Calamidade pública: roubos e rombos explodem em todo o país

Pedro do Coutto

Não há como deixar de reconhecer que o Brasil, infelizmente para a enorme maioria da população, está vivendo um estado de calamidade pública, com roubos e rombos acontecendo e explodindo a torto e a direito, em todas as escalas, em todas as direções. Na administração pública, a desonestidade, que antigamente era uma exceção, ameaça tornar-se uma regra. No andar da carruagem, dizer que alguém é honesto não é de bom tom nas rodas sociais mais altas.

Pra atestar o panorama de calamidade, basta ler reportagens publicadas pelo O Globo e Folha de São Paulo, edições de segunda-feira 19. Comecemos pelo Globo. O repórter Vinicius Sassine, com base em dados do Tribunal de Contas da União, destaca surpreendente parceria entre a Caixa Econômica Federal e a IBM na criação de Sociedade de Propósito Específico, através da qual ela seria contratada para prestação de serviços de tecnologia e informação no valor de 1 bilhão e 200 milhões de reais. O TCU determinou a suspensão do negócio.

A Folha de São Paulo, reportagem de Raquel Landim, revela que, pela primeira vez durante a tempestade, a Petrobrás, ela mesma, divulgou em nota oficial, que, por iniciativa do e diretor Paulo Roberto Costa, a projeção dos custos com a construção e instalação da refinaria Abreu Lima, cresceu de 2,4 bilhões de dólares, em 2005, para 18,5 bilhões (de dólares) no final de 2014. A informação é resultado de auditoria interna agora funcionando na estatal. Aliás, tarde demais. Porque no rastro dos acontecimentos, os prejuízos, corrigidos monetariamente, foram gigantescos. O dinheiro evaporou-se, entre as nuvens da omissão.

Voltando às páginas de O Globo, Letícia Fernandes e Gabriela Alegro assinalam paralelamente que, no ano passado, empresas empreiteiras doaram nada menos que 484,4 milhões de reais a partidos políticos. A matéria publica a relação das doadoras e os partidos que as receberam, com os respectivos valores declarados: PT, PSDB, PMDB, PSB, DEM, PP, PSD, PR, PDT e até o PC do B. As legendas encontram-se assim num dos vértices de um processo prejudicial ao país. Começou na Petrobrás, passou pela fronteira política, evoluiu para os atores da Operação Lava Jato.

NO ÔNIBUS 474…

Terminou a sequência? Longe disso. O repórter Adalberto Nero (O Globo) viajou no final da semana num ônibus 474, que já se tornou famoso pela insegurança que transporta do Jacaré ao Jardim de Alah, e se tornou testemunha do descalabro que já se transformou em rotina, com a presença de ladrões de várias idades. Na viagem de Nero tentaram roubar-lhe o celular e conseguiram roubar o telefone de uma passageira. Menores entram pelas janelas, não pagam passagem e, ao chegarem à Zona Sul, principalmente em Copacabana, Posto 6 em direção ao Arpoador, descem aos berros e hordas sucessivas e agressivas na busca infame de se apoderar dos pertences alheios.

Na tarde de domingo, no Leblon, 48 passageiros foram detidos por distúrbios e, do interior do ônibus, atiraram uma pedra contra uma viatura da PM, em atitude de total provocação. Assim reagiram à presença da segurança nas ruas e nas praias para impedir vandalismos e assaltos em série, a começar pelos famigerados arrastões.

Só estes fatos funcionam para realçar o estado de calamidade pública que ameaça transformar-se numa verdadeira tempestade, a qual não se restringe à Petrobrás, ainda que ela seja recordista, mas se estende a todas as escalas. Se medidas concretas não forem tomadas, crescerá ainda mais. Será o desastre.

15 thoughts on “Calamidade pública: roubos e rombos explodem em todo o país

  1. A construção hipersuperfaturada de Brasíla e a fraude na compra da rede globo de São Paulo provam que não é de hoje que o crime tem origem na elite que governa o país desde antanho. É o mau exemplo. Uma elite ladravaz que enriquece com pouco trabalho, não se arrisca em investimentos , sempre pendurada no públido para ganhar dinheiro fornecendo serviço de segunda por preços de primeira. APolícias corruo´ptas que o povo conhece muito bem. Como esperar diminuir a violência se quem tem a obrigação de cuidar da violência na verdade tira proveito da violência ? Quanto mais se gasta, mais a violência aumenta. Como pode ?

  2. Solução Chinesa: quando Mao Tsé Tung chegou ao poder, a China passava por tudo isso, lembrando que as dimensões continentais chinesas assemelham-se com as do Brasil. Mas o jovem Mao ajudou a tornar o seu País, a Segunda Economia do Mundo, hoje… Me parece que os atuais governeiros (licença poética… neologismo) nacionais não querem resolver estas questões, preferem se perpetuar no Poder “ad infinitum” e assim não cuidam da saúde, da educação, dos transportes… coisas de pobre mesmo. Em tempo: o citado Mao era professor do Ensino Fundamental e Médio em uma área rural…

  3. Poderia escrever aqui neste valioso espaço, os milhares de roubos,furtos eassaltos, na região onde habito, oque daria várias evárias pa´ginas que causaria o bloqueio do blog.
    Mas vou citar dois apenas que estiveram nos noticiarios jornalisticos. policiais
    Um é ocaso da Padaria na Zona Leste de São Paulo, assaltada em mais de 40 vezes, oproprio proprietario fez questão de documentar todos os roubos com o famoso Boletim de Ocorr}encia, a esposado do nodo estabelecimento disse que tinha de deixar alguns trocados no caixa parapoder não sofrer ameaças de não terdinheiro…….
    Atéhoje não setem noticias da prisão dos bandidos, tem mais de 40B.os, e a PULIÇA DO GERALDO TEFLON 28 não investigou umzinho sequer….
    Outro caso é naregião Metropolitana de Guarulhos,um Posto de Gasolina, assaltado mais de100 vezes……
    geraldo teflon28 em sua 5a posse como des-governador, colocou um “advogado”como Secretário daSegurança Pública. eemsua primeira entrevista ediscursopronto dequem está protegido e blindado com seguranças e viaturas blindadas para lhe dar garantias de vida.,disse assim….
    “A PULIÇA é boa, o povo é que tem essa sensação de insegurança”…..
    Tipico franco-tucano-suiço que não conhece um palmo á frente do nariz de bronze do que realmente o que acontece nestas ruas que viraram uma CARNIFICINA DIARIA…..

  4. Sabe. Criticam tanto as polícias estaduais, que tem a obrigação de combater a criminalidade. Porem fazem de conta, que o governo federal nada tem haver com a questão. Puro engano. Enquanto as polícias dos gover-
    nadores estão a enxugar gelo, o governo federal nada faz.
    As polícias são estaduais, mas as leis, são federais. Agora se querem mesmo combater o crime, só existem
    duas condições: O governo federal assume a responsabilidade do policiamento em todo o pais, ou então delega aos estados o poder de legislar sobre matéria penal. Do jeito que esta, não pode ficar. Já Já os ânimos
    vão ficar alterados.

  5. Muito estranho o artigo do globo citar queo Partido da Ética receber doações deempreiteiras.
    Jamais aconteceisso com o partidão daextrema-direita, eles são honestos, trabalhadores, governam somente parao povo, tem ocheiro dopovo, são o Partido da Ética,Moral edosBonsCostumes, nunca antes nahistória deste País há umpartido tão diferente em matéria deHONESTIDADE como o Partidão do Fhcappo….
    Não acredito que o partidão recebeudinheiro das empreiteiras,isso é uma calúnia, uma mentira deslavada desse jornaleco…
    Com certeza a Quadrilha do Fhcappo ligará imeditamente para os filhos bilionários do marinho para pedir a DEMISSÂO DETODOS OS JORNALISTAS…..

  6. A situação está calamitosa.
    O País está às avessas.
    Não há como suportar mais quatro anos desse governo incompetente, incapaz, corrupto e desonesto.
    Aos poucos, o Brasil vai sendo liquidado pelas hordas petistas, que por onde passam roubam, cometem saques, arrasam, destróem, assaltam, pilham.
    O partido de fascínoras e criminosos investe na violência para amedrontar o povo; aniquila com os aposentados; sustenta milhões de desempregados; permite e escancara o País para ser dividido entre a quadrilha, que enriquece e debocha da população inculta e incauta.
    Autoridades se omitem.
    A sociedade representativa não existe mais.
    É cada um por si.
    Até quando vamos suportar esta aberração chamada PT?!
    Até quando vamos aturar a orgia parlamentar no cabaré denominado Congresso Nacional?!
    Até quando vamos assistir passivamente a implosão do Brasil?!

  7. Não chega a 1.500.000 pois “o chefe” é petista ! Vamos colaborar !
    ” Apesar das manobras do site de abaixo-assinados Avaaz, controlado por petistas, pedido de impeachment de Dilma Rousseff da Presidência da República já totaliza 1.481.606 adesões. No Brasil, o Avaaz é chefiado pelo petista Pedro Abramovay, ex-secretário Antidrogas, e há denúncias de manipulações para inibir adesões ao impeachment. Clique aqui para ter acesso à petição pelo impeachment de Dilma. Outra proposta idêntica, no site Petição Pública, já reúne 57.404 assinaturas.
    Outros sites como o change.org e o manifestolivre.com.br também já têm petições e abaixo-assinados contra Dilma.
    Os sites abaixo-assinado.org e o euconcordo.com também hospedam abaixo assinados pedindo o impeachment de Dilma. Leia na Coluna Cláudio Humberto.

    • Virgílio. Apenas pedir o impedimento da Dilma, mesmo deferido, resolve pouco.
      Se quem assumir for o Michel Temer, as únicas mudanças que ele fará – o que não deixa de ser positivo – será dar um basta no atual apoio que os partidos de esquerda dão à bagunça generalizada nas ruas, e, parar de nos empurrar para os braços da incompetência (socialismo).
      No mais, a corrupção continuará livre e em ascensão, pois o PMDB é parceiro na sangria dos cofres públicos encabeçada pelo PT e penduricalhos à esquerda e direita.
      E é bom se prevenir, pois teremos tempos de quebra-quebra generalizado, ou você pensa que o lullo-petismo entregará a chave do cofre sem virar e cuspir no cocho onde se alimentou até agora ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *