Bolsonaro tinha uma estratégia para 2018, mas não há estratégia para os dias de hoje

Imagem relacionadaWilliam Waack
Estadão

Jair Bolsonaro é um personagem transparente. Assegura que pensa o que diz. Assim, em relação à sequência de frases revoltantes que insiste em pronunciar, não há razão para duvidar quando ele afirma “eu sou assim, não tenho estratégia”.

De fato, aparentemente Bolsonaro deixou o Exército antes de frequentar as aulas de Estado-Maior sobre o que é estratégia. Na acepção clássica, adotada por militares, políticos e empresários, estratégia é a adequação dos meios aos fins levando em consideração tempo e espaço.

FUNCIONOU EM 2018 – Esse ajuste dos meios (sempre finitos) aos fins (às vezes infinitos) funcionou muito bem na vitória eleitoral de 2018. Estava bem delineado o que ele queria (ganhar o pleito), quem era o principal adversário (o lulopetismo), o horizonte de tempo (o calendário eleitoral), qual comportamento tático (conteúdos políticos e estilo) funcionaria, quais recursos estavam ao alcance (redes sociais).

Mas, acima de tudo, o personagem político Bolsonaro atendia exatamente à demanda do eleitorado naquele momento de um ano atrás: alguém que convencesse milhões de indignados de ser capaz de chutar o pau da barraca do “sistema” (político, midiático, econômico). Tinha a seu favor uma onda popular muito maior do que ele – e foi ajudado pelo imponderável (a facada).

Ocorre que governar um país que se deteriora à espera da arrancada para sair da mais profunda recessão da memória viva é outra grandeza na ordem das coisas.

SEM ESTRATÉGIA – Quando diz que não possui estratégia, o transparente Bolsonaro apenas torna evidente, com as próprias palavras, que neste momento não sabe aonde quer chegar – excetuando, talvez, permanecer onde está além de 2022. Portanto, não sabe também como quer chegar.

Mudar o Brasil com Deus acima de todos é um fim infinito, mesmo que louvável. Para alcançá-lo, o comportamento presidencial da xingação, do disparate das declarações, da ofensa a grupos diversos e desprezo pelos postulados (incluindo a articulação política) que o presidente entende como contrários aos fins surge como meio cada vez menos adequado. Bolsonaro tem mesmo razão quando diz que não possui uma estratégia.

LIMITAR O PODER – Além disso, dois fatores importantes mudaram desde as eleições. O Legislativo e as diversas forças políticas ali representadas têm tido êxito em limitar o poder da caneta Bic do presidente.

O ímpeto da Lava Jato – entendido aqui como a capacidade de um grupo organizado de exercer controle externo ao mundo da política – refluiu mesmo considerando a enorme popularidade de Sérgio Moro. A insegurança jurídica e suas consequências políticas permanecem fortes, e fogem ao controle do presidente.

DADOS DA REALIDADE – Parece que Bolsonaro não entende assim os dados da realidade, ou acha que vai dobrá-la ao seu gosto. A “política institucionalizada”, por meio de chefes de partidos, legislativos, governadores, grupos corporativistas, interesses econômicos e sociais, está engolindo a falta de estratégia do presidente. A questão é saber até onde o levará o tipo de comportamento que insiste em exibir. Por enquanto, a fragmentação das correntes políticas e a inexistência de uma oposição com credibilidade e respeito tornam muito reduzido o perigo de ser apeado no meio do caminho.

Goste-se disso ou não, o sistema de governo brasileiro sob o qual Bolsonaro opera obriga o presidente a agregar forças políticas e o presidente está obtendo o efeito contrário ao gastar energia política em embates irrelevantes frente aos gigantescos desafios sociais e econômicos que precisa resolver. Estagnação econômica e frustração com o ritmo de mudanças acabarão alterando mais ainda o clima político, que está se degradando para o presidente.

Até surgir, como foi Bolsonaro em 2018, alguém com uma estratégia para o momento.

19 thoughts on “Bolsonaro tinha uma estratégia para 2018, mas não há estratégia para os dias de hoje

  1. Aiiinn, William Waack é cumunista ixquerdopata!!!!

    Num critica o meu Borxonaro que eu fico muito brava!!!!!!

    Aiinnn, bom mermo era o Lula!!!!!!

    Eu vô mandá tanque Urutu pra prender o William Waaack!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    (Escrito em MODO BOLSONETE HISTÉRICA E PELANCUDA)

    • Waac, não deixaram governar nem sequer um ano, como julgar asim um governo. Bolsonaro representa o “brasileiro comum” com suas deficiencias de pessoa de povo que quer “acabar com a corrupção que se apoderou do estado”. Veja como as minorias ecoando unificadas dissem que não tem governo e elas tem razão porque “NÃO TEM GOVERNO CHEIO DE CORRUPÇÃO COMO VIVEU O BRASIL DESDE SEMPRE”. A grande contribuição dele seria romper essa “maldita forma de governar, todos mamando as custas dos brasileros. Foi eleito para isso e vamos até onde vai. Vamos deixar governar ele pelo menos um ano e depois podemos até criticar.

  2. Infelizmente, acabou o sonho dele. Que, por favor, se
    cale e não tente defender os filhos além do desculpável, para um pai. Sabe-se lá o que ainda poderia aparecer para o 03, que ele tanto quer proteger, estando nos Esteites; Parece ser uma família de bandidos.

  3. A travessia do Titanic pelo oceano Atlântico ocorreu sem grandes incidentes pelos dois dias seguintes.

    No dia 12 de abril ele começou a receber avisos de gelo vindos de outras embarcações. A primeira mensagem deste tipo foi do SS La Touraine, que alertava sobre uma névoa densa, uma espessa camada de gelo na superfície da água e vários icebergs em diferentes pontos do oceano. Essa mensagem foi imediatamente entregue ao capitão Smith.

    O navio recebeu várias outras mensagens de icebergs e campos de gelo por todo o dia seguinte.

    Na parte da tarde, o incêndio que estava ocorrendo em uma de suas reservas de carvão desde antes da partida de Southampton foi finalmente apagado. Esse tipo de incidente não era incomum em embarcações da época, porém sua intensidade foi rara devido a uma explosão de gás e pela baixa qualidade do carvão ocasionada por uma greve de mineiros. Foram necessários vários homens para apagar o fogo, que possivelmente pode ter enfraquecido as paredes do casco.

    O SS Rappahannock enviou às 22h30min mais uma notificação sobre camadas de gelo grossas e campos de icebergs; o recebimento dessa mensagem foi confirmado no diário de bordo por um dos oficiais.

    Novas mensagens foram recebidas também durante a tarde e noite de 14 de abril. Diferentemente das anteriores, apenas alguns desses avisos foram entregues na ponte e Smith não tomou conhecimento da maioria deles
    .
    O iceberg que acredita-se ter sido batido pelo Titanic, fotografado pelo comissário chefe do SS Prinz Adalbert na manhã do dia 15. Testemunhas afirmam que o iceberg tinha rastros de pintura vermelha do casco do navio em um de seus lados.

    O Titanic já havia percorrido mais de 3600 quilômetros por volta da noite de 14 de abril.[97] Dentre os avisos de gelo recebidos durante o dia estava um do SS Californian.

    Às 22h55min, o Californian enviou um outro aviso para todos os navios próximos, inclusive para o Titanic. Porém, Jack Phillips interrompeu o operador da outra embarcação e o mandou calar a boca para que pudesse continuar enviando mensagens dos passageiros para o continente.

    Logo depois disso o operador de rádio do Californian desligou seus equipamentos e foi dormir, já que não era costume manter os operadores trabalhando durante a noite.

    Por volta das 23h30min, o Titanic estava viajando a pouco mais de 21,5 nós (41 km/h), com a maioria dos passageiros já estando dormindo ou retirados em suas cabines. Neste momento na ponte de comando estavam de serviço o primeiro oficial Murdoch e o sexto oficial Moody, enquanto na roda do leme estava o quartel-mestre Robert Hichens. No cesto de gávea no mastro principal estavam os vigias Frederick Fleet e Reginald Lee.

    Era uma noite escura, não havia nuvens nem Lua no céu e a água estava completamente calma; atualmente sabe-se que uma água extremamente calma como aquela encontrada pelo Titanic é um sinal da presença de icebergs por perto, porém isso não era de conhecimento dos marinheiros da época.

    Fleet e Lee avistaram um iceberg diretamente na frente do navio a aproximadamente 23h40min. Fleet tocou o sino de alerta três vezes e telefonou para a ponte, informando Moody sobre o gelo. O sexto oficial repassou o aviso para Murdoch, que por sua vez ordenou uma parada total das máquinas e que Hichens virasse a embarcação para bombordo. Houve um atraso antes que quaisquer uma das ordens pudessem entrar em efeito: o mecanismo de manobra demorava até trinta segundos para mover o leme do Titanic, enquanto parar os motores também era uma tarefa que precisava de muito tempo para poder ser realizada.

  4. O ALTISSIMO SEJAS LOUVADO sempre …

    Sem comentários.Jair Bolsonaro tem ao seu lado 60 milhões de imbecis ( assim como nós fomos na era PT..) todos CÚMPLICES de suas idiotices e isso em 08 meses sentado na cadeira. Eu disse 08 meses..eu não disse 08 anos …Eu disse 08 meses de desgoverno e de bobeiras dignas do tipo fazer fezes dia sim dia não..Tá dificil..e fico a pensar como estão os 60 milhões de idiotas que deixaram de votar em Alvaro Dias para votar neste ASNO …KKKkkkkk

    O ALTISSIMO SEJA LOUVADO …sempre

  5. Boa tarde.

    Só uma pitadinha. Meus textos prefiro escrevê-los com pensamentos mais trabalhados e demoram, talvez pouca habilidade minha.

    Bolsonaro, na minha interpretação está ancorado em estratégias. Como bem disse William Waach os militares dormem e acordam com a estratégia.

    Palavras do Sr. Villas Bôas eterno General:
    Como dizia Napoleão: ” Ponha uma banda na rua e o povo a seguirá para a festa ou para a guerra”…
    Uma perguntinha, qual a interpretação a ser feita das palavras do “flexível” e sempre General Villas Bôas? Para mim quis dizer tudo, e sem torcidas, pois só as tenho para o Brasil.

    Bolsonaro ao que tudo indica espelha o espírito da inflexão, tão propalada na campanha. Esta é a leitura que eu faço. Bolsonaro teoricamente está com estratégia e sem estar sozinho, com caminhos, metas e finalidade bem definidas. Acreditem quem quiser, ou não!!! Esta é minha opinião.

    William Waack, se Bolsonaro agisse de tal maneira sem achar alguma coisa eu lhe chamaria de louco, mas de louco ele não tem nada em termos de política.

    Aliás, loucos somos todos nós quando nos vemos bem de “perto”. Mas neste caso Bolsonaro é sim, corajoso e acredite, apenas estou analisando os fatos, sem torcida.

    Vá você falar de Nióbio, Grafeno, Ouro, Amazônia e etc. Você acha nosso presidente sem estratégia ou corajoso, que muitos possuem como sinônimo de louco ou sem estratégia a quem interessar possa!!!

    Se me permitir William Waach, assista ao filme Greenbook que ganhou o Oscar.

  6. O fato concreto número um é que as quadrilhas que nos desgovernaram deixaram um país de tal maneira desgraçado, com a má gestão, roubos e corrupção, que nem Jesus Cristo conseguiria consertá-lo em menos de 20 anos.

    O fato número dois é que Bolsonaro conseguiu dois feitos fundamentais para a nossa recuperação que não será de um dia para o outro com a REFORMA DA PREVIDÊNCIA E A LIBERDADE ECONÔMICA. Tudo isto em 7 meses de governo.

    Mas isto não interessa àqueles que não aceitam a alternância de poder, a democracia e só vêem os outros medidos por suas réguas doentias.

    Fazer o que, estamos no Brasil.

  7. E VERDADE EU VOS DIGO, o Sonho não acabou e a Esperança não morreu, porque, além das cercanias do golpismo ditatorial, do partidarismo eleitoral e seus tentáculos, velhaco$, ainda existe vidas inteligentes, independentes e desprendidas de vaidades, ambições e interesses pessoais, capazes de elaborar projetos de interesse público sem projetar antes os seus próprios interesse$. Basta colocarmos as pessoas e as coisas nos lugares certos, e tudo fluirá muitíssimo melhor para todos, inclusive para as famigeradas direita, esquerda e centro, porém sem a nefasta guerra tribal, primitiva, permanente e insana dos me$mo$, por poder, dinheiro, vantagens e privilégios, sem limite$, à moda todos os bônus para eles e o resto do conjunto da sociedade que se vire com os ônus, pesadelo esse que tem que ter fim, para que possamos de fato tentar outra vez porém de um outro jeito mais evoluído, mais espiritualizado, através de um Sistema Novo de rabo preso com a verdade, a probidade, a sinceridade, a boa-fé, o bom senso e a Justiça. https://www.youtube.com/watch?v=eaNz0zQ7cj4

  8. Carlos Marchi (via Facebook)

    Um presidente só muda a direção da PF se quer impedir investigações de amigos e parentes.

    Um presidente só muda a direção da Receita se quer armar ambiente pra negociatas.

    O resto é bullshit.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *