Bolsonaro rubrica novamente atestado de ignorância e diz que eficácia de máscaras é ‘quase nula’

Bolsonaro pensa que é atleta, médico, combatente e até presidente

Victor Farias
O Globo

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na tarde desta quarta-feira, dia 19, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada que a máscara de proteção utilizada contra o novo coronavírus tem eficácia “quase nula”.

“Tem algum médico ai? A eficácia dessa máscara é quase nula”, afirmou, de máscara, ao responder a uma mulher que disse que só iria tirar fotos com o presidente quando não precisasse mais de máscara. Em seguida, um homem que estava presente afirmou que “não tem nada a ver” o uso da proteção contra o vírus. “Também não concordo não. Acho que não deveria ter máscara porcaria nenhuma “, disse.

INEFICAZ – Bolsonaro, então, repetiu que o equipamento de proteção, indicado por autoridades de saúde, tem “eficácia quase nula”. Outra apoiadora que estava presente na porta do Alvorada afirmou, então, que havia sido contaminada com a Covid-19, mas que já estava curada.

“Qual o remédio?”, perguntou o presidente à mulher, que respondeu “cloroquina”, substância recomendada por Bolsonaro no tratamento precoce da doença, apesar de não haver comprovação científica da eficácia do medicamento.”Cloroquina, tomei tudo que o senhor recomendou”, disse a mulher.

“EXEMPLO” –  Bolsonaro também afirmou nesta quarta “não ter visto no mundo” alguém que enfrentou melhor a pandemia de covid-19 do que o próprio governo brasileiro. O chefe do Executivo ainda caracterizou como excepcionais as ações ministeriais diante do novo coronavírus.

“No meu entender, guardando-se as devidas proporções, não vi no mundo quem enfrentou melhor essa questão do que o nosso governo. Isso nos orgulha. Mostra que tem gente capacitada e preocupada, em especial, com os mais pobres, os mais humildes”, apontou.

CRÍTICAS – Bolsonaro ainda voltou a criticar as medidas restritivas adotadas por governadores e prefeitos. Segundo ele, uma “quebradeira” na economia seria pior do que o próprio vírus, que já provocou 110 mil óbitos no país.

“Temos dois problemas: o vírus e o desemprego. São dois assuntos que devemos tratar com responsabilidade, mas simultaneamente. A turma do “fica em casa” e a turma do contra começou a dizer que eu era insensível e não estava preocupado com a vida das pessoas, e dizendo sempre ao Guedes que “a economia se recupera, a vida não”. Olha, uma quebradeira na economia, não precisa ser médico e nem economista pra dizer isso, as causas, o efeito colateral disso é pior, mas muito pior do que o próprio vírus”.

DERRUBADA DE VETO – Nesta quarta-feira, o Congresso o derrubou um veto do presidente a obrigatoriedade do uso de máscara “estabelecimentos comerciais e industriais, templos religiosos, estabelecimentos de ensino e demais locais fechados em que haja reunião de pessoas”, durante a pandemia.

Deputados e senadores também restituíram trecho da lei que prevê multa em caso de descumprimento da norma, desde que o infrator não seja parte de “população vulnerável economicamente”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
Bolsonaro envergonha o País e ignora que as suas asneiras repercutem no noticiário internacional. Após passar décadas como parlamentar sem dizer a que veio, agora pensa (?) que é capaz de administrar uma nação. Irresponsável, incompetente e ignorante, empurra todos para a beira do abismo se deixar. Aposta e “receita” cloroquina, ambos sem eficiência comprovada, se diz atleta ao fazer meia flexão, prioriza armas aos livros, e se mostra a cada dia mais incapaz de continuar à frente da Presidência. Mas o pior de tudo é observar seus índices de aprovação. Errar uma vez é humano. Mas persistir no erro é caso de camisa de força. (Marcelo Copelli)

19 thoughts on “Bolsonaro rubrica novamente atestado de ignorância e diz que eficácia de máscaras é ‘quase nula’

      • “Após passar décadas como parlamentar sem dizer a que veio, agora pensa (?) que é capaz de administrar uma nação.”

        Da série .: “Eu Avisei””..

        Nas eleições de 2.018 eu avisei sobre o BolsoNelson.
        28 anos de CorruptoGresso Nacional, ao lado de várias ratazanas, filiado ao partido mais corrupto do Universo (um dos).
        Dormia nas cadeiras do CorruptoGresso, as vezes tirava fotos com o Babai Baulo Babaluf..
        Boa coisa NÃO IA DAR….

        Salva-se quem puder.
        Alô Cabral cadê as Caravelas.??

        eh!eh!eh

        • A Caravela?

          Gastaram os tubos pra reconstruir uma aqui no Hell de Janeiro.
          Pra comemorar os fatídicos quinhentos anos.
          Resultado: Afunfou no cais e depois jogaram fora.
          Alguém foi preso?
          Kkkk
          Claro que não.
          PQP!!
          Viva a república dos cocos!!
          Cordialmente.

  1. O assassino falar o que fala já virou rotina mais a omissão criminosa dos Conselhos de medicina e da AMB é mais criminosa do que as declarações de Bolsonaro.

  2. Steve Bannom, operador do “The Movement”junto com o advogado Michael Modrikamen, movimento mundial empenhado em apoiar grupos populistas nacionalistas, integrado com o bolsolavismo através de Eduardo Bolsonaro, foi preso asado de desviar USS$ 1,2 milhão, de uma campanha popular.
    Isto é uma simples notícia de mais um escândalo de corrupção, agora, uma simples e superficial análise, nos leva a uma lógica e fundamental conclusão: A ponte natural entre os extremos da direita e esquerda, sem dúvida, é a CORRUPÇÃO.
    “O poder corrompe o homem, o poder absoluto, corrompe absolutamente” Lord Acton.

  3. Por algum tempo cheguei a imaginar que as FFAA, que hoje querem submarinos atômicos para combater um inimigo ficcional, seriam capaz de impedir a corrupção. Torcia para que elas de algum modo fizessem uma intervenção – e fizeram! Mas de modo participativo, aquele popularmente chamado de toma-lá-dá-cá.
    Se sem submarinos atômicos o governo está praticamente tomado de generais, imaginem o dia em que nossos heróis tiverem uma arma atômica – estaremos fundidos! Seremos a Belarusian dos trópicos!

  4. Mas não foi o próprio Bozo que para ridicularizar o isolamento social pregava o uso de máscara para a população?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!

  5. Grupo científico da Universidade de Colorado Boulder, liderada pelo químico espanhol José Luis Giménez, está encaminhando à OMS estudo que comprova que que o Covid19 se propaga com muita mais facilidade através de aerosóis (substituir por fumaça para mentalizar melhor), o que, necessariamente levará a rever e a aumentar as medidas do distanciamento pessoal, assim como aperfeiçoar e intensificar o uso das máscaras.
    Enquanto isso, nosso Eistein de cocheira segue dando coices.

  6. Além do autor da matéria, vários comentaristas criticam o Presidente por conta da sua fala “a eficácia dessa máscara é quase nula”. Qual o problema? Ninguém apresentou dados concretos sobre a eficácia comprovada da máscara. Para aqueles que não sabem, há médicos que questionam o uso generalizado das máscaras:

    ‘De fato, estudos randomizados focados em outros vírus não foram capazes de comprovar a eficácia de máscaras na queda do número de infecções. “O problema é que as partículas que carregam o vírus Covid-19 são pequenas e se movem facilmente através da poeira e das máscaras cirúrgicas”, escreveu Brian Labus, professor da Universidade de Nevada, nos Estados Unidos, no The Conversation. “Essas máscaras podem fornecer alguma proteção a outras pessoas se você usar uma enquanto estiver doente, mas pouco fará para proteger você de outras pessoas contaminadas.”‘

    https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/03/mascaras-ajudam-prevenir-covid-19-especialistas-analisam-pros-e-contras.html

  7. Conclusão lógica de um neófito na matéria: Se, como diz Brian Labus, elas podem fornecer alguma proteção a outras pessoas, se usadas pelo infectado, e partindo do princípio de que qualquer um pode estar infectado sem saber-lo, se deduz que estatisticamente sempre haverá o risco de contágio numa reunião ou aglomeração de pessoas sem máscara e de acordo com essa teoria, o não uso de máscara passa a ser criminoso, já que não estaria dispensando a própria proteção e sim ameaçando conscientemente a saúde de terceiros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *