Brasil facilitará os vistos para haitianos, diz Cardozo

Os emigrantes haitianos preferem vir para o Brasil

Deu na Agência Brasil

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que o governo brasileiro vai ampliar a concessão de vistos em Porto Príncipe, no Haiti, para que mais imigrantes do país centro-americano possam entrar no Brasil de forma legal. Com a medida, o governo quer evitar que mais haitianos sejam vítimas de grupos que facilitam a imigração clandestina, os chamados coiotes.

“Queremos combater as organizações criminosas, mas permitir que aqueles que venham ao Brasil venham de maneira legal. Para isso, vamos ampliar a expedição de vistos em Porto Príncipe e vamos discutir medidas policiais e de controle migratório legalizado entre esse países”, disse o ministro em Quito, após reuniões com autoridades dos governos da Bolívia, Peru e Equador para discutir a situação dos imigrantes ilegais haitianos. O áudio da entrevista foi divulgado pela assessoria de imprensa do Ministério da Justiça.

REUNIÕES TÉCNICAS

De acordo com o ministro, a necessidade de combater os grupos que atuam na exploração dos haitianos para migração ilegal foi considerada unânime pelos quatro países. O próximo passo serão reuniões técnicas para debater medidas policiais e de controle migratório. Em seguida, haverá um novo encontro de ministros. “Para que, politicamente, possamos bater o martelo naquilo que deve ser feito”, explicou Cardozo.

Segundo ele, o governo brasileiro não pode impor medidas que dificultem a entrada de imigrantes no Brasil. “Não podemos estabelecer medidas que impeçam as pessoas de terem livre acesso aonde querem viver, é uma posição tradicional do Brasil, os outros países também concordam com isso.”

A entrada de haitianos no Brasil se intensificou após o terremoto que destruiu o país em 2010. A maior parte dos imigrantes entra em território brasileiro pelo Acre e de lá é encaminhada a outras regiões, principalmente para São Paulo. No fim de maio, o transporte de haitianos do Acre para a capital paulista foi suspenso pelo Ministério da Justiça.

O governador do Acre, Tião Viana, pediu apoio do governo federal para lidar com a imigração, que, segundo ele, já custou R$ 11 milhões ao estado. O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, pediu que a cidade seja avisada com antecedência sobre a chegada de grandes contingentes de imigrantes. De acordo com Haddad, a capital paulista acolhe bem imigrantes, mas precisa de um aviso prévio para se planejar.

18 thoughts on “Brasil facilitará os vistos para haitianos, diz Cardozo

  1. Curioso, não sabia que no Brasil basta alguém querer viver aqui para conseguir o visto. Isto segundo diz o ministro: “Não podemos estabelecer medidas que impeçam as pessoas de terem livre acesso aonde querem viver, é uma posição tradicional do Brasil, os outros países também concordam com isso.”
    Gostaria de saber quais são os outros países onde basta querer, chegar e entrar que o visto é automático…

  2. Vai facilitar a vinda de milhares de haitianos ao nosso país? Para que? Para que terminem mendigando e vivendo nas ruas das nossas cidades, em condições tão sub-humanas quanto no Haiti?

    Afinal é o que infelizmente tem acontecido com os milhares de haitianos que já chegaram por aqui. Certamente o governo federal falido não os ajudará em nada! Tampouco os também já falidos governos estaduais e municipais nada farão.

    Talvez em tamanha condição de penúria possam até se tornar bandidos, fazendo concorrência com os milhares de bandidos brasileiros que já tornaram o Brasil um dos países mais violentos do mundo!

  3. Por falar em Ministro Zé ruela da Justiça,
    mas um obra do famoso Super-Gênio Administrativo deste Planeta e Interplanetário, o homem que está há 30 anos no cargo e nem sabe o do por quê.
    Talvez seja que governa lá do Aprtamento da Avenue Foch, comprado por 11 milh/oes de euros com o suor e trabalho acordando ás 5 da matina para pegar ônibus e Metrô com um marmitão com arroz e um zoião.
    Bom, mais uma para a destruição do Estado de São Paulo, começaram os arrastões nos trens do Metrô…..
    Sabe como é.;… “somos os mais preparados” “somos os mais experientes”, Só nós sabemos fazer’….
    E por minha conta “Se não fossémos nós, não existiria o Estado de São Paulo”..
    A proposito os ladrões corruptos que estáo roubando o Metrô de São Paulo foi preso pelos Juizes Super-Kim Barbosão e Super Moro.????????

    • Enquanto os Armando da vida, passarem a vida sem trabalhar e ganhando dinheiro público, o Brasil vai continuar um país pobre e dominado pelos bandidos. O que o Sr Armando adicionou ao texto sobre os Haitianos? Nada, absolutamente nada. Talvez,ele pense em adotar uns dois ou três, afinal ele tem um gosto muito refinado!
      Enquanto isto, o desemprego sobe no Brasil, a turma dos bandidos abre as portas para trazer mais gente para os guetos. Só quem vive nas cidades onde eles estão sendo despejados, sabe da realidade.
      Armando, o teu paletó continua pegando pó na cadeira. Depois, o FHC dó um ó no teu ……e tu ficas reclamando.

      • Olha quem está de volta Sr. Newton, um dos meus inimigos virtuais numero 1 do blog.
        Dona Mãe Diná morreu e ele ainda não sabe,
        Nem ela previu sua morte, imagine tu meu caro dizendo que minha pessoa recebe dinheiro público,
        Já lhe disse e vou repetir, não sou das Quadrilhas do teu i´dolo efeagace ladrão e muito menos das Quadrilhas dos Pelegos comunistas…..eh!eh!eh
        Jamais farei parte dessa corja, tenho nome a zelar e principalmente minha familia…
        Quer que fale dos haitianos.????
        Já tive contatos com vários, não só haitianos, mas, bolivianos, chineses, colombianos, e até estadunidenses……
        E olhe me sai muito melhor do que o FDP do teu ídolo ladrão corrupto nefasto com aquele sotaque de inglês de miojo………eh!eh!eh1eh
        Hasta la Vista.!!!!

        • Só uma observação meu Caro Sr. Paulo 2, quer que lhe explique o que está acontecendo nas Santas Casas de São Paulo e para onde vai o dinheiro.???
          Não devia, mas vou lhe ajudar, como dizia o Professor Raimundo.
          Tem haver com corrupção bem no intestino do seu idolo gerardo efeagacê……

  4. Haitianos chegam ao Brasil e são recebidos de braços abertos!
    Governador, do PT, Tião Viana remete, por ônibus, algumas centenas para outros estados, inclusive o Rio Grame do Sul.
    O PT transformou o Brasil em um “cabaré cubano”. E, a sociedade que ainda tem cérebro, parece que nem sabe.
    Auxiliar, por humanidade, é um dever de cada um de nós. Acolher para morar, trabalhar, receber bolsa esmola, quem sabe cotas nos serviços públicos, já ultrapassou os limites do razoável.
    O que tem de outros “recebidos” vendendo produtos chineses/paraguaios e outras coisas, em diversas cidades brasileiras, é outro
    Será que desejam construir outro exército alem do MST? Será agora um de mercenários estrangeiros?
    Ou damos uma paradeiro nisto ou, para contrabalançar, mandamos petistas para outros países! Se assim for possível, valerá a pena.

  5. A corja petistas não está se dando conta para o problema que estão criando para os próprios haitianos. Vai chegar a hora que teremos que colocá-los em um navio e lançá-los ao mar. Quem é que quer esses caras aqui? Nossas mulheres não estão dispondo de condições de fazer mamografia, de serem assistidas em seus partos com as condições mínimas de dignidade e de salubridade, não temos onde colocar prisioneiros e o que vamos fazer dessa multidão de não-precisamos-deles? Quando o Haiti ficou independente? Qual o país onde a escravidão foi abolida mais cedo? Quem colonizou o Haiti? E a gora eu pergunto: se eles não resolveram sua situação, o que nós temos a ver com isso? O que nós devemos a eles? O que temos que fazer é pegar esse canalha chamado Lula e a corja do PT e juntar com os haitianos que vieram para cá e enviá-los todos para o Haiti.

  6. São os conscritos arregimentados pelo PT no Haiti e que farão parte da Força Nacional Bolivariana do Brasil, o chamado “exército” do Stedile.
    Juntar-se-ão aos dominicanos, aos senegaleses, aos angolanos, aos cubanos, aos militantes das FARC e dos bolivarianos do Maduro.
    Segundo dados da inteligência das FFAA já são mais de 40 mil invasores ocupando espaços em diversas cidades e regiões brasileiras, consideradas estratégicas pelo Foro de São Paulo.
    A guerra de guerrilha será urbana e rural, ampla e irrestrita…

  7. Esta circulando na internet uma dúvida, por que só homens jovens, fortes, em idade militar vem pro Brasil? onde estão as mulheres, crianças, idosos? Esquisito né?

  8. Sr. Newton,
    Todos nós sabemos que o Haiiti era uma miséria total, um dos paises mais pobres das Américas, e depois do terremoto de 2010 , aquilo virou terra de ninguem.
    Muitos começaram a sair do Páis devido a fome, doenças, e sem emprego, para sustentar suas familias.
    foram descendo para os paises á procura de emprego., o destino são Colombia, Equador, e Brasil, entrando pelo Acre.
    No Acre não vão encontrar muita coisa, o que fazem, lotam ônibus e se lascam para São Paulo…..

    • Continuando Sr. Newton,
      Por essas andanças da vida, tive contato com alguns haitianos, um deles Daniel, sozinho, deixou a mulher e a filha la.
      Como ele já tinha um contato aqui, outro haitiano que já estava com dois anos de Brasil, arrumou emprego na area de construção civil,, pedreiro e colocador de pisos….
      Seu amigo falava bem o português, mas com Daniel nossa comunicação no inicio foi terrivel,, ele falava francês e o idioma do pais crio., as vezes misturavaos dois, ai lascava tudo.
      Meu francês não é igual ao do Sr. Paulo e seu ídolo franco-tucano-suiço corrupto, no inicio foi dificil,, mas aos poucos fomos nos entendendo.
      Depois de um mês chegou mais dois amigos haitianos do Daniel , um deles estava morando no Equador, e falava bem o espanhol, .
      Charles era o “dublador” de espanhol-portugues para os dois, também deixou mulher e filhos no haiti.
      Veio a procura de emprego, assim como seus amigos e depois buscaram as mulheres e filhos morarem no Brasil.
      Diziam que lá não arrumam nada para fazer, o pais está destruído, e vivem apenas deajuda humanita´ria .
      Este é o nosso Páis, que acolhe todos , de todos os lugares possiveis, “como diz aquele velho deitado, onde come um, come dois””””.

  9. Adendo aos haitianos em Salvador, só homens e todos jovens, talvez estivessem momentaneamente perdidos e a essa hora já tenham se juntaram em alguma célula do MST.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *