Câmara instala mais duas CPIs e convoca Catta Preta

O próprio Cunha vai presidir a CPI do BNDES

Paulo de Tarso Lyra
Correio Braziliense

Quinze dias de recesso não foram suficientes para amenizar as crises políticas vividas entre o Planalto e o Congresso. Pior. Na opinião dos próprios governistas e interlocutores palacianos, a temperatura tende a esquentar ainda mais, pois o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), deverá colocar em prática tudo o que ele tem em mãos para prejudicar o governo, já que a decisão do rompimento foi anunciada no primeiro dia de recesso parlamentar. As duas novas CPIs — BNDES e Fundos de Pensão — serão instaladas, a CPI da Petrobras será retomada com o depoimento da advogada Beatriz Catta Preta e a pressão para convocações dos ministros Edinho Siva (Comunicações) e Aloizio Mercadante (Casa Civil), e algumas matérias perigosas para a estabilidade econômica estarão na pauta da Câmara. É agosto, o mês do cachorro louco, assim chamado por causa de episódios trágicos no Brasil e no mundo.

“Os deputados e senadores voltam megavalorizados. Vamos precisar de muita conversa e paciência para negociar com nossa base de apoio”, disse um dos articuladores políticos do Planalto. A presidente Dilma Rousseff tenta se antecipar à crise. Está previsto para a noite de hoje um jantar com os líderes da Câmara e do Senado no Palácio da Alvorada para amenizar as hostilidades.

EMENDAS E CARGOS

Na última quinta-feira, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, anunciou a liberação de R$ 1 bilhão em emendas parlamentares e a confirmação da indicação de 200 cargos de terceiro escalão nos estados. “É um compromisso que eu tenho que pretendo cumprir até o fim da primeira quinzena de agosto”, disse Padilha.

Para o presidente do DEM, senador José Agripino Maia (RN), será um Congresso muito mais tenso que retornará de férias. “É um Congresso também muito mais prevenido contra as medidas anunciadas pelo governo. Afinal, nenhum remédio adotado pelo Planalto surtiu efeito”, disse Agripino. Só no terreno econômico, ele lembra que o país vive o pior deficit fiscal dos últimos anos, a taxa básica de juros já está em 14,25% e, ainda assim, a crise econômica não acaba.

O parlamentar  lembra que existem projetos polêmicos em pauta que serão analisados com atenção pelos oposicionistas, como, por exemplo, a “repatriação de recursos de caráter duvidoso”, uma das apostas do Planalto para compensar o fundo estadual para garantir recursos aos governadores.

12 thoughts on “Câmara instala mais duas CPIs e convoca Catta Preta

  1. “Os deputados e senadores voltam megavalorizados.”
    O tal articulador do Planalto que disse tal frase esqueceu de lhe dar a valorização devida que, a meu ver, seria admitir que voltam mais valorizados os parlamentares, porém valendo mais excremento, retornam mais podres, fedorentos, mais irresponsáveis, mais corruptos, desonestos, imorais e incompetentes!
    O Brasil mergulhado na sua maior crise e esses vagabundos em férias, os perdulários canalhas, os traidores do povo e do País!
    O RS parado por conta de salários atrasados – esta segunda-feira está sendo considerada trágica -, menos o Legislativo e Judiciário, cujos funcionários receberam seus proventos em dia, demonstra a clamorosa injustiça e discriminação entre as pessoas que, em tese, estariam albergadas sobre a mesma Constituição, no entanto, os verdadeiros causadores dessa crise mantém-se incólumes, protegidos, pois são os que legislam em causa própria, os inúteis e criminosos parlamentares.
    De fato, voltam “megavalorizados” ao Congresso, e cada senador e deputado valendo agora o quanto pesa em merda, única aferição possível para defini-los!

    • Continuas em pecado, Darcy.
      Não aprendeste a oração que te enviei, Salve Rainha?
      E a oração do Credo, sabes?
      Então continuarás nesta escuridão mental e sérias dificuldades em raciocinar, pensar adequadamente, exatamente de acordo aos pecados que cometeste e não pediste perdão, razão pela qual tenho insistentemente sugerido que rezes, que sejas humilde.
      Reza, não dói, não traz efeito colateral nenhum, ao contrário.

  2. Amigo Bendl.

    Como sempre leio seus comentários, e com eles concordo. E aprendo.
    Quando você diz ”LEGISLAM EM CAUSA PRÓPRIA”, resume tudo, e é verdade. Cristalina.
    Quanto ao vale quanto pesam, me lembrei de Getúlio Vargas, certa vez, se refererindo
    ao saudoso Senador Lúcio Bittencourt , do PTB – MG.
    ”O Lúcio é magrinho, mas vale o que pesa, em ouro.”
    Mas hoje, é o você falou. Porém, valem ,em merda de gato.
    Um fraternal abraço do Camilo.

  3. Amigo Bendl
    Tua indignação é a das pessoas de bem, conscientes e com espírito nacionalista. Me junta a ela no tamanho e profundidade.
    Nas futuras manifestações que envolvam governos e parlamentares dever-se-á usar máscaras para não ter de sentir o fedor que exalam. As exceções são poucas e sabem que as reconhecemos.
    Estimado Bendl, depois do que está acontecendo no nosso RS, minha paciência foi para o espaço e não sei quando volta.
    Ouvindo comentários, sugestões e atitudes dos nossos conterrâneos, quanto a nossa atual situação, posicionamento do governador e de algumas categorias, preciso agilizar minha dupla nacionalidade.
    Se os responsáveis não forem punidos exemplarmente (ex-governadores, legislativo e judiciário), fica difícil..
    Cabe ao governador Sartori assumir a frente e não fugir, mostrar toda a realidade e ouvir a sociedade no que precisará ser feito.
    Um fraterno abraço e saúde.

  4. Caro Bendl, foste bonsinho, eu os coloco, como sempre fiz, abaixo do nível da latrina.
    São dejetos rejeitados pela mãe terra. Fazem parte da elite brasileira, que como disse um certo iconi do passado (não me recordo do nome agora): vivo o mundo (europa), quanto ao Brasil, sou mero expectador. Resumindo, egocentrico, gananciosos, corrupitos, lasadravases.

    • Luiz Antônio,
      Obrigado por complementares a minha indignação e o que penso de “suas excelências”.
      Ou o povo dá um jeito nesta exploração e roubo que temos sido vítimas desses ladrões e corruptos ou, então, a solução é a cama, lugar quente e propício ao choro!
      Um abraço.

  5. Caro Francisco Bendl, tudo que você disse é verdade. O grande problema é como
    melhorar o legislativo, executivo e judiciário. Acredito que o país está fadado
    a conviver por dezenas de anos com políticos dos tipos que estão aí. É a dura
    realidade. Todos políticos corruptos vão morrer em breve, isso é óbvio, mas o sistema se encarregará de colocar outros no lugar.

    • Meu amigo Jacob,
      Dá a impressão que se trata de carma, que o povo ainda sofrerá pela sua omissão e alienação sobre o País e com ele mesmo.
      Em quaisquer outras circunstâncias e este governo já tinha sido enxotado a pontapés, socos e tabefes.
      Mas continua lépido e faceiro a nos trazer sofrimentos e amarguras diárias, e com a população quieta, calada, aceitando mais uma vez o sacrifício de pagar a conta feita por perdulários, irresponsáveis, ladrões do erário, criminosos e canalhas que nos governam!
      Enquanto nós mesmos não tomarmos a iniciativa de corrigir tais desmandos e descalabros, Jacob, continuaremos a escrever por décadas e nada mudará, somente as pessoas serão outras, mas o mecanismo, a engrenagem da corrupção e desonestidade serão mais aperfeiçoados, se ainda houver Brasil até lá , claro.
      Um abraço, meu amigo.

      • Amigo Bendl, em alguns países eles não seriam enxotados a porradas, eles
        seriam fuzilados dado aos crimes de lesa pátria, levando o país a uma situação
        que levará muitos anos para se recupera e um maior sofrimento do povo.
        Um forte abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *