Campanhas eleitorais, no fundo, dependem mesmo dos candidatos

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Charge do Newton Silva (newtonsilva.com)

Pedro do Coutto

Pesquisas eleitorais, como eu j afirmei aqui na TI, so as nicas cujos resultados podem ser comprovados na prtica. As nicas. Porque todos sentem que a Rede Globo lidera a audincia na televiso. Mas os resultados dos levantamentos podem ser encontrados acredito no site do Ibope, porm no so de conhecimento geral. Os votos, ao contrrio, tm divulgao pblica assegurada pelos fatos. Agora, nem sempre, entretanto, as primeiras pesquisas reveladas se confirmam na reta final dos confrontos.

natural, nenhuma novidade nisso. O fenmeno no credita, se confirmada a previso inicial, tampouco desacredita os trabalhos realizados. Isso porque as tendncias do eleitorado podem mudar de um instante para outro. A que est o problema. Os momentos so mutantes, os desempenhos dos candidatos (estou me referindo a eleies majoritrias) tambm.

Definies do eleitorado no so invariveis de incio a fim. Dependem em grande parte do desempenho dos candidatos ou das candidatas. Os votos dos grupos sociais de menor renda so um exemplo. As manifestaes das classes mdias e ricas ricas constituem uma minoria projetam-se primeiro nos levantamentos do Ibope e do Datafolha. Correm de ponta, portanto. As definies das classes pobres a maioria aparecem no final. Tem sido sempre assim desde 1945.

PROCESSO FLEXVEL – Este processo no varia. Nem sempre os segmentos de renda mais baixa elegem seus favoritos. Em muitos casos no d para anular a diferena. Mas a distncia se encurta. O processo eleitoral flexvel.

Flexvel porque, na hora da deciso, depende do desempenho pessoal de cada um, de seu poder de convencimento, dentro, claro, dos limites que a lgica impe. Cada pessoa tem a sua individualidade, seu magnetismo, seu carisma, seus dados positivos e negativos aos olhos da multido.

O professor norte-americano Nate Silver, profundo conhecedor do tema relativo s pesquisas em geral, escreveu um livro notvel, O Sinal e o Rudo. Nele aborda porque pesquisas eleitorais falham e porque acertam.

A obra fascinante, porm no inclui o fator desempenho entre os efeitos principais que podem levar mudana do comportamento dos eleitores e eleitoras diante dos candidatos. Seu universo de pesquisa, claro, repousa nos Estados Unidos.

ERROS EM PESQUISAS – Entre os exemplos citados por Silver, destaca-se a falha de um instituto que projetou a vitria de Thomas Wilkes sobre Harry Truman, quando o vice de Franklin Roosevelt, morto em 45, terminou vencendo a eleio para Casa Branca. Mas foi um instituto entre outros que prognosticaram a vitria do candidato do Partido Democrata.

Destaca tambm o desfecho de 68, quando Richard Nixon derrotou Hupert Humphrey. Uma semana antes das urnas, Jaqueline Kennedy anunciou seu casamento com o bilionrio Aristoteles Onassis. As npcias chocaram o Partido Democrata. Alm disso, o governador do Alabama, George Wallace, decidiu concorrer pelo Partido Independente. Ele era do Partido Democrata. Alcanou 10 por cento dos votos, que seriam de Humphrey, conquistando os colgios do seu Estado e mais os de Louisiana e Kentucky. As pesquisas que apontavam no erraram. O que mudou foram as condies da disputa.

As mudanas de rumos pertencem existncia humana. As eleies esto, portanto, sujeitas a imprevistos. Eles acontecem e, em muitos casos, tornam-se essenciais. Poltica como nossa vida. Um jogo.

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