Cabral conseguiu desviar recursos de todas as áreas do governo, diz procurador

Sérgio Côrtes, ex-secretário de Saúde, e o então ex-ministro José Gomes Temporão e o ex-governador Sérgio Cabral Foto: Reprodução

Cortês e Cabral agora vão se reunir em Bangu 8

Deu em O Globo

O procurador da República Eduardo El Hage anunciou que as autoridades vão provar até o fim do ano que o ex-governador do Rio Sérgio Cabral “roubou em todas as áreas” do governo. Segundo ele, o esquema desmontado nesta terça-feira com a operação “Fatura Exposta” é “apenas uma perna” do “crime que se alastrou” pelo estado. Só nestas fraudes, segundo a PF, o político recebeu ao menos R$ 16,4 milhões. A versão da Lava-Jato no Rio chegou à área da saúde pública e prendeu nesta manhã o ex-secretário Sérgio Côrtes. A ação, que revelou um dos mais profundos e duradouros golpes no setor, também levou à prisão os empresários Miguel Iskin, presidente da Oscar Iskin, e seu sócio Gustavo Estellita Cavalcanti Pessoa.

A investigação se valeu da delação premiada do advogado Cesar Romero Vianna e de registros da contabilidade de propinas do operador financeiro Luiz Carlos Bezerra.

LICITAÇÕES – A investigação, ainda em curso, focou em fraudes de licitações de próteses e aparelhos médicos. Mesmo sem a identificação completa de partícipes e empresas envolvidas no esquema, a força-tarefa decidiu deflagrar a operação porque há contratos vigentes no estado indicativos de uma corrupção “mais do que nunca” atuante no Rio.

“O que nós sustentamos, e há quase flagrante delito, é que equipes da Oscar Iskin e da Levfort continuam em contratos com o governo, com OSS do governo e com o governo federal. Mais do que nunca, a corrupção ocorre agora. Vamos chegar aos agentes públicos envolvidos, mas isso é continuidade da investigação” — explicou o procurador Rodrigo Timóteo.

 

O esquema, segundo os procuradores, envolvia companhias multinacionais, cujas representações no Brasil foram intimadas a prestar esclarecimentos. Os agentes suspeitam que empresas tenham formado um cartel e se revezado a ganhar licitações da Secretaria Estadual de Saúde.

ESQUEMA INTERNACIONAL – O esquema serviu não só para licitações do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), mas também para aparelhar unidades médicas Brasil afora por meio do Projeto Suporte. A força-tarefa vai acionar órgãos internacionais.

Em entrevista coletiva, os investigadores ressaltaram que a organização criminosa atua desde 2002, de forma mais incisiva a partir de 2007, quando Sérgio Cabral ascendeu ao governo do estado. No poder, Cabral “adotou procedimentos de direcionar licitações para o grupo de Iskin e Estellita” em troca de propina.

No esquema, Sérgio Cabral recebia 5%; Sérgio Côrtes, 2%; e Cesar Romero Vianna, 1%. Havia ainda 1% destinado a alimentar o esquema, segundo os procuradores, revertido a funcionários subornados na secretaria, e 1% voltado a alguém do Tribunal de Contas do Estado — cujos nome e função o delator não soube identificar.

CRIMES MÚLTIPLOS – Ex-secretário da Saúde, Sérgio Côrtes vai responder por corrupção, organização criminosa, lavagem de dinheiro e obstrução da Justiça. Ele foi gravado por um delator do esquema enquanto tentava combinar versões e ressaltava que partes do esquema deixaria de fora de uma eventual colaboração premiada sua.

“O colaborador decidiu passar informações de dentro da secretaria. De alguma forma, Sérgio Côrtes identificou que o esquema estava se desmantelando, procurou o colaborador e tentar embaraçar as investigações, evitar que a delação fosse completa. Já havia acordo de confidencialidade, e ele propõs que os dois combinassem versões de delação premiada” — explicou El Hage, segundo quem o ex-secretário até ofereceu pagar pela defesa de Romero Vianna para dissuadi-lo a delatar.

PROPINAS NO EXTERIOR – A investigação continua. Segundo o procurador Timóteo, ainda é preciso rastrear pagamentos feitos no exterior. Miguel Iskin repatriou R$ 70 milhões depositados nas Ilhas Virgens Britânicas, o que indicou à força-tarefa que havia repasse em contas não declaradas em bancos estrangeiros.

O empresário alegava que o dinheiro era fruto de comissões internacionais. Mas os agentes consideram que os recursos corroboram com a delação de Romero Vianna e evidenciam o superfaturamento nas licitações.

“Apesar da organização se utilizar de técnicas de criptografia, técnicas sofisticadas, pelo menos ele (Luiz Carlos Bezerra) fazia anotações e enviava e-mails para si próprio com toda a contabilidade (do esquema). Lá, ele discriminava a propina de cada setor do governo. É uma investigação complexa, o prejuízo pode ser bem maior” — ressaltou El Hage.

 

13 thoughts on “Cabral conseguiu desviar recursos de todas as áreas do governo, diz procurador

  1. O DIABO, É QUE FHC FALA, FALA, FALA, MAS, INFELIZMENTE, A EXEMPLO DE LULA, tb não tem coragem para romper com as piscinas cheias de rato$ do partidarismo-eleitoral, do golpismo-ditatoiral e seus tentáculo$, velhaco$, e, por conseguinte, apoiar explicitamente o Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação que pode passá-los para a história como os grandes estadistas da história do Brasil, visionários, que abriram alas para a passagem do novo Trem da História. Todavia, enquanto isso não acontece, as piscinas continuam cheias de rato$ cujas verdades não correspondem aos fatos, como já cantou o inesquecível Cazuza, entre muitos outros artistas populares, que, em sua juventude revolucionária, buscaram e buscam inspirar o Projeto realmente revolucionário para o seu país e o seu povo, realmente novo e alternativo, de política e de nação, uma Revolução Redentora, como propõe a RPL-PNBC-DD-ME, que só surgiu há cerca de 20 anos, como resposta ao clamor social, depois de muito ouvir, ver e sentir os lamentos de uma sociedade enganada há pelo menos 127 anos, que é a idade da república 171 do Brasil. O fato é que, o nós ( povo brasileiro, batalhador, honesto, escravizado e fodido ) versus elle$ ( ” ricos delinquentes”, gerados pelo partidarismo-eleitoral e o golpismo-ditatorial e seus tentáculo$, velhaco$ ), que perfaz o contraponto ideal, a Terceira Via de verdade, contra o continuísmo da mesmice histérico, estéril e falacioso do nó$ X elle$, opo$ião X $ituação, o Fla-Flu entre os me$mo$ do qual fala FHC, na verdade, verdadeira, depois da Lava Jato, nunca, jamais, em tempo algum, esteve tão evidente na história da república 171 do Brasil, que, infelizmente, transpira lama e decadência terminal por todos os seus poro$, fato esse que, por si só, exige a rendição incondicional do $istema político podre, camaleônico, que perfaz a plutocracia que aí está com jeitão de cleptocracia e ares de bandidocracia, dominando tudo e todos, não obstante o prazo de validade vencido dos me$mo$ há muito tempo, tipo velho que já morreu e que não deixa o novo de verdade nascer, tal seja a Revolução Redentora, que tem que nascer e se estabelecer, nem que seja via parto a fórceps, antes que a criança redentora morra no útero da mãe, e leve consigo o sonho, a utopia, a motivação, a esperança e o projeto novo e alternativo de Política e de Nação que todos necessitamos há muito tempo, o novo caminho redentor para o novo Brasil de verdade, porque evoluir é preciso. http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2017/04/11/fhc-estamos-todos-cansados-de-corrupcao/#comentarios

  2. Sérgio Cabral, convergindo tantos crimes, pelo visto, vai pegar tantos anos de cadeia, quanto a idade do Brasil.

    Realmente o crime não compensa.

  3. Lula foi novamente “encaminhado” para Curitiba.

    O Juiz Sérgio Moro, hoje, foi visto, afiando o Martelo.

    Pobre Sapo Mentiroso, parece que anda meio azarado.

    Que Sorte para o Brasil!

  4. Não é atoa que o Estado do Rio de Janeiro está devastado… o crime organizado, oficializado não deixou escapar nada…
    Cadeia é pouco para esses criminosos…

  5. E o maior corrupto do pais, espero que o MPF e a PF consiga reaver tudo que roubou, se fizer delação espero que ainda assim continue em cana, o povo vem sofrendo muito para este canalha ser solto.

  6. Difícil digerir, que a esta hora, a cúmplice do Cabral, Adriana Ancelmo, curte a vista do mar, dorme, come, bebe e faz suas necessidades, como uma rainha.

    Enquanto isso, pessoas que cometeram crimes, infinitamente menores e menos lesivos à sociedade, vivem enjauladas, como bichos.

    Justiça Podre!

    • Concordo Eduardo, isto não deveria acontecer, principalmente sabendo que a juíza autorizou de Paris, é uma vergonha ter magistrados como esta senhora.

      • Bom dia Roberto

        É revoltante esta justiça contaminada.

        O sistema de escolha dos “magistrados”, politicamente, é mais um componente importante no caos em nosso país.

        Abraços!

  7. Certamente a quadrilha de Cabral, o “mui amigo” de Lula, roubou dezenas de bilhões na saúde do Estado do RJ.

    Afinal o ato de gerir saúde pública envolve TANTOS itens, muitos deles em caráter emergencial, que é um prato cheio para os bandidos da corrupção!

    Talvez seja até mais fácil camuflar e esconder a corrupção na saúde pública do que nas obras públicas de engenharia civil.

    Hoje o Estado do RJ se tornou uma terra arrasada, cujo seu governador vive indo a Brasília para tentar passar o chapéu e conseguir alguns trocados.

    Governador que inclusive foi o braço direito do ladrão Cabral. Ironia ou absurdo???

  8. Sergio Cabral Filho, que também tem o apelido de “boca nervosa”, Tem a “goela da largura do horizonte e da profundidade do odeano”. Vai roubar assim na “pucha que partiu”: Trezentos milhões!

  9. Jupira Almeida, não foi só o PT, também PMDB, PSDB, PP, PSB e outros mais, a coisa foi generalizada, todos participaram da boquinha, a lei tem que ser dura para esta corja de corruptos, chega!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *