Câmara aprova impeachment de Donald Trump por incitação à violência, falta o Senado

A sete dias do fim do mandato, Câmara dos EUA aprova impeachment de Trump |  GZH

Nancy Pelosi, presidente da Câmara, anuncia o resultado

Thays Martins
Correio Braziliense

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou, nesta quarta-feira (13/1), o impeachment do presidente Donald Trump, a apenas seis dias do fim do seu mandato. Em um momento histórico, 10 deputados republicanos, partido de Trump, votaram a favor do impeachment. Outros 222 deputados democratas apoiaram o afastamento do presidente. Foram 232 votos a favor do impeachment e 197 votos contra.

A acusação é de “incitamento à insurreição” pela postura do presidente na invasão ao Capitólio. Cinco pessoas morreram durante a ação incitada pelo presidente. A invasão ao Congresso norte-americano ocorreu durante a sessão que confirmaria a vitória de Joe Biden na eleição presidencial de 2020. 

DIRIETOS POLÍTICOS – Essa é a segunda vez que Donald Trump passa por um processo de impeachment. Dessa forma, ele se tornou primeiro presidente da história do país a sofrer dois processos de impeachment. Para ser aprovado, ele ainda precisa passar no Senado.

Caso seja aprovado, Trump perde os direitos políticos e não poderá voltar a ser presidente. Mas dificilmente o processo será votado no Senado antes do término do mandato, pois o democrata Joe Biden toma posse na próxima quarta-feira (20/1). No primeiro processo de impeachment, Trump foi absorvido no Senado, onde a maioria é de republicanos.

A retirada de um presidente do cargo por impeachment exige maioria de dois terços (67 de 100 senadores). Em caso de condenação, haverá a realização de uma outra votação para julgar a perda de direitos políticos, que podem ser retirados via aprovação por maioria simples (51 senadores).

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Já vai tarde. Agora só falta embalsamar (digamos assim )o Bolsonaro, que insiste em se tornar um caricato imitador do pior presidente que os Estados Unidos já elegeram. (C.N.)

4 thoughts on “Câmara aprova impeachment de Donald Trump por incitação à violência, falta o Senado

  1. Adeus Reeleição.
    Adeus , Ford e suas carroças…
    Como diz os memes que estão circulando na rede, a Ford parou de fabricar carros no Brasil em 1983., quando parou a produção da “barca” Landau.
    De lá para cá , como disse o Primo do Marco Aurélio, “os carros brasileiros são todos carroças.”.
    Vão vender carroçaas a preços de ouro lá no Afeganistão…..

    eh!eh!eh

  2. Nos EEUU. Suas condutas do Trump. E dois impeachments aprovados pela Câmara…
    Aqui no Brasil, Bolsonaro pratica diversas condutas, contrárias ao ordenamento jurídico. Mas o pessoal passa pano. Dezenas de pedidos de impeachment na gaveta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *