Charge do Alpino

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9 thoughts on “Charge do Alpino

  1. Concentrao de renda no Brasil maior do que mostra IBGE

    Rio – Uma realidade do pas que as pesquisas de amostragem do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) no conseguem identificar vem sendo revelada por meio da avaliao e cruzamento de dados da Declarao de Imposto de Renda Pessoa Fsica. Trabalho dos pesquisadores da Universidade de Brasila (UnB), Marcelo Medeiros, Pedro Souza e Fabio Castro, o estudo revela que, no perodo de 2006 a 2012, a concentrao de renda no s aumentou, como tambm mais alta do que a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios) vem constatando.

    Marcelo Medeiros, que tambm pesquisador do Ipea (Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada), explica que a renda no Brasil extremamente concentrada no topo e tm se mostrado cada vez mais desigual ao longo dos ltimos anos. Segundo Medeiros, os 5% mais ricos detm 50% da renda total do pas, medida pelo Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

    Se a desigualdade tem cado nos ltimos anos, ela cai abaixo do topo. Isto , abaixo dos 10% mais ricos. Acima disso, a renda s cresce, apontou o pesquisador, diante de uma pequena plateia de acadmicos, em seminrio organizado pelo Ipea, no Rio, para apresentar e discutir a metodologia aplicada no estudo de Medeiros e seus parceiros.

    O professor da UnB pontua que embora a Declarao do Imposto de Renda seja incompleta na base visto que apenas 15% da populao declara imposto, j que os mais pobres so isentos do processo , na Pnad a inconsistncia acontece no topo, porque no se consegue captar a renda dos mais ricos. Por isso, a pesquisa no capaz de revelar o verdadeiro grau da concentrao de renda no pas.

    A Pnad e o IR caminham juntos at a faixa dos 10% mais ricos, mas a divergncia acontece no topo, com os 5% mais ricos. Isso acontece porque no se chega casa dos ricos, e quando se chega no se consegue as respostas, seja por uma subdeclarao do entrevistado na Pnad, seja por limitaes das perguntas no questionrio, disse Medeiros, enfatizando que a renda dos 1% mais ricos chega a R$ 229 mil por ano, algo como R$ 17 mil por ms.

    O questionrio do Censo Demogrfico consegue nos trazer uma resposta bem prxima da dos dados tributveis, mas eles trabalham como uma amostra, completa o pesquisador, esclarecendo que, no quesito renda o IBGE trabalha apenas com amostragem.

    Divulgada em setembro pelo IBGE, a Pnad revelou que a concentrao de renda caiu no pas. Os dados do ndice de Gini referentes ao rendimento domiciliar que soma a renda de todos os membros da famlia obtida pelo trabalho, aposentadorias, penses, aluguis, programas de transferncia de renda saiu de 0,499 em 2012 para 0,497 em 2013.

    Por meio da nova metodologia utilizada, os pesquisadores da UnB acreditam que a defasagem entre o ndice de Gini e o Imposto de Renda chegue a 10%. Em outras palavras, na Pnad o ndice de Gini apareceria 10% melhor do que quando se utiliza os dados do IR.

    Medeiros conta que o estudo, embora inovador, esbarra em obstculos tcnicos, como o repasse dos dados pela Receita Federal, visto que as informaes no so de livre acesso. Ele refora que vrios modelos foram testados para comprovar a tese. Quando se erra, estamos sempre subestimando a condio de renda. Isto , a concentrao pode ser ainda maior do que imaginamos, disse o pesquisador, que antecipa um novo desafio do grupo: a anlise histrica da concentrao de renda desde 1969.

    (Transcrito do Jornal Brasil Econmico)

  2. Carga tributria brasileira ajuda Pas a se tornar menos competitivo

    Brasil cai para 39 em ranking elaborado pela Fiesp

    O Brasil caiu para a 39 posio em 2013 no ranking apurado pela pesquisa ndice de Competitividade das Naes, desenvolvida anualmente pela Federao das Indstrias do Estado de So Paulo (Fiesp). O levantamento separa os pases em quatro quadrantes: competitividade elevada, satisfatria, mdia e baixa. Com 21,5 pontos, o Brasil continuou no grupo de baixa competitividade. Em 2012, o pas tinha ficado no mesmo grupo, s que em 37 lugar, com 24,1 pontos.

    No levantamento, a Fiesp cita que, de 2012 para 2013, o Brasil continuou no quadrante de baixa competitividade, porque, apesar de ter reduzido os juros e apresentado crescimento da produtividade total, o pas reduziu a poupana, aumentou o dficit comercial e o saldo de transaes correntes, reduziu os meses de importao cobertos pelas reservas e manteve a elevada carga tributria, hoje em torno de 37%.

    A nota brasileira em 2013 s no foi pior do que a da Turquia (20 pontos), Colmbia (19 pontos), Indonsia (17,4 pontos) e ndia (10,3 pontos). No topo do ranking do grupo de competitividade elevada, est mais uma vez os Estados Unidos, com 86,6 pontos, seguido pela Sua (78), Coreia do Sul (77,1) e Cingapura (72,9 pontos). Apesar disso, Cingapura, ustria, Hungria e Israel foram os pases que, segundo o levantamento, ganharam mais competitividade entre 2012 e 2013.

    Diante disso, o estudo identificou seis prioridades na agenda de polticas pblicas para que o Brasil retome a rota de crescimento. Como urgncia, o levantamento aponta a simplificao e a reduo da carga tributria para o setor produtivo, a reduo no custo do financiamento e o alinhamento cambial. Outras condicionantes que merecem ateno, destaca a pesquisa, so investimentos em infraestrutura, Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e alinhamento cambial.

    (Transcrito do IBPT)

  3. Valor da Cesta Bsica aumenta em 12 cidades

    Em outubro, houve aumento dos preos do conjunto de bens alimentcios essenciais em
    12 das 18 cidades onde o DIEESE – Departamento Intersindical de Estatstica e Estudos
    Socioeconmicos – realiza mensalmente a Pesquisa da Cesta Bsica de Alimentos. As maiores
    altas foram registradas em Curitiba (4,37%), Porto Alegre (3,96%), Campo Grande (3,93%) e
    Florianpolis (3,64%). As redues ocorreram em Salvador (-2,21%), Recife (-1,51%), Natal
    (-0,79%), Joo Pessoa (-0,78%), Aracaju (-0,15%) e em Belm, o valor da cesta quase no variou
    (-0,01%).

    Florianpolis foi a cidade onde se apurou o maior valor para os produtos essenciais
    (R$ 353,18). A segunda maior cesta foi observada em So Paulo (R$ 341,04), seguida por Porto
    Alegre (R$ 340,63). Os menores valores mdios para o conjunto de gneros bsicos foram
    verificados em Aracaju (R$ 232,82), Salvador (R$ 257,80) e Natal (R$ 265,27).

    Com base no custo apurado para a cesta mais cara, a de Florianpolis, e levando em
    considerao a determinao constitucional que estabelece que o salrio mnimo deve ser
    suficiente para suprir as despesas de um trabalhador e sua famlia com alimentao, moradia,
    sade, educao, vesturio, higiene, transporte, lazer e previdncia, o DIEESE estima
    mensalmente o valor do salrio mnimo necessrio. Em outubro deste ano, o salrio mnimo
    necessrio deveria ser de R$ 2.967,07, ou seja, 4,10 vezes o mnimo em vigor, de R$ 724,00. Em
    setembro, o mnimo necessrio era de R$ 2.862,73, ou 3,95 vezes o piso vigente. Em outubro de
    2013, era menor e correspondia a R$ 2.729,24, ou 4,03 vezes o mnimo da poca (R$ 678,00).

    (Transcrito do DIEESE)

  4. Petrobrs no divulgar os resultados contbeis do terceiro trimestre do ano corrente, contrariando a Lei das S/A., e a Comisso de Valores Mobilirios (CVM).

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    Demonstraes Contbeis do terceiro trimestre de 2014

    14.Nov.2014

    Leia o comunicado que divulgamos a respeito das demonstraes contbeis do terceiro trimestre deste ano:

    A Petrobras informa que no arquivar junto Comisso de Valores Mobilirios CVM as demonstraes contbeis do terceiro trimestre de 2014 com o relatrio de reviso dos seus Auditores Externos, PricewaterhouseCoopers (PwC), no prazo previsto na Instruo CVM 480/09, pelas razes expostas a seguir.

    Como de conhecimento pblico, a Petrobras passa por um momento nico em sua histria, em face das denncias e investigaes decorrentes da Operao Lava Jato conduzida pela Polcia Federal, na qual o ex-diretor de Abastecimento da companhia, Paulo Roberto Costa, foi denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro e organizao criminosa e est sendo investigado pelos crimes de corrupo, peculato, dentre outros.

    Diante de tal cenrio, e considerando o teor do depoimento do ex-diretor de Abastecimento da companhia, Paulo Roberto Costa Justia Federal em 08/10/2014, quando fez declaraes que, se verdadeiras, podem impactar potencialmente as demonstraes contbeis da Companhia, a Petrobras vem adotando diversas providncias que visam ao aprofundamento das investigaes.

    Nesse contexto, a Petrobras celebrou contratos, em 24/10/2014 e 25/10/2014, com dois escritrios de advocacia independentes especializados em investigao, um brasileiro, Trench, Rossi e Watanabe Advogados e, outro norte-americano, Gibson, Dunn & Crutcher LLP, tendo por objetivo apurar a natureza, a extenso e os impactos dos atos que porventura tenham sido cometidos no contexto das alegaes feitas pelo ex-diretor de Abastecimento da Companhia, Paulo Roberto Costa, bem como apurar fatos e circunstncias correlatos que tenham impacto relevante sobre os negcios da Companhia. Tal contratao foi recomendada pelo Comit de Auditoria em conformidade com as melhores prticas internacionais e autorizada pela Diretoria Executiva da Petrobras.

    Entretanto, em decorrncia do tempo necessrio para se obter maior aprofundamento nas investigaes em curso pelos escritrios contratados, proceder aos possveis ajustes nas demonstraes contbeis com base nas denncias e investigaes relacionadas Operao Lava Jato; e avaliar a necessidade de melhorias nos controles internos, a Companhia no est pronta para divulgar as demonstraes contbeis referentes ao terceiro trimestre de 2014 nesta data.

    Por conseguinte, em observncia ao princpio da transparncia, a Petrobras estima divulgar, no dia 12 de dezembro de 2014, informaes contbeis relativas ao terceiro trimestre de 2014 ainda no revisadas pelos Auditores Externos, refletindo a sua situao patrimonial luz dos fatos conhecidos at essa data.

    A Petrobras est empenhada em divulgar as informaes do 3 TRI revisadas pelos Auditores Externos o mais breve possvel e to logo haja uma definio sobre a data da concluso dos trabalhos a Companhia comunicar ao mercado, com antecedncia mnima de 15 dias, a data para a sua divulgao.

    Leia tambm o complemento ao comunicado:

    Em complemento ao comunicado divulgado em 13 de novembro de 2014, a Petrobras presta as seguintes informaes:

    A companhia optou pela divulgao das informaes contbeis relativas ao terceiro trimestre de 2014 ainda no revisadas pelos auditores externos de modo a manter o mercado minimamente informado, em respeito ao princpio da transparncia. Busca-se obter at 12.12.2014 um maior aprofundamento nas investigaes em curso pelos escritrios de advocacia independentes e rgos de fiscalizao e controle externos, permitindo que eventuais ajustes nas demonstraes contbeis, como consequncia das denncias e investigaes relacionadas Operao Lava Jato, sejam adequadamente realizados.

    Alm disso, em diversos contratos financeiros da companhia, h obrigao de fazer (covenant) que determina o encaminhamento das demonstraes contbeis trimestrais, auditadas ou no, aps o transcurso do prazo de 90 dias do encerramento do trimestre para os agentes financiadores, o que autoriza a Petrobras a entregar as demonstraes contbeis referentes ao terceiro trimestre at o dia 30.12.2014. Dessa forma, nos termos contratuais, a Petrobras pode apresentar as demonstraes contbeis at essa data.

    Com relao ao prazo estimado para a divulgao do Formulrio ITR referente a 30.09.2014, acompanhado do relatrio de reviso especial emitido por auditor externo, diante das investigaes em curso, at o momento no possvel determinar uma data para a divulgao dessa informao contbil. Ademais, a fixao do prazo de divulgao dessas demonstraes contbeis acompanhadas do relatrio de reviso dos auditores externos ainda depende de avaliaes dos prprios auditores. Assim que houver uma definio nesse sentido, a companhia comunicar ao mercado, com antecedncia mnima de 15 dias, a data de divulgao.

    Por fim, as agncias de risco sero informadas dos motivos pelos quais a companhia no divulgou as demonstraes contbeis revisadas referentes ao terceiro trimestre dentro do prazo legal, assim como das aes que vm sendo tomadas pela Petrobras.

    Postado em: [Institucional]

    Fonte: Site oficial da Petrobrs (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/demonstracoes-contabeis-do-terceiro-trimestre-de-2014.htm)

  5. Operao Lava-jato: fatos e dados na verso da prpria Petrobrs.

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    Conhea nossas providncias relacionadas “Operao Lava Jato”

    Em razo do perodo eleitoral, que teve incio em 5 de julho, a publicao de contedos nos nossos ambientes digitais foi temporariamente restringida. Com o trmino das eleies, estamos de volta ao fluxo normal de postagens e o espao para comentrios do blog, que estava desabilitado, por medida de cautela, tambm volta a funcionar. Neste nosso primeiro post, leia o comunicado oficial sobre nossas providncias internas relacionadas Operao Lava Jato:

    “Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2014 Petrleo Brasileiro S.A. Petrobras, diante das notcias relacionadas s investigaes decorrentes da Operao Lava Jato, vem atualizar o mercado com as seguintes informaes:

    A Operao Lava Jato uma investigao que vem sendo realizada pela Polcia Federal brasileira. No mbito da citada operao, um ex-diretor da Petrobras, conjuntamente com outras pessoas, j foi denunciado pelos crimes de lavagem de dinheiro e organizao criminosa. Neste momento, esto em curso investigaes sobre a prtica de supostos crimes em desfavor da Petrobras.

    Considerando esse cenrio, a Petrobras tomou diversas medidas com a finalidade de apurar fatos, cabendo ressaltar as seguintes:

    – Constituiu Comisses Internas de Apurao para averiguar indcios ou fatos contra a empresa, bem como subsidiar medidas administrativas e procedimentos decorrentes;

    – Requereu acesso aos autos da investigao relacionada Operao Lava Jato, incluindo os autos da ao por lavagem de dinheiro e organizao criminosa, como forma de acompanhar de perto as investigaes, o que foi deferido pelo Poder Judicirio;

    – Solicitou acesso ao contedo da delao premiada realizada pelo ex-Diretor Paulo Roberto Costa, o que ainda no foi deferido pelo Poder Judicirio;

    – Vem prestando esclarecimentos s Autoridades (Polcia Federal, Ministrio Pblico Federal e Poder Judicirio), inclusive informando as diligncias j realizadas no mbito da Companhia;

    – Solicitou esclarecimentos, para subsidiar suas avaliaes internas, s empresas mencionadas na imprensa como tendo atividades sob investigao na Operao Lava Jato, especialmente aps a repercusso na mdia de informaes a respeito da mencionada delao premiada.

    Especificadamente diante das denncias de corrupo na Companhia efetuadas pelo ex-Diretor de Abastecimento, Paulo Roberto Costa, e pelo Sr. Alberto Youssef, em audincia na 13 Vara Federal do Paran em 08/10/2014, a Companhia, conforme autorizado pelo Juiz da causa, teve acesso oficial ao inteiro teor dos depoimentos que no se confundem com a ntegra dos depoimentos prestados no mbito da chamada delao premiada, que ainda esto sob segredo de justia e tem utilizado tal material para subsidiar suas Comisses Internas de Apurao.

    Em 24 e 25/10/2014 a Petrobras assinou contratos com duas Empresas Independentes Especializadas em Investigao, uma brasileira e outra americana, com o objetivo de apurar a natureza, extenso e impacto das aes que porventura tenham sido cometidas no contexto das alegaes feitas pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa, bem como apurar fatos e circunstncias correlatos que tenham impacto material sobre os negcios da Companhia.

    Ao autorizar a contratao dessas empresas, a Diretoria Executiva cumpre seu dever de diligncia e, alm das normas regulatrias e de auditoria aplicveis pela CVM, considera o contexto do Foreign Corrupt Practices Act (“FCPA”) e da Seo 10A do Securities Act of 1934 (Seo 10A), uma vez que a Petrobras registrada na Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA.

    Paralelamente ao avano das investigaes, a Companhia j est trabalhando nas medidas jurdicas adequadas para ressarcimento dos supostos recursos desviados e dos eventuais valores decorrentes de sobrepreos derivados das empresas supostamente participantes do cartel, conforme mencionado no depoimento do ex-diretor Paulo Roberto Costa, alm dos danos causados imagem da Companhia.

    A Companhia reitera que vem acompanhando as investigaes e colaborando efetivamente com os trabalhos das Autoridades Pblicas, conforme reconhece o Poder Judicirio. Reitera, ainda, enfaticamente, que manter seu empenho em continuar colaborando com as autoridades para a elucidao dos fatos.

    A Petrobras refora, por fim, que est sendo oficialmente reconhecida pelas Autoridades Pblicas como vtima nesse processo de apurao.”

    Postado em: [Esclarecimentos, Institucional]

    Fonte: Site oficial da Petrobrs (http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/conheca-nossas-providencias-relacionadas-a-operacao-lava-jato.htm)

  6. Senhor Wagner Pires, saudaes.

    timo trabalho. Com esclarecimentos, atuais, envolvendo o universo da economia nacional nesse exato momento; com dados que mostram nos detalhes e comentrios, o que deveriam ser perguntas da opinio pblica, e as respostas que caberiam por parte das autoridades que dizem comandar o destino do dinheiro pblico.

    O dinheiro suado que pagamos, todos os brasileiros, atravs dos escorchantes impostos a ns cobrados.

    De lambuja, o senhor Wagner nos presenteia com os comunicados oficiais gerados pela Petrobras, para encobrir explicaes devidas e formais que deixam de existir, em face a um imenso depsito de criminosos malfeitos e espantosa irresponsabilidade praticadas. Uma embromao a ser penalizada com rigor.

    Crimes contra o Brasil, os brasileiros, os que acreditaram em ser scios daquela que foi a mais importante e rica empresa brasileira, os iludidos acionistas minoritrios.
    Grande abrao.

  7. Agora que j sabe de onde veio a informao, fcil falar que est disposio de todos. Alm, do que, nem todo mundo acionista da Petrobrs e costuma visitar a pgina da Estatal.

    O seu comentrio, isto sim, inteiramente dispensvel.

  8. Realmente, parece que esse comentarista acima que diz ter 41 anos no trabalha. Contei at agora mais de 25 comentrios seus TOTALMENTE IRRELEVANTES OU IDEOLOGIZADOS s no dia 17 de novembro do atual, no horrio de expediente da maioria dos trabalhadores braais e de escritrio no Brasil. E ainda chama alguns comentaristas aqui de vagabundos. o cmulo do caradurismo.

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