Bolsonaro personifica a comunicação institucional e esvazia os canais oficiais em um ano de mandato

Bolsonaro assumiu o papel de porta-voz de seu governo

Talita Fernandes
Gustavo Uribe
Folha

Crítico à cobertura da imprensa, o presidente Jair Bolsonaro enfraqueceu a comunicação institucional da Presidência da República em seu primeiro ano à frente do Palácio do Planalto.

Conhecido pelo estilo personalista, assumiu ele próprio o papel de porta-voz de seu governo, colocando em segundo plano os canais oficiais, que perderam espaço e relevância.

DIFUSOR DO PALÁCIO – O perfil pessoal do presidente nas redes sociais, por exemplo, que é supervisionado por seu filho e vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), se tornou o principal difusor do Palácio do Planalto no universo digital, com informações, manifestações e anúncios, enquanto as contas institucionais atuam a reboque, replicando ou repercutindo iniciativas do governo.

O presidente também adotou uma estratégia de comunicação sem intermediários, que não envolve a  Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), promovendo duas entrevistas quase todos os dias na porta do Palácio da Alvorada e uma live semanal pelas redes sociais.

Nos governos de Dilma Rousseff (PT) e de Michel Temer (MDB), a postura era diferente. As entrevistas do presidente à imprensa passavam pela assessoria de comunicação, que convocava os jornalistas e orientava as respostas do mandatário.

TROCA-TROCA – Na esteira da mudança, Bolsonaro não renovou, no início do mandato, contrato para assessoria à imprensa estrangeira. Ele ainda trocou quatro vezes o secretário de imprensa do Planalto, cargo que desde agosto está vago e não tem previsão de ser preenchido.

O secretário de imprensa era o responsável por fazer o meio de campo entre os veículos de comunicação e o governo federal. Sem ele, o canal institucional ficou enfraquecido, já que o chefe da Secom, Fábio Wajngarten, cada vez se dedica menos a essa função.

Desde a demissão do último secretário de imprensa, nomeado por Wajngarten, o chefe da Secom perdeu influência junto ao presidente, que tem dado preferência aos conselhos do ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos. Desde julho, quando Bolsonaro adotou a prática de fazer declarações rotineiras, os briefings diários do Planalto também foram esvaziados.

CAFÉS DA MANHÃ – A alteração na comunicação coincidiu com o fim dos cafés da manhã realizados com jornalistas, estratégia criada no início da gestão pelo porta-voz, general Otávio Rêgo Barros, na tentativa de aproximar o presidente da imprensa.

Os encontros deixaram de ocorrer depois de repercussão negativa de uma declaração do presidente. Em julho, ele chamou de “paraíba” governadores nordestinos, o que levou a uma reação de políticos de esquerda. Posteriormente, apesar de ter sido gravado, ele negou que tenha se dirigido a nordestinos de forma pejorativa.

O caso foi usado por auxiliares ligados à ala ideológica para suspender os encontros periódicos com a imprensa. De lá para cá, Bolsonaro passou a escolher quando fala e sobre o que comenta.

CONTROVÉRSIA – São frequentes as vezes em que o porta-voz ou a Secretaria de Comunicação informam à imprensa que determinado assunto não será tratado pelo governo e, na sequência, Bolsonaro dá uma declaração sobre o tema na porta do Palácio do Alvorada. Exemplo mais recente é a crise do PSL, que levou à desfiliação de Bolsonaro do partido pelo qual se elegeu, e ao lançamento da Aliança pelo Brasil, em fase de formação.

No início de outubro, questionado sobre os desentendimentos entre o chefe do Executivo e o presidente do partido, o deputado Luciano Bivar (PE), Rêgo Barros disse que questões partidárias não seriam tratadas publicamente. No dia seguinte, Bolsonaro falou na saída do Alvorada que Bivar estava “queimado para caramba”. Os briefings de Rêgo Barros ocorrem normalmente às segundas, terças e quartas, sempre no fim da tarde, por volta das 18h30.

Na primeira quinzena de novembro, foram cancelados por mais de um dia seguido. Durante viagem presidencial em outubro ao continente asiático, o porta-voz não concedeu um briefing oficial durante mais de dez dias. Após questionamentos dos veículos de imprensa, eles foram retomados.

JUSTIFICATIVA – Em nota enviada à Folha, a equipe do porta-voz disse que os briefings não foram realizados por causa da viagem do presidente à Ásia e ao Oriente Médio e da promoção de cerimônias oficiais em horários que coincidem com as suas entrevistas.

“Ocorreram algumas cerimônias de divulgação de programas do governo, por intermédio dos ministérios e com a participação do presidente, que, normalmente, se estendem no horário das 18h30 com a realização de coletiva de imprensa pelos titulares ou secretários das pastas”, disse.

Procurado, o Palácio do Planalto nega que haja um esvaziamento dos canais institucionais. Segundo a assessoria do Planalto, a comunicação direta do presidente com a população brasileira e com a imprensa permanece, desde o início do governo, “ativa e dinâmica”.

CONVENIÊNCIA – “Enquanto chefe de Estado, o senhor presidente se posiciona, por meio de seus perfis em redes sociais, conforme lhe é conveniente e totalmente legítimo.

Ações pessoais de relacionamento com a imprensa conduzidas pelo senhor presidente da República reforçam a mensagem do governo ao cidadão e fortalecem a comunicação de governo”, afirma a Secom. Para o ex-presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República Mauro Menezes, a personificação da comunicação institucional traz prejuízos para a democracia.

“Eu creio que todo esse processo de esvaziamento dos canais oficiais, do papel do porta-voz, de comunicação direta, a seletividade na escolha dos veículos de comunicação, todos esses elementos, eles se agregam a um processo que eu tenho sinalizado de uma situação de crise séria do republicanismo. Da maneira como o atual governo tem lidado com os temas republicanos”, disse.

ALERTA – Menezes alerta que o uso das redes sociais do presidente pode ser ruim se não houver diferenciação dos interesses públicos e privados.

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O QUE MUDOU NA COMUNICAÇÃO DO PLANALTO

Perdeu força
Briefings diários Entrevistas coletivas conduzidas pelo porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, foram esvaziadas desde que Bolsonaro passou a falar diretamente com a imprensa todos os dias pela manhã, ao deixar o Palácio da Alvorada, e à noite, ao retornar

Cafés da manhã Encontros períodicos do presidente com jornalistas de diversos veículos, eram organizados por Rêgo Barros para aproximar Bolsonaro da imprensa. Durante um desses cafés, em julho, Bolsonaro chamou governadores do Nordeste de “paraíbas”, termo pejorativo que reflete preconceito. Desde então, esses encontros, criticados pelos filhos Carlos e Eduardo, não foram mais realizados

Ganhou força
Declarações no Alvorada Bolsonaro passou a dar declarações diárias para a imprensa no início da manhã e da noite, quando deixa e retorna ao Palácio do Alvorada

Perfis pessoais nas redes sociais Contas pessoais de Bolsonaro em redes sociais são mais alimentadas que os perfis institucionais oficiais, o que gerou críticas por personalizar a comunicação do governo

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NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
Para muitos, o fato de Bolsonaro tomar o microfone e falar o que dá na telha é sinal de autenticidade. Porém, isso já promoveu muitos confrontos com a ajuda inclusive dos seus filhos ao “assumirem” a palavra oficial do Planalto e o pai ratificar as caneladas. Uma coisa é ter personalidade e assumir o controle, a outra, conforme dito na matéria, é deixar as questões pessoais se misturarem com os interesses nacionais. Se tivesse sido bem assessorado, ou melhor, se tivesse permitido isso, talvez agora Bolsonaro já estivesse com uma base sólida e não correndo atrás para, após um ano, refazer uma sigla convincente e alvo de credibilidade. (Marcelo Copelli)

5 thoughts on “Bolsonaro personifica a comunicação institucional e esvazia os canais oficiais em um ano de mandato

  1. Concordo plenamente com esse título: “Bolsonaro personifica a comunicação institucional e esvazia os canais oficiais em um ano de mandato”. Apenas acrescentaria: para o bem do país.
    É assim que tem que ser, direto e no papo reto, sem jogos de palavras e falsas erudições. Isso, exceto Lula e Dilma, flagrantemente ignorantes, alguns (num passado nem tão distante) tinham esse rascunho de forçada intelectualidade, modelo FHC.

  2. KKK o boçal acredita que pode ser tão midiático quanto o seu “amigo americano”, mas se esquece de que,aquele já fazia televisão antes mesmo deste pensar em entrar na Política.

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