Causador da crise em Humaitá é proibido pela Funai de dar entrevistas

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Carlos Newton
Na nota oficial sobre a exoneração do coordenador regional Ivã Gouvêa Bocchini, responsável pela região de Humaitá (AM), a Fundação Nacional do Índio (Funai) salienta que seu ex-funcionário “não está autorizado a dar entrevistas”.
Bocchini foi responsável pelo agravamento na crise na região, onde a população está em conflito com os índios da etnia tenharim desde que três moradores desapareceram, em 16 de dezembro, quando atravessavam a reserva indígena.

O então coordenador Ivã Bocchini  é autor de um texto postado na internet levantando a hipótese de assassinato do líder indígena Ivan Tenharim, que morreu em 3 de dezembro, após sofrer um acidente de motocicleta quando voltava de Santo Antônio do Matupi para sua aldeia.

DENÚNCIA

Publicada por Bocchini no blog da Funai de Humaitá, a denúncia incitou os indígenas a vingar a morte do cacique com o sequestro de três moradores da cidade – o professor Stef Pinheiro, de 43 anos, o representante comercial Luciano Ferreira Freire, de 30, e o técnico da Eletrobrás Aldeney Ribeiro Salvador, 40, que ocupavam um Gol preto quando desapareceram, no dia 16.

Há notícias de que um soldado da PM teria visto os índios escondendo o carro na mata. Mas o fato concreto é que, revoltados com o desaparecimento dos três, outros moradores incendiaram a sede da Funai, veículos e um barco de assistência aos índios, em pleno Natal. Dois dias depois, um grupo invadiu a aldeia e também destruiu postos de pedágio mantidos pelos índios na Rodovia Transamazônica.

A Funai tem todo direito de demitir o funcionário que agravou a crise, mas não pode proibi-lo de dar entrevista. É uma atitude patética, autoritária e ilegal. Bocchini tem todo o direito de se defender e de divulgar os motivos que o levaram a postar a denúncia no blog da Funai. É o que se espera que ele faça.

2 thoughts on “Causador da crise em Humaitá é proibido pela Funai de dar entrevistas

  1. O Bocchini é um racista. Se os indios fossem brancos, ele seria o grande mago da KKK. Bocchini, voce é o responsavel de toda essa bagunça, tragedia e mortes, de ddesigualdade entr5e seres humanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *