Com Lula fora, total de eleitores sem candidato no Nordeste chega a 43%

Resultado de imagem para ciro candidato charges

Charge do Clayton (O Povo/CE)

 


Sérgio Roxo
O Globo

A pesquisa Datafolha divulgada no último domingo mostra que o total de eleitores sem candidato chega a 43% no Nordeste, em cenários em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não aparece como opção. Historicamente, é nessa região que o petista tem o seu melhor desempenho eleitoral. O número deve fazer com que os demais presidenciáveis intensifiquem a campanha no Nordeste.

Lula foi condenado em primeira instância no caso do tríplex do Guarujá e, por isso, preenche os requisitos para ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa, sendo impedido de concorrer nas próximas eleições. O Datafolha testou um cenário com o ex-presidente e três sem ele.

BRANCOS E NULOS -Nas três simulações em que o petista não aparece, o percentual de eleitores que declara pretender votar em branco ou nulo varia entre 36% e 38%. Os que não sabem em que votar oscilam entre 5% e 6%. Quando Lula aparece como opção, os que pretendem votar em branco ou anular são 15%, e os que não sabem somam 3%.

A avaliação dos cenários sem Lula também indica que o percentual de eleitores sem candidato é maior entre as mulheres, com variação de 41% a 42% a depender do cenário. Entre os homens, o percentual dos que não têm em quem votar quando o petista é tirado da disputa oscila entre 25% e 26%.

Os sem candidato também ocupam um espaço maior entre os que tem mais de 35 anos (chegando a 39% no grupo com mais de 60 anos), entre os que têm baixa escolaridade (atinge até 39% nessa faixa) e os de menor renda (alcança até 40% no grupo).

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Este dado da pesquisa Datafolha favorece Ciro Gomes, do PDT, porque é o único candidato conhecido em todo o Nordeste, e muitos votos de Lula na região podem migrar para ele. (C.N.)

2 thoughts on “Com Lula fora, total de eleitores sem candidato no Nordeste chega a 43%

  1. A expressão: “Alguém meteu fulano no bolso”, significa enganar, trapacear, ludibriar etc. Aqui, no nordeste, Lula meteu o povo sim, mas no Bolsa Família e outros programas congêneres. Daí a razão por que Luiz Inácio da Silva, o nosso irmão nordestino, ainda é tão carismático nestas paragens. Muita gente por aqui está demonizando o Bolsonaro, porque acredita que ele vai “torar esse ocilho que Lulinha nos deu”.
    Se nos States existiu o Robin Hood, cá nós temos o Avetar do saudosíssimo Lampião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *