Bolsonaro e seu vice Mourão já entraram em rota de colisão, é só questão de tempo

Iotti: "vicentríloquo" | GZH

Charge do Iotti (Jornal Zero Hora)

Jussara Soares e Emilly Benhke
Estadão

A relação entre Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão vive mais um desgaste. Causa incômodo no presidente o comportamento do vice, que voltou a dar declarações diárias à imprensa, comentando e até contrariando suas palavras. A avaliação no Palácio do Planalto é a de que Mourão está usando o cargo e até o Conselho Nacional da Amazônia Legal, presidido por ele, para se projetar na disputa eleitoral de 2022.

A aliados, Bolsonaro já deu sinais de que não pretende manter o general como vice na corrida pela reeleição. Para interlocutores da Presidência, Mourão passou a se posicionar no jogo eleitoral quando percebeu que ficaria fora da chapa. O vice já chegou a admitir, em algumas ocasiões, que pode se candidatar a senador, daqui a dois anos.

CITADO POR MORO – O mal-estar entre os dois aumentou após o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro citar o general como uma opção de candidatura de centro nas próximas eleições ao Planalto.

A declaração, feita em entrevista ao jornal O Globo, foi vista por integrantes do governo como uma evidência de que o vice e o ex-ministro continuam se falando.

Mourão disse, por meio de sua assessoria, que isso não tem sentido e que, portanto, não iria se manifestar. Moro também não quis falar sobre o assunto. Os relatos sobre as desconfianças foram feitos ao Estadão por quatro auxiliares do presidente.

DELÍRIO ERA REAL – A tensão nos bastidores do governo ficou explícita na semana seguinte, quando Bolsonaro chamou de “delírio” a existência de um plano, por parte do governo, para criar mecanismos de expropriação de propriedades, no campo e nas cidades, com registros de queimadas e desmatamentos ilegais.

A medida consta de documento do Conselho Nacional da Amazônia Legal, revelado pelo Estadão. “Mais uma mentira do Estadão ou delírio de alguém do Governo. Para mim a propriedade privada é sagrada. O Brasil não é um país socialista/comunista”, escreveu o presidente nas redes sociais.

‘Se alguém levantar isso, eu demito. A não ser que seja indemissível’, diz Bolsonaro

MAIS CRÍTICAS – Horas depois, em conversa com apoiadores, Bolsonaro negou a proposta e disse que “ou é mais uma mentira ou alguém deslumbrado do governo resolveu plantar essa notícia aí.” O presidente não poupou críticas à medida. “A propriedade privada é sagrada. Não existe nenhuma hipótese nesse sentido. E se alguém levantar isso aí, eu simplesmente demito do governo. A não ser que essa pessoa seja indemissível”, afirmou.

Após a bronca pública, Mourão disse que o documento ao qual o Estadão teve acesso era apenas um estudo. “Se eu fosse o presidente, também estaria extremamente irritado porque isso é um estudo, é um trabalho que tem que ser ainda finalizado e só depois poderia ser submetido à decisão dele”, argumentou o vice.

GRAU DE SIGILO – “Eu me penitencio por não ter colocado grau de sigilo nesse documento porque, se eu tivesse colocado grau de sigilo, a pessoa que vazou o documento estaria incorrendo em crime previsto na nossa legislação”.

Ao admitir o vazamento, Mourão afirmou que “alguém mal intencionado pegou e entregou o documento completo para um órgão de imprensa”. Observou, ainda, que ali havia ideias para planejamento estratégico. Antes, no entanto, o vice havia dito que o estudo estava “totalmente fora de contexto”.

NÃO TEM CONVERSA – Em recente declaração à CNN, Bolsonaro desautorizou Mourão afirmando que não conversa com ele sobre Estados Unidos nem sobre qualquer outro assunto. O vice havia dito que “na hora certa” o presidente falaria sobre o resultado das eleições americanas. Bolsonaro ainda não se manifestou sobre a vitória de Joe Biden para a Casa Branca e segue na posição de aguardar o fim das ações judiciais movidas pelo presidente Donald Trump, seu aliado.

“O que ele (Hamilton Mourão) falou sobre os Estados Unidos é opinião dele. Eu nunca conversei com o Mourão sobre assuntos dos Estados Unidos, como não tenho falado sobre qualquer outro assunto com ele”, disse o chefe do Executivo.

EM ROTAS OPOSTAS – Bolsonaro deixou de dar declarações diárias a repórteres diante do Palácio da Alvorada no fim de maio, quando veículos pararam de frequentar o local, que ficou conhecido como “cercadinho do Alvorada”, por falta de segurança. Desde o fim de junho, Mourão, por sua vez, voltou a atender jornalistas diante do gabinete da Vice-Presidência, localizado no prédio anexo do Planalto. O general também intensificou entrevistas e videoconferências.

Embora frequentemente encerre suas declarações dizendo que a palavra final é do presidente, Mourão costuma expor opiniões divergentes de Bolsonaro. O vice, por exemplo, se coloca a favor da tecnologia 5G da chinesa Huawei. Em recente live promovida pelo Itaú, ele voltou a falar em aprofundar a relação com a China na área tecnológica.

OPINIÕES DIVERGENTES – “Vejo com muito bons olhos a oportunidade de aprofundar a cooperação dos outros setores, principalmente na questão de ciência, tecnologia e inovação, onde os chineses estão avançando muito”, afirmou Mourão no mesmo dia em que o governo Bolsonaro aderiu aos princípios de um acordo tecnológico com os Estados Unidos contra o avanço do 5G chinês.

O general também confrontou Bolsonaro ao dizer que o governo brasileiro vai comprar a vacina produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Segundo Mourão, a resistência era movida por uma disputa com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A amizade entre Bolsonaro e Mourão não existe mais. É cada um para seu lado. É quase certo que Mourão se candidate a senador pelo Rio Grande do Sul ou Rio de Janeiro, depende da aceitação. (C.N.)

51 thoughts on “Bolsonaro e seu vice Mourão já entraram em rota de colisão, é só questão de tempo

    • Não custa lembrar: Mourão e Bolsonaro veneram o mesmo lixo torturador.

      Mourão é apenas um Bolsonaro que toma banho.

      O resto é plantação agrojornalística pra reforçar o teatro “Bolsonaro doidão vs Militares ponderados”

  1. Bolsonaro tem melhores opções para vice-presidente em 2022. Tarcisio de Freitas e Luiz Philippe de Orleans e Bragança são duas excelentes opções para vice em 2022 e para presidente em 2026. Não tem um candidato no nível destes dois.

        • Obrigado pelo retorno.

          Na verdade eu queria saber o porquê de ambos senhores mereceriam ser vice-presidente do país.

          O primeiro é um ilustre desconhecido como deputado federal;
          o segundo, capitão, pelo menos terá o mesmo posto que Bolsonaro, evitando atritos hierárquicos desnecessários, pelo menos isso.

          • Engano seu, o primeiro é um dos deputados mais atuantes da câmara, inteligentíssimo. O segundo é competente em tudo o que faz. Não dá nem para comparar com os possíveis candidatos que se apresentam. Quanto ao Mourão, se quiser pode disputar com Bolsonaro em 2022, não tem chance alguma. Só esta lá por causa do Bolsonaro.

  2. Certamente os militares sabiam quem era Bolsonaro.
    Mas, trataram de aproveitar a disposição do povo para elegê-lo, e tirar o Exército da caserna, demonstrando ao país a competência, seriedade e honestidade das FFAA.

    No entanto, desconheciam as trapaças da rachadinha, o comportamento dos filhos de Bolsonaro, o crescimento de seu patrimônio em casas e prédios, a mudança de seu caráter na manutenção do poder, a sua incompetência absurda, sua truculência, e guerra contra a mídia.

    A pandemia tratou de deixar os militares de orelhas em pé com a falta total de cuidados que o vírus exigia, pois não era a gripezinha como Bolsonaro o denominara.
    Resultado:
    Mais de 170 mil brasileiros mortos!
    Mais de 1,5 milhão no mundo;
    Quase 300 mil nos Estados Unidos.
    Nesse particular, Bolsonaro e Trump, que faziam a propaganda da cloroquina, colocaram seus países como aqueles que mais mortes ostentam para o mundo!

    Enfim, a candidatura de Mourão será um grande entrave à reeleição de Bolsonaro.
    Se Moro também se candidatar Bolsonaro não se reelege, pois haverá muitos votos para a dupla MM, alijando o presidente do pleito.
    Logo, Bolsonaro quer entrar em conflito com o seu vice, de modo a mostrar para o povo que está sendo impedido de governar como pretendia, e argumentar na sua próxima campanha que não tinha apoio do seu próprio substituto!

    Os militares estão sabendo que somente outro candidato egresso das FFAA poderá mudar o conceito atual que o povo tem do Exército, que não é mais o mesmo.

    Se Bolsonaro vencer, o futuro do Brasil estará em jogo, e com muito mais chances de perder que vencer.
    Também não sei se Mourão seria este militar para enfrentar o presidente,
    A meu ver, Santa Cruz ou Pujol seriam melhores neste combate, pois Mourão nos deu algumas declarações nada adequadas ao longo desses dois anos.

    • Caro Bendl, tudo bem?

      será que os militares desconheciam mesmo esse comportamento do antes deputado? Acho muito difícil admitir. Talvez outras razões possam ser mais factíveis.

      Abraço, saúde e vida longa.

      • Vidal, meu conterrâneo,

        Concedo o benefício da dúvida aos militares!
        Se sabiam de quem se tratava, e certamente sabiam, aproveitaram o embalo da preferência dos eleitores e embarcaram na canoa furada.

        Evidente que “acharam” que conseguiriam manter Bolsonaro em rédeas curtas.
        Ledo engano.
        Se, na condição de militar foi um rebelde e quase foi expulso, como presidente da República o insatisfeito de antes se mostraria dono do país e de quem está ao seu lado.

        Se o Exército ficou todo esse tempo assistindo o Brasil se desintegrar pelos antecessores de Bolsonaro, jamais impediria que um de seus pares fosse impedido de terminar a destruição do Brasil!

        Acredito que, nessas alturas, a esperança das FFAA é Bolsonaro não ser reeleito.
        A saída à francesa de Pujol, dizendo que a política não entra na caserna, já foi um aviso de separação, de divórcio, de que algo não está como deveria.

        Enfim, como a ordem é aproveitar o que se pode do país e do povo, os militares ficariam de fora por quê?
        Tiveram um aumento generoso de salários, participam efetivamente do governo, encontram-se em outro patamar nesse momento.

        Abração.
        Saúde e paz.

  3. FRANCAMENTE, NÃO ENTENDO COMO EXISTEM PESSOAS QUE AINDA APOIAM BOÇALNATO DIANTE DO FATO DELE PROVAR, DIÁRIA E REPETIDAMENTE, QUE, ALÉM DE IGNORANTE E TOTALMENTE DESPREPARADO PARA EXERCER O PAPEL DE PRESIDENTE, É UM IMBECIL.

  4. Em 2021, o ministro André Mendonça vai para o STF, trará mais equilíbrio para o supremo. A vaga de ministro da justiça ficará aberta. Meu palpite, o novo ministro será o diretor-geral da ABIN, Alexandre Ramagem.

  5. Eliel,

    Certamente não sabes que és um humorista nato!

    Então André Mendonça dará mais equilíbrio ao STF??!!
    O pessoal conhece o currículo desse senhor?
    Convenhamos, outro ministro que inventa cursos e pós-graduação, doutorado, mestrado, que frequentou as Universidades de Belize, Butão, Nepal, e fez ainda extensão em Direito Marinho nas Bahamas, especialista em analisar a resistência do vime nas cestas, estudioso dos porquês de as borboletas serem coloridas, e os motivos pelos quais a roda é redonda, vamos e venhamos, o STF será o novo circo mundial!

    Saúde e paz.

    • Currículo do Ministro André Mendonça

      Formado em Ciências Jurídicas e Sociais em 1993 pela Instituição Toledo de Ensino, no interior de São Paulo, Mendonça concluiu especialização em direito público pela Universidade de Brasília, mestrado pela Universidade de Salamanca (Espanha), com dissertação sobre corrupção e Estado de Direito, e recebeu a avaliação mais alta pela tese de doutorado Estado de Derecho y Gobernanza Global (“Estado de Direito e Governança Global”) na mesma universidade.

      Atuou como professor do curso de direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie de Brasília e é professor visitante em Salamanca e na Fundação Getulio Vargas.

      É, também, bacharel em teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana, em Londrina, e atua como pastor[2] na Igreja Presbiteriana do Brasil “Esperança de Brasília”, em Brasília, de forma não remunerada.

  6. ..”bacharel em teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana”??? Hilário demais, o Chico tem razão quanto a capacidade humorística do Eliel. É imbatível!

    • Ricardo, meu caro,

      Fico pensando a respeito do que se aprende numa faculdade de Teologia!!??

      Que linha espiritual ela segue?
      Cristianismo?
      Islamismo?
      Judaísmo?
      Politeísmo?
      Budismo?
      Sincretismo Religioso?

      O que se sabe de Deus??!!

      Ele almoça que horas?
      O Seu jantar é servido quando e por quem?
      Usa roupas da moda ou é conservador?
      Que tipo de literatura aprecia?
      Seus programas de TV preferidos seriam quais?
      Ele assiste a Globo?
      Torce para que time?
      Gosta de futebol?
      Aprecia churrasco ou comida caseira?
      Quem sabe um torresmo à mineira?
      Ou o prato tradicional do Paraná, o Barreado?
      Gosta de frutos do mar?
      Prefere peixe ensopado, assado ou grelhado?
      Carne ao ponto, bem passada ou mal passada?
      Assiste Fórmula 1?
      E a Stock Car?

      Che, uma faculdade sobre estudos de Deus, respeitosamente, é o mesmo que estudar os porquês de a minhoca rastejar, viver embaixo da terra e não ter veneno??!!

      Não se sabe LHUFAS do Criador, e tem faculdade especializada no Senhor??

      Será que Ele tem ministros?
      Quem seria o seu ministro da Economia?
      Adam Smith?
      Marx??!!
      E o ministro da Educação?

      Que automóvel tem o Criador?
      Prefere Ford, Chevrolet, Mercedes, BMW, Audi, Fiat, Bentley ou Rolls Royce??

      Fico pensando, Ricardo, no tipo de livro ou ensino que a faculdade de Teologia se baseia para outorgar o título de bacharel ao aluno.
      Diga-se de passagem que, sem Licenciatura ou Mestrado, o pastor não estaria devidamente habilitado para ministrar a religião que cultua!!

      Falta-lhe Didática, como ensinar, lecionar, e não apenas despejar o NADA a respeito de Deus!!!

      Che, mas é muita pretensão do substrato do troço, que é a espécie humana, estudar Deus??!!
      Quem somos nós para saber se Deus sequer espirra?
      Se toma banho?
      Se escova os dentes?
      Se vai ao médico?
      Se tira férias?
      Aonde compra mercadorias para viver?
      Toma água, vinho, sucos …?
      Mora em casa, apartamento, castelo, numa fazenda ou sítio?

      Se alguém me responder que não é nada disso, confirmará que nada sabe mesmo, pois eu devolveria a pergunta:
      – Como sabe que não é assim??!!

      Muito antes de se “ter” um curso de Teologia, pois absolutamente baseado em suposições, raciocínios ridículos pela nossa pequenez, estupidez, falta de consideração pelo próximo, guerras, preconceitos, ódios, iras, diferenças, vaidades, orgulhos, então que se estudasse História, Geografia, a História das Artes ou se especializasse em conhecer quantas espécies de girinos existem nos mangues fluminenses??!!

      Sim, se estão pensando que estou fazendo troça da faculdade de Teologia, sim, acertaram!
      Se existe um tipo de “estudo” que não nos serve para nada, pois nada sabemos sobre Deus, é a Teologia.

      Enfim, se a questão é ostentar qualquer faculdade, qualquer curso superior, eu gostaria de saber como um aluno de Teologia rodaria nas matérias??!!

      Imagina só:
      O professor corrigindo as provas, e ticando acertos e erros.
      Como??!!
      Baseado em quê??
      – Chicão, que fiasco! Como pudeste responder que Deus pratica alpinismo?

      Ou, então:
      – Ricardo, parabéns, pois Deus tem conta corrente na Caixa Econômica Federal!

      Abração.
      Fica com Deus, o verdadeiro, aquele que nada sabemos Dele!
      Saúde e paz.

      • Caro Chico, o que posso acrescentar as tuas observações sem correr nenhum risco – humano – de errar?

        Pois vou cometer esta heresia, leve é verdade.

        No teu comentário “…como um aluno de Teologia rodaria nas matérias…” criaste um impasse verbal sobre-humano, pois bem sabes que o verbo/advérbio “rodar” pertence, quase exclusivamente, a Província de São Pedro.

        Contudo este pequeno deslize seu é francamente superado ao afirmar que o divino tem conta na CAIXA. Sobre isto não paira um fio sequer de incerteza.

        Embora Deus seja muito, muito rico! lá vão seus dados cadastrais da CAIXA: Conta corrente 001, agencia 001, CPF (pra quem não sabe!) 001.001.001-00. Endereço fixo: Av Cosmos.

        Por fim, gancho adaptado do Millor:
        Deus não morreu. Está apenas escondido do Bolsonaro.

        Abração, Chico.

        • heheheheheheheheheheheheheheheheeheheheheheheheheheheheeheheheheheheheheehehehehe

          Che, fala sério!
          Aonde conseguiste os dados pessoais de Deus??!!
          Não seriam secretos?
          Como que os publicas assim, sem autorização divina?

          Vais te incomodar com os pastores neopentecostais ou até com o Papa.

          Logo CPF, endereço, número da conta e agência que Deus opera na Caixa …
          Ah, esqueceste de nos informar o Seu Cartão de Crédito!

          Master, Visa, American Express, duvido que saibas.
          E Deus paga as faturas integrais ou pedala às vezes??

          Ricardo, certamente Deus está rindo de nossas brincadeiras e, pensando, ao mesmo tempo:
          – Os humanos não sabem de nada!!!

          Outro abraço.

          • Chicão e Miguel, Deus, que acabou de almoçar aqui comigo, uma bela rabada com agrião e angu, está muito chateado com vocês, que falta de consideração divulgar seus dados bancários, sabendo como tem picaretas no seu rebanho.
            Não façam mais isso, senão ele vai mandar um castigo terrível, vai designar vocês como professores de Teologia e Filosofia do Mito.

    • O que se sabe de Deus??!!

      O que se sabe de Deus esta revelado nas escrituras sagradas, na história humana, na pessoa de Cristo, na criação, pelo Espírito Santo na vida daquele que crê.

      O que se sabe de Deus é o que Deus nos permite saber. Ele é muito mais do que se sabe e o pouco que sabemos é demasiado para nós.

      Romanos 1:19-22
      “Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
      Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
      Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
      Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.”

      Deuteronômio 29:29
      “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.”

    • Ele almoça que horas?
      O Seu jantar é servido quando e por quem?
      Usa roupas da moda ou é conservador?
      Que tipo de literatura aprecia?
      Seus programas de TV preferidos seriam quais?
      Ele assiste a Globo?
      Torce para que time?
      Gosta de futebol?
      Aprecia churrasco ou comida caseira?
      Quem sabe um torresmo à mineira?
      Ou o prato tradicional do Paraná, o Barreado?
      Gosta de frutos do mar?
      Prefere peixe ensopado, assado ou grelhado?
      Carne ao ponto, bem passada ou mal passada?
      Assiste Fórmula 1?
      E a Stock Car?

      As perguntas acima são de quem desconhece a natureza de Deus. Isso é evidente!
      Deus é transcendente, é espírito, é auto-existente (O seu próprio nome já diz: Elohim, Jehovah, Theos). Não foi criado. Não é humano. Nada necessita de nós. O que Paulo disse ao gregos no Areópago, continua sendo verdade para nós. Com o Deus das escrituras, sempre haverá esperança.

      Atos 17:24-28
      “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
      Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;
      E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
      Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;
      Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.”

    • Che, uma faculdade sobre estudos de Deus, respeitosamente, é o mesmo que estudar os porquês de a minhoca rastejar, viver embaixo da terra e não ter veneno??!!
      Não se sabe LHUFAS do Criador, e tem faculdade especializada no Senhor??

      Entendo a sua angústia, viver toda uma vida e não se encontrar com o Criador deve ser difícil. Mas com o Deus das escrituras, sempre haverá esperança. O que Paulo disse aos gregos em Atenas, responde com propriedade estes questionamentos também.

    • Será que Ele tem ministros?
      Quem seria o seu ministro da Economia?
      Adam Smith? Marx??!!
      E o ministro da Educação?

      Tem sim. Os profetas são ministros. Os apóstolos são ministros. Os sacerdotes e pastores são ministros. Os anjos nas mais diversas categorias são ministros. Governantes são ministros. Isso também se aprende quando se estuda Teologia.

    • Que automóvel tem o Criador?
      Prefere Ford, Chevrolet, Mercedes, BMW, Audi, Fiat, Bentley ou Rolls Royce??

      Acho que já respondi esta pergunta. Se tiver dificuldade explico novamente.

    • Fico pensando, Ricardo, no tipo de livro ou ensino que a faculdade de Teologia se baseia para outorgar o título de bacharel ao aluno.
      Diga-se de passagem que, sem Licenciatura ou Mestrado, o pastor não estaria devidamente habilitado para ministrar a religião que cultua!!
      Falta-lhe Didática, como ensinar, lecionar, e não apenas despejar o NADA a respeito de Deus!!!

      Que livro que se estuda? O principal é livro dos livros, a Bíblia. É óbvio que se estudam outros livros. É lógico isso não? Quanto a outra pergunta, a FTSA responde o que pode fazer um graduado com bacharelado em Teologia:

      “O Curso de Teologia da FTSA é reconhecido pelo MEC. Hoje a área de Teologia pertence ao Sistema Federal de Ensino no Brasil, por isso, o reconhecimento do teólogo tornou-se mais abrangente. Continua servindo às igrejas e instituições na formação pastoral e de missionários, contudo, surgiram outras possibilidades de atuação do graduado em Bacharelado em Teologia.

      O graduado com diploma reconhecido é capacitado para atuar em ONGs, especialmente no campo social, capelanias, mediação de conflitos, liderança e diversos setores. Pode atuar em setores como a Marinha, o Exército e a Aeronáutica. Estes setores costumam contratar o bacharel para fazer parte de seus quadros, como capelão. Empresas de diversos portes e segmentos também demandam o graduado. A Petrobras, por exemplo, emprega o teólogo para dar apoio às equipes que trabalham em suas plataformas marítimas. Outra área promissora é a das editoras, na produção de revistas e livros voltados para a religião.”

    • Che, mas é muita pretensão do substrato do troço, que é a espécie humana, estudar Deus??!!
      Quem somos nós para saber se Deus sequer espirra?
      Se toma banho?
      Se escova os dentes?
      Se vai ao médico?
      Se tira férias?
      Aonde compra mercadorias para viver?
      Toma água, vinho, sucos …?
      Mora em casa, apartamento, castelo, numa fazenda ou sítio?

      Mais do mesmo. Já respondi a essas tolices.

    • Se alguém me responder que não é nada disso, confirmará que nada sabe mesmo, pois eu devolveria a pergunta:
      – Como sabe que não é assim??!!

      Não é nada disso! Como sei? É impossível que Deus minta. Simples assim.

    • Muito antes de se “ter” um curso de Teologia, pois absolutamente baseado em suposições, raciocínios ridículos pela nossa pequenez, estupidez, falta de consideração pelo próximo, guerras, preconceitos, ódios, iras, diferenças, vaidades, orgulhos, então que se estudasse História, Geografia, a História das Artes ou se especializasse em conhecer quantas espécies de girinos existem nos mangues fluminenses??!!

      Adão nomeou todos os animais da terra. Rei Salomão poderia te responder quantas espécies de girinos existe. Jesus então, nem se fala. Tudo foi criado por ele e sem ele nada do que foi feito se fez. Ele sustenta todo o universo pelo seu poder. Não acredita? Não importa e nem faz diferença alguma. Não muda a realidade de quem Deus é.

    • Sim, se estão pensando que estou fazendo troça da faculdade de Teologia, sim, acertaram!
      Se existe um tipo de “estudo” que não nos serve para nada, pois nada sabemos sobre Deus, é a Teologia.

      O conhecimento de Deus é uma das matérias que se estuda em teologia. Como você nada sabe, é perda de tempo discutir esse assunto.

      Como você chama de CRIADOR alguém que não conhece?

    • Enfim, se a questão é ostentar qualquer faculdade, qualquer curso superior, eu gostaria de saber como um aluno de Teologia rodaria nas matérias??!!

      Imagina só:
      O professor corrigindo as provas, e ticando acertos e erros.
      Como??!!
      Baseado em quê??
      – Chicão, que fiasco! Como pudeste responder que Deus pratica alpinismo?

      Bendl, a teologia é um estudo de milhares de anos. Hebreus, Persas, Egipcios, Romanos, Gregos e muitos outros povos a estudaram. Como você acha que a estudaram? Porque a estudaram? O que dizer sobre mitologias? Responde ai sabichão!

  7. É um deleite ver a bandalha narcomunista, que sempre escrachou com os milicos, lambendo as botas dos generais para criar intrigas contra o Presidente da República. Como se ninguém conhecesse a tática dessa gente ladina e traiçoeira.

    • Esse repetidíssimo epíteto de “narcomunista” me relembra um outro elemento que frequentava estas páginas uns meses atrás, vou pesquisar no arquivo da TI e descobrir qual era seu codinome na época.

      • Caro Moreno,

        Divirto-me lendo os comentários do grupelho de direita, ofendendo, insultando e agredindo a esquerda, os comunistas e socialistas.

        Antes, quietos como criança cagada!

        Agora, com respaldo dos militares porque no poder, criaram coragem, e se tornaram valentões, destemidos, ousados.

        Anteriormente eram ovelhas pastoreadas pelos petistas; atualmente se julgam domadores de leões, no circo que imaginam ser o Brasil!

        Claro, a serragem que cobre o chão sai de suas caras de pau, pois quando o PT governava não víamos esse pessoal na TI criticando Lula e seus cúmplices.

        Imagino quando estivermos próximos da eleição, como serão as atitudes da tropa de choque bolsonarista, quero só ver.

        Abração.
        Saúde e paz.

  8. Em verdade não li o artigo nem leio qualquer coisa a respeito desses dois. Um é rude, despreparado, quase um imbecil; o outro é apenas um vice sem brilho.

  9. País sem rumo. Ventos de desgraças se aproximam. Mais uma vez, o povo ficará com as sobras da mesquinharia , da podridão e do ambição desenfreada.

  10. Como a nossa legislação eleitoral obriga a existência de um vice nas candidaturas para cargos do Executivo, o Mourão foi a solução. O boçal é um cara muito mal acostumado, passou anos demais sem prestar contas a ninguém, se portando sempre acima da lei, não tem respeito por ninguém além da famiglia dele. O Mourão também tomou gosto pelo Poder e o boçal percebeu isto. E agora pior ainda , depois do tremendo passa moleque que levou nas urnas tem medo até da sombra, sendo que a mais próxima é a do Mourão. Depois dos elogios feitos pelo Moro o Mourão virou o odiado da vez.

  11. Prezado Eliel,

    Me tiraste do descanso porque exagerei no micro no dia de hoje, e precisei deitar um pouco.

    Não entendeste nada da minha ironia quanto à faculdade de Teologia, nada!
    Em tom jocoso, humorístico, leve, eu quis dar a entender que não poderia haver um curso sobre Deus, pelo fato que o desconhecemos totalmente!

    Então buscaste capítulos, versículos na Bíblia, falaste em fé, que sabes quem é Deus, que lamenta eu não o conhecê-lo, que sou ignorante nessa matéria, contestando parágrafo por parágrafo o que eu escrevera em tom de brincadeira, apesar de que eu estava sendo sincero e franco, que não há ser humano que possa falar de Deus, muito menos tu tentares resgatar as civilizações mais antigas, pois no Egito gato era santo e, nas demais, o politeísmo era a tônica.

    Mas, percebi – tem sido assim quando abordo Deus e uso de expressões irônicas não contra Ele, mas de quem se anuncia como seu conhecedor -, o medo que a minha maneira de falar sobre Deus é blasfêmia, que falto com o respeito ao Criador, então a contestação a mim em forma de repreensão, de quem não quer entrar na brincadeira por receio de punição ou cometer sacrilégio e ser amaldiçoado!

    Essa maneira de se pensar sobre Deus é absolutamente ultrapassada.
    Essa distância que se quer manter de Deus é sintoma de terror que se sente sobre a existência do inferno, logo, falar sobre o Todo Poderoso é render-lhe os mais pomposos adjetivos que enalteçam a sua existência!
    Jamais questionar como Deus vive ou é, pois pecado mortal!

    Eliel, tudo que escreveste não veio de ti, de dentro de ti, do teu eu, do âmago do teu ser.
    A tua fé interessa somente a ti, e não aos outros.
    Se me rebateste nos comentários entre mim e o Ricardo, depois a participação de Moreno, a tua intenção foi “defender” o Senhor, diante de três sacrílegos, hereges, ignorantes, pois desconhecem Deus e brincam com o Criador!

    Mas, respeitosamente, sabes tanto quanto nós ou menos ainda, haja vista o teu receio de ser incompreendido, caso ousares mencionar se Deus usa calça jeans ou clássica, mesmo em tom humorístico, pois Deus aprecia o bom humor, sinal de coração sem ressentimentos, sem mágoas, sem revoltas.

    Eliel, espero que estejas sentado pelo que vou postar na TI:
    Eu sou íntimo de Deus!
    Eu tenho parte de seus poderes!

    Eu e a minha mulher geramos três filhos, portanto, fizemos três seres humanos da mesma forma como Deus fez Adão e Eva;

    Assim como Deus mandou o maná aos judeus quando atravessaram o deserto na fuga do Egito, eu e a minha mulher sustentamos nossos filhos, igualmente alimentando-os e protegendo-os permanentemente;

    Do mesmo jeito que Deus fez o Universo, eu e a minha mulher construímos o nosso, aqui, neste planeta, onde fomos colocados e que é o paraíso, céu e inferno de todos os seres vivos;

    Se Cristo amou a humanidade, eu e a minha mulher fizemos o mesmo com relação à nossa família, parentes e amigos, inclusive com animais;

    Se Jesus nos ensinou apenas duas lições:
    Amai o próximo como a ti mesmo, e não faças aos outros o que não queres que seja feito contigo, eu e a minha mulher amamos as pessoas e jamais lhes fizemos qualquer mal;

    Se, eu e a minha mulher vemos alguém tentando encontrar comida em latas de lixo, impedimos essa humilhação, e fazemos um milagre, Eliel, isso mesmo, eu e a minha mulher fazemos um milagre:
    No lugar de rezarmos e pedir a Deus que cuide do esfomeado, do abandonado, compramos comida para o necessitado, que jamais esperava por essa iniciativa de quem quer que fosse!!
    Eu e a minha mulher temos autoridade e agimos em nome do Senhor, Eliel!!!

    Então, dada essa intimidade que somos seus filhos, acreditamos que podemos brincar com o Pai, que podemos colocá-lo numa pegadinha, que podemos imaginar o que faz durante o dia, à noite e à tarde.
    E sem medo que Ele não nos entenda e castigue.

    Se não o conhecemos, e queremos traçar normas e regras de como agir com o Todo Poderoso ou como devemos nos dirigir a Ele, che, baita fiasco!

    Deus não quer que acreditemos Nele;
    não quer o nosso amor;
    não quer nossas orações;
    não quer nossas súplicas;
    não quer nossas promessas;
    não quer nossos sacrifícios;
    não quer que participemos de missas, cultos, vigílias … nada disso Ele pede e quer!

    O que Lhe agrada, e é a única forma de nós comprovarmos nosso Amor por Deus, é tratar bem seus filhos, NÓS!

    Não matar;
    Não roubar;
    Não jurar em falso;
    Não cobiçar a mulher do próximo;
    Amar pai e mãe …

    Lembras dos 10 Mandamentos, que estranhamente esqueceste de mencioná-los?
    Deus NÃO NOS OBRIGA A NADA, Eliel, pois temos a nossa vontade, o livre arbítrio, que a maioria absoluta confunde com escolha ou opção, e não é nada disso.

    Deus quer que nos amemos, que nos cuidemos, que nos protegemos;
    Deus quer nos ver felizes, e não que nos preocupemos sobre o que Ele vai “pensar” de nós ou do nosso comportamento!

    De que vale esse “amor” a Deus, essa dedicação superficial, se maltratamos quem está ao nosso lado??!!
    Se abandonamos nossos filhos!
    Esposa?
    Pais?
    Amigos?
    Se mentimos?

    Che, somos Seus filhos, e é assim que devemos agir um com o outro, e não caindo de pau quando discordamos daquilo que não se encaixou bem no nosso entendimento.
    Olha, quem somos nós para dizer ao próximo que:
    – tu não conheces a Deus porque és um ignorante!
    – ??????????

    Se conhecer a Deus é ser agressivo, não ter compreensão, não aceitar que o outro tenha dúvidas, então é muito melhor o cara permanecer na sua ignorância, pois nada explica e se justifica apresentar-se conhecedor de Deus dessa jeito, humilhando as pessoas!
    Que raio de Deus é esse??
    Fica tu com o teu Deus, que prefiro o meu desconhecimento!

    Por essas e outras que me bato na TI pelo pobre e miserável.
    Quem pensa neles?
    As religiões?
    Nada.
    Muito menos seus fiéis, que se preocupam com as suas salvações mas, ironicamente, ela ( a salvação) se encontra não no atemorizado, MAS NO PRÓXIMO!!!

    Quanta comida sobra de quem pôde se alimentar?
    Ela é doada ou levada às vilas, às favelas, onde existem pessoas que talvez não tenham se alimentado no dia anterior?
    Pergunto:
    Adiantou a família reunida, ao redor da mesa, rezar pela graça da refeição … e depois jogar no lixo o que sobrou??
    E, ainda por cima, se achar abençoada porque rezou, agradeceu e enalteceu a Deus!!!???

    Deus não tá nem aí para as nossas preces!
    Ele quer saber se deste de comer a quem tem fome;
    Se deste de beber a quem tem sede.
    Não??!!
    E dizes que conheces a Deus?

    Olha, guri, não sei se sou o evoluído ou o ignorante, conforme me qualificas neste assunto sobre o Senhor.
    No entanto, faz tempo que deixei de lado as religiões, de ser fiel a qualquer dessas existentes.
    O Deus como penso, deve ser o mesmo para todos – jamais cometerei a heresia de dizer “o meu Deus”.

    Não pode haver vários tipos de Deus, mediante o que tentam nos ensinar as várias formas de se professar uma linha espiritual. Talvez seja uma das razões que tanto nos ofendemos, insultamos e somos intolerantes.

    Não existe o ateu, assim como não existe o crente.
    Um ateu pode ser infinitamente melhor que qualquer adorador do Criador, assim como um fiel pode ser o ateu mais radical!
    Lembra da frase:
    “Somos todos ateus, graças a Deus”?

    Enfim, Eliel, digo que não me considero ter sido chamado à atenção por ti;
    também não fui repreendido porque entendeste que sou um ignorante a respeito de Deus, pois reconheço que sou pior que um ignorante, sou uma ameba!!

    Por isso mesmo, por não tê-lo conhecido pessoalmente;
    por não termos tido qualquer prosa em tempo algum;
    por jamais eu sentir a Sua presença, amo os seus filhos, as pessoas, o Ser Humano, a minha mulher, filhos, amigos, parentes, amigos, esse blog, Newton, comentaristas, articulistas, pois vejo em cada um deles e, em vocês, o verdadeiro Deus!

    O Deus que vejo, que sinto, que caminha, que tem fome, que tem sede, que veste roupas, que anda de carro, ônibus, trem, avião … o Deus que precisa ser amado, compreendido, aceito, que não pode mais ser injustiçado, diferenciado, segregado, tratado como um animal!

    Se eu amar esses deuses, pois pequenos, limitados, finitos, feios, bonitos, altos, baixos, magros, gordos, inteligentes e outros nem tanto, soberbos e humildes, valentes e medrosos, ricos e pobres, mestres e aprendizes, inexperientes e experientes, crentes e ateus, honestos e desonestos, corruptos e decentes, crianças, idosos, mulheres, homens, jovens, meia idade, idade inteira, animais, aves, a natureza, esse planeta … estarei repleto de Deus!

    Sei que poderei brincar com o Criador, ser um filho humorado, meio indisciplinado, contestador, mas aquele que o ama através da sua criação!

    Abração, Eliel.

    O “sabichão” entende ser desnecessário escrever sobre Mitologias, pois esse Deus que se está professando atualmente é um ser mitológico, então não vou perder o meu tempo com bobagens, mas tratar de fazer algo para a minha mulher, um amigo, filho, neto … que estarei enaltecendo o Deus verdadeiro, e não este que tanto insistem Nele acreditarmos, haja vista um ente que pune, que mata, que amaldiçoa, que fere quem o desobedece!

    Aliás, convidarei Deus para assistir a Netflix hoje à noite, ao meu lado.
    Antes que digam que enlouqueci ou estou sendo blasfemo ou herege, refiro-me à deusa minha mulher pois, sem ela, a mulher, nem Deus teria tido o Seu filho, Jesus!

    E dizer que o homem tanto maltrata essas deusas, que pecado!!

    • Chico, prezado gaúcho, raiz, como modernamente nomeiam temperamentos.

      Me apraz, muito, muito, a sua verve e elegância, tudo aliado ao humor torna-se fundamental.

      Digamos que eu tenha um dos sete, a inveja. Mas é branca, Chico. Posso aplicar minha assinatura digital do Serpro no seu texto, carimbo junto manualmente o “Concordo Plenamente”. Irrepreensível.

  12. Ricardo, meu caro amigo,

    Obrigado pelo comentário. Sentir-me-ei honrado se colocares a tua assinatura digital no texto acima.

    Um forte abraço, parceiro.
    Saúde e paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *