Chega de promessas, palavras se perdem ao vento

Vicente Nunes
Correio Braziliense

A enxurrada de declarações positivas, seja de banqueiros, seja de empresários, depois do anúncio da equipe econômica, animou a presidente Dilma. Mas quem conhece bem a economia real sabe que palavras podem se perder ao vento rapidamente. Ou seja, a partir de agora, a cobrança por ações concretas vai se intensificar. Com os nomes confirmados, os questionamentos dos agentes econômicos terão endereço certo. O que se ouve no mercado é que chegou a hora da verdade. De discursos e promessas, todos estão cheios.

O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, já foi avisado para não polemizar com a nova equipe econômica. Ele é muito malvisto entre os agentes privados, que o consideram responsável por parte dos erros que Dilma cometeu nos últimos quatro anos. Como se sabe, Mercadante é defensor da ideia estapafúrdia de que um pouquinho mais de inflação resulta em mais crescimento.

No Planalto, está todo mundo querendo saber como será a primeira reunião da Junta Orçamentária que reunirá Joaquim Levy, Nelson Barbosa e Aloizio Mercadante. Nos últimos meses, o ministro da Casa Civil teve voz bem ativa nas discussões. A perspectiva é de que ele se torne mero coadjuvante.

TOMBINI INQUIETO

Ninguém entendeu o comportamento inquieto do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, durante o anúncio dos novos integrantes da equipe econômica. Só sossegou quando o Planalto encerrou a entrevista a jornalistas.

Dilma Rousseff deve aprovar os nomes sugeridos para o Tesouro Nacional, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal até o início da próxima semana. Joaquim Levy acredita que, o quanto antes tiver a definição de sua equipe, mais rápido poderá começar a trabalhar.

3 thoughts on “Chega de promessas, palavras se perdem ao vento

  1. Não sou economista, mas na minha humilde opinião, um pouco mais de inflação
    ajuda as exportações e a aquecer o mercado e, com dólar um pouco mais alto, ajuda
    a inibir as importações.

  2. Joaquim Levy, já visto como o Joaquim Mãos de Tesouras, pode começar a se preparar para o show de traições que vão ter início bem antes de virar o ano…
    Por enquanto é só aquele trololó que não leva a lugar nenhum, até ter início às indicações para os ministérios… que é… quando começa o baile…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *