civis da 151ª DP iniciaram as diligências para a identificação dos autores e comprovação da materialidade.
    Já no dia dos fatos a perícia foi acionada e os agentes buscaram na localidade imagens que pudessem levar à identificação dos responsáveis, já que as câmeras da paróquia não estavam funcionado no dia dos fatos.
    Hoje (17/10/2018), em novas diligências no distrito de São Pedro da Serra os policiais civis conseguiram obter imagens de três indivíduos realizando pichações nas calçadas e muros, pichações estas direcionadas à campanha de determinado candidato à presidência com os seguintes dizeres: “#ELE NÃO”, “BOLSONARO CUZÃO”, “ELE JAMAIS”.
    Logo de início e através de entrevistas com os moradores, todos se mostraram indignados e passaram a colaborar com as equipes, sendo dois elementos que apareciam nas imagens de uma câmera identificados de plano por alguns moradores, sendo que um terceiro participante não seria morador daquele local.
    Segundo informações obtidas há naquela localidade uma polarização em torno da campanha presidencial e como um membro católico havia se pronunciado a favor da campanha do candidato JAIR BOLSONARO, os pichadores em razão de suas convicções políticas e com cunho preconceituoso resolveram pichar os símbolos nazistas como forma de demonstrar insatisfação com a preferência pelo outro candidato, fato este comprovado através dos depoimentos dos suspeitos conduzidos à 151ª DP nesta data, os quais foram localizados pelos agentes no distrito de São Pedro da Serra, sendo eles: o nacional GUSTAVO FERREIRA DA SILVA, de 29 anos e o nacional LUIS FELIPE DANTAS DE OLIVEIRA, de 34 anos de idade.
    Na tentativa de se localizar o terceiro elemento identificado, residente em Nova Friburgo, para que o mesmo prestasse declarações em sede policial, o mesmo ao perceber a aproximação da viatura policial conseguiu se evadir, não havendo como tomar a termo suas declarações em sede policial.
    Em consulta aos antecedentes criminais somente o terceiro investigado possui uma anotação pelo crime de menor potencial ofensivo (DESOBEDIÊNCIA – Artigo 330 do CP).
    Em razão de na residência do investigado GUSTAVO FERREIRA DA SILVA, ter sido encontrada pequena quantidade de droga (maconha) para consumo próprio, o mesmo foi autuado pela conduta prevista no Artigo 28 da Lei 11.343/06, sendo liberado após a lavratura do TCO.
    As investigações prosseguem na tentativa de se buscar novas imagens e colher novos depoimentos, inclusive do padre da igreja (hoje não foi localizado), com o escopo de se concluir o IP que apura o crime de preconceito previsto no Artigo 20§1º da Lei 7716/89, que tem pena de reclusão de 2 a 5 anos de reclusão, sendo os depoimentos prestados hoje mantidos em sigilo para que não atrapalhem a conclusão das investigações, já que outras diligências são imprescindíveis, máxime a localização do terceiro participante, de 24 anos de idade, que se encontra em local incerto e não sabido.”

    Como nossa mídia é VENDIDA e ATIVISTA isso não aparecerá no JN, estadao, foice etc.

      • Só um idiota cheio de maconha iria pichar suástica em uma igrejinha de um distrito minúsculo e depois continuaria pichando contra Bolsonaro em outros muros. Achavam que nenhuma câmara iria dar o flagrante. São Pedro da Serra está infestado de drogas, hippies e pseudo-anarquistas de esquerda.

        • Prezado, hoje tudo é filmado.
          Ninguém pode tomar um porre (como antigamente) que já estará exposto no grupo dos parentes no dia seguinte e marcado pelo resto da vida.

  11. Via de regra, todo jornalista é ruim de contas. O pt não terá 40% dos eleitores nem mesmo fazendo mágica. O que conta é o primeiro turno, e não o segundo. Se fosse assim os demais concorrentes teriam ficado com zero eleitores, não é mesmo?

  12. A próxima jogada dos Petralhas será apelar para a tal sub comissão da ONU e a OEA bolivariana mandando proclamar o Poste ditador do Brasil.

    Não podemos esquecer o programa totalitário de governo do Poste que prevê censura geral na Internet.

    Chora Lula& Cia e Foice de “Sum” Paulo!

    Acabou PT ====> GAME OVER!

  13. “Um homem de de 47 anos foi encontrado morto ontem à noite na mesma pensão em que Adélio Bispo de Oliveira se hospedou em Juiz de Fora (MG), antes de tentar matar Jair Bolsonaro.
    O corpo de Rogério Inácio Villas foi encontrado em estado de rigidez e sem sinais de violência.
    Segundo depoimentos, ele estava na pensão havia três meses.
    É a segunda testemunha do caso que vem a óbito. No mês passado, a proprietária da pensão também morreu.”
    Celso Daniel – o retorno

  14. Caraca, se bolsonaro com quase 30 anos de congresso podre, e aquele imenso laranjal, ou bananal, lá no Vale do Ribeira, é o novo anti-sistema, então nem me apresente o velho, por favor.

  15. CAMPANHA MODESTA? De acordo com a reportagem, empresas teriam comprado pacotes de disparos em massa de mensagens contra Haddad no WhatsApp através de contratos ao custo de R$ 12 milhões cada (entre as cadastradas está a Havan, coibida pela Justiça Eleitoral por induzir funcionários a fazerem campanha para Bolsonaro). A legislação eleitoral veda financiamentos de empresas nas campanhas eleitorais, nestas eleições, apenas pessoas físicas podem contribuir com os candidatos. http://www.cartacapital.com.br/politica/empresarios-bancaram-campanha-anti-pt-pelo-whatsapp-diz-jornal?fbclid=IwAR35TV01bjkfnTYFF4APqysP6e8YL7s-HK9M0DkeSy5Aj6zk3urbSmVF-4I

  16. É crível que alguém com uma campanha paupérrima feita exclusivamente nas redes sociais e que as pesquisas indicam que hoje tem 60% dos votos válidos, portanto, virtualmente eleito, se arriscaria a fazer o que o candidato vencido e a sua agremiação política o acusam?
    Só se fosse muito burro, o que acredito que o Bolsanaro não é.

    • Dinheiro está deixando de ser o fator decisivo nas eleições. Meireles e Alckmin rasgaram dinheiro, e tiveram votações ínfimas. Nos Estados Unidos, Trump gastou menos que Hillary Clinton, assim como gastou muito menos para ser candidato republicano que Jeb Bush, tido por toda a mídia como o concorrente mais forte e titular garantido da vaga republicana.

  17. -SIMPLES:
    -Basta ALGUÉM convencer o dono DA MESMA LOJA a montar outra rede de propaganda nos nomes do CIRO E DO HADDAD e pronto! O jogo ficaria empatado, já que a justisssa não exige a ANUÊNCIA ou a CONCORDÂNCIA do partido acusado com os “atos criminosos” que NÃO PRECISAVA, nem sabia que estavam acontecendo.

  18. -Este caso lembra a DESCULPA dos Estados Unidos para atacarem a Síria:
    -99,9% dos terroristas derrotados e ainda alguém por lá acha lógico o Assad PRECISAR de fazer uso de armas químicas…

    -Os petistas viraram discípulos do Trump!

  19. “Então tá, Bolsonaro. Tirante o PT, os petistas e o Lula, dos quais vc parece uma lombriga que não tem vida própria sem a merda dos mesmos, diz ai então que nós queremos saber se vc tem projeto novo e alternativo de política e de nação alternativo a tudo isso que ai está há 128 anos, sistema de coisas e coisos no qual os petistas surfaram na crista da onda por 13 anos e vc surfa há 28 anos, mamando na Câmara Federal, tendo em vista que a política nacional encontra-se podre há muito tempo, como diz Cidinha Campos no vídeo abaixo. REPÚBLICA 171, ELEIÇÕES 171, GOLPES 171… Cidinha Campos, Deputada Estadual do RJ, em discurso memorável, forneceu o retrato acabado do $istema político apodrecido, na seara do qual quanto mais se reza e mais se ora mais assombrações aparecem, eleição após eleição, golpe após golpe. São famílias inteiras mamando nas tetas do erário, como a família Bolsonaro, p.ex., à moda mama pai, mama mãe, mama filhos, mama tudo, mama até o Chico barrigudo, como dizia meu Tio. E quanto mais bandidos, mais dissimulados, mais embusteiros, mais 171, mais mentirosos, mais canalhas e mais corruptos , como diz Cidinha Campos, mais amados são pelos eleitores da mesma índole canalha dos me$mo$ com os quais se identificam. O pior de tudo é que, ao que parece, agora a disputa pela chave do cofre da dita-cuja 171 está chegando ao estágio da disputa a bala, quem tem mais armas, mais balas na agulha e mais munições se sente no direito de gritar mais alto, cantar de galo, e tomar posse da dita-cuja nos votos ou a bala.” https://www.youtube.com/watch?v=q21rM03_R18

  20. Anular o voto é decisão política correta ( não confundir com politicamente correto). Eu venho me utilizando desta opção ,com exceção do saudoso Sr Enéas. Desta vez , não anulei e formatei, novamente, meu voto no capitão. Não somente por sentimento anti pt, mas pelos projetos e intenção do candidato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *