Ciro diz que “a maioria esmagadora do povo quer solução equilibrada”

Efeito da facada em Bolsonaro vai se diluir, diz Ciro

Luís Lima
O Globo

O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, avalia que os efeitos do atentado à facada sofrido por Jair Bolsonaro (PSL), na última quinta-feira, vão se diluir ao longo do tempo e não terão influência central no debate eleitoral “em uma ou duas semanas”. Segundo ele, embora o brasileiro seja solidário, vai querer uma “solução equilibrada” nas urnas.

Em caminhada em Mauá, na Grande São Paulo, Ciro disse que, ao que consta até agora, as investigações da Polícia Federal (PF) apontam que o autor do crime foi um “desmiolado”, e que nos próximos dias as pessoas vão discernir o que é o “sentimento cristão de solidariedade” e se preocupar com a “decisão sobre o futuro do país”.

SOLIDARIEDADE – “O povo brasileiro tem uma solidariedade humana muito instantânea. E não foi só solidário, no geral, como uma pequena fração atingiu também a decisão de voto. Logo mais ficará claro que será só um momento emocional, compreensível, legítimo, coerente com a vida brasileira, e o debate voltará ao seu leito normal” – falou.

As declarações de Ciro foram dadas no dia em que foi divulgada pesquisa encomendada pelo banco BTG Pactual. O candidato do PSL passou de 26% para 30% das intenções de voto na série estimulada. Na avaliação de Ciro, os números não atestam “vitória em primeiro turno”, como alegam correligionários, e voltou a reforçar que Bolsonaro representa um “risco muito grave à nação brasileira”.

EXTREMISMO – “Bolsonaro representa um pensamento compreensível, mas uma revolta muito zangada, extremista, radical. E a maioria esmagadora do nosso povo quer uma solução equilibrada “- disse, acrescentando. – Não concordo com nada que ele diz, pensa ou representa (…) Agora que ele está fora de perigo, é bola pra frente, vida que anda.

Questionado sobre as principais diferenças que tem de Fernando Haddad, que deve ser oficializado candidato do PT esta semana no lugar de Lula, Ciro poupou o amigo de críticas.

– O povo já está ligado nisso já faz uns dez, 15 dias. Já prosperou a informação (de que Haddad será candidato). E o que tenho que fazer é persistir na ideia de que o Brasil precisa de um projeto, com conteúdo prático: emprego aos pais e educação aos filhos.

DESCULPAS – Antes de cumprimentar apoiadores, Ciro ainda pediu desculpas em nome de sua militância, à candidata da Rede, Marina Silva, que foi chamada de “golpista” na entrada do debate da TV Gazeta. O pedetista também avaliou positivamente seu desempenho e elogiou o engajamento “sem robôs” de seus apoiadores na internet.

Ciro caminhou ao lado de Antonio Neto e Marcelo Cândido, candidatos ao Senado e governo, respectivamente, pelo PDT em São Paulo, de sua mulher, Giselle Bezerra, e também da diretora Marlene Mattos, que trabalhou por 18 anos com Xuxa, e que é responsável pelas mídias sociais de Cândido. Ao fim do percurso na praça 22 de novembro, no centro de Mauá, convocou os presentes a repetir a palavra “Mude”, mote de sua campanha, e clamou por apoio.

– Se você quer que o Brasil mude, estamos juntos nessa batalha – disse, fazendo menção aos 63 milhões de pessoas com nome sujo no SPC e dos 63,8 mil brasileiros assassinados no último ano.

27 thoughts on “Ciro diz que “a maioria esmagadora do povo quer solução equilibrada”

  1. E fazem questão de frisar que o Bolsonaro é que é o desequilibrado. Nunca vi Bolsonaro rasgar cartaz de professores que protestavam pacificamente por melhorias, descer de palanque para sair na porrada, mandar uma senhora, que está na fila da UPA e reclama sobre a razão de se investir em estádios para a Copa do Mundo e não na saúde, ficar quietinha na fila e ficar reclamando sozinha, ir para rua em frente a prédio xingando todo mundo…

  2. Depois de ler agora há pouco um depoimento do José Dirceu para o blog de esquerda O Cafezinho, dizendo que o Ciro “é mais que aliado, é parceiro…”, e se rasgando em elogios, me ocorre a metáfora perfeita pra ilustrar o meu sentimento em relação a sua candidatura:

    É como aquela mulher gostosona, simpática, sedutora, bom papo e cativante, te dando o maior mole, mas que você sabe que vai te botar um belo par de guampas na primeira oportunidade…

  3. Não creio que Bolsonaro tenha se beneficiado com o atentado terrorista. O povo brasileiro está comprometido por anos de desconstrução moral promovida pelos instrumentos da esquerda como a universidade e a Rede Globo. A violência e a depravação cotidiana tornaram o brasileiro um povo cínico e insensível.
    A triste verdade é essa: a maioria da população não está nem aí…

  4. As mal amadas de Bolsonaro que ofende o povo brasileiro há 28 anos estão no cio. BOL Quis até desmoralizar o Exército jogando bombas nos alojamentos e banheiros para protestar dizendo que ganhava pouco. Essa foi a razão de ter sido preso, processado e expulso do serviço ativo. Falso moralista. De família pobre, pobre, hoje são donos de 70 casas comerciais em Xiririca onde nasceu. Entrevistada uma pessoas que conhece a família desde que lá chegou diz: Era uma família pobre; hoje são donos de tudo aqui. Estão ate fazendo um chopem. Tem fazendas de gado e casas comerciais em todas as cidades próximas. Está tudo em nome de familiares e laranjas. Prosseguiu: Acho que esse dinheiro é da política. Saiu na mídia ha pouco tempo. Porque não desmentiu e processou a pessoa? Falso moralista; ficou 16 anos no PP o partido mais corrupto do Brasil. Quando a Lava Jato foi criada Bolsonaro pulou fora. Cláudio Genú que era o segundo depois de Janene presidente do PP foi preso e interrogado por Moro disse: O Janene me dizia que toda a bancada do PP recebia dinheiro(Vejam no Youtube). Vai dizer que Bolsonaro não recebia? Vocês parece que querem ser sodomizados por ele. Mantenham a esperança ele não vai morrer. Só não vai ganhar. Ficar 28 anos esculhambando negros, índios, mulheres pobres, gays, LGBT. Ameaçando e só falando em fuzil, metralhadora, canhão e tanque. “Só a frescura de querer jogar bombas dentro do Exército dá para entender que ele tem um parafuzo frouxo no cérebro”. Isso não tem nada a ver com voto podem votar nele tranqüilamente.

  5. Aceitem que dói menos . Entre todos candidatos com possibilidade de ser eleito , Ciro Gomes é sem duvidas , o mais qualificado . É o único que possui competência e conhecimentos suficientes , para sentar – se em uma mesa de negociação , com qualquer estadista do mundo , olhando nos olhos .

  6. ESTE CIRO GOMES É MESMO UM CARA DE PAU. IMAGINEM SÓ ELE SE APRESENTAR COM O UMA OPÇÃO DE EQUILÍBRIO PARA O GOVERNO DO BRASIL.ESTÃO TODOS APOSTANDO,APÓS O ATENTADO A BOLSONRO,ELES VÃO TER ALGUMA VANTAGEM. É O CÚMULO DO DESCARAMENTO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *