Cinco dicas para ler mais e cinco livros para retomar o hábito de leitura

1984 por [George Orwell, Heloisa Jahn, Alexandre Hubner]Júlia de Aquino
Instagram literário @juentreestantes

Ler é um hábito, um exercício diário. Retomá-lo pode parecer complicado, mas com as iniciativas corretas e boas escolhas de leitura não é assim tão difícil. O contexto atual, que nos obriga a passar mais tempo em casa, é um excelente momento para recomeçar as leituras.

Veja cinco dicas para voltar a ler mais e, em seguida, cinco obras curtas e com narrativas envolventes, ótimas opções para essa retomada:

DICA 1 – Peça a amigos sugestões de livros

Cada um tem um estilo de que gosta mais, e um amigo que lê muito pode sugerir algum livro que tenha a ver com seu perfil.

DICA 2 – Descubra sites e projetos que disponibilizem livros gratuitos

Existem milhares de títulos gratuitos na Amazon, mesmo para quem não possui Kindle Unlimited. É possível “comprar” as obras e ler pelo celular (com o aplicativo Kindle) ou pelo site da Amazon, no computador.

Obras de domínio público também estão disponíveis, e uma breve pesquisa no site http://www.dominiopublico.gov.br/ mostrará muitas delas.

Livro Crônica De Uma Morte Anunciada Gabriel García Márquez - R ...DICA 3 – Crie metas possíveis

Estipule uma determinada quantidade de páginas por dia e quantos livros quer ler no mês. Além de manter o hábito de leitura, é uma excelente dica para aperfeiçoar o senso de disciplina. Comece aos poucos (por exemplo: 10 páginas por dia e 1 livro por mês)

DICA 4 – Leia dois livros ao mesmo tempo

Escolha estilos literários distintos e livros de tamanhos diferentes. Uma boa opção é levar um deles para a rua e deixar o outro para ler em casa (quando nossa rotina voltar ao normal).

DICA 5 – Comprometa-se a determinado número de páginas antes de desistir de um livro

É comum não gostarmos de um livro no início, e muitas vezes esse “abandono” no começo nos afasta de uma ótima trama. No geral, as histórias começam a “tomar forma” na página 40 ou 50. Sendo assim, essa dica também pode ser: tente o máximo que puder antes de deixar um livro de lado.

Dica extraLeve sempre um livro com você

Ótima opção para quem passa muito tempo fora de casa. Quando terminar o risco de contaminação pelo coronavírus, coloque essa dica em prática! Tenha sempre um livro na bolsa ou mochila para aproveitar momentos livres durante o dia (por exemplo: enquanto aguarda o metrô, em filas de banco, mercado etc.)

###
VEJA ALGUNS TÍTULOS PARA RECOMEÇAR A LER:

Livro 1 – 1984 (George Orwell)

Sinopse: Ao lado de A Revolução dos Bichos, o livro 1984 é um dos mais famosos de George Orwell. A obra já ganhou versões de filmes, minisséries, quadrinhos, traduções para 65 países.

Nesse romance, o autor criou um personagem chamado Winston, que vive aprisionado em uma sociedade completamente dominada pelo Estado. Essa submissão ao poder é relatada, inclusive, na rotina desse personagem, que trabalha com a falsificação de registros históricos a fim de satisfazer os interesses presentes.

Winston, contudo, não aceita bem essa realidade, que se disfarça de democracia, e vive questionando a opressão que o Partido e o Grande Irmão exercem sob a sociedade. A inspiração do livro vem dos regimes totalitários dos anos 30 e 40 e, é assim, sob a ótica da ficção, que o autor faz com que seus leitores reflitam sobre o sistema de controle, que depois de tanto tempo ainda é muito questionado.

Livro 2 – Crônica de uma morte anunciada (Gabriel García Marquez)

Sinopse: A morte de Santiago Nasar está anunciada desde a primeira linha da história. Toda a comunidade sabe do iminente assassinato movido por vingança, mas nada nem ninguém o salva de seu trágico fim. Com brilhantismo, o autor monta um quebra-cabeça com a superposição de versões do último dia do jovem do ponto de vista de diversas testemunhas, utilizando o rigor jornalístico nesta construção, que lhe era tão caro.

nai (naiarasilva1172) no PinterestLivro 3 – Extraordinário (R. J. Palacio)

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que e difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tao diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele e um menino igual a todos os outros.

por Que Fazemos O Que Fazemos? Mario Sérgio Cortella | Livro ...Livro 4 – Por que fazemos o que fazemos? (Mário Sérgio Cortella)

Sinopse: Bateu aquela preguiça de ir para o escritório na segunda-feira? A falta de tempo virou uma constante? A rotina está tirando o prazer no dia a dia? Anda em dúvida sobre qual é o real objetivo de sua vida? O filósofo e escritor Mario Sergio Cortella desvenda as principais preocupações com relação ao trabalho. Dividido em vinte capítulos, ele aborda questões como a importância de ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade – a si e ao seu emprego.

O livro é um verdadeiro manual para todo mundo que tem uma carreira mas vive se questionando sobre o presente e o futuro.

O Castelo de Vidro – Jeannette Walls [Opinião] – Mil Estrelas No ColoLivro 5 – O castelo de vidro (Jeannette Walls)

Sinopse: Neste surpreendente livro de memórias, a famosa jornalista norte-americana Jeannette Walls mostra como conseguiu lidar, até a adolescência, com a excentricidade, a negligência e a falta de dinheiro dos pais.

Durante vinte anos, sempre que alguém perguntava pela sua família, Jeannette Walls mudava de assunto. Nunca contava detalhes do seu passado.

Neste livro ela finalmente revela todos os segredos sobre suas origens. Mas, ao contrário do que se poderia imaginar, esta não é uma história triste. Sem qualquer resquício de autopiedade, Jeannette Walls descreve suas aventuras de forma divertida, e seus pais, com profundo carinho e admiração.

6 thoughts on “Cinco dicas para ler mais e cinco livros para retomar o hábito de leitura

  1. Obrigada, pessoal, por esses comentários!! Espero ter contribuído de alguma forma.
    Se quiserem conversar mais sobre livros, estou sempre online no Instagram @juentreestantes 🙂

  2. Nas 3 semanas de quarentena, reli os Irmãos Karamazov, Crime e Castigo, Humilhados e Ofendidos, Moby Dick(2 volumes) e a sugestão do articulista, 1984, tenho as versões impressas, capa dura, obrigado pelas sugestões!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *