Brigadeiro reconhece que os índios estão abandonados pelo governo, mas não aceita que se dê independência às nações indígenas

Carlos Newton

Um dos militares que mais conhecem a situação dos índios brasileiros é o major brigadeiro Carlos Eurico Peclat, Comandante do 4º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo e responsável pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica.

Em recente palestra sobre “Apoio ao Meio Ambiente em Áreas Remotas – Participação da Força Aérea Brasileira”, o brigadeiro foi incisivo nas críticas ao governo: “Podemos dobrar a produção agrícola, mas não há como escoar. Quem está estudando isso?”, indagou, afirmando que os Estados Unidos têm como política de Estado defender os interesses do povo, mas no Brasil isso não está acontecendo, porque falta planejamento a nosso país.

Sobre a sustentabilidade na Amazônia, o brigadeiro Carlos Peclat lamentou que não haja iniciativas concretas com esse objetivo e exemplificou: “Manaus e Santarém jogam seus esgotos no Rio Amazonas, sem tratamento. E não há uma política para mudar isso”.

ÍNDIOS ABANDONADOS

A seguir, fez um duro relato sobre a situação de abandono dos índios. Disse que a FAB os contrata para trabalhar nas obras dos aeroportos, mas isso pouco adianta. “Quando o serviço termina, eles não têm o que fazer, ninguém os ampara”, salientou Peclat, acrescentando:

“O índio quer se integrar à sociedade brasileira, mas o Estado não aparece. Só aparece em época de eleição”, desabafou, frisando que os indígenas deveriam ter direito a todas as benesses dos outros brasileiros, mas hoje somente são atendidos pelas Forças Armadas.

Depois da palestra, o brigadeiro Peclat me concedeu uma entrevista. Indaguei sobre a opinião dos militares a respeito da Declaração Universal dos Direitos das Nações Indígenas, assinada pelo Brasil na ONU, que dá independência territorial, política, econômica e administrativa às tribos.

“Temos muito amor e respeito pelos índios, mas não se pode aceitar essa reivindicação de dar independência às nações indígenas. Os índios precisam entender que são brasileiros. Os índios que não querem mais ser brasileiros precisam falar claramente sobre isso, para que sejam tomadas as providências necessárias” – respondeu o chefe militar.

26 thoughts on “Brigadeiro reconhece que os índios estão abandonados pelo governo, mas não aceita que se dê independência às nações indígenas

  1. Concordo com o brigadeiro, em parte. Não falta planejamento, faltam executores, gerenciamento técnico. Os ministros são escolhidos conforme indicação do partido. Políticos ocupando pastas que necessitam de instrução técnica. O PPA, Plano Pluri Anual,é o programa planejado por toda a área governamental. Energia, saúde , armas, transporte.Todos os ministérios devem apresentar seus planejamentos para aprovação pelo Congresso. Os ministérios sabem muito bem o que precisam. No entanto, a execução é péssima justamente porque os ministros não se dedicam a implementar os programas planejados, não acompanham, não cobram, não se empenham em construir o planejado. Reforma agrária, para os militares do golpe, era coisa de comunista. Mas o Marechal Rondon e os Irmãos Vilas Boas deixaram legados que foram esquecidos porque os interesses do agronegócio e das mineradoras são mais fortes.

  2. Sr. Newton, parabéns pela divulgação da fala do Major Brigadeiro, conhecedor da situação, assunto de muitos artigos e comentários neste Blog da Tribuna.
    Lula e Amorim, se o País fosse sério, estariam respondendo na Justiça essa “traição à SOBERANIA NACIONAL”, e a maior ironia, foi Lula mandar Dª Dilma nomeá-lo “ministro da defesa”, com certeza para inibir as Forças Armadas em seu DEVER CONSTITUCIONAL, de DEFESA DA PÁTRIA.
    O lamentável, é que os Três Comandos, estão inertes, com certeza, imposto pelo Amorim.
    O Brigadeiro, se está na ativa, corre o risco de ir para a reserva, por sua informação patriótica, mas, com certeza, está com a consciência tranquila, do cumprimento do DEVER, ai resta uma pergunta: onde andam os Clubes Militares, que não se pronunciam, estão amordaçados!???
    Queira DEUS, que em 05/10/14, o POVO VOTE COM CONSCIÊNCIA E DIGNIDADE, NÃO REELEGENDO, NÃO ELEGENDO OS AUXILIARES DO QUE AÍ ESTÃO, OU VOTANDO NULO, lembrando EÇA DE QUEIROZ.
    Por uma BRASIL DOS BRASILEIROS; a partir de 1500, todos os nascidos nesse território, que DEUS nos deu, são BRASILEIROS.

    • “Por uma BRASIL DOS BRASILEIROS; a partir de 1500, todos os nascidos nesse território, que DEUS nos deu, são BRASILEIROS.” Não concordo. Nasci na Líbia com nacionalidade italiana, fiquei até os 6 anos, mudei para Itália, passei 33 anos, mudei para o Brasil a 20 anos. Aqui trabalhei e participei ao desenvolvimento desse Pais. O que tem a ver comigo um homem que nasceu no Brasil e mudou ainda criança para outro Pais, nê português ele fala, e nunca mais voltou para cá ?

  3. Renato Lima: Os militares NUNCA foram contra a reforma agrária. Aliás, o primeiro cadastramento Nacional, para fins de Reforma Agrária aconteceu em 1965, através do antigo IBRA (Instituto Brasileiro de Reforma Agrária), logo após a tomado do poder pelos militares. O que estes não queriam eram as invasões sem planejamento, desorganizadas, que queriam mais AGITAR do que PLANTAR. Informe-se melhor e verá que os primeiros assentamentos PLANEJADOS foram implantados pelos militares.

  4. É muito importante, trazer a tona assunto de alta relevância, por se tratar, a meu ver, de segurança nacional. O brigadeiro Carlos Eurico Peclat tem toda razão, quando disse: Não se pode aceitar essa reivindicação de dar independência as nações indígenas, os índios, têm que entender que são brasileiros. Eu, completo: sob o risco de perder áreas riquíssimas para potências estrangeiras. Na verdade os índios são vítimas desse governo omisso, atabalhoado, trapalhão e vítimas de quem está por trás induzindo-os a querer mais terras e suas
    demarcações.

    Os índios precisão de uma boa área de terra proporcional a sua população e principalmente ajuda do governo para que tenham melhorias em suas aldeias e possam viver dignamente, inserindo-os aos poucos na sociedade. O normal de todo ser humano, é sempre melhorar, ter acesso a modernidade, os índios não são diferentes.

  5. A Amazônia sempre esteve nas mãos dos militares. Os territórios federais sempre foram administrados por militares.Acre, Rondônia, Roraima. INCRA e outras autarquias foram criadas pelos militares golpistas mais para aparelhar do que para realizar, se assim não fosse, o Brasil não teria, hoje, problemas fundiários, este problema teria sido resolvido lá atrás, durante a ditadura golpista. Tempo não faltou aos ditadores.

  6. O Brigadeiro e ninguém imagina reservas indígenas transformadas em nações independentes. A fala do brigadeiro parte do pressuposto que alguma tribo ou tribos estejam pleiteando a separação do Brasil. Os índios não falam claramente porque não está em seus propósitos esse absurdo. O que acontece é a campanha insidiosa dos grileiros-arrozeiros(inclusive estrangeiros) acobertados e respaldados por políticos e maus militares da reserva do Exército, que lhes dão apoio, querendo transformar os índios em traidores. Querem inclusive modificar a Constituição passando para o Congresso o problema da demarcação das reservas indigenas. Nenhum documento assinado pelo governo se sobrepõe a nossa Constituição. A pergunta que devemos fazer é: O que é dado pelos grileiros-arrozeiros aos militares da reserva e aos congressistas para que, com tanto fervor os apoiem, chegando a se desnaturarem usando propaganda de difamação e ameaças próprias do nazi-fascismo. Seria água com açucar? Ou alpiste?

  7. Caro Jornalista,

    Até acredito que a reservas localizadas no interior do país possam ser recuperadas pelo Brasil, via sufocação econômica e bloqueio do espaço aéreo.

    MAS AS RESERVAS COMO AS DE RORAIMA, QUE ESTÃO NA FRONTEIRA E SÃO RICAS EM MINERAIS, JÁ ERA!

    As forças de paz da ONU só estão esperando aquele país se desestabilizar para começar a ocupação e a defesa daquelas minorias. Basta nos lembrarmos o contencioso que existe com a Colômbia.

    Veja estes mapas das reservas indígenas:
    http://www.mestredicas.com/wp-content/uploads/2012/05/reserva-indigena-mapa-do-brasil.gif
    http://mapas2.funai.gov.br/i3geo/interface/openlayers.htm?b8ced29e1589bc7fa01f6e9e99209ffb

    Veja estes mapas das principais jazidas minerais do país:
    http://7a12.ibge.gov.br/vamos-conhecer-o-brasil/nosso-territorio/recursos-minerais

    Se tiver paciência, poderá comprovar, minunciosamente, as jazidas minerais do Amazonas neste outro mapa. Se não tiver, pule para o próximo mapa, mais simples:
    http://www.cprm.gov.br/publique/media/mapa_recmin_amazonas.pdf

    Este mapa é sobre a ocorrência dos minerais chamados terras raras:
    http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1472&sid=48

    E se você tiver um pouquinho a mais de paciência, poderá ver o mapa completo dos depósitos minerais do Brasil e ler a respeito deles:
    http://dc160.4shared.com/doc/eJgK5J_1/preview.html
    http://marcosbau.com.br/geobrasil-2/brasil-recursos-minerais-metalicos/

    FINALMENTE, compare o mapa da reservas indígenas com os que apontam a localização das reservas minerais do país, principalmente aquelas do extremo norte região riquíssima em OURO, DIAMANTE, MAGANÊS E ESTANHO e veja o que o Brasil perdeu!!!

    Boa Leitura

    Abraços.

  8. Essa conversa fiada não é para mim Francisco Vieira. O Brasil não perdeu e nem perderá uma polegado de seu território porque existem rwservas em sua franteira. Os índigenas são até hoje a fronteira humana que demarcou o território do Brasil por quinhentos anos. Muitos que falam bobagens só conhecem o Brasil pelo mapa. (Sua realidade real pouquissímos conhecem). Aparecem nos Blogs sempre com o nome falso destilando ódio e enchendo a cabeça dos menos informados. Pousam de “grandes patriotas”, mas não são, vivem a serviço de interesses impatrióticos, procurando difundir cizânia entre nós. A Internet é a arma que usam para destilar mentiras que são destruidas pelas declarações equilibradas de militares da ativa das três armas, que conhecem bem o problema. Quando falam essas mentiras, ofendem os militares que são os guardiões de nosso território

  9. Sobre o problema indigena, diz Mércio Pereira Gomes ex-poresidente da Funai: O governo adota o ponto de vista dos empresários do agronegócio, que estão “em guerra contra os indíos”. Diante de seu peso no PIB os fazendeiros se imaginam os novos SENHORES DE ENGENHO”, com poder rural absolutista com pretenções políticas.

  10. Sejamos lógicos, alguma cousa está errada. O Sr. Aquino, acha que não em seu comentário ,diz
    que há discursos de ódios etc..etc… Mas, convenhamos alguma cousa de ruim está ocorrendo em
    nossas fronteiras da amazonia Brasileira.

    Essa situação há pouco tempo atrás de dar terras de fronteiras como reserva para os tais”indios”,
    beira a insanidade…Vamos analisar o caso emblemático dos EUA…e sua atuação politica contra
    os ‘Peles Vermelhas ‘..notem que lá não há nenhuma reserva em faixa de fronteira e nem essa
    babaquice de dar “autonomia politica …etc..etc.. “, lá todos os “peles vermelhas” são cidadãos
    americanos e fim de papo nem se discute isso. Enquanto aqui estamos com essa estranha e
    tenebrosa intenção de dar “autonomia ..etc.. ” aos nossos “indios” e ainda mais com extensas faixas
    de terras de fronteiras…

    Portanto creio eu, que alguma cousa está errada e sendo conduzida de forma muito estranha…
    em nossa amazonia, e sabemos que temos “indios” em outros lugares com problemas iguais, e
    nada vemos de movimentação como estamos vendo na nossa região amazonica. Portanto
    alguma cousa vai de mal a pior ..está ocorrendo alguma cousa oculta e tenebrosa…isso está.

    Aliás onde está o MPF ..que não abre uma operação Federal contra a Funai e todas estas Ongs
    com atuação na nossa amazonia .. ? Conforme eu citei..temos MILHARES DE “INDIOS” em outros
    Estados e por que só estamos vendo essa baderna na região amzonica ?

    Quem está por trás ORDENANDO que “indios” cobrem pedágio de caminhoneiros
    e demais transportes que passam em uma rodovia FEDERAL dentro de uma reserva FEDERAL ?

    Quem está por trás no CONGRESSO NACIONAL que já não promoveu uma EC colocando os devidos
    limites territoriais em faixas de fronteiras ? São essas e demais situações que nos levam a PENSAR
    na lógica de que alguma cousa vai muito mal em nossa amazonia…muito além de madeireiros ou
    exploradores de minas…a cousa vai muito mais fundo do que essas situações …

    Sabemos que o volume de água doce desta REGIÃO ( peru, equador, bolivia, colombia , venezuela
    e Brasil ) extrapola a qq. outro no mundo..portanto…Será a questão da ÁGUA…(no futuro ? ).

    YAWHE SEJA LOUVADO…EM YESHUA NOSSO SALVADOR …

    Carlos de Jesus -Salvador -Bahia

  11. Jesus, você é mulato neto de português e renega tua descendência. Aqui no Blog já manifestaste o desejo de que os índios sejam mortos. Você desconhece que é brasileiro, ainda pensa em perseguições, discriminação e racismo evocando o passado de 500 anos e querendo compensações sobre os que lamentavelmente foram arrastados a escravidão. Você é falso moralista. Lógico que existem problemas em todo o Brasil, Na saude, na segurança, no ensino e por aí vai. Não seria diferente na Amazônia, mas não como tem sido dito pelos nazi-fascistas. Eu sou amazônida descendente de índios com muita honra. Lá nasci e me fiz homem depois como militar lá servi. Tenho familiares espalhados por toda a Amazônia menos Roraima e uma visão mais próxima dáquela realidade. Já disse e repito: Os índios acordaram; hoje querem ser os protagonistas de sua própria história. Antes eram outras pessoas que falavam hoje são eles mesmos que defendem seus direitos.

  12. Prezado Sr. Aquino

    Eu poderia através desta lhe mandar um ‘recado’, mas em respeito ao Estimado amigo CN… Vou
    “ENGOLIR” sua sandices e seguir meu caminho….

    ótimo Ano Novo para sua vida e casa.

    Em tempo:
    Pare de levantar falso testemuno sobre minha pessoa, a onde eu disse que Indios
    devam ser mortos ? Isso é feio e não condiz com uma pessoa de sua idade. Quanto ao mais
    seja comedido em seus comentários sobre minha pessoa, vamos ficar no terreno das idéias
    e dos comentários civilizados..ok.

    Paz para sua vida.

    YAWHE SEJA LOUVADO…EM YESHUA NOSSO SALVADOR

    Carlos de Jesus – Salvador -Bahia

  13. Complementando o comentário do Sr. Aquino…. Notamos que ele mesmo se diz um descendente
    dos Nativos… e tb vemos sua apaixonada defesa destes em busca dos “seus direitos”…

    As palavras do Sr. Aquino nos levam a uma reflexão..de como são as cousas…

    Os nativos estão reclamando seus direitos …Mais se voltarmos ao retrovisor da História veremos
    que contribuição deram os tais “indios” para o progresso e riqueza do Brasil ? Pode-se comparar
    os tais “Indios” com sua preguiça inata de só viver “da natureza” com os NEGROS escravos ?

    Pelas palavras do Sr. Aquino ( que insiste na defesa dos tais ‘indios” e com relação ao que passa
    com os NEGROS descendentes , ele mesmo em um de seus
    disse que só querem moleza e beneficios…).

    Os tais “indios ” agora acordaram e estão buscando os seus “direitos” antes NEGADOS pelo
    “homem Branco”..HA..HA…HA..HA..HA….É a que ponto chegou as cousas, quando foi para dar
    TERRAS KILOMÉTRICAS AOS TAIS”INDIOS” vagabundos preguiçosos …muita gente achou justo,
    agora quando é para dar uma merreca de umas terrinhas pejorativadas de kilombolas
    para os NEGROS descendentes dos Escravos foi uma CHIADEIRA ….COM PROTESTOS inclusive
    do Sr. Aquino…. Mas como tudo passa, isso ele nem deva se lembrar.

    Uma cousa de verdade deva ser dita…Os tais ‘indios” estão vivendo essa situação por causa
    de seus próprios “Caciques” verdadeiros canalhas , explorando as riquezas de sua reservas
    para si e seus mais chegados…em detrimento ao TODO de seu grupo nativo.

    Temos noticias de “caciques” andando de avião próprio..com carrões de última geração, com
    jóias carissimas…etc..etc…e é isso que ouvimos e vimos de tais “indios” que inclusive podem
    se auto ajustarem e montarem “barreiras ” em rodovias FEDERAIS para fazer EXTORSÃO
    A LUZ DO DIA..CONTRA CAMINHONEIROS E MORADORES DA REGIÃO…. Se consideram
    acima do bem e do mal..como cidadãos e ainda querem mais..INVADINDO fazendas
    produtivas de alimentos..auto proclamando-as suas TERRAS…

    Enquanto isso…em um quadro comparativo ..somos obrigados a vermos NEGROS descendentes
    CUJOS ancestrais DERAM SEU SANGUE para enriquecerem essa NAÇÃO racista, sendo tratados
    como cidadãos sem direitos , se comparamos os NEGROS com os tais INDIOS..veremos abismos
    colossais em termos de DIREITOS….Aos vagabundos e preguiçosos de ONTEM … TERRAS E MAIS
    TERRAS com: ( ouro , prata , madeiras e diamantes etc..etc.. ) TUDO EM NOME DE SEUS direitos..

    AOS DESCENDENTES DOS NEGROS ESCRAVOS verdadeiros LEVANTADORES desta NAÇÃO ontem
    e hoje… : SOMENTE DESGRAÇAS, LEIS DEPRECIATIVAS, DISCRIMINAÇÃO RACIAL, EXTERMINIOS
    DE SEUS JOVENS..FOMES, MORAR EM MORROS, INVASÕES E FAVELAS..DESTITUIDAS DO MAIS
    ELEMENTAR DIREITO DE CIDADANIA….ETC..ETC..

    E ainda sou obrigado a engolir as palavras depreciativas e ofensivas deste degenerado do Sr. Aquino
    que com todas as LETRAS veio defender seus ancestrais os tais “INIDIOS”…Verdadeiros párias
    da nossa NAÇÃO. Agora que a pimenta começa arder nos olhos destes que nada mais são do que
    VAGABUNDOS, PREGUIÇOSOS E LADRÕES (cobrar pedágio ao arredio da LEI é CRIME ).

    Enquanto isso em algum lugar nos morros fétidos onde só chega “policia” ..nasce mais um descendente de escravo…desprovido.. de tudo…afinal..ele não é um ” INDIO”…COM uma reserva
    cheia de madeira rara, ouro, e diamante….e agora com DIREITO de cobrar PEDÁGIO..MAIS UMA
    FORMA DE ACUMULAR..CAPITAL…

    Realmente alguma cousa vai acabar mal… E se for para acabar…então que ACABE.

    YAWHE SEJA LOUVADO….EM YESHUA NOSSO SALVADOR…

    Carlos de Jesus – Salvador -Bahia

    • Cala a boca antonio de jesus ( com minuscula mesmo.. )..!

      Vai estudar campeão que tu estas precisando muito.. te utiliza deste teu vitimismo e aproveita e entra pelas cotas ( e ainda dizem que são despossuídos , oprimidos , que não têm regalías e bla bla bla.. )..combinado..?

      Feche a sua boca..!!

      Silêncio é Ouro.

  14. Prezado Sr. CARLOS DE JESUS, Saudações.
    Acho justíssima sua Defesa da causa dos Africanos no Brasil. Sem dúvida todos somos devedores a essa grande Etnia, que fez o alicerce da economia do Brasil. Açúcar, Café, Mineração, etc. Tudo o que se possa fazer ajudando essa etnia, é pouco, pelo tanto que fizeram. São Credores. Até prejudicar a importante MERITOCRACIA, em caso Urgente, Emergencial, na forma de Cotas, é necessário. Não dá para pensar diferente depois que o senhor nos informou que a +- Tri-Centenária Faculdade de Medicina de Salvador-BA até hoje só tinha formado meia dúzia de Médicos Afro-descendentes.
    Mas o senhor critica injustamente a etnia ÍNDIA, os Imigrantes, e até os nossos Pais Portugueses.
    Devemos aos nossos Pais Portugueses, com a cooperação de todos, no começo especialmente dos Índios, sem a ajuda dos quais os Portugueses não se teriam fixado, e não teriam expulsados os Invasores Franceses no Rio de Janeiro, no Maranhão, os Holandeses na sua Bahia e em Pernambuco e Nordeste, tentativas Inglesas, etc, a tudo isso devemos nossos quase 9 Milhões de Km2 de boa Terra.
    Os Índios, pelo menos aqui no Sul, foram sempre insuperáveis Guerreiros, suprindo nosso Exército em todas as memoráveis Campanhas do Sul, hoje na Amazônia também prestam inestimáveis serviços ao Exército de Selva, incansáveis Vaqueiros enfrentando como ninguém frio e chuva, e noite, para atender bem o gado, Tropeiros, etc. Cada Povo trouxe sua contribuição.
    Hoje, como bem diz nosso ilustre Colega Sr. ANTÔNIO SANTOS AQUINO, somos todos MISTURADOS, e mais ainda serão nossos Filhos e Netos. E isso é que faz a grandeza de nossa Pátria, pois assim com a contribuição de todas as Etnias, somos como um poderoso feixe de varas, inquebrável. Abrs.

  15. ” Apegues o teu coração a verdade ( a lógica) e desta não te afastes….” YAWHE

    Prezado e Nobre Comentarista Sr. Flávio (nome do meu irmão…) PAZ E SAÚDE para sua vida e sua
    Casa… YAHWE esteja com todos…

    Meu caro e nobre amigo,

    Neste caso que ora estamos assistindo vemos a que ponto chegou as diferencias Raciais
    em nosso sociedade…Sua citação dos feito memoráveis dos Indigenas sulistas são bem
    conhecidas por quem denota uma certa leitura da História do Sul do Brasil….

    Reconheço que alguma cousa foi feita por algumas das tribos…Mas se levarmos o quadro
    compartivo dos tais “indios” do Eixo Centro ao Norte, só vemos concessões diferenciadas
    a estes em detrimento aos demais grupos Tribais…E se levarmos o fator comparativo com
    o que se passa com os NEGROS…a cousa vira-se para um racismo velado contra os NEGROS
    e uma “paixão” desenfreada em favor dos tais “indios”, que só querem agora DIREITOS
    como se tb não fossem obrigados a terem tb DEVERES.

    Repito…. Aos tais “indios” foi-se dado TUDO, e aos NEGROS ..foi-se dado somente SOFRIMENTO,
    MISÉRIA E DOR. Quero que alguém me mostre em quadro comparativo quem se deu
    melhor no repartir do BOLO SOCIAL… INDIOS OU NEGROS ?

    Portanto prezado ..Sr. Flávio , ou se muda drasticamente as cousas, ou então a cousa vai feder.
    Chega de vermos os “tais Indios” quererem mais DIREITOS do que obrigações, de mais TERRAS
    quando na verdade sabemos que suas atuais TERRAS são na verdade objetos de exploração
    de suas riquezas ao arredio da LEI.

    A pouco tempo foi passado no Globo Reporter Noticias sobre a tal “raposa do Sol”…Aquilo é uma
    vergonha para Nação, o que outrora era um celeiro de produção de alimentos , agora é só
    desgraça , miséria e abandono…Quando sabemos como a nossa nação precisa de alimentos.
    o que essa reportagem nos mostrou foi um lugar fantasma…CADÊ OS TAIS “INDIOS” ?

    YAWHE SEJA LOUVADO EM YESHUA….NOSSO SALVADOR

    Carlos de Jesus -Salvador -Bahia

  16. Jesus, você pode dizer o que quizer, a mim pouco se me dá. Descobriste que sou fazendeiro, o que temos pertence a família desde 1902 deixado por meu bisavô. Nunca nossa família praticou atos de indignidade contra qualquer ser humano. Nossa família vive em todo o Brasil e não tem inimigos. Até aí na Baia tenho família, nunca ouvi dizer que tenham praticado atos indígnos. Você falar sobre indios invadindo terras é fruto de seu desconhecimento de nossas leis. Veja os artigos 231/232 de nossa Constituição e saberá o que foi decidido pelos legiladores constituintes. Como neto de português você segue a “Herança” que foi deixada por eles: “Os índios são preguiçosos, desconfiados, traiçoeiros, vingativos. Os negros são trabalhadores, servís, obdientes e gostam de receber ordens. Trocando em miudos: O índio, depois que viu que os portuguêses o que queria era escraviza-los passou a rebelar-se. Em todo período de nossa formação histórica houveram mais de sessenta mil revoltas indígenas. A primeira conhecida com “A Guerra dos Tamoios”, antes da chegada dos negros como escravos. Os negros marcaram sua rebeldia em Palmares. No resto preferiram o chicote dos denhores e das sinhazinhas. Índio morria no pau, mas só fazia o que queria. Você falar que defendo índios, lógico que defendo, sou descendente por parte de mãe com muita honra. Mas, já disse que tenho sangue de português por intermédio de meu avô por parte de mãe, e de negros por parte de meu avô por parte de pai, que era mulato de cabelo sarará. E tenho muito orgulho de ser brasileiro. Quanto ao direito dos negros pergunto: Que direitos são esses? O direito dos negros que não são negros, são mulatos cafuzos, cruzados e recruzados por quinhentos anos com índios, brancos. Seus direitos são os mesmos de todos cidadãos brasileiros. Tem mais: Direito é uma coisa, privilégio é outra coisa, e malandragem é coisa pior. O que todos devem é lutar e não quererem pousar de coitadinhos, negrinhos maltratados, negrinhos perseguidos, sem comida, sem estudo, sem casas, discriminados. Os cárceres cheios de negros! Pergunto: estão presos por serem descendentes de negros ou por que roubaram, assassinaram, estupraram, traficaram, praticaram latrocínios? Alguma coisa fizeram; de graça não foi. Você explorador da fé deve estar milionário, devia ajudar as crianças. Já que você não gosta de índio e branco, manda fazer exame de “Ancestralidade” e só ajuda os que forem negros, já é alguma coisa. Falas em prisão só de ouvir falar, nunca passaste por uma. Eu não sou mártir e nem herói mas fui preso e só saí em 1968 antes do “Ato n°5, lá vi brancos, cablocos, mulatos, negros e estrangeiros proporcionalmente. Jesus você é muito fraco. Estuda menino. Lê ao menos os “Lusíadas” de Luis de Camões, para saberes alguma coisa de Portugal terra de teu avô.

  17. Sr. Aquino.

    segue teu caminho. e vamos em frente.

    Paz para sua vida .

    YAWHE SEJA LOUVADO….EM YESHUA NOSSO SALVADOR.

    Carlos de Jesus -Salvador -Bahia

  18. COMERÁS O TEU PÃO COM O SUOR DO TEU ROSTO…. ( YAWHE ).

    Quem não quer trabalhar que tb não coma. ( Sagradas Letras )

    Quem só quer viver de boa vida esperando que tudo caia da mão da natureza, que só vive igual
    a um pária maldito..que recebe uma cousa (sua terra) e dela só quer fazer manipulação sentimental
    mas que no fundo procura os meios ilegais de lucrar com as beneses minerais desta a seu bel prazer.

    QUEM É ESTE : O INDIO O NEGRO OU O BRANCO ?

    Indio, Negro e Branco…São todos indignos diante de YAWHE … e por isso são merecedores da sua
    justiça e punição…

    Mas se olharmos agora para a visão organizacional de uma sociedade gerida por leis e autoridades
    constituidas então veremos que TODOS : Indios, Negros e Brancos… são iguais perante as leis
    desta Sociedade…há idiotas degenerados que acham que os Indios..devam ficar em “suas aldeias” da
    mesmissima forma como estavam a 600 anos atrás, pelados, e de boa vida, só esperando TUDO cair
    em suas mãos…MAS sabemos que na sociedade moderna..para TODOS há uma nova forma de
    viver e usufruir a TERRA.

    Não há condições de TRATAR os INDIOS somente com regalias em detrimento aos demais pares
    que vivem nesta sociedade, se há um determinado número “X” de nativos , por quais motivos
    dar a estes TERRAS de tamanho muito maior do que suas próprias necessidades, enquanto sabemos
    que há individuos desta mesma sociedade que nem um pedaço de terra tem para morar…
    mas como há idiotas que insistem em pejorativar de forma criminosa e covarde um dos elos desta
    sociedade como ” marginais , delinquentes , que nada querem e que “aceitaram’ o chicote… etc..” realmente nada se pode dizer de um verme que pensa assim de um deste ELO da SOCIEDADE.

    Portanto , os INDIOS, são iguais aos membros desta sociedade, esse papo de preservar sua “cultura’
    e suas “tradições” soa mais como uma desculpa para dar a estes mais do que estes merecem. Se
    assim então fosse, haveria de então TRATAR os outros ELOS desta sociedade com a mesma
    dedicação” como fazem com estes preguiçosos e vagabundos…nativos ( é claro que deixo de fora
    aqueles que não se enquadram nestes termos ).

    Não olhar desta forma é dar regalias a um ELO desta sociedade , em detrimento aos outros dois ELOS
    sendo que o ELO BRANCO …já vem há tempos dominando os meios economicos
    de produção e do conhecimento, ficando o ELO NEGRO…a merce da discriminação,
    perseguição, e exploração. ( Há alguns vermes que advogam que estes vivem nesta situação por sua
    própria vontade e que seu sofrimento nos dias hodiernos foi por causa de suas próprias escolhas…
    realmente ..só podemos mesmo intitular de VERME quem desta forma pensa e analisa essa situação
    do ELO NEGRO desta sociedade. ).

    YAWHE SEJA LOUVADO E ADORADO EM YESHUA..NOSSO SALVADOR

    Carlos de Jesus -Salvador -Bahia

  19. Jesus, você para mim não é um verme. Você vive em um mundo irreal achando que vieste ao mundo trazido por um “tumbeiro”. Não aceitas ser brasileiro e nem a vida real, tens medo da verdade. A Constituição Brasileira para você não vale nada. O que vale é a tua fantasia. Qualquer dia você vai dizer que quem descobriu o Brasil foram os negros e depois foram a Portugal trazer portuguêses como escravos. A escravidão existiu sim e ninguém justifica a escravidão. Mas os “tumbeiros” se enchiam de de gente vendida pelos próprios Sobas africanos que vendiam seu próprio povo. Na Baia tinha o escrtório do Rei do Dahomé para vender escravos. Está registrado na história. Então esse drama acontecido não pode atravessar séculos como um crime de um só povo. Você que é um “apedeuta” em história não aceitou a República mantendo a libertação e nem a condição de cidadão. Nem aceitou que na Constituição todos fossem iguais em direitos e deveres. Mas assim aconteceu. E os ex-escravos, como não eram mais obrigados a trabalhar, perderam um século comemorando a liberdade. Eu não sou contra, apenas digo a realidade. Enquanto uma parte tratou da vida, a outra parte maior queria os folguedos: batuque, lundu, maxixe, samba capoeira (herdada dos índios),e outros é a vida. Achar que com a libertação o estado tinha a obrigação de chamar um por um e dar isso e aquilo é ter a cabeça cheia de vento. A República não é a continuidade da Monarquia, nos separamos institucionalmente de Portugal. Foi portugal e Espanha (por sessenta anos) que trouxeram da África negros como escravos. Como brasileiros todos temos os mesmos direitos. Agora ficar na cama esperando um emissário do governo bater à porta e dizer: Jesus você vai receber da Caixa Econômica uma pensão vitalícia de 10 mil reais, uma casa em Amarlina, uma casa de Praia em Itaparica, uma empregada e um empregado, um motorista, um carro Land Rover, um plano de saúde, 10 passagem de ida e volta para a Disney (Ôs negros não gostam da África), e um crédido nos supermercados de 60 mil reais para abastecer tua geladeira e um cheque 500 mil reais para umas comprinhas. Vai tomar banho no Jordão Jesus. Estuda, trabalha, vai a luta. Do jeito que te comportas vais findar no “manicômio judiciário”. Tenha calma, não vá sair matando índios. E não vá ao pelourinho jogar capoeira pois isso é herança dos tupinanbás. É melhor ir chorar nos pés da cabocla. (você como baiano sabe o que significa isso).

  20. Prezados Comentaristas/Leitores da Tribuna da Internet onLine, Sr. ANTONIO SANTOS AQUINO e Sr. CARLOS DE JESUS, Saudações. Exagerais em usar adjetivos injustos uns com os outros. Lembremos que antes de tudo somos BRASILEIROS e como tal MISTURADOS, e mais ainda o serão nossos Filhos e Netos. E isso é bom porque nos dá flexibilidade. Ambos defendeis causas justas, ou seja a melhoria econômica-social de nossas Etnias Negra e Índia. Que o fato de ONGs e Forças Internacionais tentarem tirar proveito da situação, em nada tira a justiça das duas Causas.
    Na verdade, dando prioridade a essas duas Etnias, nossas Irmãs, deveríamos fazer o possível para dar a todas as nossas Crianças Pobres, uma Educação/Formação de alta qualidade, via Escolas tipo CIEPs de 2 Turnos ( Nutrição – Instrução – Esportes), depois Escolas Técnicas/Universidades, para todos conforme o Mérito. Valorização do PROFESSOR. Lembrando sempre que disparado, o maior Fator de Produção, mil vezes mais importante do que o Pré-Sal e tudo, É O HOMEM. E o Brasil tem condições de fazer isso, não precisa importar nada, a não ser talvez, alguns “formadores de Professores’. Abrs.

  21. Eu não defendo nada; falo apenas a verde a realidade crua e nua. Não vou entrar nessas bobagens inculcadas por falsos historiadores, que leram e estudaram a história mas, não a interpretaram. Você Bortolotto é um homem bom a quem tenho um especial respeito. Mas, não deves pedir que eu deixe de me divertir com o Jesus . Ele é bom para tirar “sarro”, coloca-se uma pilha e ele sai da órbita terrena, “dana” a vagar pelo espaço dizendo os maiores absurdos. E eu, lógico, dou corda. No meio das ironias ele deve aprender alguma coisa. Não esqueça Bortolotto que, critica, escárneo ironia e gozação são pressupostos democráticos; não são ofensas. A verdade também não é ofensa. É bom não esquecer que o primeiro direito do homem, ainda na Grécia antiga, foi a “Isogoria”(direito de falar). A ironia dizia o Conde de Aruet, tem têmpera divina.

  22. HA..HA..HA..HA..HA..HA…. OS MOTIVOS ? A PÉROLA ABAIXO ….DO KKK…Mor..”sabichão..Osmótico”:

    leiam…. : Nem aceitou que na Constituição todos fossem iguais em direitos e deveres. Mas assim aconteceu. E os ex-escravos, como não eram mais obrigados a trabalhar, perderam um século comemorando a liberdade. Eu não sou contra, apenas digo a realidade. Enquanto uma parte tratou da vida, a outra parte maior queria os folguedos: batuque, lundu, maxixe, samba capoeira (herdada dos índios),e outros é a vida. Achar que com a libertação o estado tinha ……

    Não é toa que digo: O RANÇO DO RACISMO..NUNCA ACABOU E NUNCA VAI ACABAR…

    O que o Sr. Aquino acima escreveu é a prova CABAL de seu RACISMO e interpretação da HISTÓRIA
    dos meus antepassados com a visão RACISTA E DEPRECIATIVA.

    Ele mesmo aqui escreveu que seus antepassados foram FAZENDEIROS (SENHORES DE ENGENHO ?)
    E TEM UMA FAZENDA herança do seu avô.. ( talvez mais um Racista preguiçoso que devia ter
    centenas de NEGROS para trabalhar para ele de graça e cuidar de sua fazenda que mais a frente
    seria do SR. AQUINO E FAMILA ….HA..HA…HA…HA…HA..) belissima HERANÇA ..trabalhada e cuidada
    pelos NEGROS…ESCRAVOS…BELO “PRESENTE” para o “osmótico”..HA..HA…HA….

    Uma vez RACISTA …SEMPRE RACISTA…afinal..se o avô era “fazendeiro” seu bisavô tb o era ..e de pai
    para filho o RACISMO foi passando…( conforme a musica de GABRIEL PENSADOR… ) ..ha..ha..ha..

    LOUVADO SEJA YAWHE MEU SALVADOR …E CRIADOR… PARA GLÓRIA SEU FILHO YESHUA

    Carlos de Jesus -Salvador -Bahia

  23. A minha família para teu desgosto não foi dona de engenhos. Ter uma fazenda comprada por meu bisavô em 1902 depois de implantada a República é uma coisa normal. Você imaginar de mim e de minha família os mais feios procedimentos não me abala porque não é verdade. Não espere que eu vá envolver sua família no meio desse meu divertimento com você, porque não vou. “Quem está no centro do picadeiro fazendo piruetas é você Jesus”. Eu que estou há um ano no hospital e ainda terei que fazer mais três operações, recebo os teu “esgares” como um lenitivo. Devia dormir a base de soníferos cheio de dores, mas, durmo rindo da tua cara querendo boa vida sem fazer nada. Olho grande do tamanho de uma melancia espreitando os que trabalham e tem algum para viver. Depois te darei mais umas lições. Depois das lições se nada aprenderes só te restará duas saidas: leres os livros de Jorge Amado, de preferência Pastores da Noite, Jubiabá, São Jorge dos Ilheus, Capitães de Areia, Gabriela Cravo e Canela, Subterrâneos da Liberdade e Cavalheiro da Esperança. S

  24. YESHUA e YAWHE a parte. Fazendeiros do 1902 misturados com Índios a parte. Professores de Geografia. Nê pensar !
    Cola e Copia da NET ? Que saco !
    Mas, numa visão fantasiosa e visionaria, penso que Carlos Eurico Peclat, como militar, não esteja considerando aquela que poderia ser uma solução, até que emfim, militar e definitiva. Alem de mais barata a longo prazo.
    Damos sim independência territorial aos Índios. Sejam eles uma Nação independente e soberana, com divisa e fronteira com o Brasil. Uma vez independente, aqui entra a solução militar que Peclat não esta vendo. O Brasil declara guerra a esses Países autónomos e toma de volta, se ganhar a guerra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *