Brasil se tornou um país sem projeto e, por consequência, sem futuro

Resultado de imagem para brasil sem futuroAntonio Carlos Fallavena

Trinta anos atrás, pensei errado que um dia seríamos um povo consciente e que decidiria seu destino. Andamos no sentido contrário da evolução. Escola falida, insegurança total. Serviços públicos? Onde? Os brasileiros sentem tristeza de termos tudo e não sermos nada. Quanto mais se sabe, mais solitário se é. Quanto mais se enxerga, mais tristezas e desesperanças. Reitero: somos um país sem projeto, por consequência, sem futuro…
Quem sabe se por esta razão a maioria, a imensa maioria da sociedade, compreendendo o tamanho da distância da realidade para a ilusão, escolheu ser idiota, nos dois sentidos: imbecis que só veem o próprio umbigo.

É PRECISO MUDAR – Certamente necessitamos de líderes, não para guiar-nos, mas para administrar nossas decisões, coordenar nossos projetos. Se o povo sério não se levantar, de maneira ordeira e inteligente, o buraco crescerá, dia após dia. Reformar as leis partidárias/eleitorais, reduzir as bancadas dos legislativos (nos três níveis), rever os tributos, incentivar segmentos econômicos, tudo isso faz parte da tarefa de reconstrução (ou será construção?) do país.

Se isso não ocorrer, estamos ferrados. É assustadora a relação entre o orçamento do país e suas dividas. Os valores deslocados para pagamento da dívida são, imensamente, maiores do que os investidos em saúde, ensino, segurança e tudo mais.

Mas é necessário que os brasileiros tenham a cabeça no lugar e ajam com honestidade. Uma nação se faz com pessoas de coragem, decisões, projetos.

FALTAM LÍDERES – No fundo, bem lá no fundo, faltam homens/mulheres capazes de assumir a frente do trabalho, colocar suas vidas à disposição da nação e de seu povo, enxergar além do seu tempo ou do que dele resta.

Estamos perdendo a hora, o momento. E não me venham dizer que somos um país novo, com apenas 500 anos. Isto valeria se (e sempre tem um “se”) o resto do mundo e da humanidade vivesse ainda como nos séculos passados.

A roda gira e com muita velocidade. Assim seguindo, em 50 anos estaremos voltando ao século passado. O Brasil é um país que precisa de seus filhos. Ou aparecem ou teremos de mudar nosso hino.

16 thoughts on “Brasil se tornou um país sem projeto e, por consequência, sem futuro

  1. “Alguma dúvida? (O Antagonista)

    Brasil 20.12.16 22:06

    Nicolao Dino, vice-procurador-geral eleitoral, disse a jornalistas que “não há dúvida de que o caixa 2 tem uma relação muito íntima com abuso de poder econômico”.

    “Aquele que investe mais, gasta mais tende a ter mais sucesso. É uma equação ruim para a democracia em termos de legitimação.””

  2. TJ mantém bens de Padilha bloqueados
    Brasil 20.12.16 22:22
    O desembargador Luiz Carlos da Costa, do TJMT, negou pedido de Eliseu Padilha e manteve o bloqueio de bens no valor de R$ 38,2 milhões, alem do embargo à Fazenda Cachoeira.

    Qual o tamanho do patrimônio de Padilha?

  3. Eu perdi a esperança de ver um Brasil melhor a 52 anos, isto é, a partir de 1964.
    Sem as reformas de base: política, eleitoral, administrativa, fiscal e jurídica, principalmente a reforma do Código Penal e do Código do Processo Penal. A sociedade é dinâmica e o direito tem que acompanha-la, não iremos a lugar algum..

  4. Prezado Fallavena, infelizmente o cidadão brasileiro é incentivado a desenvolver uma cultura egocêntrica, onde os interesses individuais prevalecem sobre os coletivos.
    Não somos incentivados a desenvolvermos sentimentos nacionalistas fruto da aversão ao período em que vivemos debaixo de ditadura militar.
    Ao que me parece não se consegue vislumbrar nada de bom deste período, advindo daí uma aversão até ao que foi positivo no citado período, como um salto no desenvolvimento científico como nação, onde iniciamos a escala para chegarmos a ser considerada a oitava economia no mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *