Arruda j era uma concesso ou uma agresso tica, por causa do passado. Violou o painel do Senado, ia ser cassado, renunciou. Refez a caminhada, deputado, governador, j comeava a se sentir reeeleito.
A surgiu dentro dele mesmo, a idia da nova violao, no do painel, mas da tica, da dignidade, dos dinheiros pblicos. Perdeu a segunda chance, no ter a terceira.
Mas abriu chance para o mais desolador e desagregador lote de candidatos, que j trabalham para se elegerem. O mais insistente Joaquim ARRUDA Roriz. Assumindo como senador, renunciou a 7 meses e meio de mandato para no ser cassado. Alguma semelhana com Arruda?
Esse Roriz j fez acordos e combinaes para ser o sucessor de Arruda. Dinheiro no falta, e ingenuidade dos eleitores tambm. Estarrecedor. Mas ainda pior, se que citando esses nomes podemos situar o pior.
Joaquim ARRUDA Roriz ter que disputar com seu antigo suplente para quem deixou o mandato inteiro. E enquanto o ex-governador (muitas vezes) arrisca tudo, o suplente em exerccio no arrisca nada. O mandato que herdou do prprio Roriz vai at 2014.
Assim, se ganhar, vira governador. Se perder, fica com o mandato do prprio Roriz, pode at fazer oposio a ele. No, isso no.
Como esse senador comeou como vendedor de automveis, podem fazer a ele a pergunta que faziam a Nixon, quando foi candidato a presidente pela primeira vez e perdeu: Voc compraria um carro usado desse homem?.