Com julgamento marcado, aliados e rivais dizem que só uma liminar salva Lula…

Resultado de imagem para lula condenado charges

Charge do Bruno Galvão (Arquivo Google)

Deu no Painel da Folha

O que será, que será? A celeridade com que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) marcou o julgamento de Lula só ampliou a certeza – tanto nas siglas de esquerda como nas de direita – de que a corte deve condená-lo. Restam, agora, duas perguntas: 1) Até onde o petista está disposto a ir para fazer de seu calvário jurídico uma disputa política? 2) Algum ministro das cortes superiores irá se dispor a suspender os efeitos da decisão por meio de liminar, liberando o ex-presidente, hoje com 37% das intenções de voto, para ser julgado pelas urnas?

Integrantes do PT dizem que Lula não tem escolha a não ser radicalizar e levar seu embate com a Justiça às últimas consequências. Ele deve manter a estratégia de se registrar na disputa eleitoral e aguardar até o julgamento do último recurso possível para deixar a eleição.

BOLSA DE APOSTAS – Quem conhece o TRF-4 acredita que os três desembargadores que vão analisar o caso Lula devem condená-lo, porém, com penas diferentes. Isso abriria espaço para mais um tipo de recurso, o embargo infringente.

Em tese, mesmo preso, Lula poderia se registrar na disputa. Em 2004, por exemplo, Antério Mânica, ex-prefeito de Unaí, conseguiu ser eleito enquanto estava na cadeia.

“Se for o caso, ele será proclamado eleito e chamado para a diplomação. Se vai comparecer ou não, é um problema do carcereiro”, disse, na ocasião, o ministro Sepúlveda Pertence, que presidia o TSE. Anos depois, Mânica acabou condenado a 100 anos.

E MAIS ESSA – Um ex-ministro do TSE diz que a conclusão do julgamento de recursos também depende da velocidade dos advogados – que podem tentar postergar decisão final – e lembra que nenhum candidato pode ser preso a 15 dias da eleição.

Em reação imediata, deputados do PT querem que a defesa do ex-presidente Lula vá ao Conselho Nacional de Justiça questionar o que eles têm chamado de “velocidade seletiva” na tramitação do caso do petista no TRF-4.

No dia em que o Tribunal Regional Federal vai debater a sentença de Lula (24 de janeiro de 2018), o presidente Michel Temer e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), participam de recepção e jantar do Fórum de Davos, na Suíça.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Sonhar não é proibido. A torcida é grande e os petistas espalham as mais estranhas teses jurídicas, fazem contorcionismos jurisprudenciais e abastecem os jornalistas, que acabam embarcando nessas armações, sem saber bem ao certo o que estão escrevendo. Em tradução simultânea, a candidatura de Lula não vai “eczistir”, como diria o padre Óscar Quevedo. A não ser que vocês acreditem em bruxas… (C.N.)

23 thoughts on “Com julgamento marcado, aliados e rivais dizem que só uma liminar salva Lula…

  1. Idoso tem prioridade em tudo, inclusive para ir preso.
    É uma gritaria histórica que se faz contra a lerdeza do judiciário, porém quando este passa a ser célere, a gritaria é contra a rapidez.
    Certamente já sabem a priore, que o réu sera condenado, dai o inconformismo. O “mundo jurídico” é muito criativo.
    Quanto ao lula, já passou do tempo de ir pescar com os netos, esta atrasado nas suas relações com os descendentes, dai se achar que política e cachaça tem o mesmo efeito sobre as pessoas, vicia.

  2. Publicar artigos da sujíssima Folha também é dar guarida as teses bandidas. Até porque a matéria diz que o bandido tem 37% de intenções de votos, só não se sabe de quem, pois só 30% manifestaram a sua intenção. Matéria paga dos dois lados.

  3. Os antilulistas agem como torcedores fanaticos de um time que nunca ganha no campo, mas vibram com a possibilidade de vencer o adversario no tapetão.

    São inconformados com a força politica de Lula, junto ao povão.

  4. Nesta vc está equivocado, C.N., a candidatura Lula já existe, e ainda vai dar pano para muitas mangas. É o $istema. GILMAR MENDES fala em Washington como se fosse o próprio artífice da tragédia política brasileira, o mentor intelectual e garantidor da dita cuja tragédia que levou o país à loucura, a cara judiciária do governo Temer e agregados, vocifera a besteira do “semipresidencialísmo”, na prática apenas mais um factoide 171, como se fosse uma solução política genial para o país, afeiçoando-se um sem noção política, ou politiqueiro primário, despudorado, de quinta categoria, sem vergonha e sem remorso da tragédia política que cunhou, que conta apenas com a morte por velhcice como saída. E DE QUE ADIANTA uma lei tipo “ficha limpa” sob a égide de um $istema político ficha suja, apodrecido, mais sujo do que pau de galinheiro, vulnerável e até manipulável por toda sorte de oportunistas, aventureiros, aproveitadores, canalhas, bandidos, loucos, vigaristas, mercenários, venais e afins, inclusive togados, que impõe a todos uma falsa democracia que na verdade é uma plutocracia putrefata com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, fantasiado de democracia apenas para enganar a freguesia, que gera uma guerra tribal terrível, primitiva, permanente, insana e contaminante por dinheiro, poder, vantagens e privilégios, sem limite$, à moda tudo para os seus protagonistas que são o partidarismo eleitoral, o golpismo ditatorial e seu tentáculos, velhaco$, infiltrados em todos os poderes da república dos me$mo$, e o resto que se dane ? O fato é que a república 171 dos me$mo$, revelou-se um grande erro histórico, que revelou-se uma monstruosidade lógica, que passou a produzir vítimas em abundância, e, ao invés de encararem a barra de consertar a dita cuja ficam apenas agregando-lhe erros e mais erros em abundância, à moda tratar câncer à base de leite. Em sã consciência, eu só não consigo entender como é que um país consegue parar de pé por tanto tempo, com um sistema político tão podre e tão porra-louca ao qual estamos todos submetidos como se fôssemos todos soldadinhos de chumbo do dito cujo, em estágio de loucura total. Vertendo para o popular, não se limpa uma pocilga tirando dela apenas um porco e deixando o resto da porcada sujando-a à beça. https://www.brasil247.com/pt/247/poder/331883/Gilmar-anuncia-que-Lula-ficar%C3%A1-fora-das-elei%C3%A7%C3%B5es-se-TRF4-negar-recurso.htm

  5. Os Bandidão da Nação, liderados pelo Jucazão aprontaram a maior confusão na cabeça da população, fizeram o Acordão para salvar a pátria dos ladrão, descaram o trouxão do Lulão a exemplo da ditadura tb usada à exaustão, e mostraram que neste país é o dinheiro que é o “Fodão”, o resto são coadjuvantes e detalhes da grande enganação. E a escassez do dito cujo dinheiro é a grande maldição, inclusive entre casais, e até da nação, e ai que reside o preconceito e não na cor da pele não. Portanto, que eleições bandidas que nada, tá mais do que na hora, isto sim, de passarmos este país à limpo de verdade, todos os poderes, e todos sabemos, até os paralelepípedos da rua da casa da vovó Joana sabem, que a passagem do país à limpo só será possível com a Revolução Redentora, e só depois as eleições, e a hora é agora, antes tarde do que nunca. Basta de mais factoides 171. Chega dos me$mo$. Fora todo$. Democracia Direta Já, pois só assim Joaquins, Brittos, Moros e afins terão condições de ser eleitos na moral, sem precisar virar bandidão, ou comer nas mãos de bandidos que dominam o $istemão. O resto é coisa de desinformados, inocentes úteis, ou cúmplices do $istema político podrão. Portanto, contra o Acordão dos Bandidão da Nação só mesmo a Revolução Redentora da População.

  6. Se a defesa recorreu à instância superior é porque confia na absolvição do réu, com base nas suas convicções. Portanto, nada melhor para a defesa do que a celeridade no julgamento do recurso. Sendo assim, qual a lógica do argumento de “novo” golpe?

  7. Comentários infantis.
    lula não pode andar mais pelas ruas, principalmente no sul e sudeste do|Brasil. No centro oeste nem pensar.
    Esse gabiroto ainda consegue enganar algunsd cabras no nordeste, já no norte só o curupira finge votar no bandido frouxo.
    Não se bate em jararaca morta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *