Ciro Gomes, o truculento, continua cada vez mais enganador

Ciro diz que sabia da corrupção de Temer e se calou…

Antonio Carlos Fallavena

Acabo de ver/ouvir vídeo do congresso do PDT em São Paulo. Ciro Gomes, o truculento, informa que Temer, o golpista, quando deputado e presidente da câmara, foi seu colega. Ele viu como Temer distribuía as Medidas Provisórias para achacar os empresários e tomar propina: “Eu vi, muitas vezes, e agora vou me calar em nome de uma elegância? Não vou me calar, não!”. Puxa, e Ciro quer concorrer à Presidência? Para os correligionários, diz que não se cala. Cabe perguntar-lhe: por que então se calou durante todos esses anos? Por que não denunciou as falcatruas, a corrupção, os negócios escusos, a malandragem e tudo mais?

Desculpe amigos, mas continuo sem entender, sem aceitar a posição dos brasileiros que gostam de conviver com a mentira e as trapaças. Não foi Temer quem tirou o caráter e a boa fé dos escravos de Lula. Estes brasileiros têm problema de cegueira e surdez política ou, simplesmente, perderam a noção de bom senso, razão e honestidade. Deveriam procurar ajuda de toda ordem, notadamente a psicológica.

O IMPEACHMENT –  Dilma Rousseff foi retirada de onde nunca deveria ter estado. Michel Temer, mesmo sendo tudo que dele falam de ruim, não afundou o país ou desempregou 13/14 milhões. Ele pegou o país na lama. Montou um ministério medíocre, com ministros incapazes, comprometidos e metidos na corrupção. Não fez o que precisávamos que fizesse. Mas enfim, foi eleito e ajudou a reeleger Dilma.

Temer, portanto, tem tanta legitimidade como tinha o falecido e saudoso presidente Itamar Franco, que também ajudou a eleger Fernando Collor e dele foi vice. Isto tem de ser jogado na cara dos petistas que, mesmo depois de tudo que já apareceu e está comprovado, continuam defendendo, votando e querendo o retorno do vigarista, bêbado, safado e corrupto Lula.

FORÇAS DE PRESSÃO – Interessante é que só conseguem arregimentar forças de pressão as causas corporativas e algumas interessantes pelo aspecto de envolver a sociedade.

Na verdade, os movimentos anticorrupção devem, urgentemente, se reorganizar e se fazer presente quando das votações do Congresso. Nas redes sociais e pessoalmente, poderemos mostrar quem manda, de fato e de direito, neste país.
Em nada fazendo, corremos o risco de ver uma legislação espúria ser aprovada pelos vigaristas. E olha que as duas casas do Congresso estão repletas, cheias deles. E depois não adianta chorar, bater pé ou sair nu às ruas.

53 thoughts on “Ciro Gomes, o truculento, continua cada vez mais enganador

  1. Ciro Gomes não engana mais ninguém
    Está fazendo um papel ridículo!
    Triste figura.
    A imagem perfeita da decadência.

  2. Este blog está completamente contraditório. Hora elogia Mangabeira Unger, que formulou junto com Ciro no livro “O próximo passo” o programa de governo da candidatura Ciro em 2002, hora esculhamba o Ciro. Não dá pra entender. E tem mais, o Ciro é destemperado, mas ninguém é mais inteligente e articulado do que ele, ninguém mais preparado que ele para governar. Sabe do que fala. Explica, domina os assuntos e conteúdos.Já foi prefeito de Fortaleza, Governador do CE, Ministro da Fazenda, Ministro da Integração Nacional, Deputado Federal etc. Seu grupo político conseguiu eleger Camilo Santana para suceder Cid Gomes no Governo do Ceará, e seu candidato Roberto Cláudio venceu a eleição para Prefeito de Fortaleza, o que denota competência administrativa e aprovação popular, elementos fundamentais da democracia política. E é o candidato do partido que representa o Brasil na Internacional Socialista, tendo sido o candidato que Brizola apoiou em 2002.

  3. Comento as questões, em face do que já foi noticiado, está no You Tube aí para quem quiser conferir com data de 13/12/215: https://www.youtube.com/watch?v=bZnasP1NFjw

    Por que então se calou durante todos esses anos?
    1. Quem calou foi o Judiciário, pois várias vezes Ciro Gomes informou que correu processo por calúnia e difamação à época e venceu judicialmente.

    Por que não denunciou as falcatruas, a corrupção, os negócios escusos, a malandragem e tudo mais?
    2. Correu processo denunciado Eduardo Cunha, segundo relata, tendo este convocado Michel Temer como testemunha.

    • Delírios do Mangabeira, mais trololó em cima do palanquismo vazio. Todos estamos de saco cheio de tanto trololó de oportunistas do continuísmo da mesmice do $istema político podre. Agora o povo, cansado de gogó, quer ver o borogodó, o instrumento capaz de mudar de fato as coisas, e melhorar a vida de todos. O borogodó que de fato já estão combinado com os russos, com os americanos, e, sobretudo, com Deus. Chega de discursos, urge mudarmos o percurso.

  4. Fico pensando cá com os botões do sofrido povo brasileiro, daí fico imaginando situação do Temer no comando do poder central da república, com um congresso completamente dominado, em suas mãos e aos seus pés, situação essa que lhes permite fazer qualquer coisa com o país, para o bem ou para o mal, até passar as mãos na bunda das forças armadas que eles vão dizer apenas “já vai japonês ?. E o que elle$ fazem, só besteiras, feitos de anões do orçamento, isso sem falar do patrimônio pública que continua sendo rifado a preço de bananas, pré-sal, Petrobras, e por aí vai. E olha é que uma pessoa já delatada pela Odebrecht , sua parceira de achaque ao erário, em síntese só continuísmo da mesmice do $istema político podre, só mais dos me$mo$, e a qualquer momento tb pode ir lá pra Curitiba, juntamente com grande parte do congresso. Não posso falar em nome da Força-Terefa da Lava Jato, que aguardam por Temer e camarilha ansiosamente, mas posso falar em nome da Revolução Pacífica do Leão ( RPL-PNBC-DD-ME), alicerçada na paz, no amor, no perdão, na conciliação, na união e na mobilização por Ela, a mega-solução, que oferece a todos o perdão, mediante rendição do $istema político podre, representado pelo congresso nacional, em prol da implantação imediata do Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, porque evoluir é preciso, transformação essa que o congresso que ai está, caso aceite a proposta, que pode ser implementada até com urgência urgentíssima e que, à evidência, além de acabar com milhares de rato$ com uma só cajadada, tira o país e a população da pindaíba em que estamos todos metidos sem dia certo para terminar, e assim transformar a republiqueta falida que ai está, com prazo de validade vencido há muito tempo, numa grande Confederação de primeiro mundo, com Democracia Direta e Meritocracia Eleitoral, Já. É pegar ou largar. Revolução Pacífica do Leão, ou Expresso Curitiba ? Vocês decidem. Às vezes digo à minha família preocupada com as coisas que escrevo na rede que vou parar, vou jogar a toalha, face à impressão de que estou pregando, há mais de 20 anos, num deserto de Homens e ideais, mas dai aparecem uns e outros com os seus escritos em diversos sites e deixam a bola quicando na área na minha frente e eu não resisto em mandá-las para o fundo da rede. Acho que ainda vou morrer disso, mas vou continuar teimando, até o sucesso da proposta, ou até a morte. Abraço a todos.

  5. Apesar da idoneidade de Alverga e Stédile, o nosso, o Valmor, e não o agitador e vagabundo chefe do MST, não entendo como essas duas pessoas que admiro, repito, independente de termos nossas diferenças políticas, extraem do cenário político dantesco, abjeto e deletério, um nome que imaginam possa ser a solução para esta crise sem precedentes no Brasil!

    Ciro é originário deste meio nocivo e nefasto à população e país, uma política inimiga da cidadania, ladra, corrupta e desonesta!

    Caso Ciro seja eleito, pergunto que forças poderá reunir para combater o Congresso venal?!

    O candidato pelo PDT dará continuidade a este mesmo processo de destruição desta nação porque deverá tomar as mesmas medidas que lula, Dilma e Temer, ou seja, alianças espúrias para formar a sua base “aliada”.

    Nada mudará no panorama político absolutamente desvirtuado que se formou neste país, nem Ciro, Dória, Bolsonaro, Marina – infinitamente muito pior com o ladrão do Lula, se eleito!

    Esta falsa democracia não tem como resistir mais uma legislatura – 4 anos – de roubos, falência ética e moral, alianças desprezíveis, acordos espúrios, o mesmo comportamento do Executivo e Legislativo de dominarem o Brasil e subjugarem o povo às suas vontades!

    Stédile, Alverga, respeitosamente pergunto o seguinte, e me respondam se quiserem, apesar de ser uma indagação importante na eventualidade de Ciro se eleger:

    O candidato fala alguma vez em corrigir, pelo menos, a tabela do Imposto de Renda, defasada, que pune o assalariado de forma criminosa?!

    Um abraço, a ambos.

    • Caro Bendl, pelo simples fato de o Ciro ser candidato pelo PDT mostra o quanto ele e o partido não valem nada ou acreditas que o Brizola o aceitaria no partido?

      • Paulo2,

        Pelo que foi o PDT de Brizola, antes como PTB, Ciro seria a antítese de Brizola para ser presidente da República.

        O ex-governador de dois Estados desta Federação – único na História do Brasil – era comedido, elegante, e jamais deixou que a sua palavra fosse motivo de contestação, tipo a arrogância, agressividade e intempestividade de Ciro.

        Brizola sabia onde pisava como ninguém, diferente do ex-ministro e ex-governador que primeiro berra, para depois pensar no que disse e tentar corrigir as suas palavras, portanto, imaturo, genioso, dono da verdade, pensa.

        Um abraço, Paulo2

        • Não esqueçam que Ciro Gomes foi apoiado por Leonel Brizola, em 2002, a ponto da legenda comandada pelo líder abrir mão de candidaturas na majoritária e assumir a coordenação de campanha.

          E, amigo Bendl, temos diferenças como tenho com João Pedro Stédile – líder do MST – que mantemos em alto nível. Aliás, fomos apresentados um a outro por Brizola em 1997, num Congresso de Jornalistas no qual ambos eram palestrantes e eu acompanhava a comitiva que se deslocou de Curitiba até o evento.

          No mais, respeito teu ponto de vista sobre a sucessão presidencial ainda que não conheça em profundidade, mesmo sabendo dessa objeção pessoal ao nome de Ciro que diferente do teu direito pessoal à crítica deve reconhecer que há uma instituição acima de nós.

          Abraços.

  6. Prezado Bendl, respeitosamente digo a você que as opções são péssimas. Desde que comecei a votar, em 1988, meu critério de escolha na política eleitoral é votar no menos pior. Dentre as opções que temos, na minha modesta opinião, Ciro é o menos pior. Apesar de seus defeitos, entre os quais encontra-se a impulsividade e a intempestividade, creio que seja o menos pior e o mais inteligente. Peço que leia o link que enviei com as ideias de Ciro e Mangabeira de 20 anos atrás e depois me relate o que achou. Abraço e saúde pra você.

    • Alverga,

      Farei o que me pedes, até para ter meios de debater contigo – por favor, guardadas as minhas limitações -, e estabelecermos um denominador comum, pelo menos.

      Grato pelo retorno.

      Outro abraço.
      Saúde e paz.

  7. Fallavena,

    Assim como tens feito comigo, assino embaixo o teu artigo, se me permitires.

    Um texto irrepreensível, contundente, e que não deixa duvida alguma quanto à continuação desse sistema falido ética e moralmente, no caso de Ciro ser eleito.

    Não vejo neste candidato força suficiente para moralizar o Parlamento e dar início a uma nova política, que não seja esta imposta pelos poderes em benefício de seus interesses e conveniências abjeta e deletéria!

    E pelo simples fato que Ciro é originário desse meio podre, corrupto, desonesto e incompetente!

    Escrevi anteriormente sobre o meu repúdio em assistir tentativas de se extrair desta política, que tanto nos prejudica, nomes que seriam a solução para este caos atual.

    Não entendo como que não se procura uma nominata de candidatos que não tenha um passado comprometido com a corrupção, que seja alheio a este sistema, que se declara inimigo do povo e do país.

    Enfim, o quadro que se avizinha não será melhor que este, onde sequer enxergamos o dia de amanhã, quanto mais um futuro para esta terra e seu povo!

    Parabéns pelo artigo, Fallavena.

    Um grande abraço.
    Saúde e paz.

  8. Alverga,

    Falei Ciro como candidato do PDT à presidência, e não deixar de ser aceito no PDT.

    Mesmo porque o candidato natural deste partido seria o Brizola e mais ninguém.

    • Brizola já não cogitava mais disputar eleição presidencial, até uns dias antes de falecer manifestava isto e vinha desde 1998 buscando alternativas além de seu nome.

      As tragédias partidárias de Ciro Gomes são passado, ele próprio reconhece. Acho incorreto insistir na tecla prevendo que se repitam, ao menos procure conferir como a convivência dele com a sigla tem sido efetivamente ótima.

  9. Respeito a tua opinião, evidentemente, Alverga.

    Penso diferente, em razão das características de Ciro, pois Brizola teria muito trabalho em domar o temperamento nervoso e inconsequente do seu então candidato.

  10. Não acredito que o Ciro seja corrupto.

    Que ele é truculento, isto não resta a menor dúvida.

    Entanto:

    Ciro fez um governo no Ceará bem equilibrado,saiu sem ter sido molestado pela palavra corrupção.

    Tenho que dizer, por força de consciência,que o Ciro é um político inteligente e sagaz.

    A oportunidade de ter calcado à presidência passou, agora é tarde Inês é morta.

    PS. Nestes candidatos que estão sendo pesquisados , não votarei em nenhum.por vários motivos, que, seria enfadonho discriminar aqui..

    Abraços.

  11. César – Fortaleza,

    Por favor, nos meus comentários acima não escrevi que Ciro era corrupto.

    Afirmei que ele é egresso desta política venal, deletéria e abjeta, que se transformou a política brasileira.

    Justamente pela sua origem, Ciro não me desperta a possibilidade de melhorar o Brasil quanto ao Congresso corrupto e desonesto, muito menos alterar o processo de ter consigo uma base “aliada”, que lhe dará sustentação no Legislativo, que seria a continuidade de alianças imorais, acordos espúrios, o mesmo procedimento que vem sendo adotado há 32 anos, e que nos levou a esta crise sem precedentes.

    Um abraço.
    Saúde e paz.

  12. Mas o Brizola era, quando jovem, muito mais impetuoso do que o Ciro. Não tenho dúvidas de que Brizola era maluco, um maluco extraordinário. Só um maluco para resistir em 61 naquelas circunstâncias, e ainda ser capaz de dividir o Exército Brasileiro. A forma destemida e desmedida com que atuou em 63 e início de 64 também é prova da insanidade abençoada e bendita de Brizola, as palestras revolucionárias na Rádio Mayrink Veiga, os grupos de onze companheiros, o apoio que angariou dos suboficiais das Forças Armadas, os da Aeronáutica furaram os pneus do caças que pulverizariam o Palácio Piratini na crise da Legalidade. Brizola era um louco, mas um louco extraordinário.

  13. 1) Interessante que nas atuais listagens não tenho visto dois fortes nomes para a presidência em 2018.

    2) Penso que os institutos não os incluem: ambos senadores = José Regufe, Sem partido-DF (ex-PDT) e Álvaro Dias (PV-PR), ex-PSDB e outros…

    3) O primeiro é economista, o segundo professor de História. Uma dupla boa !

    4) em novembro de 2016, o instituto PR Pesquisas colocava Dias em primeiro lugar na corrida presidência…

    5) Aguardemos…

    • Caro leitor e comentarista Antonio Rocha,
      De fato, muito interessante a sua observação.
      Os senadores José Regufe do Distrito Federal e Álvaro Dias do Paraná podem ser fortes nomes para as eleições do ano que vem!

      • 1) Valeu prezado João Amaury Belem. Os dois nomes me parecem pessoas equilibradas.

        2) Voto neles. Eu sou professor de Literatura, vou apoiar meu colega professor de Historia, Dias; e o economista Regufe.

        3) Abraços !

  14. Caro amigo Bendl,

    Não escrevi meu comentário baseado em teus comentários, e sim, pelo que ouço e leio nas redes sociais e em artigos noutros blogs etc.

    Se o amigo entendeu desta forma,peço humildemente as minhas desculpas.

    Um abraço do nordestino que lhe tem muita estima e consideração.

    • César, meu irmão nordestino,

      Não me peças desculpas, por favor!

      Não há motivo para isso, pois se houve alguma falha esta foi minha em ter entendido errado, meu caro, foi meu o mal entendido, minha culpa!!!

      E a minha estima e consideração, admiração e reverência por ti são maiores que aquelas que nutres por mim, posso te afiançar o que estou escrevendo.

      Um grande abraço, forte e fraterno.
      Muita saúde e paz.

  15. Alverga,

    Brizola tinha motivos de sobre para criar o movimento que se chamou depois de, A Legalidade!

    Eu diria que Brizola foi muito mais corajoso que impetuoso, e mais:

    O gaúcho era governador do RS. Trazia consigo uma autoridade incontestável, e clamava apenas para que a Constituição fosse obedecida, mais nada!

    Há diferenças diametralmente opostas atualmente com Ciro Gomes, que se comporta, sim, às vezes como um insano – hoje declarou que Lula está sendo perseguido politicamente! -, e não um desbravador, um nacionalista, alguém que deseja muito antes de si o bem do povo e do Brasil!

    E Ciro tem o problema da infidelidade partidária, um globetrotter da política, um chupim, que é o pássaro que usa o ninho dos outros para colocar os seus ovos.

    Desconheço alguém que mais tenha saracoteado de partido que Ciro por quê?!

    Ora, nesse aspecto, Brizola dominava perfeitamente os seus sentidos, não era um louco, mas um visionário, alguém que enxergava muito depois que os políticos da sua época.

    Ciro é imediatista, raivoso, não raciocina, explode, não pensa, pois se trata de um parlapatão, um boquirroto, e depois corre atrás para se desmentir ou amenizar as suas declarações – lembra quando foi um bravateiro ao dizer que receberia Moro à bala!?

    O Brasil não quis Brizola, e se aceitar Ciro em seu lugar, definitivamente trocou um estadista por um aventureiro, um homem que quis dar educação e ensino às crianças por um elemento que jamais se preocupou com a escolaridade dos jovens e o bem-estar dos alunos, como por exemplo, a defesa do Ensino Integral.

    Por acaso tem este detalhe no programa que me pediste para eu ler, de Ciro e Mangabeira?!

    Mais um abraço.

  16. Mas, Ciro já se calou. E consentiu sobre as maracutaias do seu irmão Cig
    d Gomes, que foi prefeito de Sobral e governador do CE.
    CITO SÓ DOIS EXEMPLOS: ALUGUEL DE JATINHO, POR CONTA DO ESTADO DO CE, PARA PASSEAR PELA EUROPA, COM A SOGRA, MULHER E FILHOS (Sorry, saiu em CA, por distração). E contratou show, com cachê caríssimo, da Ivete Sangalo para inaugurar hospital que, pouco depois teve uma marquise desabada. Ciro é um fanfarrão, boquirroto. Foi da Arena, PDS e outros partidos direitóides, como o PROS.

  17. Os comentários do Bendl estão perfeitos.

    Aliás, desconfio muito da valentia de boquirrotos, pois, em março de 1964 escutei muitos nas rádios dizendo que iriam executar os “golpistas” no paredão, imitando as atitudes de Fidel Castro.

    No dia seguinte estavas todos pulando o muro da Embaixada do Uruguai para pedir asilo “político”…

  18. Prezado Prof. Dr. CARLOS FREDERICO ALVERGA,

    Situação Econômica resumida do Brasil:
    Governo consumindo +- 44% do PIB ( +-37% de Carga Tributária + 7% de Deficit Público).
    Endividamento Público de +- 75% do PIB com viés de forte alta, girada a Juros altos.
    Deficit no Balanço de Pagamentos Internacional da ordem de +- US$ 100 Bi/Ano, financiados por grande influxo de Capital Internacional, o que DESNACIONALIZA continuamente nossa Economia.

    Solução NÉO-LIBERAL ( “Consenso de Washington”), Econ. JIM O`NEILL, Basicamente:
    1- Disciplina Fiscal.
    2- Redução de Gastos Públicos.
    3- Reforma Tributária.
    4- Juros Básicos e Comerciais de Mercado.
    5- Câmbio de Mercado ( de Equilíbrio).
    6- Abertura Comercial.
    7- Eliminação de restrições de movimentação de
    Capitais.
    8- Privatização de Empresas Estatais.
    9- Flexibilização de Leis Trabalhistas.
    ………………….
    Nossa Opinião:

    Com exceção da Abertura Comercial (6) e das Restrições de movimentação de Capitais (7) e parcialmente a Privatização de Empresas Estatais ( 8), que devem ser só para Empresas com Matriz no Brasil, é um BOM PROGRAMA.

    Seu Link do artigo do Prof. MANGABEIRA UNGER e Econ. CIRO GOMES, Candidato a Presid. Rep. PDT, que propõe solução Anti-Néo-Liberal, enriquece muito o debate.

    Nossa Opinião:
    Tenho simpatia pela solução Anti-Néo-Liberal por ser NACIONALISTA-DESENVOLVIMENTISTA-AUTONOMISTA. Resumida em, como dizia o grande CARLOS LACERDA na Crítica da Política Econômica da Revolução de 64 representada pelo PAEG- Plano de Ação Econômico do Governo do Econ. ROBERTO CAMPOS, ( “Capital Bom é CAPITAL BRASILEIRO”).

    Proposta MANGABEIRA UNGER – CIRO GOMES,
    RESUMIDA:

    1- Reorganizar e refinanciar um Estado atuante e enriquecido ( sem Deficit e com pouca Dívida).
    2- O Estado deve aumentar o Welfare-State.
    3- Elevar a Poupança Nacional a 30% do PIB, hoje está em +-16% do PIB.
    4- Manter a estabilidade da Moeda sem Juros altos e Câmbio sobre-Valorizado.
    5- Fortalecer a Democracia com um Programa Anti-Dual, leia-se ( Econômico e Social).
    6- REFORMA POLÍTICA
    a- Diminuir a in fluência do Dinheiro na Política.
    b- Democratizar as Medias de Comunicação de Massa.
    c- Re-call de maus Candidatos.
    d- Mudar o Regime Presidencialista para que tenha mecanismos de resolução rápida de impasses programáticos.

    O problema é que o Programa não diz como fazer isso, num País altamente Deficitário e muito Endividado. Portanto está INCOMPLETO.

    PS- Do ponto de vista de COMUNICAÇÃO, está o Candidato CIRO GOMES – PDT, em má companhia com o Prof. MANGABEIRA UNGER, pois que esse escreve com muito pouca COMPREENSIBILIDADE.
    Ele gosta de complicar quando deveria simplificar. Abração.

  19. Aliás, esse PDT, com esse Lupi na presidência biônica tb não é nada confiável, valendo lembrar que, ao que consta, até o Paulinho da Farsa Sindical ainda detém uma fatia do PDT em SP, além de ser dono do tal “Solidariedade”. Enfim, contudo, entre os carreiristas do velho continuísmo da mesmice do velho $istema político podre, Ciro afeiçoa-se uma das raríssimas exceções, por ora, corajoso, marrento, valente, preparado…, mas o problema é o rabo preso com o $istema político podre, que urge detonarmos. A sua coragem, experiência, economês e gogó são limitados, não vão além das cercanias do $istema político podre. Falta-lhe coragem e independência para propor a ruptura com o $istema político podre, sem a qual não existe mais esperança nenhuma.

    • Ademais, falando francamente, urge resolvermos tb essa velha supremacia do norte e nordeste no congresso nacional, que restou bastante acentuada por ocasião da famigerada ditadura militar, que continuou do mesmo jeito, fisiológico, com os pós-militares.

      • Carlos Lupi não está na Presidência biônica do PDT, é votado a cada dois anos da mesma forma como Leonel Brizola se afirmava internamente mesmo que alguém pudesse imaginar isto dispensável. Nunca foi, mantemos nossas estruturas eleitas em Convenções.

        Paulinho da Força foi filiado por Leonel Brizola, após consentir que fosse vice na chapa de Ciro Gomes em 2002 pela aliança PPS-PTB-PDT. Não é verdade que mantém ingerência sobre a legenda em São Paulo, saiu excluído em decorrência de suas ações pouco convencionais no processo de escolha do líder da Bancada no fim de 2012 e da renovação do Diretório Nacional no início de 2013.

        A desfiliação ocorrem no prazo legal para constituir nova legenda, após ainda se certificar de que o PDT marcharia em apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff e não se inclinava nem em hipótese no endosso ao Movimento ‘Volta Lula’, que ele apoiava assim como alguns ministros (abertamente) e dezenas de deputados.

        • Paulinho da farsa sindical ainda mantém seus filiados e líderes sindicais ligados no PDT. E Lupi continua sim presidente perpétuo do PDT, como se fosse dono do partido, e as votações convencionais que vc se refere são apenas para inglês ver. Mas isso tb não é o problema, todos os demais partidos estão em situação idêntica seus presidentes são seus proprietários de fato, e impõe quem lhe$ convém como candidatos. E é ai que reside a falência do $istema político podre. Ou vai negar que o $istema está podre ? Não obstante tudo isso, acreditamos que Ciro tem sim os seus méritos, e que entre os carreiristas do $istema falido que tb rondam a presidência tem sim mais méritos que os demais concorrentes do velho continuísmo da mesmice, inclusive dos novos-velhos, tipo Dória, Huck e Cia. O diabo é que, exceto os interessados diretos, ninguém mais, em sã consciência, está querendo votar no velho continuísmo da mesmice do $istema político podre, principalmente depois da Lava Jato.

          • Mise en scène é uma coisa, a realidade é outra coisa. Alternância no poder é o afrodisíaco da democracia. Em partido que não alterna sua presidência não existe democracia interna, e falta autoridade para arvorar-se em expressão da democracia, erga omnes, principalmente em nosso país (aliás, país delle$, somos apenas súditos dos me$mo$), onde o que vigora na prática é a plutocracia com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia. Aliás, presidentes perpétuos virou praxe neste país, olhem para sindicatos, clubes, associações, ONGs, e vejam com os próprios olhos, salvo exceções.

  20. Fico triste ao ler comentários injustos_pra dizer o mínimo_ sobre o Ciro Gomes. Disparado, o mais preparado candidato para 2018. Até a direita mais empedernida honra-lhe a capacidade intelectual. Assim, acho estranhíssimo que seja ele_ apenas ele!_ o crucificado com os pregos mais pontiagudos. E, é bom não esquecermos quantos, aqui, nessa Tribuna da Internet , foram pródigos em apoiar, em 2014, um candidato que, agora, está todo enrolado com os rigores da lei. Se se admitir um erro de avaliação, em 2014, não se pode considerar, também, o mesmo curso do rio, nessas críticas? Até porque, vejamos:

    1) Se o problema reside na condição de ” político” do candidato, e sua eventual ” contaminação pelo ambiente”, porque ele, contaminado pelos quase quarenta anos de vida pública, não roubou até não mais poder, como os outros?

    2) Ainda na ” contaminação pelo ambiente”, porque o senhor Ciro Gomes rejeitou as três aposentadorias a que tem direito, pela lei?

    3) Se o ideal é um candidato ” de fora do ambiente”, um ex-presidente_ sempre atento e espertíssimo_ declarou, ontem, que ” o novo são Dória e Hulk” ( o apresentador de tv). ( Julguem por vocês mesmos)

    4) Os críticos mais ferrenhos de Ciro Gomes, em geral, costumam homenagear Brizola e Itamar Franco. Mas esquecem_ curiosamente_ que Ciro Gomes foi amplamente respeitado por ambos. Isso sem contar, é claro, que as digitais de Ciro Gomes dominam, amplamente, todas as matrizes do Plano Real.

    5) Se Ciro Gomes é um candidato ” contaminado pelo ambiente”, e é um ” enganador”, porque simplesmente não continuou onde, antes, sempre foi cortejado, ou seja, na direita? Já teria se sagrado presidente, sem dúvida. Eis aqui uma questão tão grave que, francamente, os críticos ( refiro-me aos sérios) do ex-governador não deveriam se furtar a excogitar.

    6) ” Destempero”: aos que dizem honrar Leonel Brizola, indago: Ciro cometeu algum destempero que se compare a distribuir armas para a população, como o gaúcho o fez, em 1961?

    7) É possível alguém ser inteligentíssimo, ser cria do meio político e, ao mesmo tempo, ingênuo o suficiente para ficar amputando as próprias chances? Até porque, o que Ciro Gomes disse que feriu quem quer que seja, senão a si próprio?

    8) Quanto à perseguição política ao Lula: não gostar do petista, tudo bem, normal e compreensível. Mas como negar que, na ambiência política_ principalmente no clima pré-eleitoral_ tantas forças possam se juntar para, além do amplamente justo, adicionar temperos injustos e ilegais? Se determinada visão discorda disso_ e essa visão pode estar errada, não pode?_ tem-se o direito de desancar Ciro Gomes apenas porque ele enxerga por outras cores e outros ângulos?

    9) Segundo as tais pesquisas, não há motivo para se preocupar com Ciro Gomes, não é verdade? No entanto, é ele, apenas ele, tão-somente ele, que preocupa os opositores, que provoca uma chuva incessante do mais abrutalhado granizo, da mais estranha incompreensão. Ah, como as forças reacionárias vibram com isso! Como preferem, mil vezes, o ex-presidente, na arena eleitoral, do que o preparadíssimo e contundente ex ministro da Fazenda!

    10 ) Pois encerro assim: todos vocês, sinceros de coração, que açoitam Ciro Gomes, estão lutando errado, contra a pessoa errada, e por motivos errados! Ciro Gomes não é o inimigo, longe disso! Talvez ele seja, para desgosto das mais multiformes vaidades e dos mais inconfessáveis interesses, a cura na sua mais pura essência.

    Saudações,
    Carlos Cazé.

  21. Caríssimo Cazé, meu amigo,

    Bela defesa fazes do teu candidato preferido às eleições ano que vem, Ciro Gomes.

    Lendo o teu texto com 10 itens, em alguns eu me vi no meio, então em tua homenagem e respeito decidi responder sobre alguns desses teus questionamentos, observações, críticas e alertas:

    1 – Não há mérito algum se Ciro não foi acusado de corrupção até agora, pois é sua obrigação ser honesto, ainda mais um homem público, como se diz. Agora não podes negar – e porque confirmas que Ciro não roubou! – que o meio de onde é originário não se pode esperar nada diferente de corrupção e desonestidade;

    2 – Se “rejeitou” três aposentadorias não vejo por que elogiá-lo, haja vista ter agido ética e moralmente. Mais uma vez é sua obrigação ser decente e correto;

    3 – Dória não é novo, pois prefeito de São Paulo, um político já contaminado. Hulk um aventureiro, sem eira e nem beira junto ao povo;

    4 – Rendo minhas homenagens a Brizola porque não roubou e … construiu, fez muita coisa para o povo e Brasil! Itamar Franco teve dois anos ou menos na presidência, pouco tempo para sucumbir as tentações que, se existiram, foram poucas. Quanto a ser contrário a Ciro, ele é contra o povo e país, diante da sua infidelidade partidária crônica e oportunista. Suas impressões digitais não constam no Registro do Plano Real no seu início, da sua elaboração, mas depois, quando já implantado. Os artífices que faziam parte da equipe do Ministro da Fazenda de FHC os economistas Pérsio Arida, Armínio Fraga, Gustavo Franco, Edmar Bacha Pedro Malan e Rúbens Ricúpero, os autores do Plano Real;

    5 – Justamente por esta oscilação de Ciro, hoje esquerda, amanhã direita, depois centro, mais adiante comunista, pensando melhor socialista, porém corrigindo, capitalista, que Ciro jamais será eleito presidente. Vai que acorda um dia pensando que é venezuelano, uruguaio, chinês, alemão … ?!

    6 – Meu caro Cazé, meu amigo. Trata-se de uma mentira torpe que Brizola tenha distribuído armas à população, uma ignomínia, definitivamente. Mas, vamos supor que tenha sido esta degradação contra o gaúcho, verdade. Ora, o governador do RS queria o cumprimento da Constituição que estava sendo rasgada por Brasília, onde Jango, vice de Jânio, que renunciara, deveria sucedê-lo! Se isto fosse verdade, eu aplaudiria o gesto e felicitaria os meus conterrâneos porque solidários ao apelo da Legalidade e corajosos para mais uma vez enfrentarem as tropas federais!

    7 – Bom, o Brasil não quer um paranoico na presidência da República, um kamikase, um doidão. Basta esta experiência maluca com Collor de Mello que, aliás, Ciro e o ex-presidente se parecem no temperamento. Por que cargas d’água Ciro no lugar de ver TV sairia se ferindo desnecessariamente? Que procure um psiquiatra, pô;

    8 – Ciro não vê o cenário politico com outras cores e ângulos porque não existem, Cazé! Ciro vira o quadro para cima e para baixo, de um lado e para outro, mas a paisagem já está definida, pintada previamente! Ciro faz parte deste jogo político rançoso, fraudulento, corrupto, e ele não tem como mudá-lo, entende, por favor. Se eleito fará acordos e alianças com ladrões, corruptos e desonestos, então aonde as nossas chances com Ciro para sair dessa podridão que nos encontramos?!

    9 – Cazé, tu és um dos comentaristas mais inteligentes que temos, por favor, nada de sofismas! Quem atribui para si a atenção negativa da imprensa e de milhões de brasileiros é o próprio Ciro! Certamente não preciso colocar os link das declarações últimas deste candidato, agressivas, ofensivas, desnecessárias. Se tem alguém reacionário chama-se Ciro Gomes, pois eu bem que gostaria que me apontasses onde está escondido o reacionarismo do povo, quem dera!!

    10- Pois encerro assim:
    Todos os que criticam – açoitar não, é do tempo obscuro da Humanidade, de uma era que devemos esquecer! – Ciro Gomes estão certos e por motivos procedentes. Possivelmente ele seja uma espécie de cura para mentes obtusas, e de sintomas ainda não diagnosticados mas, certamente, graves! O teor do discurso de Ciro é o mesmo que a personalidade de Lula, o ladrão, possui, megalomaníaco, dono da verdade, onipotência. Se não for eleito, atenderá ao gosto de uma população que quer um presidente imune à corrupção, impermeável à desonestidade, refratário aos roubos contra o erário e que repudie exploração do povo! Ah, Cazé, li parte do plano de Ciro e do tresloucado do Mangabeira! Eles querem que os impostos do trabalhador atinjam 40% do PIB!!!
    Em outras palavras:
    Se com 37/38% do PIB trabalhamos seis meses como escravos para este governo ladrão, para Ciro teremos de nos esfalfar em oito/nove meses sob sangue, suor e lágrimas para sustentar a mesma corja de antes!!!

    Saudações.
    Chico Bendl

  22. Amigos Tribunários
    Hoje o tempo foi muito pequeno para cumprir com meus deveres. Picotei aqui e ali, mas não consegui agradecer e nem responder tantas manifestações.
    Confesso que o chefe Newton, volta e meia, apronta e torna em textos nossos comentários.
    Começo a penar que tentarei escrever pouco e ler muito!
    Se Deus quiser e deixar, amanhã respondo aos amigos.
    A troca de ideais e de visões nos ajuda a entender melhor os dias que estamos vivendo.
    Por enquanto, obrigado pela leitura e comentários.
    Um fraterno abraço.
    Fallavena

  23. Bendl, Bendl!

    O próprio Ciro afirma isso: ” ser honesto nada mais é que minha obrigação”. Ora, como você mesmo, meu amigo, diz que o meio político é torpe, provado fica que NÃO houve qualquer contaminação_ou seja, trata-se de um homem de caráter.
    Contudo, se lhe reconhecemos como tal, onde justificar a crítica que lhe diriges_” infidelidade partidária”_como sendo ” oportunista”? Homem de caráter, mas oportunista? Não reside, aqui, uma contradição? Além disso, e se considerarmos essa ” infidelidade” como parte NECESSÁRIA de um homem _e político_ de caráter? Afinal, se entro para um partido qualquer, e descubro suas práticas deletérias, estarei demonstrando caráter mantendo-me inarredável? A inarredabilidade partidária é sinonímia de ” respeito ao povo e ao país”? Então, viva José Sarney e congêneres, não é verdade? O que, então, deve ser visto como mais salutar: a motilidade partidária de Ciro, por não comungar com práticas deletérias , ou a inércia proselitista de um Simon ou de um Requião_ este, aliás, que, ultimamente, tem se assentado com figuras que todos conhecemos e que me envergonho, aqui, de citar?
    Bendl, Bendl! É esta ” oscilação de Ciro”, cuja raiz está no caráter_ no bom caráter_, que te faz afirmar, então, ” que ele jamais será eleito presidente”. É possível, é possível. Os que o antecederam, sem dúvidas, foram de uma fidelidade partidária canina! Bem ao gosto da tradição, não é mesmo? E, aonde isso nos levou, senão aqui, nesse vale de lágrimas? Se ele não for eleito por isso, apenas por isso, desde já, inegavelmente, pode ele comemorar tão doce derrota e seus críticos, miseravelmente, tão amarga vitória!
    Prosseguindo, meu amigo Bendl, gostaria de pedir-lhe um favor: no desempenho de suas mais variadas e complexas funções públicas, poderia você me apontar quando e onde Ciro provou-se ” paranoico, Kamikase e doidão”? Foi como ministro da Fazenda, ajudando a elaborar o Plano Real? Foi como governador do Ceará, onde, aliás, jamais perdeu uma eleição? Ou teria sido ao realizar, finalmente, a obra de transposição do Rio São Francisco? Agradeço-lhe desde já, amigo Bendl.
    Quanto a não ver por outros ângulos, prezado Bendl, vou atribuir isso a uma, talvez, desatenta análise das palavras do Ciro Gomes. Sim, porque enquanto todos_ ou melhor, a maioria_ saudava a chegada ” desse homem de sorte, Michel Temer”, à presidência, ele, corajosamente, descrevia, ponto por ponto, o que o futuro nos preparava. Um ano depois, prestando atenção ao que ele dizia ” por outro ângulo”, como contestar? Tanto na análise social, quanto na política e econômica…BINGO! NA MOSCA! Ou seja: a sua descrença, Bendl, em todo o meio político, ele já antevira, devido a ” tragédia sem precedentes” que foi essa turma chegar ao poder. Então, quando lemos e falamos que ” está tudo dominado”, essa dominação_ claro está_ refere-se de um ano pra cá, não é verdade? Porque, se antes do Temer estivesse tudo dominado, certamente dona Dilma não teria caído_não teria mesmo.
    Por fim, meu amigo, sua descrença é a minha, também. Há muito, como você sabe, não voto. Mas isso não me impede de fazer análises frias e impessoais. Neste momento, julgo ser Ciro Gomes o mais preparado, nenhuma dúvida. O que, evidentemente, não significa_como tenho escrito_ que irá vencer. Vai uma longa distância, claro. Inclusive, quando tantos descriam de Bolsonaro, eu registrava que ele seria um candidato fortíssimo. Agora, como se avolumam no horizonte nuvens pesadíssimas pró-Dória, e como um povo desesperado por novidades_ ainda que essa nem seja nova_ está atrás de uma “SENSAÇÃO”, não duvido que já estejamos vendo, paulatinamente, o novo presidente do Brasil. Triste Brasil, triste Brasil, cujos filhos recebem a pedradas um homem sem mácula, e abrem os braços para aqueles sobre os quais repousa a mais estranha incógnita.

    Saudações,
    Carlos Cazé.

    PS: Quanto ao Brizola, depois eu respondo, meu amigo. Pelo adiantado da hora, já estou trocando letrinhas…

  24. MEU AMIGO Cazé,

    Não te preocupes mais em debater comigo Ciro Gomes.

    NÃO QUERO perder um amigo por causa de políticos, sejam eles de que matizes forem.

    Percebo que estamos entrando em um lodaçal, e que vai sair enlameado não é o Ciro, que já se encontra nesta situação, mas a nossa amizade e, desnecessariamente.

    Assim, respeito a tua decisão e a tua escolha em Ciro Gomes, ponto final.

    E nem vou mais comentar a respeito da minha insatisfação com esta candidatura, em homenagem à tua pessoa, que prezo e admiro muito.

    Quero manter a nossa troca de e-mails, nossos pensamentos e opiniões sobre assuntos variados, mas este, por favor, dou por encerrado porque tu não vais aceitar as minhas alegações e eu também vou rejeitar as tuas, então por que alimentarmos uma discussão estéril e desgastante não é mesmo?!

    A nossa amizade é infinitamente mais importante que Ciro ou qualquer outro candidato não valendo a pena o nosso desgaste com tão pouco.

    Olha, se Ciro ir para o segundo turno vou te apoiar, prometo, porém macular uma relação educada e respeitosa que temos e ocasionada por este espaço democrático seria uma insensatez, exatamente do que acusamos os políticos e parlamentares!

    Não tenho nada contra ti pela tua preferência, afirmo publicamente, Cazé, pois o meu esforço é manter esse diálogo contigo, que é salutar e crucial nesse momento onde o Brasil se divide e, a meu ver, devemos estar lado a lado, menos frente à frente.

    Um forte e fraterno abraço, meu caro.
    Saúde e paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *