Ciro Gomes prefere Simone Tebet como vice porque ela não é “viúva do bolsonarismo”

Ciro faz aceno a Tebet como vice, mas senadora não abre mão de encabeçar  chapa à Presidência | Jovem Pan

Ciro e Simone têm trocado elogios e só falta se encontrarem

Natália Santos
Estadão

O pré-candidato do PDT ao Planalto, Ciro Gomes, acenou com a possibilidade de ter a senadora Simone Tebet (MS), pré-candidata do MDB, como vice em sua chapa na disputa de 2022. Para o ex-ministro, a senadora é uma pessoa “diferente” e está sendo “traída pelo próprio partido”.

 “Eu tenho uma pessoa dessas aí (da terceira via) que eu respeito muito. Ela é diferente. Ela não é uma viúva do bolsonarismo igual ao (João) Doria. Ela é uma pessoa que acho que vai ter um papel importante, que é a Simone Tebet”, disse Ciro em entrevista à Rádio Bandeirantes, ao ser questionado sobre qual pré-candidato da terceira via ele aceitaria ter na chapa.

TRAÍDA PELO MDB – “Simone Tebet está sendo traída pelo próprio partido porque o Lula está corrompendo. Já está acertado com Eunício Oliveira e o Renan Calheiros, os mesmos do esquema do escândalo do Petrolão”, emendou o pedetista, numa referência às articulações do senador Renan Calheiros (AL) e do ex-senador Eunício Oliveira, do MDB, em torno da pré-candidatura do ex-presidente Lula (PT).

Nesta quarta-feira, 11, os presidentes dos partidos da terceira via – PSDB, MDB e Cidadania – deram demonstração de sobrevida ao projeto de candidato único, ao informarem que o nome de consenso será definido a partir da análise conjunta de pesquisas quantitativas e qualitativas encomendadas pelas legendas.

Hoje são considerados pré-candidatos do grupo ao Planalto apenas Simone Tebet e o ex-governador paulista João Doria (PSDB).

ATÉ O FIM – Ciro voltou a afirmar que se manterá na disputa até o fim. “O sistema me quer ver expelido. Ele não quer nem que eu tenha direito de falar. Exigem todo dia que eu tire a minha candidatura”, disse. Nesta quarta-feira, em rede social, o ex-ministro argumentou que, sem sua candidatura, a polarização aumentaria no momento em que Lula “estagnou” e Bolsonaro se sustenta nas pesquisas de intenção de votos para a Presidência.

Ao Estadão, o presidente da sigla, Carlos Lupi, disse que o PDT mantém diálogo com os outros partidos para possíveis alianças como a União Brasil e PSD. “Nossa aspiração é sempre ter alianças. Se tiver alianças, melhor. Se não tiver, vamos sozinhos, também vamos.”

Sobre a relação Ciro-Tebet, o presidente do PDT afirmou que os dois pré-candidatos ainda não sentaram para conversar e que não tem previsão para isso acontecer.

APOIO UNÂNIME – Lupi negou ainda que exista um pressão dentro para que Ciro desista da pré-candidatura após movimentos do ex-presidente Lula para tirar o ex-ministro da disputa. “Não existe pressão nenhuma interna de desistência. Nós já tivemos dois encontros nacionais em que a pré-candidatura de Ciro foi homologada por unanimidade”, disse.

Para Ciro, tanto Lula quanto Bolsonaro vivem em uma estrutura de mutualismo, já que os dois políticos se “protegem” e se beneficiam da polarização. “O sistemão ganhou o Lula, então Lula e Bolsonaro estão protegendo um ao outro porque os dois garantem o mesmo tipo de modelo econômico e a mesma governança politica”, afirmou.

De acordo com o pré-candidato do PDT, a inflação, que volta a ameaçar o país, é produzida pelo governo. “Ele determina o preço dos combustíveis, do gás de cozinha, o diesel do frete que está na carne”, disse. O ex-ministro destacou que o mesmo mecanismo acontece com o aumento de energia elétrica, que também impacta no valor dos alimentos.

NOVA POLÍTICA – Nesse cenário, Ciro defendeu uma política de abastecimento e preço para lidar com o aumento de produtos essenciais que são produzidos no País, como café e açúcar. “Nós fazíamos isso exemplarmente o passado. Fernando Henrique Cardoso, Lula e Bolsonaro destruíram a estrutura de abastecimento e preço do Brasil por prostração ideológica”, afirmou.

A ideia do pré-candidato é que o governo seja capaz de oferecer produtos a um preço acessível para a população em momentos instáveis politicamente, como em episódios de guerras internacionais, por exemplo.

Durante a entrevista, o pré-candidato evocou expressões religiosas para explicar suas ideias. Em uma delas, usou uma frase bíblica presente no livro de Mateus que diz que “ninguém serve a dois senhores” para exemplificar a política de preços da Petrobras.

PEDINDO A DEUS – Em outro momento, afirmou que tem rezado pela disputa. “Estou pedindo a Deus todo dia que ilumine as minhas palavras e que não seja pra mim, que seja pra outro, mas vamos desarmar essa bomba.”

O discurso religioso tem sido bastante utilizado entre os pré-candidatos como uma medida de atrair eleitores antes aliados de Bolsonaro. Em abril, Ciro participou de um ato, em Brasília, no qual o PDT lançou o Movimento Cristãos Trabalhistas, com o objetivo de aproximar o partido das igrejas evangélicas e católicas.

A mesma movimentação tem sido vista na pré-campanha de Lula, cujo responsável por essa aproximação com líderes religiosos é o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), pré-candidato a vice.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Apesar das críticas massacrantes que a imprensa faz diariamente à terceira via, a candidatura alternativa à polarização está se fortalecendo, pouco a pouco. Os antigos eleitores de Sérgio Moro começam a entender que a alternativa mais realista é a candidatura de Ciro Gomes. Uma chapa dele com a senadora Simone Tebet parece bastante competitiva. Os dois têm trocado elogios e não tardam a se reunir para acertar o acordo. É só uma questão de tempo, podem apostar. (C.N.)

28 thoughts on “Ciro Gomes prefere Simone Tebet como vice porque ela não é “viúva do bolsonarismo”

  1. – “Simone Tebet está sendo traída pelo próprio partido porque o Lula está corrompendo. Já está acertado com Eunício Oliveira e o Renan Calheiros, os mesmos do esquema do escândalo do Petrolão”

    • Grande Espectro
      Fico imaginando os debates que poderiam ter! Já pensou Lula, Bolsonaro e Ciro!
      Estou duvidando que Bolsonaro vá aos debates. Lula, toma uma canas e vai!

      Mas o que mais espero são as propostas, as bandeiras que Lula e Bolsonaro tentarão vender e aquelas que eles terão de fugir! Fugirão: da corrupção; das obras mal feitas; das amizades do centrão; das promessas não cumpridas; das rachadinhas, petrolão, acordo com ministros e senadores; distribuição de dinheiro secreto; vacina e mortes covid. Puxa, são dezenas para os dois serem torpedeados!
      Será uma série de terror na “amazon” – lembrando o que fazem na Amazônia).

      Vamos reservar os canais e preparar a pipoca!

      Abraços
      Fallavena

      • Fallavena,

        Se eles forem, vão ter que sentar na “pipoca”.
        Kkkkkkkkkkkkkkk

        Esses dois lixos nem vão aparecer.
        Nem o pudim de cana vai, porque na primeira pergunta inconveniente, vai se mijar todo! rsrs

        Aliás, tem foto dele todo mijadoe bêbado.

        É só procurar no Google.

        Que loucura, Fallavena, acho que estamos vendo uma luz no final do túnel.

        Vou de Simone, o sardinha vem a reboque. rsrs
        Vamos trocar de louco.
        Fazer o que?

        Abração,
        José Luis.

  2. Tendo em conta a desastrada administração de um rude e agressivo presidente, acho que melhor seria ter a Tebet como candidata á presidência.
    Ciro é muito agressivo verbalmente; Tebet é impositiva e moderada.
    Já não dá mais para aguentar fanfarronada.

    • Prezado Rue
      Todos os ex-vice-presidentes foram melhores do que os presidentes!
      Tenho dito que, para votar em Ciro, precisamos de um/uma vice especial – ele pode endoidecer e agente está garantido.
      Já Lula e Mito, governam seus vices!
      Fallavena

  3. Quem tem fome vota Lula.
    Quem vive as custas dos mesmos perdem tempo em aceitar a derrota.
    A FOME é um motor poderoso, percam o seu tempo discutindo o sexo dos anjos ou quantos cabem em uma cabeça de alfinete.
    Ou ofereçam brioches.
    Lula e o PT, cumprindo a Jornada do Herói….ganham.
    Arquétipo.
    Resta aos que odeiam o povão,a oposição, que faz muito bem a democracia.

  4. É a notícia da semana: chapa Ciro & Simone (parece dupla caipira, sertaneja) saindo, muito que iriam com o Mito pularão a cercas!
    Tenho vários amigos que esperam a Simone entrar na chapa. Queriam que fosse com Moro, mas ela serve!
    Agora a ruma da “cova rasa”, principalmente os “os olhinhos da mamãe – pessoal que ama o Mito e não encontram seus defeitos”, vão começar a gadalhar!” Defeitos dos outros, eles enxergam. O mesmo ocorrerá com os petralhas!
    Simone vai para cima dos diretorias municipais e estaduais do PM|DB.
    O Ciro vai derrubar os dois barracos: o do bebum e do estelionatário eleitoral.
    A coisa está começando!

    Fallavena

    • O senhor poderia explicar a posição da mesma no amor que ela possuí pelas empresas poderosíssimas que produzem agrotóxicos?
      Aqueles que matam nossos filhos e netos?
      Se é que os possuí e/ou importa-se com eles.
      Sabe, amor por eles?
      Que pelo povo brasileiro, bolsonarosta que é, sabemos quê caga.
      Deveriam ser proibidos bozonarostas de dois turnos participarem de eleições, são inimputáveis. Terapia, Haloperidol e choques elétricos serviriam.
      Vivem as custas dos que trabalham, empregam e produzem.
      Ainda querem nossos filhos e netos mortos de câncer.
      Para vcs, nós trabalhadores que os sustentam somos lixos.

  5. Até o Janones (aliás, alguém conhece algum eleitor dele? Como ele consegue 2% nas pesquisas?) é melhor que os dois. Qualquer dos outros candidatos é melhor que os 2.

  6. É óbvio que, entre um homem e uma mulher, um notório espancador de mulheres como o CangaCiro acha mais fácil bater numa mulher.
    Como disse o ex-ministro Moro, isso aí é um verdadeiro saco de gatos.

  7. Boa noite! Posso ter ressalvas ou não ver Ciro como o meu candidato “ideal” porém é transparente sua superioridade intelectual e moral perante os outros dois que nesse momento da pré campanha polarizam. Nem LULARÁPIO tão pouco BOZO PAI tinha qualquer experiência administrativa seja no setor público seja no setor privado. “Primeiro administre bem São Bernardo e depois postule o governo do Estado mostrando o serviço prestado na prefeitura eu já dizia sobre Lula lá atrás.” Nenhum dos dois acima ocuparam cargos no executivo antes do cargo máximo da nação. Nesse aspecto Ciro Gomes esbanja experiência. Para citar um ponto negativo apenas dele ja que hoje ele é nossa unica esperança de não acabarmos de vez como nação , ainda me lembro dele no PDS jovem com muito pouca idade e peso ao lado de figuras como Alibabaluf e Abiakel.

  8. Ainda ninguém se voltou a conquista dos expressivos eleitores brancos e nulos.

    Querem um tomar os eleitores do outro como se especialmente dos eleitores de Lula e Bolsonaro houvesse interesse de votar em outro…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.