Ciro Gomes, ao atacar Moro, enfraquece a terceira via, mas não fortalece a própria candidatura

Após denunciar a riqueza de Lula, Ciro Gomes agora ataca juiz Sérgio Moro ~ SOBRAL 24 HORAS

Ciro parece não se interessar pela união da terceira via

Carlos Newton

Desculpem a expressão, mas abundam candidatos de terceira via. Quase todos eles, porém, já assumiram o compromisso de renunciar em apoio ao concorrente que estiver melhor posicionado em março, mês da desincompatibilização e da janela para trocar de partido.

Este movimento de união contra Lula da Silva e Jair Bolsonaro foi proposto publicado pelo governador paulista João Doria e vem sendo reforçado e liderado com entusiasmo pelo pré-candidato Henrique Mandetta, do DEM, partido que está em fusão com o PSL para formar a legenda União Brasil.

QUASE TODOS – A sugestão de Doria e Mandetta, digamos assim, já foi aceita pelos outros dois pretendentes do PSDB, Eduardo Leite e Arthur Virgilio, assim como por Alessandro Vieira (Cidadania), Luiz Felipe D’Avila (Novo), Sérgio Moro (Podemos) e Simone Tebet (MDB). Faltam aderir Rodrigo Pacheco (PSD), Cabo Daciolo (Brasil 35) e Ciro Gomes (PDT).

Bem, Rodrigo Pacheco está nas mãos do espertíssimo Gilberto Kassab, presidente e dono do PSD, que manobra para se valorizar e garantir uma boa aliança com o PT, para ser vice de Lula, que chegará às urnas com 78 anos, bem acima da média de vida dos brasileiros, que em 2021 está caindo para 71 anos, se é que vocês me entendem, como dizia o colunista social Jacinto de Thormes.

Cabo Daciolo ainda não se manifestou nem faz diferença. O mais importante é a posição de Ciro Gomes, que não somente recusa um acordo que pode até beneficiá-lo, como também faz o possível para destruir a candidatura de Sérgio Moro.

BATENDO DEMAIS – O fato concreto é que Ciro tem atacado apenas Moro, poupando os demais candidatos da terceira via. É uma posição que chega a ser infantil. Será que o experiente marqueteiro João Santana concorda e incentiva esse comportamento do candidato? Acredito que não. Porém, Santana certamente nada comenta, porque precisa continuar recebendo aqueles preciosos R$ 250 mil que são retirados todo mês do Fundo Partidário do PDT.

Em entrevista na CNN, disse Ciro sobre Moro: “Não tem vivência nenhuma. Mesmo como juiz, revelou-se incompetente – isso quem declara é o STF – incapaz de fazer com equilíbrio e isenção um processo e acaba devolvendo a impunidade para um governo que foi um dos mais corruptos da história”.

E ainda completou: “Qual é a compreensão que o Sérgio Moro tem do drama brasileiro? Do desemprego em massa, da informalidade, queda da renda, desvalorização da moeda, da inflação e destruição da indústria? Qual a proposta, vivência e experiência que ele tem para oferecer aos brasileiros?”

###
P.S.
Ao agir assim, o candidato do PDT enfraquece a terceira via e não fortalece a própria candidatura. Ou seja, não ganha nada. Pelo contrário, exibe imaturidade e desagrada àquela gigantesca maioria silenciosa que está esperando se delinear a candidatura de terceira via e poderia eleger o próprio Ciro. E o ex-juiz Moro acaba ganhando com isso, porque a situação cristaliza a crença de que os políticos profissionais só pensam neles mesmos, e assim seria melhor eleger alguém que não tenha passado político. Em tradução simultânea, Ciro pode acabar elegendo Moro. É uma pena, porque Ciro é um dos melhores políticos brasileiros e fará falta no futuro ministério. (C.N.)    

21 thoughts on “Ciro Gomes, ao atacar Moro, enfraquece a terceira via, mas não fortalece a própria candidatura

  1. Analisando a forma de pensar do editor conclui se que não aprendeu nada com o golpe de 2016 e a eleição de Bolsonaro.
    Pelo que ele defende qualquer aventureiro, independente do seu currículo é melhor do que Bolsonaro e Lula.
    Numa escolha temos que exercer critérios para avaliarmos cada um.
    Se o Bolsonaro que era amigo do Moro não votará nele, temos que avaliar os “porquês”. Qualquer um que se intitule terceira via serve?

    • Quanto a falar a Verdade sobre MoroBolso, ex-sinistro boçal e ex-juiz venal, Ciro está corretíssimo.

      Chega de “passar pano” para criminosos milicianos e seus apoiadores de primeira hora.

      Infelizmente tem gente que se compraz em sempre votar no que há de pior.

  2. Causa-me espécie “avaliação”do digno CN.

    Ora ora,essa eleição não é para amadores. Resumo em três quatro palavras.
    Se não vejamos:

    1°.Bolsonaro,com a máquina na mão joga pesado, já rachou as prévias do PSDB,digo racha SP.

    2°.Lula, não fez essa viagem festiva,na real foi buscar $$$$ investidor pra sua campanha e apoio internacional pra não sofrer revés jurídico digamos assim.
    DI bobo,Lula não tem nada.

    3°.Esses menos votados que aparece como 3° via, estarão gravitando na órbita do Bozo,Lula,Moro.
    Esse Moro, é candidato dos Milicos resentidos e da Globo.

    Mas,os três candidatos do establishment.

    Os anti establishment é CIRO GOMES, DACCIOLO,por isso os ataques,as galhofas.

    Por essas,e outras razões,esse “compromisso”de apoiar o melhor colocado é balela, blá blá blá..

  3. E ainda completou: “Qual é a compreensão que o Sérgio Moro tem do drama brasileiro? Do desemprego em massa, da informalidade, queda da renda, desvalorização da moeda, da inflação e destruição da indústria? Qual a proposta, vivência e experiência que ele tem para oferecer aos brasileiros?”

    Interessante, o Sardinha, era integrante da Máfia Tucanostra onde foram cometidas as maoires atrocidades com o povo brasileiro, fora noves todo o Desgoverno da Rainha da Corrupção foram 8 longos anos de roubos e assaltos aos cofres públicos., seu comparsa de partido, desvalorizou a moeda no segundo mandato, onde a elite “depenou os cofres públicos…
    Depois participou do desgoverno do Irmão Metralha Mais Novo, Luladrão, 8 anos do maior asssalto aos cofres públicos de sua Quadrilha, e não ficou preocupado com a situação de miséria, pobreza, desemprego, violência.
    Sardinha o mesmo de sempre…

  4. É tb por isso que eu digo que Lula e Bolsonaro são dose pra Leão, porque o resto é puxadinho dos me$mo$. QUAL TERCEIRA VIA, que segue sem rumo cara-pálida ? Só se for a terceira via de araque, fake, e a própria mídia dos me$mo$, até porque a Terceira Via de Verdade, na área há 20 anos, segue frente, firme, forte e operante, com o rumo, o itinerário e o destino totalmente definidos. E agora, como diz a música, índio quer apito e se não der o pau vai comer, vamos ter que jogar no ventilador da mídia tb, porque urge colocarmos os pingos nos is. Na verdade, na política do Brasil, a única coisa que tem rumo certo a seguir é TERCEIRA VIA DE VERDADE, a RPL-PNBC-DD-ME, o megaprojeto novo e alternativo de política e de nação, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, porque evoluir é preciso, completo, com começo, meio e fim, nome e sobrenome, na estrada há cerca de 20 anos, nas ruas do país desde Junho de 2013, aos gritos de “sem partidos, sem violência, sem golpes, sem corrupção, voce$ não nos representam”, portando o contraponto ideal a tudo isso que ai está, há 132 anos, completamente dominado pelo militarismo (1ª Via) e o partidarismo (2ª Via), politiqueiro$, e seus tentáculos, velhaco$, de modo que a TERCEIRA VIA DE VERDADE, a nova política de verdade, antissistema apodrecido, continua viva, firme, forte e operante, pacificamente, pedindo passagem à velha política que de fato já morreu, em que pese a ignorância, ou o cerco e o cancelamento da mídia nativa, por culpa ou erro, ou por má-fé mesmo, deliberada, fato que a faz cúmplice do continuísmo da mesmice do sistema apodrecido, escolha que implica em viver tapando o sol com a peneira e chafurdando no lixão a céu aberto gerado pelo dito-cujo e seus peixes podres. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2021/11/politicos-veem-psdb-em-frangalhos-e-terceira-via-segue-sem-rumo.shtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=compfb&fbclid=IwAR3gikIV-ymrEZPnVowR9HwB5lY6M2y4GS9sKxPH_cFE7PT02EpS3X5A9tE

  5. Não há como considerar Sergio Mogo alternativa ao desgoverno que aí está, este é o nó da questão, considerando o contexto no qual se apresenta. Copio texto da amiga de facebook Silvana Santolia:

    Ao indagarem a candidatura de Ciro Gomes à presidência da República como 3ª via, frente a nova anunciada por Moro como também candidato a 3ª Cia, toda a esquerda deveria pensar – vale a reflexão de quem é quem nessa história. Ciro é advogado, professor universitário, político experiente, vice-presidente do PDT, foi de dois ministérios, ex-governador, deputado federal; escritor com 4 livros publicados, seu último livro “O Dever da Esperança” está indicado como finalista do prêmio Jabuti 2021. Enquanto, Moro ex-juiz de 1ª instância, ex-ministro de Bolsonaro, é do partido corrupto lavajatista. É preciso considerar, se é melhor termos um candidato do mesmo campo democrático que o nosso, ou de um representante da elite do atraso, da mídia golpista, de um judiciário de “castas”, e de interesses externos.

    Se vamos ter de construir essa 3ª via, porque vamos – há milhares de eleitores adeptos do antipetismo, e do outro lado da polarização: do antibolsonarismo, então raciocinem deixando as paixões de canto – que seja com alguém de nosso lado, pensem! Um candidato do aporte de Ciro Gomes, ou deixar a direita tomar frente na construção de seu monstrengo.

  6. Considerar o destrambelhado e desequilibrado do Ciro, um político confiável, só pode ser fanatismo ideológico, no mesmo nível dos adoradores do Lula e do Bolsonaro.

  7. Sempre fui eleitor fiel do Ciro mas, desta vez, temo que ele vá me perder. A ideia dos componentes da terceira via me parece muito certa: quem tiver mais condições, enfrenta ! De uma coisa estou certo: se no segundo turno os candidatos forem o boçal e o Lula, VOTAREI NO LULA COM CERTEZA !!!

  8. Ciro e o moderno quinta coluna da terceira via???

    Fiquem tranquilos
    , comigo a cizânia e a traição estarão asseguradas????

    Ou então, ” sem mim o diluvio” ..???

    Ciro tem experiência, parece saber o que diz, é o mais preparado mas infelizmente, e o velho Ciro

  9. Lamentávelmente chego a conclusão,que os podres poderes somos nós que não temos espírito público.

    As pessoas ditas cultas,eruditas, doutores,”sem defender tese”, pós graduados,etc..
    Adoram a lei de Gerson…

    Povo podre = sem escrúpulo,sem dignidade,sem projeto vida para seus,sem perspectiva É igual ao governante podre…

  10. NADA CONTRA O MORO, MAS O CIRO É MAIS PREPARADO!
    Esse deveria ser o mote de uma campanha presidencial do Ciro. Um vai depender do apoio do outro caso algum deles chegue ao 2º turno. Sem dúvida o Ciro tem mais conteudo, mas concordo que o Ciro tem que pegar mais leve com o Moro.

  11. OBJETIVO É TIRAR CIRO GOMES DA DISPUTA

    (Por JORGE FRANCO)

    O concorrente mais trabalhoso para os conservadores é Ciro Gomes.
    Simplesmente porque contra ele teriam que mudar completamente seu discurso vitorioso em 2018, e, ainda, pauta principal de sua plataforma para o próximo pleito em 2022: a corrupção.
    Contra Ciro não há como falar em corrupção. Em 40 anos de vida pública nunca respondeu a malfeitos. Nunca foi acusado de corrupto. Muito pelo contrário.
    Observem o discurso de Sergio Moro. Só fala em corrupção. Despreparadíssimo para a cadeira de primeiro mandatário da nação tal como Bolsonaro, Moro não tem projeto nem ideia para absolutamente nada … não entende nada de absolutamente nada.
    Até seu “Posto Ipiranga” Moro já apontou, certo de que esse tosco “repeteco” será vitorioso novamente.
    Dizem más e boas línguas que nem de Direito Moro entende, já que o que apresenta em seu currículo de militante anticorrupção é o de ter sido um péssimo juiz: suspeito, parcial e político.
    Todas as instâncias conservadoras querem “São Lula Primeiro e Único” como adversário. O carimbo de “senhor roubou mas fez” que Lula ostenta é ótimo para seus adversários. Não pode haver mote melhor. Não querem outra vida.
    Muita inocência não perceber ou não aceitar que a fragilidade de Lula neste quesito será manuseada novamente contra ele com artilharia pesada como foi no “petrolão”. Conservadores não brincam em serviço.
    Lógico que vão voltar ao tiroteio com avalanches de denúncias e desagradáveis lembranças de corrupção ( dinheiro do BNDES no exterior, mensalão, desmandos na Petrobras ) contra Lula, novas inclusive. Só não vê quem não quer.
    Por outro lado conservadores não “engolem” Ciro Gomes. Fogem dele como o diabo foge da cruz. Sabem que Ciro não vai mudar, não vai assinar “carta aos brasileiros”, não vai contemporizar com banqueiros nem com muito ricos, não vai abrir mão de seus princípios sólidos e coerentes, confiante em sua experiência e capacidade de governar com autoridade, firmeza e preparo político mais do que proficiente. Sabem que, se chegar lá, Ciro vai é taxar muito ricos, afastar banqueiros do comando da economia, cobrar deles, justamente, os impostos que só no Brasil não pagam, negociar às claras, por cima da mesa, botando “o povo na jogada”, sem acordos espúrios por debaixo dos panos ou “tenebrosas transações” na sordidez de gabinetes fechados.
    Essa “chuva de pesquisas” com Moro à frente de Ciro é a arma conservadora da vez, mestres em enganar o povo trabalhador que são.
    Pra que tantas pesquisas toda semana? Quem e quantos pagam por elas, cerca de um milhão de reais cada uma? Não seria muito mais interessante o debate sobre as soluções para os problemas de um país no fundo do poço?
    Enganam-se aqueles que esperam por “morte de véspera” de Ciro Gomes. Ciro não é só exemplo e militância. É guerreiro incansável e não vai desistir.
    Difícil? Nunca dissemos que seria fácil, mas temos certeza absoluta de que não é impossível.
    Ciro 2022!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *