Bolsonaro recua e já trabalha com nome de diplomata antes preterido para assumir embaixada nos EUA

Charge do Jota A (portalodia.com)

Júlia Lindner
Estadão

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira, dia 22, que poderá indicar o diplomata de carreira Nestor Forster para assumir a embaixada do Brasil em Washington, caso o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) desista efetivamente do posto.

Forster é próximo ao chanceler Ernesto Araújo e ligado ao escritor Olavo de Carvalho. Segundo Bolsonaro, é Eduardo quem vai definir, até o final do mês, se quer ter seu nome submetido à aprovação do Senado ou se ficará na liderança do PSL na Câmara. Bolsonaro falou com a imprensa instantes antes de seguir para a cerimônia de coroação do imperador japonês Naruhito, em Tóquio. O presidente foi acompanhado do embaixador do Brasil no Japão, Eduardo Saboia.

REVIRAVOLTA – Há alguns meses, a indicação de Forster para a embaixada do Brasil nos EUA era dada como certa por integrantes do Itamaraty. Em junho, ele foi promovido ao topo da carreira justamente para poder ocupar o posto. Um mês depois, no entanto, diplomatas foram surpreendidos pela possibilidade de Bolsonaro indicar Eduardo.

Embora tenha conseguido a aprovação do governo americano, o presidente enfrenta dificuldades para viabilizar o nome do filho no Senado. A crise no PSL também contribuiu para esfriar ainda mais as chances de Eduardo. Agora, Bolsonaro considera que seria mais estratégico o filho ajudar a “pacificar” o partido e a “catar os cacos” deixados pela crise interna.

ISRAEL –  Nesta terça-feira, Bolsonaro informou que também pretende mudar o embaixador em Israel, após o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu anunciar que desistiu de formar governo. A ideia, de acordo com o presidente brasileiro, é enviar um embaixador para estreitar as relações na área de inovação agrícola e alguém que tenha um “perfil apropriado” para a nova gestão.

Mesmo com a saída do atual primeiro-ministro de Israel, aliado de Bolsonaro, o presidente afirmou que está “100%” aberto ao diálogo com o seu eventual sucessor. “Israel é um país extremamente importante para o mundo e para nós.”

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
É de deixar qualquer um pasmo a tentativa de maquiar a realidade ao ouvirmos Bolsonaro fazer as suas declarações. Dizer de peito aberto que o “Eduardo é quem vai definir se quer ter seu nome submetido à aprovação do Senado ou se ficará na liderança do PSL na Câmara” é como se indicasse se o menino ainda está indeciso entre um brinquedo ou outro. Bolsonaro, presidente, não deveria ser o responsável por essa decisão ? Dizer que o filho ainda não acabou o Uni Duni Tê? E outra, não há opção, a candidatura do quase embaixador subiu no telhado há semanas, conforme já comentado por esta Tribuna. Não tem volta. E partir para o plano B e tentar segurar a liderança do partido vai exigir muito desgaste ainda. (Marcelo Copelli)

18 thoughts on “Bolsonaro recua e já trabalha com nome de diplomata antes preterido para assumir embaixada nos EUA

  1. Esse cara é burro, despreparado, grosseiro. Não podia ter assumido uma posição que exige justamente o oposto do que ele é: liderança, articulação, preparo, diplomacia. Não digo que ele seja um câncer para a vida nacional porque câncer é de difícil solução. Quanto a ele, 2022 vai nos dar a quimioterapia certa: pé no traseiro e desprezo, como fizemos com o ladrão Lula e Dilma.

  2. “Protestos em diversas cidades e regiões tomam conta do Chile desde o dia 18 mesmo com a reação feita pelo governo do presidente Sebastián Piñera em decretar estado de emergência e toque de recolher nas ruas.

    A revolta sob a justificativa do aumento de quase 4% da tarifa do transporte público já deixou ao menos 15 mortos, mais de 200 feridos e mais de 2 mil detidos.”

    QUANDO O GUED’BELLS DARÁ A NOSSA ‘DEIXA’ ????

    Brasilda não fica tanto no alto dum morro, assim….

    • Impressionante como ainda tem tentados a falar em Dilma e Lula diante de um CRIME atual acontecendo nesse exato momento a cada segundo que esse guvernico de merda resiste com um pateta turista dirigindo a carroça….

        • Descer o cacete! Voce ja tinha a resposta!!!!

          Tirar o Guedes de trás da cortina!
          Fazer ele confessar via satélite ao vivo e a cores o roubo que esta cometendo!

          Botar esse mito no lugar que ele merece, confessando: “Eu só minto” !!!!

          De direito, o vice assume, e pensamos um novo rumo socio-econômico diferente dessa pocilga instalada pelo clã Bozolado.

          Colabora dai!!! ou você é um descassetado ?

    • Estadão, há pouco:

      Presidente do Chile diz que país está em guerra; nº de mortos sobe para 11

      Quando chegar em 17 lembrem-se! é a nossa vez!
      Ou vai ser tudo para quando não restar mais nada??
      …..

      PS: Os Chineses estão aportando no Brasil para valer, logo… alí, e expresss…..

      Quando começarem, as casas Bahia não venderão sequer uma bacia…

  3. EMBAIXADA BRASILEIRA EM WASHINGTON
    A CHAPA ESTÁ QUENTE,MAS FALTA UM REQUISITO
    Antes de confirmar a indicação de Nestor Forster para assumir a Embaixada do Brasil em Washinton,seria interessante,que o Presidente da República,Jair Bolsonaro,verificasse se o futuro embaixador sabe fritar hambúrgueres com maestria.
    Afinal,trata-se de um requisito indispensável…

  4. Esse pode ser o real motivo da confusão no PSL. Bolsonaro, percebendo que teria de aliar-se à banda podre do Senado para aprovar o nome do seu pimpolho para a embaixada, precisou de um plano B para: recuar na indicação, sem aparentar “derrota”, e arranjar outra função para o filhote.

    • Seria sofisticado demais pra um sujeito cuja família pratica rachadinha. Problemas pra se aliar à banda podre do Senado? Mas ele já não tá aliado à banda podre do STF pra proteger o Flavio?

    • Êeh!!!! Que é isso!?!?
      O Jefe espetou mais um?!
      A abaram seus boletos?
      Caraca ! É “tómijégui que nao acaba mais!!!
      Se continuar assim o governo ainda obterá algum superávit !!

  5. Não é que é para ter pena das primeiras damas desse país, que não é mesmo!
    Mas essa da vez ainda tem alguma chance de fazer um pé de meia (um só) saindo por aí vendendo santinho com a imagem do Santo do Pau Oco Bolzonaldio!
    O enviado de Deus! Que virou um cruiz’crédo.

    • Nao se abale presidento, que na sexta feira os bispos prepararão um unguento da água misericordiosa saida de um radiador, ungida com betume e oleo de derrame nordestino, aos pés de uma lata de azeite Andorinha em nome do senhor ….

      Bozonaldo mais os filhos nao formam um Megazord, no maximo uma megaZona……

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *