Brasil Carinhoso, um programa voltado para crianças de até 6 anos

Paulo Peres

O programa Brasil Carinhoso, que vai focar na saúde, educação e proteção de crianças com até 6 anos em situação de pobreza absoluta será lançado hoje, em Brasília, pela presidente Dilma Rousseff. O programa, que faz parte do Brasil sem Miséria, terá três eixos e vai complementar as ações do Bolsa Família.

Segundo Dilma Rousseff, o principal será a garantia de uma renda mínima de R$ 70 por membro da família que tiver, pelo menos, uma criança menor de 6 anos. Os maiores beneficiados estão nas regiões Norte e Nordeste, tradicionalmente as mais carentes do País, onde vivem 78% das crianças nessa faixa etária em situação de pobreza absoluta.

“Ainda há gente vivendo na miséria absoluta e essa pobreza se concentra com mais força entre crianças e jovens. A pobreza é igualmente cruel regionalmente, é no Nordeste e no Norte onde ela está mais presente. É onde estão as crianças mais desprotegidas e mães e pais entregues à própria sorte. Muito ainda precisa ser feito e a situação se agrava em períodos de seca como ocorre agora no Nordeste. Por essas razões, o Brasil Carinhoso, mesmo sendo nacional, terá a máxima atenção a essas duas regiões mais pobres do País”, explica a presidente.

O programa também vai aumentar o acesso das famílias em situação de pobreza absoluta a remédios contra anemia e deficiência de vitamina A, além de disponibilizar medicamentos usados no combate à asma gratuitamente nas unidades da Farmácia Popular, salienta Dilma. “O Brasil Carinhoso também vai focar no aumento do acesso das crianças muito pobres a creches”.

“A creche significa mais do que um teto ocasional. Significa saúde, educação, comida, conforto, lazer e higiene. Vamos atacar pela raiz a desigualdade. Para ampliar essa cobertura, vamos construir novas creches e ampliar convênios”, afirma Dilma Rousseff.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *