Celso de Mello já tem provas suficientes de três crimes cometidos por Bolsonaro

Tom de Celso de Mello para depoimento une Forças Armadas contra ...

Celso de Mello conduz o inquérito mais importante de sua vida

Carlos Newton

A PolíciaFederal recebeu mais 30 dias para concluir o inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro, e pode-se dizer, sem muito exagero, que o futuro desta nação está nas mãos do ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal. É ele que vai encaminhar ao procurador-geral da República, Augusto Aras, a conclusão do inquérito que apura se o presidente Jair Bolsonaro cometeu crime ao ameaçar demitir o então ministro da Justiça, Sérgio Moro, caso não permitisse interferências na Polícia Federal, com passagem de informações de inquéritos diretamente ao presidente da República.

Sabe-se, com toda certeza, que no decorrer da investigação já se comprovou o cometimento de crimes pelo presidente Jair Bolsonaro, até porque ele próprio confessou, em pronunciamento à nação, perante todo o ministério, ter buscado essas interferências na PF.

PROVAS ABUNDANTES – Descuidado, o próprio chefe do governo voltou a tocar no assunto em entrevistas à imprensa, confirmando ter essa pretensão de receber informações diretas da Polícia Federal. E logo depois, a liberação do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril trouxe mais provas incriminando Bolsonaro.

Um dos crimes foi de difamação (art.139 C.P.), ao propagar que o ministro Moro lhe teria proposto um acordo para ser nomeado para o Supremo, uma mentira tão grotesca que ninguém levou a sério, nem mesmo os mais fanáticos bolsonaristas. Mas houve o crime, porque o fato propagado por Bolsonaro poderia ser verdadeiro ou falso, não importa, bastava ser capaz de ofender a reputação de Moro, ou seja, atacar a sua honra publicamente, conforme Bolsonaro procedeu, com indisfarçável prazer, ao vivo e a cores.

MAIS DOIS CRIMES – Outro crime mais do que provado, em que Bolsonaro também é réu confesso, foi o de ameaça (art. 147 do C.P.), que consiste no ato de ameaçar alguém de lhe causar mal injusto e grave, conforme aconteceu com o presidente ameaçando demitir o ministro e o diretor-geral da Polícia Federal.

Por fim, o presidente também é réu confesso por prevaricação (artigo 319 do C. P.), por “retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”. Ao demitir Maurício Valeixo do cargo de diretor-geral da PF, o presidente consumou esse ato ilegal, sem motivação válida e para atender o sentimento pessoal de proteger a família e amigos, conforme sua fala na reunião ministerial.

NÃO HÁ SAÍDA – Para fechar o inquérito, Celso de Mello só precisa aguardar o depoimento de Bolsonaro, que será por escrito. As demais investigações ainda em curso na Polícia Federal são apenas suplementares, não mudam absolutamente nada.

No desespero, Bolsonaro e os ministros da ala militar do Planalto podem ameaçar à vontade, como fez ontem o general Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo, ao dizer que “a oposição não pode esticar a corda”.

Ramos e os outros generais do Planalto ainda não perceberam que o problema de Bolsonaro não é político, pois a oposição é inexpressiva e até desconexa. As ameaças que existem contra o presidente são todas jurídicas, porque ele não é chegado a cumprir a lei e vive sonhando com golpe militar, junto com seus recrutas Zero Um, Zero Dois e Zero Três. O resto é folclore, como diria nosso amigo Sebastião Nery, e ninguém quer um novo golpe militar.

8 thoughts on “Celso de Mello já tem provas suficientes de três crimes cometidos por Bolsonaro

  1. O Congresso vergonhosamente se OMITE perante e desastrosa permanência do criminoso psicopata na presidência da república.

    Nenhuma novidade, afinal ele também fez isso até a undécima hora enquanto a pilantra Dilma seguia no poder. Inclusive o bandido Eduardo Cunha tentou (na época) negociar o quando pôde com a bandidagem petista, nos bastidores imundos.

    Agora Jair Bolsonaro segue comprando apoio político em arrobas, distribuindo aos ladrões contumazes do Centrão as chaves dos mais diversos cofres.

    Por outro lado vai perdendo arrobas e mais arrobas de bovinos seguidores – dia após dia – que vão despertando para as “tenebrosas transações” e enganações desse que já é o PIOR presidente da história do Brasil.

    A notícia excelente é que Celso de Mello avança fazendo um trabalho duro e valioso nesse inquérito para apurar possível crime – cometido por Bolsonaro – ao ameaçar Sérgio Moro.

    Parece então que será o Judiciário quem executará a fundamental tarefa de enquadrar esse facínora do Planalto e pavimentar a sua necessária e urgente retirada do poder.

    Para que assim o Brasil possa sobreviver, recuperar-se, e começar sua reconstrução, algo que levará mais de uma década.

  2. Só rindo mesmo. Esse é o juiz de merda que Saulo Ramos falou? O juiz de merda está há mais de 30 anos no STF e esse é o inquérito mais importante de sua vida é? Há país vagabundo. Quantos ladroes estão soltos pela decisão desse juiz de merda? Quantos? Vocês já esqueceram os EMBARGOS INFRINGENTES? Já? Esse juiz de merda tem que ser é preso. Ele e mais dez dessa Suprema Vergonha. Vocês pensam que podem mudar a história com essa conversa de que o Presidente é isso é aquilo. Vocês adoram mesmo é Luladrão, é Zé Dirceu , Os Dollares na Cueca , os assassino do Celso Daniel ….. vocês adoram tudo isso e vivem torcendo pra esse país vagabundo ser uma Cuba uma Venezuela uma Bolívia. Oxalá o exército acabe com os vossos sonhos.

  3. Bom dia todos, CN eu moro em Portugal há 15 anos, e nunca vi um presidente brasileiro ser tão esculhambado aqui !! pqp (Nesse quesito , o Lula tá bem na foto, sabe-se lá por que, talvez, porque o Obama, disse que ele era o Cara!! rsrsrs). Aqui na Europa talvez so o Viktor Orban, presidente da Hungria gosta do Bolsonaro, porque os outros paises querem ver o capeta , a ver o Bolsonaro. Bolsonaro me parece a antitese do Rei Midas, o qual tudo que tocava, virava outro. Já o Bolsonaro é o Rei Merdis, tudo que toda vira o que ?,,,rsrsr abs meus amigos fiquem bem

  4. Mais um bovino bolsonarista desesperado com a prisão de Bolsonaro que está cada vez mais perto, mais perto, mais perto…

    Luladrão e o pilantra Zé Dirceu merecidamente pegaram cada qual a sua cadeia. E o bandido Jair também pegará a sua, com abundância de provas!

    Tic, tac, tic, tac, tic, tac…

  5. Mas de uma coisa o Bolsonaro não escapa; do mau exemplo que deu a já pobre população brasileira, ao não dar importância a virulência da crise do COVID-19; ao não usar es EPI’s.
    Para ele talvez não faça diferença pois terá quantos leitos com respiradores em vários hospitais, que quiser. mas, isto não é o comum para o povo que morrerá por falta de leitos ou equipamentos de ventilação forçada entre outros quesitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *