Brasil perde 12 bilhões de dólares se não enfrentar desmatamento, adverte Mourão

Mourão se submete a isolamento após funcionário próximo ser ...

Mourão criticou claramente o ministro Salles, do Meio Ambiente

Pedro do Coutto

Em uma entrevista a Eliane Cantanhede, no Estado de São Paulo de sábado, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que o governo começou tarde o combate ao desmatamento na Amazônia e que, com essa omissão, perderá 12 bilhões de dólares, quantia a ser investida no Brasil por empresas nacionais e estrangeiras e também por órgãos que lutam pela preservação do meio ambiente, não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

Mourão, encarregado de supervisionar o combate ao problema, mostra-se preocupado com os reflexos e consequências da omissão. Pergunto eu: qual poderá ser a reação do Ministro Ricardo Salles diante da revelação do vice-presidente da República?

FALTA DE RECURSOS – De outro lado Mourão revelou-se surpreso com a falta de recursos para a Operação Verde Brasil, que, aliás, há dois meses não recebe repasse do Fundo da Amazônia, embora as aplicações nesse Fundo estejam previstas no orçamento federal da União para este ano. Acrescento: e o orçamento federal eleva-se a 3,6 trilhões de reais, praticamente a metade do PIB.

Mourão afirmou a Eliane Cantanhede que a operação de combate frontal ao desmatamento começou tarde demais e assim acumulou a escassez de recursos em dois anos. O vento levou, digo eu, e agora Mourão tem de partir em busca do tempo perdido. Uma das preocupações dos investidores estrangeiros refere-se a questão dos índios na Amazônia.

PREJUÍZO ÀS EMPRESAS – Uma reportagem de Fernanda Perrin, Folha de São Paulo de hoje, sustenta que o desambientalismo da política do governo prejudica também as empresas brasileiras em larga escala, principalmente pelo fato de que grandes exportadores estão sofrendo resistência em vários países preocupados com o aquecimento global.

O tema é também objeto de matéria de Henrique Gomes Batista e João Sorima Neto, O Globo. No mesmo jornal, Geralda Doca, revela que o governo Bolsonaro estuda autorizar o resgate parcial de recursos acumulados pelos Fundos de Pensão das empresas estatais.

UM GRAVE ERRO – Na minha opinião trata-se de um grande erro, e a ideia, claro, está colocada pelo Ministério da Economia. Acontece que os Fundos de Pensão voltados para complementação de aposentadorias possuem a enorme maioria dos recursos aplicados no mercado de capitais e portanto difíceis de resgatar para garantir a liquidez financeira dos saques. É o caso da Previ do Banco do Brasil, e do Real Grandeza, de Furnas. Esta questão merece ser objeto de profunda apreciação.

A Previ e o Real Grandeza estão superavitários, enquanto a Petros, da Petrobrás e o Funcef, da Caixa Econômica Federal, encontram-se em fase de recuperação de seus prejuízos.

EM RENDA FIXA – De modo geral, em 2019 por exemplo, eles movimentaram 124 bilhões de reais no mercado. Entretanto no caso da Previ e do Real Grandeza, cerca de 80% de seus patrimônios encontram-se em aplicações de renda fixa, cujo saque reduziria substancialmente o valor dos investimentos.

É preciso considerar também que a Previ e o Real Grandeza aplicaram fortemente em notas do Tesouro Nacional remuneradas com base na Selic.

Assim a rentabilidade anual está hoje em 2,25%. Se a inflação bater 3% o prejuízo real terá sido de 0,75%.

16 thoughts on “Brasil perde 12 bilhões de dólares se não enfrentar desmatamento, adverte Mourão

    • Desmatar a Amazônia é um péssimo negócio para o Brasil.
      O que precisamos é que se coloque inteligência num projeto de sustentabilidade, ciência e turismo.

      A Amazônia viva representa melhores condições para o nosso país e para o Agronegócio, com chuvas melhor distribuídas no nosso território;
      Viva a Amazônia Viva.

  1. “Mourão criticou claramente o ministro Salles, do Meio Ambiente”.
    Só o ministro do meio ambiente? O que é isto, perguntaria a do Rosário!
    Mourão mostrou a verdade, somente a verdade.
    Quando é que a maioria do povo brasileiro desejará conhecer a verdade, mas toda a verdade e de tudo?
    Repito: Desde o primeiro governo da dita nova república, os vice-presidentes foram melhores do que os presidentes!
    Fallavena

  2. Esse é o argumento dos Stings dos Bonos das Marinas dos Chico Mendes dos Pajés dos imbecis. Dos vira latas dos que beijam as botas dos imperialistas dos otarios dos generais MELANCIAS dos que nunca sabem nada dos miseráveis de Pires na mãos dos que querem viver o resto da vida esmolando esmolando esmolando. AH PAÍS VAGABUNDO.

      • Sou dono de fazenda de camarão. Em Aracati tudo com licença da SEMACE, ganho dinheiro com coragem e apostando no Brasil. Sou empresário na construção Civil. Tenho uma empresa CCS COMSTRUÇOES. Sou empresário na área financeira tenho uma empresa de factory BS6 Securitizadora S.A. Se quiser mando os CNPJS . Agora vou só dizer uma coisa. Não sou vagabundo.
        Ah país vagabundo.

        • Está explicado, o dinheiro vem em primeiro lugar.
          Dane-se as gerações futuras.
          Vamos transformar tudo em pasto ( hummmm que delícia), o Sudeste em um deserto.
          E alguns enriquecem.

          • Pelo q já li sobre o assunto, se destruírem a Floresta Amazônica, o restante do país vem logo em seguida, em consequência do desastre ecológico irrecuperável.
            Preservar a Amazônia é proteger o futuro de nossos filhos, netos e demais descendentes.
            E tem mais: é garantir o futuro do nosso planeta.

  3. As palavras de Mourão já seriam um recado dos milicos para o Bozo?

    Que o Bozo será descartado pelos militares, podem apostar que sim. Mas será que eles estão já antecipando a retirada do Bozo?

  4. Sinceramente me desculpem, sem falsa modéstia. Eu conheço o mundo todo. Conheço os Estados Unidos de norte a sul de leste a oeste, de carro ando de carro. Conheço a Europa toda toda de carro de carro, vocês já andaram lá já já? Rapaz nós somos pautados pautados pautados. Eu estou fazendo agora um plantio de Mogno são 60 hectares. São vinte anos para explorar começar a vender a madeira. Esse país é para ser a maior potência do mundo. Vocês sabem porquê nãos somos sabem? Vou responder. Por causa dessa imprensa vagabunda maldita. Que não tem coragem de pagar um almoço um jantar. Precisa que alguém pague para ela. Vivem de JABÁ. Jabá jabá. AH PAÍS VAGABUNDO.

  5. Dentro do modelo capitalista, as coisas perdem a verdadeira essência: todos os valores se resumem ao valor financeiro.
    “Em determinada cidade, os turistas estão se evadindo, o que tem acarretado enormes perdas à economia local”. Qual é o motivo para a evasão dos visitantes? Acontece que a polícia de lá tem perpetrado muitas execuções extrajudiciais. De pronto, o governador já tomou medidas enérgicas, para reduzir esse índice nefasto.
    Bem, mas à polícia não é ensinado que, execução fora da tutela legal, constitui crime grave? A força policial só vai ser humanizada, por que vem ensejando prejuízos ao faturamento da cidade? E o lado humano das potenciais vítimas dessa violência, não conta?
    Outra situação de barganha perigosa: uma cidade histórica, praiana, com uma população simplória, bem perto do estágio primitivo. Sabe-se lá por que, aquele paraíso caiu na preferência dos gringos. Consequências: sob influência dos forasteiros, o número de nativos viciados em drogas só cresce. A vida da cidade ficou engessada, dependendo somente dos dólares contados, trazidos pelos gringos; por isso não desenvolveu outros setores.
    O Exmo Sr. Prefeito falou que, em nenhuma hipótese, pode fechar os balneários ou barrar os veranistas, sob pena do seu lugar virar uma vila fantasma. Então deixa dinheiro entrar, “morra quem morrer”, como disse o gestor municipal de Itabuna – BA.

  6. Vi uma foto do FHC num apartamento á beira-mar, no Rio, quando ainda presidente. Vestia roupas brancas tal qual os manifestantes que rezavam pelas vítimas da violência no Rio.
    Aquela cena me chocou, porque o presidente não deveria rezar para estancar a violência, mas usar todos os recursos á sua disposição para isso. É o que se esperava dele.
    O mesmo acho desses depoimentos do vice Mourão. Ele tem a faca e o queijo, cabe a ele agir!

  7. Rapaz muitas vezes aqui falo pra minha companheira, companheira pros esquerdistas, minha mulher para os intectuais, mãe dos meus filhos. Quando será que esse povo vai entender que o comunismo é uma utopia cega delirante imbecíl? Agora vou melhorar pra vocês quando atingirmos o Desenvolvimento a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, O MECANISMO ROBÓTICO o que não está muito distante aí sim vamos compartilhar em inglês chama-se sharing sharing sharing. ah país vagabundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *