Com a mensagem anticorrupção, Joaquim Barbosa pode entusiasmar o eleitorado

Resultado de imagem para joaquim barbosa ]CHARGES

Charge do Clayton (O Povo/CE)

Pedro do Coutto

As edições de ontem de O Globo online e de O Estado de São Paulo destacaram nesta sexta-feira que, finalmente, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa vai se inscrever no Partido Socialista Brasileiro, habilitando-se assim como pré-candidato às eleições presidenciais de outubro.

No Estado de São Paulo, a reportagem é de Pedro Venceslau, informando que Joaquim Barbosa e o presidente do partido, Carlos Siqueira, encontraram-se essa semana em Brasília e acertaram a inscrição. O encontro foi durante um café da manhã numa padaria da capital frequentada por Joaquim Barbosa. O país recebeu a notícia com a sensação de ter surgido uma opção firme para as urnas de 7 e 28 de outubro. Esta é minha impressão.

SERÁ BEM VOTADO – O lançamento de Barbosa preenche o vazio que as candidaturas vinham apresentando, exceto quanto ao ex-presidente Lula e ao deputado Jair Bolsonaro. Mas petista Lula, ao que tudo indica, será inelegível, portanto excluído do panorama que culmina com o voto popular.

Jair Bolsonaro, que ocupa o segundo lugar nas pesquisas do Ibope e Datafolha, é representativo da extrema direita e portanto ocupa um espaço ideológico limitado. Não se pode negar, entretanto, não seja ele um candidato representativo de correntes de opinião que lhe dão destaque.

Mas Michel Temer, Geraldo Alckmin, Alvaro Dias, entre outros, não entusiasmam de forma significativa as eleitoras e eleitores. Tem pouca repercussão. Michel Temer, com uma desaprovação superior a 90%, incluindo quem o acha “regular”, não pode causar entusiasmo positivo na disposição da opinião pública. Mas Joaquim Barbosa pode, sim.

ANTICORRUPÇÃO – Sua imagem é essencialmente de anticorrupção, como comprovou quando de sua presença no Supremo Tribunal Federal nos julgamentos dos crimes do Mensalão. Na minha opinião, o combate a corrupção é o principal fator capaz de mobilizar a sociedade para que compareça às urnas e vote nas eleições de outubro.

Agora essa é a essência da candidatura de Joaquim Barbosa, porém seu crescimento na campanha dependerá dele próprio e de suas aparições nos horários da televisão e nos contatos com os jornalistas de modo geral. Sua imagem é bastante positiva, o resto de seu desempenho dependerá de si próprio.

OUTROS TEMAS – Depois do combate a corrupção, os temas principais se referem ao desemprego, à saúde pública e à segurança pública. No Rio de Janeiro a insegurança precisa finalmente ser enfrentada de maneira intensa, mas dentro das leis que regem o regime democrático. É preciso colocar-se a ordem contra a desordem. Citei o Rio de Janeiro, mas a segurança e a saúde são temas nacionais, que se destacam ao lado da corrupção sistemática.

A sociedade brasileira está buscando encontrar sua representatividade no governo. E, claro, não será no governo Michel Temer, cuja situação agravou-se ainda mais com as ações da Polícia Federal nas prisões de José Yunes e João Batista de Lima.

Ao invés de acrescentar votos, isso sim, Michel Temer os retira daqueles que vier apoiar, caso típico do ministro Henrique Meirelles. Com a entrada de Joaquim Barbosa no palco, altera-se sensivelmente o quadro político eleitoral.

19 thoughts on “Com a mensagem anticorrupção, Joaquim Barbosa pode entusiasmar o eleitorado

  1. Será que existe a possibilidade do Cristovam Buarque (PPS) ser o vice do JB???
    Seria uma chapa de peso, pois um teria a proposta de combate a corrupção e o outro com a proposta de melhorar o sistema de ensino em nosso país. Sem contar que ambos são figuras de extrema lisura.
    Eu até votaria no JB se o Cristovam viesse como seu vice.
    Um outro excelente nome para vice do JB, seria o também senador Randolfe Rodrigues. Ele é um político de extremo caráter (substituiu muito bem o Pedro Simon).
    Enfim, a chapa com JB + Cristovam ou Randolfe, seria uma esperança de melhora.
    Pelo menos o país sairia da UTI e iria para a enfermaria ou quem sabe o ambulatório (claro que em 10 anos, pois ninguém faria milagre do jeito que está). Lembrem-se que iniciamos essa fase horrível, no começo de 2011 primeiro mandato da presidenta e sua proposta de estocar vento (imagine a chacota que foi esse discurso na ONU)…kkkkk.

  2. A PGR Raquel Dodge não tem outra opção senão fazer a 3ª denúncia contra Temer no caso Rodrimar da MP do Porto de Santos.

    Caso contrário ela estaria cometendo o crime da prevaricação !!!

  3. Falando em Dilma, virá candidata ao senado. Se ganhar, pode não fazer nada, mas será divertido assistir seus discursos de improviso (na tribuna).
    Vai acabar com meu estoque de pipocas.
    Ela (disparada) supera Costinha e Ari Toledo juntos.
    Um discurso dela sobre a chuva lá em São Paulo, fez eu e minha mulher discutir, pois eu estava tomando um chá, e ela começou com aquele discurso sem pé e nem cabeça e eu sacrifiquei a coitada da minha mulher, achando que ela havia colocado rivotril no meu chá, pois eu acreditei estar maluco por um momento. Depois de lavar bastante o rosto e acordar para a realidade, fui ver que o discurso era real.
    A Globo bem que poderia passar os vídeos dos discursos dela no lugar do Zorra Total, pois com certeza é muito mais engraçado.

    • Pagar essa besta com nossos suados impostos, não concordo ,meu caro, mas dar um programa humoristico do tipo Ofélia cala a boca, na globo
      , para ela seria ótimo .. hehehe

  4. Todos, fazendo de tudo, pra impedir a vitória de Bolsonaro. Qualquer porcaria serve…
    Quando um bando de criminosos e mal-intencionados peleja pela derrota de alguém, podem acreditar, esse é o sujeito adequado.

    sanconiaton

  5. Colocaram mais um teste para ver se emplaca. Um arregão! Mais um da casta que se locupleta com os penduricalhos!
    Se fosse só isso….
    Mas na hora de pegar no manche e estreifar, ele arregou…

  6. Candidato anticorrupção? Quer dizer que a esquerda acha que a população só esta revoltada contra a corrupção? E como barbosa vai explicar que livrou lula do mensalão e votou no pt/dilma nos anos seguintes, mesmo sabendo tudo que o partido fez? Sem falar que ele é só mais um socialista que vai se apresentar como grande virtude sua raça. Ele não vai ter os votos da esquerda, por razões obvias, e não terá os votos daqueles que não querem socialistas, nem pessoas ligadas ao petismo e todo esse discurso de vitimismo e direitos dos manos.

  7. Como candidato do PSB, e pelo seu histórico petista, não vai ter votos de quem está de saco cheio da esquerda. E isso é um montão de gente independente do candidato que irão escolher.
    Portanto tirará principalmente votos do Tiro Gomes, da Marina e da arraia miúda dos outros candidatos de esquerda.
    Pode ser que a sua entrada na disputa auxilie a acontecer o que tem ocorrido em vários países da Europa; segundo turno com um candidato de centro-direita versus um de direita.

  8. Joaquim Barbosa é uma pessoa culta, poliglota, advogado, uma figura imponente.

    Apesar de seus rompantes autoritários – e quem não os têm? -, elevaria substancialmente a qualidade da função de presidente da República, ultimamente tão desprezado e desrespeitado por ladrões e corruptos!

    Não sei – e esta a minha dúvida -, se conseguirá debelar a violência e a corrupção, dois fatores que impedem o crescimento, o nosso desenvolvimento.

    Não que não tenha autoridade moral para tanto, pelo contrário, mas pelo congresso que terá de enfrentar.

    Lá, naquele antro de venais, corruptos, ladrões, perdulários, irresponsáveis e vagabundos, a causa de nossos problemas, a exegese deste país ter falido ética e moralmente!

    O partido que abrigará Barbosa não é dos maiores, que tenha um quadro de parlamentares que consiga arregimentar aliados para que possa administrar o Brasil.

    Logo, afora as dificuldades já citadas que terá de imediatamente resolver, conseguirá atrair o congresso para seus objetivos?

    Barbosa me traz mais dúvidas do que certezas, independente de ser o melhor candidato entre os que estão definidos para o Planalto!

      • Borelli, meu caro,

        Pois esta é uma das minhas dúvidas que tenho sobre Barbosa, e que foste cirúrgico em publicá-la!

        O ex-presidente do STF está ano-luz à frente do entendimento do povão quanto à sua forma de se expressar!

        De fato, o jargão de Barbosa será o jurídico, até pela força do hábito, logo, a plateia deverá ficar se olhando e não entendendo bulhufas do que estará dizendo!

        Um abraço.
        Saúde e paz.
        FELIZ PÁSCOA!

  9. Nós brasileiros precisamos nos definir. Se queremos um Presidente enérgico e com vontade de peitar tudo o que está aí há TRINTA ANOS, ou se queremos um Rei apreciador de paisagem.
    Simples assim.
    Atenciosamente.

  10. Espectro,

    Se apenas a nossa vontade de eleger quem imaginávamos que daria conta do recado fosse mesmo produtiva, o Brasil seria outro!

    A história mostra que erramos, muito, e gravemente!

    Collor, FHC, Lula, Dilma, para citar apenas os últimos.

    Quem pode afirmar, jurando sobre a Bíblia, que Bolsonaro cumprirá com o que promete?!

    Quem poderá afirmar, jurando sobre a Bíblia, que Barbosa será um mero apreciador da paisagem no terceiro andar do Planalto?!

    Quem poderá me contestar que poderá acontecer o contrário, Barbosa, atuante, Bolsonaro, água morna?

    Quem dera que pudéssemos adivinhar, antever o demagogo, o falso, o ladrão, o corrupto, quem dera …

    Agora, trata-se de obrigação pensarmos muito bem, e de novo, sobre quem colocaremos em Brasília!

    Um forte abraço.
    Saúde e paz.
    Feliz Páscoa!

  11. Caro Sr. Francisco,
    Realmente não temos bola de cristal e a Democracia se constrói por tentativa e erro.
    Não tenho absolutamente nada contra o Sr. Joaquim Barbosa, mas não o vejo com energia suficiente pra encarar o pesado batente, e isso me deixa muito apreensivo.
    Ilustro minha opinião pro Sr. com este link abaixo.
    Desejo uma Feliz Páscoa junto dos seus amados.
    Atenciosamente.

    https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,de-licenca-medica-joaquim-barbosa-vai-a-festa-de-amigos-e-a-bar-em-brasilia,591930.amp&ved=2ahUKEwix2LCF9JbaAhVDW5AKHSGsBCkQFjAAegQICBAB&usg=AOvVaw3tEU1oWAg_Buqn5uB76M53&ampcf=1

  12. Sanconiaton,

    Minhas luzes limitadas não entendem quando os comentaristas inteligentes escrevem por metáforas.

    Peço perdão por não ter entendido o teu comentário, apesar de a minha voz interior me alertar que o vinho é o Espectro, de renome internacional, enquanto sou a água da chuva, depois de cair da calha!

    Um grande abraço.
    Saúde e paz.
    FELIZ PÁSCOA!

  13. Francisco Bendl

    Bem simples

    Não parece você escrevendo!
    Melhor dizendo, não condiz com a visão que tinha sobre toda essa barbaridade, parece o mesmo nome mas outra cabeça

    “Barbosa me traz mais dúvidas do que certezas, independente de ser o melhor candidato entre os que estão definidos para o Planalto!”

    Seu esquecimento do fato de jb ter blindado lula no Mensalão deixa-me de orelha em pé.

    Mudanças radicais são facilmente detectáveis e você mudou, não é mais a mensagem que sempre, de bom grado, aplaudia, comungava e defendia.

    Soa-me como cantilena de político ou redator de discursos políticos, mas devo estar enganado…

    Você pediu e aquiesci, agora fui mais claro?

    Ao antigo Bendl um abraço, a sua nova identidade resta-me melhor lhe conhecer, antes abraça-lo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *