Celso de Mello derruba sigilo de reunião ministerial em inquérito que investiga Bolsonaro

Inquérito apura se Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal

Rafael Moraes Moura, Amanda Pupo, Julia Lindner, Jussara Soares, Pepita Ortega, Paulo Roberto Netto
Estadão

O decano do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Celso de Mello, decidiu nesta sexta-feira, dia 22,  levantar o sigilo de quase todo o vídeo da reunião ministerial ocorrida em 22 de abril no Palácio do Planalto.

O vídeo é considerado uma das peças-chave no inquérito que investiga as acusações feitas pelo ex-ministro Sérgio Moro de que o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir politicamente na Polícia Federal para obter relatórios de inteligência.

PRÁTICA CRIMINOSA – Em sua decisão, Celso de Mello apontou aparente “prática criminosa” cometida pelo Ministro da Educação, Abraham Weintraub. “Não vislumbro, na gravação em causa, matéria que se possa validamente qualificar como sendo de segurança nacional nem constato ofensa ao direito à intimidade dos agentes públicos que participaram da reunião ministerial em questão, mesmo porque inexistente, quanto a tais agentes estatais, qualquer expectativa de intimidade, ainda mais se se considerar que se tratava de encontro para debater assuntos de interesse geral, na presença de inúmeros participantes”, escreveu Celso de Mello.

“Assinalo que o sigilo que anteriormente decretei somente subsistirá quanto às poucas passagens do vídeo e da respectiva degravação nas quais há referência a determinados Estados estrangeiros”, concluiu o ministro.

PALAVRÕES – A reunião foi marcada por palavrões, briga de ministros, anúncio de distribuição de cargos para o Centrão e ameaça do presidente Jair Bolsonaro de demissão “generalizada” a quem não adotasse a defesa das pautas do governo. Participaram da reunião ao menos 40 pessoas, entre ministros, presidentes de bancos públicos, assessores especiais, ajudantes de ordens, cinegrafista e fotógrafo.

O vídeo da reunião ministerial também registra o ministro da Educação Abraham Weintraub dizendo “que todos tinham que ir para a cadeia, começando pelos ministros do STF”. “Eu, por mim, botava esses vagabundos todos na cadeia”, disse Weintraub na reunião.

A Advocacia-Geral da União (AGU) havia pedido o levantamento do sigilo apenas das declarações do presidente na reunião. O governo chegou a se opor à divulgação da íntegra do material sob a alegação de que foram tratados “assuntos potencialmente sensíveis e reservados de Estado”. Segundo o Estadão apurou, Celso de Mello ficou “incrédulo” ao assistir ao vídeo no início desta semana.

TRANSCRIÇÃO – A manifestação da AGU, encaminhada ao Supremo na semana passada, contém a transcrição de trechos da fala de Bolsonaro na reunião. Segundo relatos de pessoas que viram o vídeo, o presidente chamou a superintendência da Polícia Federal no Rio de “segurança no Rio”. Bolsonaro alega, por outro lado, que se referia à sua segurança pessoal, que é feita pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e não pela PF.

Até então, apenas dois trechos da reunião haviam sido tornados públicos, conforme transcrição feita pelo próprio governo. “Já tentei trocar gente da segurança nossa no Rio de Janeiro oficialmente e não consegui. isso acabou. Eu não vou esperar f. minha família toda de sacanagem, ou amigo meu, porque eu não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha que pertence à estrutura. Vai trocar; se não puder trocar, troca o chefe dele; não pode trocar o chefe, troca o Ministro. E ponto final. Não estamos aqui para brincadeira”, afirmou o presidente na ocasião.

SURPRESAS – Em outro trecho divulgado na semana passada, Bolsonaro disse aos auxiliares que não pode ser “surpreendido com notícias”. “Pô, eu tenho a PF que não me dá informações; eu tenho as inteligências das Forças Armadas que não têm informações; a ABIN tem os seus problemas, tem algumas informações, só não tem mais porque tá faltando realmente… temos problemas… aparelhamento, etc. A gente não pode viver sem informação”, disse Bolsonaro.

“Quem é que nunca “ficou atrás da… da… da… porta ouvindo o que o seu filho ou a sua filha tá comentando? Tem que ver pra depois… depois que ela engravida não adianta falar com ela mais. Tem que ver antes. Depois que o moleque encheu os cornos de droga, não adianta mais falar com ele: já era. E informação é assim. [referências a Nações amigas] Então essa é a preocupação que temos que ter: “a questão estratégia”. E não estamos tendo. E me desculpe o serviço de informação nosso — todos -— é uma vergonha, uma vergonha, que eu não sou informado, e não dá para trabalhar assim, fica difícil. Por isso, vou interferir. Ponto final. Não é ameaça, não e’ extrapolação da minha parte. É uma verdade”, afirmou Bolsonaro.

35 thoughts on “Celso de Mello derruba sigilo de reunião ministerial em inquérito que investiga Bolsonaro

  1. Definitivamente um mercado de pulgas ou banca do peixe ou feira popular, os níveis são muito mais elevados em educação e respeito, que uma “reunião ministerial”.

    Que fiasco!

    E dizer que somos comandados por esta gente, sem qualquer escrúpulos.

    Interessante é ver a obsessão pelo poder, “quem manda no pedaço”, que tem a maior autoridade, como se a eleição para presidente liberasse o eleito para suas algazarras, cobranças, palavrões, rompantes …

    Tá feia a coisa, muito feia!

    • Não falou nada de mais. A reunião era fechada; e tem “gente” que fala palavrões muito piores no blog dos outros.

      PS: Se fizerem pesquisa segunda feira; Bolsonaro 80% de aprovação, joao doria witzel 13%.

      • Nem se me pagarem muito dinheiro para fazer esse papel que você está fazendo nesse blog eu não faria.
        Eu sei que você está travestido de piadista, mas no fundo é um soldado a soldo gordo trabalhando para um presidente sem escrúpulos.
        Os viciados em crack começam aos poucos e depois não conseguem viver fora da vida miserável de viciado.
        Cuidado, meu caro, a vida é breve e a indignidade não se digere e se expele no outro dia – ela marca e deforma o indíviduo.

        • Vou fazer duas correções.

          1 – “Nem se me pagarem… eu não faria”.
          Isso significa que você faria de qualquer jeito e de graça, igual a mim (obrigado pelo apoio).

          2 – Neste segunda parte você se mostrou igual aos incapazes do serviço publico; que fazem propaganda dizendo :”Crack, é possível vencer”.
          Tanto eles, como você; devem se corrigir; o crack não é aos poucos, e nem “é possível vencer”.
          O recado do crack é : “Quem me viu (uma única vez), jamais me esquece”. Então, NUNCA ESPERIMENTE CRACK.

        • Sablons,

          Lidar com robôs é difícil.

          Escudados pelo anonimato, postam o que querem.
          Te ofendem, humilham, insultam, agridem, e fica por isso mesmo!

          Se o Mediador decidiu permitir esse tipo de frequentador, inútil e provocativo, ainda bem que está concedendo respostas à altura.

          Se ficam rindo porque não são são identificados, a verdade é que essa laia de “comentarista” sabe que nos dirigimos a eles, aos autores dos impropérios e idiotices.

          Sabem que suas funções são deploráveis, deprimentes, textos que não servem para nada!

          Convenhamos, uma pessoa perder um tempo precioso da sua vida, somente para atazanar a vida de uns e outros, indiscutivelmente sofre de alguma patologia mental.

          Abraço.
          Boa noite.
          Saúde e paz.

      • Sr. Cesar e Sr. da Rua; por favor mantenham a educação; vocês estão em um blog publico que não é de vocês, não estão em uma reunião fechada como estava o Bolsonaro.

        • Quantos dólares estão te pagando para postar tanta besteira?

          Reunião fechada é o maluco que diz.

          Será fechada , foi aberta pelo um ministro do Supremo.

          Como se diz no meu tempo de rapazola: Mora, se não morou não mora mais.

    • Já participei de várias reuniões na minha vida. Nunca imaginei que uma reunião dos nossos governantes fosse desse nível (ou melhor, desnível). Hitler, no filme “A Queda”, era mais educado, embora igualmente lunático.

    • As assembleias do meu condomínio e as anteriores das quais participei, o nível sempre foi bem melhor.

      Espero que num vazamento futuro, a peça seja reproduzida após meia noite, quando as crianças já estão dormindo.

      Isso numa pandemia, não tem covid que resista. Haja cloroquina.

  2. Boa noite.

    Gostaria de saber onde alguns aqui já trabalharam, melhor, nem preciso saber, talvez seja na Igreja.

    Vamos supor no BB, onde conheço a HIERARQUIA também, e as reuniões não era brinquedo também não, e ainda existia uns malucos que nunca jogaram pelada, soltaram pipas, e apenas lancharam com Todinho, que falavam que era assédio. Porra, pode falar, já vi coisa pior aqui. O Superintendente Estadual, repassa o esporro para o Superintendente Regional, este para o Gerente Geral da Agência, estes para os Gerentes de Contas, estes aos Anegs, e estes para os Postos Efetivos.

    O maior desses, recebe ordens de diversas Diretorias, e estas da Vice-Presidência, e estas da Presidência.

    A Presidência, recebe ordens do Ministro da Economia, e estes do Presidente da República.

    Então, vai ser faxineiro, com todo respeito, principalmente aos nossos garis, que hoje e sempre são verdadeiros guerreiros, que também recebem ordens de secretários, com parcos salários. Agora imagina se este forem do Witzel!!!

  3. Fora os palavrões, não vi nada demais no vídeo. Concordo que Bolsonaro tem que se controlar mais, parar de falar demais no portão do Alvorada, mas enfim, a montanha pariu um rato.

  4. Votei em Bolsonaro já disse aqui várias vezes. AGORA É QUE VOTO mesmo, esses canalhas de BRASÍLIA têm que serem destruídos. Só falta fechar o congresso e o STF CORRUPTOS ATÉ A MEDULA.
    AGORA O MELHOR FOI A BAND PEDINDO DINHEIRO. Aquele Reinaldo Azevedo é um CANALHA . Hoje ele foi desmascarado ao vivo pela própria emissora teu uma chamada nele e mandou colocar o EDITORIAL sobre armamento.
    Ah país vagabundo.

  5. Como que por encanto ou desencanto, em nosso país, são as coisas ruins que teimam em responder “presença” ao chamado dos incautos, dos quanto pior melhor e dos seguidores de falsos ídolos.
    Um dia desses, parcela grande da sociedade acordará e “enxergará” como muitos brasileiros são pobres de quase tudo.
    Sem valores de ensino, educação, culturais e morais, se agarram a pequenos déspotas, a crendices e esperanças vãs!
    Certamente, as reuniões de presidentes mais recentes, não eram melhores, mais produtivas e menos passionais. Talvez, até bebidas de álcool podem ter tido.
    Da mesma forma, os ministérios anteriores tinham um outro ministro competente, mas a maioria, com certeza, apenas serviçais, bedéis. O atual tem vários ministros (ou teve) com boas intenções e competência. Um que outro destoa da maioria.
    O brasileiro, de um modo geral, continua achando que “tudo mudará para melhor”, apenas pensando e esperando o milagre.
    Precisamos de mais responsabilidade e consciência da sociedade, dos eleitores. Em algumas décadas, nos tornamos um país dividido, onde cada lado só consegue identificar e denunciar os erros do outro lado! Ainda bem que está surgindo um terceiro lado. Quem sabe não será o lado do Brasil!
    Vou esperar, mais uma vez. Afinal de contas, que já espera a tanto tempo, mais uns meses não será nada.
    Gostemos ou não, a VERDADE é uma só. E mais uma vez, ela, a VERDADE, continua a procura de quem deseje, almeje e se comprometa a carregá-la!
    Fallavena

  6. Terminou as pilhas dos Robôs…??

    kkkkkkk

    Vou dar uma mão.!!
    Editor e comentaristas esquerdistas,recebe mortadela do Lula..

    kkkkkkk…

    Editor comunista censurou meu texto..
    kkkkkk

    Militar di pijama,que se diz íntimo e goza de prestígio,(claro menos dos irmãos Geisel), pocilga,porra, crápula, juíz di Merda….fale a verdade, só a verdade..

    kkkkkkkk

  7. Taí o bêbado do Saulo Ramos,tem razão.

    Juiz de Merda,mais uma vez não se corrompeu.
    Parabéns Dr° Celso Mello,eles não o conhece a sua biografia feita em SP,antes de assumir o STF.
    V.Ex.,desmascarou os embusteiros,os farsantes,quadrilha de malfeitores,entreguistas,uns baba ovo dos imperialistas.

    Sempre afirmei Bolsonaro e Lula, são iguais, só muda o modus operant..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *